quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Pré-Temporada 2013 - Parte 2



Botafogo: Quem chega – O Botafogo segue arrumando um time que sempre acaba morrendo na praia. O principal setor no qual o clube se reforçou foi a defesa, após ano passado ter passado muitos apertos. Chegaram Rodrigo Defendi que estava no Vitória de Guimarães, André Bahia que estava no Samsunspor e também Bolívar que saiu do Internacional. Outra contratação do clube foi o atacante Henrique, que pertence ao São Paulo, mas já rodou o mundo em clubes por empréstimo, jogando até na Espanha. O Fogão ainda trouxe o lateral Júlio César, que pertencia ao Fluminense, mas não teve seu vinculo renovado e ainda negocia com o lateral direito do Grêmio, Edílson. Quem sai – Para a decepção da maioria da torcida, Sebastian Abreu deixou o clube, e o Botafogo ainda pagou para ele sair. Voltou para o Nacional onde é ídolo, e realmente acredito que seja o melhor para ele, o jogador não tem mais espaço no time carioca e certamente não aceitaria amargar o banco. Fábio Ferreira, diversas vezes contestado deixou o clube e foi reforçar o Criciúma. O atacante Caio, que ano passado estava emprestado pro Figueirense e até fez alguns bons jogos, foi negociado com o Internacional e eu acho que poderia ter sido aproveitado no clube. Jobson irá receber mais uma chance, dessa vez o jogador foi emprestado ao São Caetano. Outros jogadores que também saíram do clube, foram o zagueiro Brinner e o lateral Lennon para o Atlético Goianiense. Objetivos – Acredito que no primeiro semestre o Botafogo entra junto com o Fluminense como favorito a vencer o estadual. Flamengo e Vasco estão mais uma vez em formação, largando atrás do time da Estrela Solitária na corrida deste título. Porém, acho que já está na hora do Botafogo buscar a todo custo um título nacional, e deveria focar na Copa do Brasil por ela ser um caminho mais rápido.

Goiás: Quem chega – O Campeão da Série B de 2012 começou o ano se reforçando nas posições carente de jogadores que deixaram o clube. O lateral esquerdo William Matheus que até começou bem pelo Vasco ano passado, mas caiu de rendimento no fim assim como todo o time foi um dos primeiros. O Esmeraldino ainda trouxe o goleiro Renan que estava sempre na reserva no Internacional, e o experiente zagueiro Rodrigo que já teve passagem por São Paulo e Grêmio, e estava no Vitória. A principal contratação da equipe até o momento foi o atacante Neto Baiano, que fez muitos gols no ano passado pelo Vitória e estava jogando no Japão. A diretoria do Goiás ainda busca a renovação de contrato com o atacante Walter, que pertence ao Porto, além também da busca de um meia atacante para substituir Ricardo Goulart. O nome da vez é do peruano que pertence ao Hoffenhein, Junior Ponce. Quem sai – O Goiás perdeu seus dois laterais esquerdos. Bruno Collaço se transferiu para o Náutico e Egídio, um dos principais jogadores da campanha magnifica na Série B, se transferiu para o Cruzeiro. Iarley, ídolo da torcida também deixou o clube em uma transferência livre e acabou assinando contrato depois com o Paysandu, onde também é ídolo. Porém ,a principal perda do Goiás foi a do meia atacante Ricardo Goulart que fez um ótimo campeonato e acabou sendo negociado com o Cruzeiro. Objetivos – O Goiás no primeiro semestre entra como favorito ao Campeonato Goiano, pois além de embalado, vem se mostrando melhor estruturado que seus rivais. Na Copa do Brasil, acredito que a intenção do Goiás inicialmente é chegar vivo na disputa até as fases mais avançadas que serão disputadas no segundo semestre.

Criciúma: Quem chega – Recém-promovido para a elite do futebol, o Criciúma trouxe alguns bons reforços, principalmente alguns “encostados” do Cruzeiro que para a equipe devem ser muito uteis. Os laterais Diego Renan e Gilson (o primeiro atua em ambas laterais e o segundo é lateral esquerdo), o atacante veloz Fabinho e o volante Amaral. O clube também trouxe dois goleiros, Darley que estava no Náutico e Helton Leite que jogou pelo Ipatinga (que hohe mudou o nome para Betim), os zagueiros Ewerton Páscoa que estava no Santos e Fábio Ferreira que estava no Botafogo. As contratações não pararam por ai, o Tigre ainda trouxe o volante Everton Luiz, que jogou ano passado no CRB e teve uma rápida passagem pelo San Luis do México ainda na temporada passada, João Vitor que atuava pelo Palmeiras, o meia Tartá que estava no Vitória e o também meia Élson do Rostov, clube russo. Quem sai – O Tigre perdeu seu principal jogador da temporada passada, o jovem meia atacante Lucca e por isso conseguiu tantos jogadores emprestados do Cruzeiro. Além dele, o zagueiro Nirley também reforçou a Raposa. Outra perda considerável foi à saída do goleiro Michel Alves para o Vasco e recentemente a saída de um garoto, cria da base do Criciúma e que tem um grande futuro pela frente, o lateral direito Ezequiel, que foi negociado com o Braga por empréstimo, porém com uma cláusula de compra se fizer bons jogos. Objetivos – É de se notar que o time catarinense reformulou o elenco quase que inteiro e que tem um novo time em mãos, afinal, analisando o elenco e a escalação que o time deve usar, somente o atacante Zé Carlos, artilheiro da Série B do ano passado, deve continuar. O time terá o catarinense para se entrosar e até os considero o time a ser batido no estadual. Na Copa do Brasil e no Brasileiro os objetivos devem ser feitos com os pés no chão, afinal, qualquer excesso pode realmente comprometer o restante do ano e é importante que o clube permaneça na primeira divisão.

Ponte Preta: Quem chega – A Ponte Preta terminou o ano passado bem se mantendo na Série A quando muitos a apontava como uma das que tinham grandes chances de cair. Para a temporada de 2013, a Ponte contratou dez jogadores e muitos deles já chegam para serem titulares. Do Corinthians vieram o atacante Chiquinho e o meia peruano Luiz Ramirez, vieram também o lateral Artur, que atuou pelo rebaixado Palmeiras, os atacantes Alemão do Guaratinguetá e William do Vitória, além dos volantes Ferrugem do Brasiliense e Bruno Silva do Avaí. Para ajudar o peruano na criação de jogadas, Wellington Bruno que havia sido recém-contratado pelo Flamengo também chegou para o clube de Campinas. Quem sai – A Macaca perdeu quatro jogadores que foram importantes na campanha do clube no ano passado. O atacante Roger que foi para o Sport, o volante Renê Junior que foi para o Santos, o lateral esquerdo João Paulo, que pertencia ao Oeste e foi reforçar o Flamengo e o jovem atacante Luan que fechou com o Atlético Mineiro. Objetivos – O principal objetivo da Ponte Preta está no Brasileirão, se mantendo na primeira divisão e quem sabe buscando uma vaga na Copa Sul Americana. No Paulista acredito que a vontade seja de surpreender e tentar brigar por título. Já na Copa do Brasil, acho que chegando nas oitavas de finais já seria um grande passo para o clube.

Palmeiras: Quem chega – O Palmeiras está contratando lentamente, porém nas poucas contratações que fez, contratou razoavelmente bem. A primeira contratação do clube foi Ayrton, lateral direito que fez grande temporada pelo Coritiba, principalmente na Copa do Brasil. Essa contratação é boa, porém ainda existe uma certa preocupação, afinal o atleta demorou muito para despontar e ainda fica a dúvida de como se comportará em um time com mais pressão. Pela primeira vez em anos, o clube conhecido como grande formador de goleiros partiu em busca de um novo. Experiente, Fernando Prass deixou o Vasco e assinou com o clube paulista, ao meu ver uma contratação razoável, já que o goleiro no Vasco vinha sendo bastante irregular, fazendo grandes defesas e falhando muito também.  O Palmeiras ainda busca e se esforça para trazer Riquelme e comandar o seu meio de campo na Libertadores, além do argentino, o interesse é forte no lateral esquerdo do Botafogo Márcio Azevedo. Quem sai – Ao contrário das contratações, o Palmeiras dispensou bastante gente.  Leandro, Obina, Daniel Carvalho, João Vitor, Thiago Heleno e Correa foram alguns dos nomes que saíram do Palmeiras sendo dispensados. A lista ainda aumenta, com a saída de Marcos Assunção não chegando a um acordo com o clube , Adalberto Román indo para o River Plate e ainda há mais gente que estão na lista dos dispensáveis, como no caso do zagueiro Leandro Amaro. Objetivos – Devemos encarar a realidade atual da equipe do Palmeiras, o time é limitado e não entra forte para a Libertadores, mesmo trazendo Riquelme. O que piora a situação do clube, é que os principais candidatos ao título são Brasileiros e por causa da regra da Conmebol, eles devem se eliminar antes da final, ou seja, o Palmeiras terá uma caminhada muito dura se quer realmente buscar o título da América pela segunda vez. O clube ao meu ver tem que focar em duas coisas, montar uma boa base para que possa ser aproveitada posteriormente e não ter que ficar dispensando quase um time inteiro no final do ano e voltar a elite do futebol.


 PS: Vale lembrar que está é uma escalação minha, considerando todos os jogadores em condições de jogo, ignorando lesões e suspensões. Não é nada oficial, só minha análise do plantel!

2 comentários:

  1. Michel Alves perda pro Criciúma? perda para o Vasco que o contratou isso sim

    ResponderExcluir
  2. A saída do Michel não tem como considerar uma perda, já que ele não estava nos planos do clube, que pretende dar chances para o Bruno, jovem goleiro vindo da base.
    No coletivo do último sábado o time foi: Bruno; Diego Renan, Matheus Ferraz, Ewerton Páscoa, Marlon; Amaral, Everton Luiz, Tartá (Élson), André Gava; Zé Carlos e Fabinho.
    Provavelmente o Élson, caso já tiver condições legais de jogo, deve ser titular na estreia do Catarinense e acredito que o Fábio Ferreira deva pegar o lugar do Matheus na zaga, compondo assim o time base para o Catarinense.
    Além desses jogadores, Ivo, meio campo que jogou no Palmeiras, deve chegar em breve e fechar o elenco para o estadual, mas contratações só poucas semanas antes do brasileiro para as posições que se demonstrarem mais carentes, lembrando que o Cruzeiro ainda "deve" dois jogadores ao Criciúma devido ao empréstimo do Lucca.

    ResponderExcluir