quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Raio X - Paolo Guerrero x Marcelo Moreno



               

               Um novo ano está começando e como é de costume todo mês, o Geral traz a comparação de dois jogadores que atuam na mesma posição. Janeiro começa com a posição que mais faz a alegria da torcida, o centroavante que não precisa jogar bem o jogo todo, basta apenas fazer gols. O primeiro Raio X do ano começa com dois jogadores estrangeiros que atuam no futebol brasileiro, Marcelo Moreno e Paolo Guerrero.
                Marcelo Martins Moreno, nascido em Santa Cruz de la Sierra em 18 de junho de 1987 tendo 25 anos, é boliviano, mas também possui nacionalidade brasileira. Atualmente joga pelo Grêmio. Sua carreira começou no Oriente Petrolero, porém antes mesmo de atuar no time principal do clube foi contratado pelo Vitória, onde também ficou um tempo na base e depois jogou no time principal. No começo de 2007 foi comprado pelo Cruzeiro, onde em pouco mais de um ano teve ótimas atuações, sendo inclusive artilheiro da Libertadores de 2008 junto com o paraguaio Cabañas. Fez 33 jogos pelo Cruzeiro e marcou 21 gols e em um ano foi reforçar o Shakhtar Donetsk por 9 milhões de euros. Como atacantes dependem de gols para brilhar, no Shakhtar não teve tanto destaque no inicio e acabou sendo emprestado duas vezes, primeiro para o Werder Bremen da Alemanha e depois para o Wigan da Inglaterra.
                Marcelo após o fim dos seus empréstimos retornou ao Shakhtar onde jogou ainda mais uma temporada até surgir o interesse do Grêmio e ser contratado pelo clube gaúcho. Chegou para ser o principal responsável em fazer gols na equipe, com boas passagens no futebol brasileiro, foi visto com bons olhos pela torcida. Em 2012 pelo Imortal foram 5 jogos e 21 gols marcados. Posiciona-se bem e tem tranquilidade na hora de finalizar, mas o que mais chama sua atenção por onde passa é sua raça em campo.
                José Paolo Guerrero Gonzáles, nascido em Lima em 1 de janeiro de 1984, tendo 29 anos. O peruano no inicio de sua carreira teve bom destaque marcando muitos gols ainda nas categorias de base do Allianza Lima, com isso chamou a atenção do poderoso Bayern de Munique, que o contratou em 2002. Guerrero começou no time B do clube, atuando na Liga Regional (uma espécie de quarta divisão aqui no Brasil). Nessa época ele teve bastante destaque e sendo chamado para jogar algumas partidas no time principal. Foi vendido ao Hamburgo em 2006 no qual no começo não impressionou, o pouco que jogou produziu pouco, além de ter sido afastado quase meia temporada por uma lesão. Nos anos seguintes as coisas melhoraram, nas duas temporadas seguintes (2007/2008 e 2008/2009) ele era titular da posição e ajudou p Hamburgo a fazer boas campanhas qualificatórias, tanto para Liga dos Campeões, quanto para Liga Europa.
                 Nas temporadas seguintes, Guerrero foi perdendo o espaço no time e o Hamburgo começou a fazer campanhas intermediarias. Até a ultima em que ficou no clube, que quase foi rebaixado. Contratado no Corinthians no meio do ano passado, para suprir a carência de um centroavante, aos poucos foi se adaptando a maneira de jogar do time e sempre que entrava mostrava oportunismo. Fez 17 partidas e marcou 8 gols, mas só conquistou a torcida de vez marcando os dois únicos gols do time no Mundial, e o principal deles contra o Chelsea.
                Hoje ambos são os principais goleadores de suas seleções, que possuem bastantes limitações técnicas. Se considerarmos o memento coletivo de ambos, Guerrero estaria na frente, principalmente graças ao Mundial, porém, ao longo do ano a importância de Moreno no clube gaúcho foi muito maior. Ambos não tiveram grandes carreiras na Europa, Guerrero passou muito tempo no time B do Bayern e Moreno não engrenava definitivamente. O que da vantagem a Moreno é sua idade, sendo novo e ainda tendo chance de crescer ainda mais, já Guerrero, está chegando aos seus 30 anos, passou já pelo auge de sua carreira e não vingou tanto. Se tivesse que apostar em um dos dois hoje, apostaria em Moreno pelas chances que a idade lhe proporciona de crescer, apesar de terem muitos Gremistas que o “cornetam”, vejo como um bom atacante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário