sábado, 12 de janeiro de 2013

Copa do Nordeste 2013




                A Copa do Nordeste de Futebol é uma competição oficial da CBF que é disputada pelos clubes da região Nordeste do país (exceto Maranhão e Piauí que participavam da Copa do Norte). Apesar de ter tido a sua primeira edição antes mesmo da década de 80, apenas 10 edições foram disputadas, este ano a competição retornará na sua 11ª edição.
                Sem dúvidas, uma competição regional desse tamanho é uma atração maior para os clubes da região, que terão um campeonato com um nível maior para disputar além de seus estaduais. Outro fator positivo é em questão de público. As torcidas nordestinas costumam apoiar bastante seus clubes e isso certamente aumentará o interesse e porque não, a rivalidade.
                O Vitória é o maior campeão da competição, das dez edições, levantou o caneco em metade delas, sendo Penta Campeão e o ultimo campeão da competição em 2010. Bahia e Sport foram campeões duas vezes e o América de Natal uma única vez. Se considerarmos o formato antigo, que dava vaga a famosa taça do Brasil que hoje a CBF considera como Campeonato Brasileiro, as coisas já mudam, sendo o Bahia o maior campeão, com seis títulos, seguidos por Vitória com cinco, e depois por Sport, Náutico e Fortaleza com quatro cada um. O maior artilheiro da competição é Sergio Alves que jogou no Bahia em 2002 e marcou 13 gols.

Copa do Nordeste de 2013:

                A edição deste ano contará com 16 clubes, com Bahia e Pernambuco com três participantes cada e Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe, Paraíba e Alagoas terão duas vagas cada. Vale lembrar também, que para a próxima edição que será em 2014, já há duas mudanças previstas. A primeira é que o Campeão dará vaga a Copa Sul Americana e que Maranhão e Piauí que sempre participarão da Copa do Norte estarão incluso na Copa do Nordeste.
                Os 16 clubes participantes foram selecionados de acordo com os estaduais e essa é a tendência para acontecer todos os anos. Por tanto, apesar de estranharem que o Náutico não está participando, isso se deve a má participação do clube no estadual no ano passado. Os times serão divididos em quatro grupos, com quatro agremiações cada e a escolha foi através de um sorteio que teve por base o ranking de 2012 da CBF para a alocação em cada pote. Confira abaixo como ficaram os grupos:

GRUPO A: Bahia, Ceará, ABC e Itabaiana - SE.

GRUPO B: Sport, Fortaleza, Confiança - SE, Sousa - PB.

GRUPO C: Vitória, América, ASA, Salgueiro - PE.

GRUPO D: Santa Cruz, CRB, Campinense - PB, Feirense - BA.

                Na fase de grupo, os clubes se enfrentaram duas vezes, em um sistema de turno e returno, como vemos na Libertadores, por exemplo. Os dois melhores de cada grupo se classificam para a fase de mata-mata em uma disputa de ida e volta. O jogo de abertura será no Castelão, entre Ceará e ABC no dia 19/01 às 17 horas. Ainda no sábado jogam Bahia e Itabaiana no Pituaçu e Salgueiro e Asa no Cornélio de Barros, ambos às 19h30min. No domingo teremos os demais jogos: Confiança x Fortaleza no Batistão, Sousa x Sport no Marizão (PB), América de Natal x Vitória no Nazarenão, ambos três jogos às 17 horas, Santa Cruz x CRB no Arruda e Feirense x Campinense no Pedro Amorim ambos às 19h30min.
                Será que já podemos apontar um favorito? Acho um pouco cedo, pois as finais só acontecerão em Março, e até lá os clubes estarão mais ajeitados. Observando a pré temporada fica ainda mais difícil, não vejo os times com grandes contratações ainda. Apostaria no náutico pela campanha do ano passado se tivesse participando, mas acredito que o título ficará entre Vitória e Sport este ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário