quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Reforços Sul-Americanos!



                A janela europeia está chegando ao fim, mas a do Brasil para contratações ainda ficará aberta por mais algum tempo e essa é uma boa oportunidade para os clubes brasileiros olharem alguns jogadores do mercado sul-americano. Esse mercado é muito rico em bons jogadores e jovens promessas, se olharmos, a maioria dos clubes brasileiros possuem pelo menos um jogador sul-americano e muitos deles se destacam em nosso país, como: Montillo, D’Alessandro, Cáceres, Guerrero. E outros tem tudo para ganharem ainda mais destaque, como Ruidiaz, Patito Rodriguez e Cañete. Abaixo uma lista de cinco jogadores que poderiam reforçar os clubes brasileiros:

Macnelly Torres (Nacional Medelin – COL): Apesar de já ter 28 anos, todos já devem conhecer a sua qualidade técnica desde a Libertadores de 2007 com o Deportivo Cucuta. Meia com muita habilidade está atualmente no Nacional de Medelin e é um dos principais jogadores do clube colombiano. Ultimamente vem sendo titulares nos jogos da seleção colombiana, inclusive jogando contra o Brasil. Diversos clubes brasileiros já tentarão sua contratação em anos anteriores, mas sem sucesso.

Damián Diaz (Barcelona Guayaquil – EQU): Aos 26 anos, é um típico camisa 10 argentino sendo uma boa opção para quem precisa de criatividade no meio de campo e necessita de um negocio relativamente barato. No final do ano passado, o Santos teve interesse no jogador, mas o negócio não foi adiante. Poderia ser uma boa aposta para muitos clubes de Série A do Brasil.

Lisandro López (Arsenal de Sarandi – ARG): Zagueiro de 23 anos e um dos melhores da América certamente. Muito bom no jogo aéreo e também em jogadas pelo solo, marca bem e é difícil acreditar o porquê ainda estar no Arsenal. Já chegou a ser sondado por Palmeiras e Internacional e tem futebol o suficiente para ser titular na maioria dos clubes do Brasil.

Facundo Ferreya (Vélez Sarsfield – ARG): Jovem atacante matador de 21 anos, foi contratado pelo clube argentino no meio do ano passado junto ao Banfield. Em apenas meio ano no clube já se destacou marcando em 15 jogos 13 gols e sendo um dos artilheiros da competição. Ferreyra é sem dúvida inclusive uma das grandes promessas do país para a posição e certamente deve aparecer nas próximas convocações para a seleção principal Argentina se seu ritmo continuar assim.

Eugenio Mena (Universidad de Chile – CHI): Mena ganhou destaque na La U no ultimo ano após boa parte do time sensação de 2011 ser desmontado. Lateral esquerdo de 24 anos e muito ofensivo, acostumado a jogar até mesmo como um ala em seu clube mais adiantado que a linha de defesa. Foi sondado pelo Santos, mas não houve concretização. Mena certamente cairia bem em clubes brasileiros.

José Ariel Nuñez (Libertad – PAR): Atacante de 24 anos e vem crescendo cada vez mais no Paraguai e na seleção paraguaia. Foi destaque do time na Libertadores de 2012 e também continuou sua boa fase no segundo semestre, sendo artilheiro da equipe. Atacante rápido e driblador poderia ser uma boa opção para clubes que necessitam de velocidade na frente.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Raio X - Paolo Guerrero x Marcelo Moreno



               

               Um novo ano está começando e como é de costume todo mês, o Geral traz a comparação de dois jogadores que atuam na mesma posição. Janeiro começa com a posição que mais faz a alegria da torcida, o centroavante que não precisa jogar bem o jogo todo, basta apenas fazer gols. O primeiro Raio X do ano começa com dois jogadores estrangeiros que atuam no futebol brasileiro, Marcelo Moreno e Paolo Guerrero.
                Marcelo Martins Moreno, nascido em Santa Cruz de la Sierra em 18 de junho de 1987 tendo 25 anos, é boliviano, mas também possui nacionalidade brasileira. Atualmente joga pelo Grêmio. Sua carreira começou no Oriente Petrolero, porém antes mesmo de atuar no time principal do clube foi contratado pelo Vitória, onde também ficou um tempo na base e depois jogou no time principal. No começo de 2007 foi comprado pelo Cruzeiro, onde em pouco mais de um ano teve ótimas atuações, sendo inclusive artilheiro da Libertadores de 2008 junto com o paraguaio Cabañas. Fez 33 jogos pelo Cruzeiro e marcou 21 gols e em um ano foi reforçar o Shakhtar Donetsk por 9 milhões de euros. Como atacantes dependem de gols para brilhar, no Shakhtar não teve tanto destaque no inicio e acabou sendo emprestado duas vezes, primeiro para o Werder Bremen da Alemanha e depois para o Wigan da Inglaterra.
                Marcelo após o fim dos seus empréstimos retornou ao Shakhtar onde jogou ainda mais uma temporada até surgir o interesse do Grêmio e ser contratado pelo clube gaúcho. Chegou para ser o principal responsável em fazer gols na equipe, com boas passagens no futebol brasileiro, foi visto com bons olhos pela torcida. Em 2012 pelo Imortal foram 5 jogos e 21 gols marcados. Posiciona-se bem e tem tranquilidade na hora de finalizar, mas o que mais chama sua atenção por onde passa é sua raça em campo.
                José Paolo Guerrero Gonzáles, nascido em Lima em 1 de janeiro de 1984, tendo 29 anos. O peruano no inicio de sua carreira teve bom destaque marcando muitos gols ainda nas categorias de base do Allianza Lima, com isso chamou a atenção do poderoso Bayern de Munique, que o contratou em 2002. Guerrero começou no time B do clube, atuando na Liga Regional (uma espécie de quarta divisão aqui no Brasil). Nessa época ele teve bastante destaque e sendo chamado para jogar algumas partidas no time principal. Foi vendido ao Hamburgo em 2006 no qual no começo não impressionou, o pouco que jogou produziu pouco, além de ter sido afastado quase meia temporada por uma lesão. Nos anos seguintes as coisas melhoraram, nas duas temporadas seguintes (2007/2008 e 2008/2009) ele era titular da posição e ajudou p Hamburgo a fazer boas campanhas qualificatórias, tanto para Liga dos Campeões, quanto para Liga Europa.
                 Nas temporadas seguintes, Guerrero foi perdendo o espaço no time e o Hamburgo começou a fazer campanhas intermediarias. Até a ultima em que ficou no clube, que quase foi rebaixado. Contratado no Corinthians no meio do ano passado, para suprir a carência de um centroavante, aos poucos foi se adaptando a maneira de jogar do time e sempre que entrava mostrava oportunismo. Fez 17 partidas e marcou 8 gols, mas só conquistou a torcida de vez marcando os dois únicos gols do time no Mundial, e o principal deles contra o Chelsea.
                Hoje ambos são os principais goleadores de suas seleções, que possuem bastantes limitações técnicas. Se considerarmos o memento coletivo de ambos, Guerrero estaria na frente, principalmente graças ao Mundial, porém, ao longo do ano a importância de Moreno no clube gaúcho foi muito maior. Ambos não tiveram grandes carreiras na Europa, Guerrero passou muito tempo no time B do Bayern e Moreno não engrenava definitivamente. O que da vantagem a Moreno é sua idade, sendo novo e ainda tendo chance de crescer ainda mais, já Guerrero, está chegando aos seus 30 anos, passou já pelo auge de sua carreira e não vingou tanto. Se tivesse que apostar em um dos dois hoje, apostaria em Moreno pelas chances que a idade lhe proporciona de crescer, apesar de terem muitos Gremistas que o “cornetam”, vejo como um bom atacante.

sábado, 26 de janeiro de 2013

Promessas Mundiais - Erik Lamela


                O “Promessas Mundiais” não fala de apenas jogadores europeus, afinal no mercado sul-americano também temos muitos craques que prometem fazer muito sucesso no mundo, e um deles já está começando aparecer no Velho Continente. Erik Manuel Lamela, nasceu em Buenos Aires, Argentina no dia 4 de março de 1992, tendo atualmente 20 anos. Joga como meia atacante e hoje está brilhando na capital da Terra da Bota atuando pela Roma.
                Lamela começou sua carreira no River Plate, e é considerado uma das grandes promessas no clube. Ainda com 12 anos, o Barcelona teve interesse no garoto, porém a transferência não foi concretizada. Realizou a sua primeira partida em 2009 contra o Tigres, no Clausura. Seus primeiros gols começaram a sair apenas no final de 2010, nas partidas contra o Cólon e contra o Lanús, em uma goleada do River por 4 a 1. Em 2011 foi um dos principais jogadores do clube, sendo comparado até pela imprensa como um dos grandes camisas 10 do clube ao lado de Beto Alonso, Angel Labruna, Ermindo Onega e Ariel Ortega.
                Destaque da seleção argentina no Mundial sub-20 de 2011, Lamela foi vendido à equipe da Roma pela quantia de 12 milhões de euros. Desde então o argentino vem buscando seu espaço no clube italiano. Na temporada passada fez 29 partidas, na maioria sendo titular, porém marcou pouco, apenas 4 gols. Foi uma campanha intermediária da Roma e o atleta não chamou tanta atenção assim. Nesta temporada está sendo diferente para o argentino, em 17 jogos no Calcio pela equipe da capital, marcou 10 gols, sendo junto com Osvaldo o artilheiro da equipe. O ultimo jogo em que marcou, foi voltando de uma lesão que o afastou durante um mês dos gramados, no jogo contra o Milan na vitória por 4 a 2, na ocasião, o jogador fez dois gols.
                Erik é um meia atacante completo, veloz e com boas fintas, além de ter boa presença de área e boas finalizações. Certamente este ano será um dos principais jogadores da Roma e um dos melhores jovens do Campeonato Italiano. Se a Roma tem sérios problemas na defesa, em relação ao ataque ela possui uma grande joia. Pela seleção principal, o jogador fez apenas uma partida, em 2011, num amistoso contra o Paraguai, na qual saiu vitorioso pelo placar de 4 a 2. 

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Riquelme vale a pena?


                A muito tempo se especula a contratação do meia Riquelme no futebol brasileiro, tanto em seu auge de forma física e técnica, quanto recentemente, por alguns clubes. O “namoro” mais forte que aconteceu até então foi o do Palmeiras, que chegou até dar como quase certa a contratação do meia, mas Riquelme vale a pena?
                Juan Román Riquelme, nascido em Buenos Aires no dia 24 de junho de 1978, têm 34 anos e está atualmente sem clube. Começou nas categorias de base do Boca Juniors, no qual em sua primeira passagem jogou de 1996 até 2002 e conquistou duas Libertadores da América (2000 e 2001), além de quatro títulos argentinos, todos clausura (1998,1999,2000,2001) e um Mundial Interclubes (Intercontinental) em 2000.
                Chamando atenção de clubes europeus, Román se transferiu para o Barcelona, porém naquele ano, assim como toda a equipe catalã, não fez boas partidas e acabou sendo vendido ao Villarreal. No Submarino Amarelo, o argentino brilhou e junto com outros sul-americanos (Sorin, Forlán e Marcos Senna, naturalizado espanhol) e o clube conquistou o inédito terceiro lugar no espanhol na temporada 2004/2005 e se classificando pela primeira vez a Liga dos campeões da Europa. Na competição continental, mais uma vez o craque argentino foi o principal destaque e o clube chegou as semifinais, eliminando grandes clubes como Manchester United e Internazionale, porém, na semifinais errou um pênalti decisivo e nunca mais teve o mesmo desempenho na equipe. Após a Copa do Mundo, o argentino teve alguns desentendimentos com o técnico do clube, o chileno Manuel Pellegrini e acabou sendo emprestado em 2007 para o Boca. Naquele ano, mais uma vez jogando pelo clube do coração conquistou uma Libertadores, fazendo jogos inesquecíveis. Após o fim de empréstimo retornou ao Villarreal, porém com o clima ainda ruim, foi afastado por todo segundo semestre de 2007, sendo depois negociado em definitivo com o Boca Junior, no qual jogou até a final da Libertadores do ano passado em que o clube saiu derrotado pelo Corinthians.
                Desde então, Riquelme está sem clube e despertou interesse em diversos clubes. O Palmeiras esteve perto de contrata-lo, porém, na mudança de mandato, Paulo Nobre, novo presidente do clube decidiu cancelar as negociações, alegando custo/beneficio inviáveis para o momento do Palmeiras e concordo com ele. O Alviverde vive um momento conturbado, foi rebaixado a Série B, tem problemas financeiros e precisa se reestruturar.
                Mas será que hoje e nas condições propostas pelo atleta será que valeria a pena contratá-lo?  Ele é um jogador que tecnicamente ainda tem muito a contribuir para quase qualquer clube no mundo, porém, sempre teve fama negativa em relação à “vontade”, “motivação” e relacionamento com colegas. Além dessas suas características temos que considerar que ele já tem 34 anos e para piorar está a seis meses sem jogar, ou seja, está fora de forma e se tratando dele seria incerto acreditar que estaria 100% logo. Mais duas coisas ainda para mim inviabiliza o negócio para qualquer time que não queira “rasgar dinheiro” é o fato de ele ganhar menos de R$200 mil no Boca Junior e aqui no Brasil especular-se dele ganhar o dobro e sua declaração após a saída do Boca Juniors, na qual ele próprio reconhece que estar abaixo do seu nível, dizendo que o clube seu clube de coração não o merece pela metade.
                Concluindo, acredito que hoje Riquelme seria bom para um clube brasileiro apenas se ganhasse a mesma coisa que ganhava no Boca Juniors e ainda não fosse depender dele como principal jogador do clube e tendo que decidir. Vejo acerto na decisão da nova diretoria do Palmeiras e acredito que eles podem achar no mercado algum outro jogador que possa ajudar na função de criador de jogo (obviamente não com a mesma técnica de Román, mas com um melhor custo/beneficio e na qual ajudaria o clube).

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Vale o resto do ano!


                Amanhã começa a Libertadores para dois clubes brasileiros. São Paulo e Grêmio começam a sua caminhada pela América, com o tão sonhado título e ambos em situações um pouco distintas. O São Paulo enfrentará em casa o Bolívar, time Boliviano que recentemente tomou uma goleada histórica do Santos. O Tricolor Paulista é o grande favorito para o duelo, como atual campeão da Copa Sul Americana e com um elenco recheado de estrelas como Rogério Ceni, Luís Fabiano, Ganso e agora Lúcio, é obrigação a classificação e qualquer resultado negativo seria um vexame, como foi com o Corinthians e Tolima.
                O clube paulista terá o desfalque do zagueiro que se consagrou na lateral Paulo Miranda e para o lugar dele Ney Franco irá escalar Douglas. Isso pode preocupar um pouco devido a deficiência de Douglas na marcação, porém em termos ofensivo isso é positivo ao time. O time teve a perda de seu principal jogador, Lucas, que foi jogar na França pelo Paris Saint Germain, e ainda está se adaptando com o seu novo esquema, fazendo-o ser o seu maior perigo nesse jogo. O Bolívar é fraco e certamente entrará na retranca para ter chance no jogo de volta, em sua casa que devido à altitude pode lhe dar vantagem. A escalação deverá ser a mesma que iniciou o jogo contra o Mirassol no fim de semana pelo Paulista, o Tricolor começou bem, mas teve queda de rendimento, mostrou certas deficiências, mas foi no momento certo. Os possíveis onze que devem começar o jogo serão: Rogério Ceni, Douglas, Lúcio, Rhodolfo, Cortêz, Denílson, Wellington, Ganso, Jadson, Osvaldo e Luís Fabiano.
                O Imortal terá uma vida mais dura nessa fase inicial e enfrentará a perigosa LDU de Quito. Obviamente o clube não é mais a mesma de alguns anos atrás, mas ainda pode surpreender e dar muito trabalho, principalmente porque o primeiro jogo é na casa dos equatorianos e na altitude que eles quase sempre costumam a “passear”. Outro problema que os gaúchos terão é o desfalque na zaga, já que Werley está suspenso também. A zaga titular terá Cris e Saimon, que anda muito abaixo do que pode produzir. Provavelmente Vilson que foi afastado seria o titular, e apesar do desentendimento, achei algo desnecessário se baseando na situação atual no elenco em Quito. Pra mim, a diretoria gremista está um pouco lenta em algumas contratações, principalmente para a lateral, afinal esse jogo significa muito para o resto do ano do Grêmio e talvez não esteja sendo encarado com tanta seriedade por parte de alguns dirigentes. A negociação com Ínsua que estava muito próxima tomou outros rumos e agora está empacada novamente. O time deve vim a campo com: Dida, Tony, Saimon, Cris, Pará, Fernando, Souza, Elano, Zé Roberto, Marcelo Moreno e William José.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Pré-Temporada - Parte 4


Santos: Quem chega – O Santos não teve um ano ruim ano passado, mas não foi como esperado em seu Centenário. O elenco era limitado e era extremamente dependente de Neymar. O meio campista Paulo Henrique Ganso caiu de rendimento após suas lesões e ainda a novela de sua renovação só o atrapalhava em campo. Perdendo Ganso para o São Paulo o clube focou em trazer um novo camisa 10. E com muito esforço trouxe. Montillo que jogava no Cruzeiro chegou a Vila por uma grande quantia em dinheiro e mais o jogador Henrique. O clube ainda trouxe o volante Renê Júnior da Ponte Preta e Marcos Assunção que não renovou contrato com o Palmeiras. Além deles chegaram também Cícero que pertence ao Tombense (time de fachada para empresários) e o lateral esquerdo Guilherme Santos que jogou no Figueirense. Quem sai – Por Montillo o clube abriu mão do volante Henrique, que já não vinha mais rendendo. O lateral direito Bruno Peres também deve estar de saída do clube e o destino deve ser Porto Alegre, os zagueiros Bruno Rodrigo, David Braz e Ewerton Páscoa também deixaram o clube e devem reforçar Cruzeiro, Vitória e Criciúma respectivamente. Objetivos – Vejo o Santos como grande favorito a levar mais uma vez o Paulista, afinal seus outros três rivais e candidatos mais fortes ao título terão a maior competição da América em paralelo. Para o resto do ano, acho que o time terá condições de brigar por uma vaga na Libertadores ou quem sabe ainda ganhar a Copa do Brasil.

São Caetano: Quem chega – O São Caetano sempre busca formar um time competitivo e após ano passado bater na trave no acesso a elite do futebol, esse ano buscou nomes que possam melhorar ainda mais o elenco. A base foi mantida, e o grande destaque de contratação foi para o meio de campo. O veterano Pentacampeão Mundial Rivaldo, aos seus 40 anos, chegou para ter a responsabilidade de armar as jogadas do clube do ABC Paulista. O Azulão ainda trouxe o lateral direito Edson Ratinho (curiosamente costuma acertar com times que Rivaldo joga aqui no Brasil), o volante Pirão que estava no Avaí, o atacante Eduardo por empréstimo que estava no Partizan e Jóbson, ganhando mais uma chance em um time de futebol. Quem sai – O São Caetano até o momento não perdeu nenhum jogador importante, Artur, lateral que estava no Palmeiras foi para a Ponte Preta por empréstimo, Fernandes e tatú foram emprestados para o América RN e ainda tem o veterano atacante Somália que vai reforçar o Boa Vista. Objetivos – O São Caetano busca surpreender no Paulista e tentar ganhar o estadual mais uma vez. O objetivo principal no ano deve ser conseguir o regresso a elite do futebol brasileiro.

Atlético Paranaense: Quem chega – O Atlético Paranaense voltou à elite do futebol, mas ainda caminha lentamente para uma melhora no seu elenco. Até agora a única contratação foi o meia atacante Maranhão, que na verdade será utilizado como lateral esquerdo. O clube paranaense ainda negocia com o meia Everton, que está no futebol mexicano. Quem sai – O clube precisava fazer uma limpa e está acontecendo, saíram atacantes como Nieto, Pedro Oldoni e Fernandão. Bruno Mineiro também foi negociado com um time do Japão e Wellington Saci irá reforçar o Figueirense. Objetivos – O Atlético Paranaense deveria entrar de olho no estadual, mas acho que com os amistosos que o time principal fará na Espanha, ele estará em segundo plano. Para a disputa do Campeonato Brasileiro o time tem que se reforçar e muito. A diretoria disse que pretende buscar uma vaga na Libertadores, mas com o atual time é só ilusão para o torcedor.

Náutico: Quem chega – O Náutico fez um belo campeonato ano passado, principalmente dentro de casa. Começou o Brasileirão um pouco desacreditado e logo foi conquistando vitórias. Chegaram até agora no clube, o lateral esquerdo Bruno Collaço, o zagueiro Luis Eduardo do Salgueiro, e os meias Marcos Paulo do Goiás e Giovanni Augusto (que já havia jogado no clube e teve uma saída conturbada). Quem sai – O Náutico teve perdas que dificilmente vão ser repostas de imediato, o meia atacante Rhayner assinou com o Fluminense e havia sido o melhor jogador do time talvez no Brasileirão. Outros que também deixaram o clube foram o atacante Araújo que foi para o Atlético Mineiro e o lateral direito Patric, que reforçou o Coritiba. Souza também deixou o clube e retornou ao Palmeiras, clube que o havia emprestado. Objetivos – O Náutico não disputará a Copa do Nordeste devido ao seu mal desempenho no estadual do ano passado, e portanto tem como obrigação ganhar o estadual. No Brasileiro, o clube mais uma vez deve buscar a permanência na elite e provavelmente deve ficar no centro da tabela.

Flamengo: Quem chega – O Flamengo fez um péssimo campeonato no ano passado, chegando até horas perigar para ser rebaixado. O clube está em meio à troca de mandato de presidência e está em crise financeira. O Rubro Negro carioca está buscando reforços, mas o problema é que também está perdendo jogadores importantes. Trouxe o atacante Gabriel do Bahia, jovem e com grande futuro, tem tudo para brilhar no time, além dele também foi contratado por empréstimo o volante Elias, que estava no Sporting. Essa contratação foi muito boa, mas talvez pese no financeiro. O lateral João Paulo, que jogou na Ponte Preta e pertencia ao Oeste chegou ao clube para disputar vaga de titular com Ramon. O ultimo reforço do clube foi desnecessário, principalmente pelo nível do jogador. Wallace, zagueiro que estava no Corinthians é fraco e gastar com jogador para compor elenco, sendo que já se tem pelo menos quatro (contando com o garoto Frauches), achei precipitada. O Flamengo ainda busca um meia armador e dois atacantes para serem titulares, principalmente um fazedor de gols (como segundo atacante tenho quase certeza que Gabriel dará conta). Quem sai – O Flamengo teve perdas consideráveis e nas quais o clube não esperava. Primeiro foi o lateral direito Wellington Silva que pertencia ao Resende reforçou o Fluminense, depois foi Vagner Love que teve uma saída repentina, mas ao que tudo indica necessária devido a situação financeira do clube. Ainda existem negociações com Liedson e Ibson que segundo o clube, são caros. O meia Bottinelli também não permaneceu no clube e logo em seguida assinou com o Coritiba. Outro que saiu foi o zagueiro Welinton, mas este apenas por empréstimo. Objetivos – Vejo como principal objetivo do Flamengo esse ano é reestruturar-se. Sei que torcida só se importa com título, porém este ano mais importante do que isso é se recuperar financeiramente, ou pelo menos caminhar para isso. Pensando em títulos, acho que esse ano o clube pode invetir no estadual e quem sabe conseguir uma vaga para a Libertadores.



PS: Vale lembrar que está é uma escalação minha, considerando todos os jogadores em condições de jogo, ignorando lesões e suspensões. Não é nada oficial, só minha análise do plantel!

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Pré-Temporada 2013 - Parte 3


Vitória: Quem chega – O Vitória no ano passado tinha tudo para subir de divisão com tranquilidade, mas no final do campeonato bobeou e se classificou com muito esforço. Com o nível maior da Série A, o Vitória está buscando desde já, reforçar seu elenco e está fazendo grandes mudanças e investimentos. Um dos primeiros reforços, foi o atacante que se destacou ano passado pelo Asa, e tem tudo pra repetir a boa fase no clube baiano, Lúcio Maranhão chegou com a missão de ser o homem gol do ataque. O clube também teve a chegada do atacante Pedro Oldoni do Atlético Parananense e dos zagueiros David Braz, Fabrício e Cardoso, que estavam no Santos, Vasco e Alania (Rússia) na ultima temporada. Recentemente o clube anunciou jogadores que realmente motivaram a equipe, como o meia Renato cajá, o volante paraguaio Luis Enrique Cáceres e o argentino (primo de Messi) Maxi Biancucchi. Quem sai – O clube acabou perdendo meias que estavam no clube por empréstimo, como Pedro Ken que pertencia ao Cruzeiro e Tartá que pertencia ao Fluminense. O atacante William também deixou o clube e reforçou a Ponte Preta. Objetivos – Com as novas contratações do Vitória, acredito que será o grande favorito a conquista de mais uma Copa do Nordeste. Entrando na segunda fase do Campeonato Baiano, o clube também junto com seu rival entra como favoritos como sempre. No Brasileiro a esperança do Vitória é fazer um bom campeonato e se o time render o do papel, podendo até conseguir uma Sul Americana.

Avaí: Quem chega – O Avaí não vem anunciando grandes reforços para o clube e está tentando arrumar a casa aos poucos. Podemos destacar como principais: o atacante Rodriguinho por empréstimo vindo do Fluminense, o zagueiro Pablo do Grêmio, o lateral Paulinho do Atlético Goianiense e o volante Eduardo Costa do Vasco. A principal contratação do clube até o momento foi a volta do meia Marquinhos, que estava tendo pouco espaço no Grêmio. Ainda é especulado a volta de Cléber Santana, porém o financeiro talvez atrapalhe o clube. Quem sai – As únicas perdas significativas do Avaí foi o volante Bruno Silva que já estava no clube há muito tempo e foi contratada pela Ponte Preta e Pirão para o São Caetano. Objetivos – Vejo o Avaí por enquanto brigando apenas pelo título estadual, ainda não montou um bom elenco e não os vejo com grandes chances de ir longe na Copa do Brasil.

Bahia: Quem chega – Diferente de seu rival, o Bahia está em um ritmo lento para as contratações e não o vejo se reforçando bem. Trouxe Brinner, zagueiro que pertence ao Botafogo e Douglas Pires, goleiro do Cruzeiro. O Bahia também trouxe o atacante Thuram que teve como passagem o Atlético Paranaense, Novo Hamburgo e Chapecoense. Quem sai – O Bahia também não perdeu muitos jogadores, porém, a saída de um foi certamente significativa. Gabriel, garoto que costuma atuar entre meio campo e o ataque, foi para o Flamengo depois de um ótimo ano atuando pelo Tricolor Baiano. Foi o principal jogador do time e ainda não foi reposto. Objetivos – Primeira coisa que o torcedor baiano espera é uma boa campanha na Copa do Nordeste e quem sabe se sagrar campeão da competição. O estadual também entra como quase como obrigação, já que tanto na Copa do Brasil, como no Brasileirão, não creio que o clube consiga grandes conquistas. Ao que tudo indica, será mais um ano difícil para o torcedor do Bahia.

Grêmio: Quem chega – O Grêmio teve boas atuações ano passado e não fez muitas contratações para o time principal. A mais importante talvez tenha sido a contratação em definitivo do volante Souza, que pertencia ao Porto. Outra contratação foi a do goleiro Dida, que eu sinceramente não achei necessária, já que Marcelo Grohe já vem provando ser digno da titularidade do time. O zagueiro Cris que estava no Galatasaray foi outro que chegou, além do meia Jean Deretti que estava no Figueirense. O Grêmio ainda trouxe os atacantes William José e Eduardo Vargas após uma grande novela, além de alguns jovens como Alex Telles e Bressan do Juventude e Wangler do Caxias. Quem sai – De jogadores que eram titulares o Grêmio até o memento perdeu apenas Gilberto Silva. O zagueiro Pablo e o meia Marquinhos sem espaço no Imortal foram negociados com o Avaí. O clube não renovou o vinculo com os laterais Júlio César e Gabriel e pretende também não continuar com o lateral Edilson que interessa ao Botafogo. O zagueiro Naldo também deixou o clube e se transferiu para a Udinese. Objetivos – O Grêmio está com sede de títulos e focará todas as suas forças na conquista da América. Porém, apesar do bom final da contratação do atacante Vargas, ainda acho que a diretoria gremista está lenta na contratação de laterais, que já no ano passado não encantavam e com a saída de pelo menos três deles torna o setor carente. Fábio Aurélio é um bom jogador, mas a muito tempo não joga futebol devido suas lesões e não se pode contar com ele. A campanha na Libertadores é o que provavelmente definirá o que o clube irá fazer no segundo semestre, se sagrando campeão, provavelmente focará mais na Copa do Brasil por já entrar numa fase avançada e ter menos desgaste e apenas fazer uma campanha intermediária no Brasileiro.

Vasco: Quem chega – A vida do Vasco para o próximo ano não será fácil, o clube em meio a crise está tentando se reforçar com jogadores “renegados”. Alguns desses jogadores, por exemplo, foram Pedro Ken e Sandro Silva que pertenciam ao Cruzeiro e já não tinham espaço no clube mineiro. O atacante Leonardo do Atlético Mineiro e volante Fillipe Soutto também do Galo mineiro. Michel Alves do Criciúma, que já não deveria ser aproveitado neste ano chegou ao clube para brigar com posição com o agora titular Alessandro. O Vasco ainda trouxe o lateral direito Elsinho. Quem sai – O Vasco teve muitos problemas, pois grande parte dos jogadores principais começou a sair. Primeiro foi o ídolo da torcida, Juninho Pernambucano que era o “cara” do time. Fernando Prass e o meia Felipe também deixaram o clube, o primeiro já assinou com o Palmeiras e o segundo ainda está livre no mercado. Auremir voltou para o Náutico, William Matheus foi para o Goiás, Barbio foi para o Atlético Goianiense e Eduardo Costa para o Avaí. Esses quatro últimos realmente não rendiam no Vasco e foi bom terem saído, porém, o Vasco também perdeu Alecsandro, que estava mal, mas ainda não repôs a altura. O Vasco se deseja algo neste ano, tem que fazer de tudo para manter o zagueiro Dedé. Objetivos – O Vasco no primeiro semestre tem como principal objetivo arrumar a casa, acertar a tática e ter um time competitivo pro resto do ano. Devido ao São Paulo ter que também disputar a Sul Americana por ter sido campeão no ultimo ano, o Vasco terá o privilégio de entrar nas oitavas de finais direto na Copa do Brasil. O estadual será importante pro Vasco, principalmente em termos motivacional para um elenco desacreditado.

Atlético Goianiense: Quem chega – O clube goiano foi recentemente rebaixado para a Série B e com uma campanha pior do que era esperado, portanto as contratações teriam que vim rapidamente. Só neste ano, o clube apresentou nove reforços, entre eles, os atacantes Ricardo Jesus que estava no Avaí, William Barbio que estava no Vasco e Juninho do Atlético Mineiro, John Lennon lateral direito do Botafogo e Paulo Henrique lateral esquerdo do Paraná Clube. Quem sai – Com a renovação, também seriam notórias as saídas de diversos jogadores Joílson, Marino, Diogo França, Vanderlei e Paulinho foram alguns que deixaram o clube. O goleiro Márcio é outro que pode estar de saída do clube, devido a problemas financeiros, o clube busca a redução salarial do jogador, que tem grandes riscos de sair do clube. Objetivos – O Atlético Goianiense irá buscar o regresso a elite do futebol, mas o clube passa por problemas e a missão não será nada fácil. O Campeonato Estadual será de grande ajuda para motivar o time, mas o clube certamente terá um Goiás mais estruturado e com um time mais forte.




 PS: Vale lembrar que está é uma escalação minha, considerando todos os jogadores em condições de jogo, ignorando lesões e suspensões. Não é nada oficial, só minha análise do plantel!

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Pré-Temporada 2013 - Parte 2



Botafogo: Quem chega – O Botafogo segue arrumando um time que sempre acaba morrendo na praia. O principal setor no qual o clube se reforçou foi a defesa, após ano passado ter passado muitos apertos. Chegaram Rodrigo Defendi que estava no Vitória de Guimarães, André Bahia que estava no Samsunspor e também Bolívar que saiu do Internacional. Outra contratação do clube foi o atacante Henrique, que pertence ao São Paulo, mas já rodou o mundo em clubes por empréstimo, jogando até na Espanha. O Fogão ainda trouxe o lateral Júlio César, que pertencia ao Fluminense, mas não teve seu vinculo renovado e ainda negocia com o lateral direito do Grêmio, Edílson. Quem sai – Para a decepção da maioria da torcida, Sebastian Abreu deixou o clube, e o Botafogo ainda pagou para ele sair. Voltou para o Nacional onde é ídolo, e realmente acredito que seja o melhor para ele, o jogador não tem mais espaço no time carioca e certamente não aceitaria amargar o banco. Fábio Ferreira, diversas vezes contestado deixou o clube e foi reforçar o Criciúma. O atacante Caio, que ano passado estava emprestado pro Figueirense e até fez alguns bons jogos, foi negociado com o Internacional e eu acho que poderia ter sido aproveitado no clube. Jobson irá receber mais uma chance, dessa vez o jogador foi emprestado ao São Caetano. Outros jogadores que também saíram do clube, foram o zagueiro Brinner e o lateral Lennon para o Atlético Goianiense. Objetivos – Acredito que no primeiro semestre o Botafogo entra junto com o Fluminense como favorito a vencer o estadual. Flamengo e Vasco estão mais uma vez em formação, largando atrás do time da Estrela Solitária na corrida deste título. Porém, acho que já está na hora do Botafogo buscar a todo custo um título nacional, e deveria focar na Copa do Brasil por ela ser um caminho mais rápido.

Goiás: Quem chega – O Campeão da Série B de 2012 começou o ano se reforçando nas posições carente de jogadores que deixaram o clube. O lateral esquerdo William Matheus que até começou bem pelo Vasco ano passado, mas caiu de rendimento no fim assim como todo o time foi um dos primeiros. O Esmeraldino ainda trouxe o goleiro Renan que estava sempre na reserva no Internacional, e o experiente zagueiro Rodrigo que já teve passagem por São Paulo e Grêmio, e estava no Vitória. A principal contratação da equipe até o momento foi o atacante Neto Baiano, que fez muitos gols no ano passado pelo Vitória e estava jogando no Japão. A diretoria do Goiás ainda busca a renovação de contrato com o atacante Walter, que pertence ao Porto, além também da busca de um meia atacante para substituir Ricardo Goulart. O nome da vez é do peruano que pertence ao Hoffenhein, Junior Ponce. Quem sai – O Goiás perdeu seus dois laterais esquerdos. Bruno Collaço se transferiu para o Náutico e Egídio, um dos principais jogadores da campanha magnifica na Série B, se transferiu para o Cruzeiro. Iarley, ídolo da torcida também deixou o clube em uma transferência livre e acabou assinando contrato depois com o Paysandu, onde também é ídolo. Porém ,a principal perda do Goiás foi a do meia atacante Ricardo Goulart que fez um ótimo campeonato e acabou sendo negociado com o Cruzeiro. Objetivos – O Goiás no primeiro semestre entra como favorito ao Campeonato Goiano, pois além de embalado, vem se mostrando melhor estruturado que seus rivais. Na Copa do Brasil, acredito que a intenção do Goiás inicialmente é chegar vivo na disputa até as fases mais avançadas que serão disputadas no segundo semestre.

Criciúma: Quem chega – Recém-promovido para a elite do futebol, o Criciúma trouxe alguns bons reforços, principalmente alguns “encostados” do Cruzeiro que para a equipe devem ser muito uteis. Os laterais Diego Renan e Gilson (o primeiro atua em ambas laterais e o segundo é lateral esquerdo), o atacante veloz Fabinho e o volante Amaral. O clube também trouxe dois goleiros, Darley que estava no Náutico e Helton Leite que jogou pelo Ipatinga (que hohe mudou o nome para Betim), os zagueiros Ewerton Páscoa que estava no Santos e Fábio Ferreira que estava no Botafogo. As contratações não pararam por ai, o Tigre ainda trouxe o volante Everton Luiz, que jogou ano passado no CRB e teve uma rápida passagem pelo San Luis do México ainda na temporada passada, João Vitor que atuava pelo Palmeiras, o meia Tartá que estava no Vitória e o também meia Élson do Rostov, clube russo. Quem sai – O Tigre perdeu seu principal jogador da temporada passada, o jovem meia atacante Lucca e por isso conseguiu tantos jogadores emprestados do Cruzeiro. Além dele, o zagueiro Nirley também reforçou a Raposa. Outra perda considerável foi à saída do goleiro Michel Alves para o Vasco e recentemente a saída de um garoto, cria da base do Criciúma e que tem um grande futuro pela frente, o lateral direito Ezequiel, que foi negociado com o Braga por empréstimo, porém com uma cláusula de compra se fizer bons jogos. Objetivos – É de se notar que o time catarinense reformulou o elenco quase que inteiro e que tem um novo time em mãos, afinal, analisando o elenco e a escalação que o time deve usar, somente o atacante Zé Carlos, artilheiro da Série B do ano passado, deve continuar. O time terá o catarinense para se entrosar e até os considero o time a ser batido no estadual. Na Copa do Brasil e no Brasileiro os objetivos devem ser feitos com os pés no chão, afinal, qualquer excesso pode realmente comprometer o restante do ano e é importante que o clube permaneça na primeira divisão.

Ponte Preta: Quem chega – A Ponte Preta terminou o ano passado bem se mantendo na Série A quando muitos a apontava como uma das que tinham grandes chances de cair. Para a temporada de 2013, a Ponte contratou dez jogadores e muitos deles já chegam para serem titulares. Do Corinthians vieram o atacante Chiquinho e o meia peruano Luiz Ramirez, vieram também o lateral Artur, que atuou pelo rebaixado Palmeiras, os atacantes Alemão do Guaratinguetá e William do Vitória, além dos volantes Ferrugem do Brasiliense e Bruno Silva do Avaí. Para ajudar o peruano na criação de jogadas, Wellington Bruno que havia sido recém-contratado pelo Flamengo também chegou para o clube de Campinas. Quem sai – A Macaca perdeu quatro jogadores que foram importantes na campanha do clube no ano passado. O atacante Roger que foi para o Sport, o volante Renê Junior que foi para o Santos, o lateral esquerdo João Paulo, que pertencia ao Oeste e foi reforçar o Flamengo e o jovem atacante Luan que fechou com o Atlético Mineiro. Objetivos – O principal objetivo da Ponte Preta está no Brasileirão, se mantendo na primeira divisão e quem sabe buscando uma vaga na Copa Sul Americana. No Paulista acredito que a vontade seja de surpreender e tentar brigar por título. Já na Copa do Brasil, acho que chegando nas oitavas de finais já seria um grande passo para o clube.

Palmeiras: Quem chega – O Palmeiras está contratando lentamente, porém nas poucas contratações que fez, contratou razoavelmente bem. A primeira contratação do clube foi Ayrton, lateral direito que fez grande temporada pelo Coritiba, principalmente na Copa do Brasil. Essa contratação é boa, porém ainda existe uma certa preocupação, afinal o atleta demorou muito para despontar e ainda fica a dúvida de como se comportará em um time com mais pressão. Pela primeira vez em anos, o clube conhecido como grande formador de goleiros partiu em busca de um novo. Experiente, Fernando Prass deixou o Vasco e assinou com o clube paulista, ao meu ver uma contratação razoável, já que o goleiro no Vasco vinha sendo bastante irregular, fazendo grandes defesas e falhando muito também.  O Palmeiras ainda busca e se esforça para trazer Riquelme e comandar o seu meio de campo na Libertadores, além do argentino, o interesse é forte no lateral esquerdo do Botafogo Márcio Azevedo. Quem sai – Ao contrário das contratações, o Palmeiras dispensou bastante gente.  Leandro, Obina, Daniel Carvalho, João Vitor, Thiago Heleno e Correa foram alguns dos nomes que saíram do Palmeiras sendo dispensados. A lista ainda aumenta, com a saída de Marcos Assunção não chegando a um acordo com o clube , Adalberto Román indo para o River Plate e ainda há mais gente que estão na lista dos dispensáveis, como no caso do zagueiro Leandro Amaro. Objetivos – Devemos encarar a realidade atual da equipe do Palmeiras, o time é limitado e não entra forte para a Libertadores, mesmo trazendo Riquelme. O que piora a situação do clube, é que os principais candidatos ao título são Brasileiros e por causa da regra da Conmebol, eles devem se eliminar antes da final, ou seja, o Palmeiras terá uma caminhada muito dura se quer realmente buscar o título da América pela segunda vez. O clube ao meu ver tem que focar em duas coisas, montar uma boa base para que possa ser aproveitada posteriormente e não ter que ficar dispensando quase um time inteiro no final do ano e voltar a elite do futebol.


 PS: Vale lembrar que está é uma escalação minha, considerando todos os jogadores em condições de jogo, ignorando lesões e suspensões. Não é nada oficial, só minha análise do plantel!