quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Série A Tim - 2014/2015

A Série A Tim está preste a começar e este ano promete ser ainda mais disputada que nos anteriores. O Campeonato Italiano não é mais o mesmo que era antigamente, estando hoje atrás das principais ligas europeias por causa de sua situação delicada financeiramente, mas ainda possui a tradição. A competição começa dia 30 de agosto de 2014 e segue até dia 30 de maio de 2015, tendo 20 clubes disputando em um sistema de pontos corridos em turno e returno. Os três clubes que foram promovidos da Série B foram: Cesena, Empoli e Palermo.

Confira abaixo a tabela da primeira rodada:



Inter:

Títulos: 18.
Principal jogador: Handanovic.
Objetivos: Vaga Liga dos Campeões.

                A Inter de Milão que estava em um período conturbado com baixo aproveitamento no Campeonato Italiano, não se classificando nem para competições europeias, voltou a dar passos adiante, nem que pequenos. Ao terminar em quinto lugar na ultima edição, terá direito a disputar a Liga Europa.
                A Inter segue renovando o seu plantel e três jogadores deixaram a equipe por causa do fim de seu contrato e a idade avançada. Os argentinos Diego Milito de 35 anos e Walter Samuel de 36 deixaram a equipe e acertaram com o Racing Club e com o Basel respectivamente. Cassano também deixou a equipe e assinando definitivamente com o Parma (clube que defendeu a ultima temporada por empréstimo). Alguns jovens foram emprestados para ganhar mais experiência, como os italianos Bardi, Crisetig e Tassi, indo para Chievo, Cagliari e Prato respectivamente. O argelino Taider também foi por empréstimo para o Southampton.
                O atacante Osvaldo que estava no Southampton por sua vez chega também por empréstimo como uma troca pelo negócio com Taider. Outros que chegaram à equipe foram o meia Gary Medel que estava no Cardiff, por 8 milhões de euros e o volante M’Villa por empréstimo do russo Rubin. Outro que chegou por empréstimo foi o lateral esquerdo Dodô que estava na Roma. A principal contratação da Inter foi sem dúvidas o zagueiro Vidic do Manchester United, que deixou  equipe de forma livre.

Juventus:

Títulos: 30.
Principal jogador: Pirlo.
Objetivos: Campeão.

                A atual tricampeã italiana promete vim ainda mais forte para esta próxima temporada. A maior perda da equipe foi o técnico Conte, que deixou o comando e acertou com a Seleção Italiana. Para seu lugar veio Allegri, ex-técnico do Milan e que não agrada muito a torcida. Espera-se que ele de continuidade ao bom trabalho e volte a brigar nas competições europeias, já que a Juve vem decepcionando.
                Tirando a saída de Conte, a Velha Senhora perdeu dois atacantes que já não lhe estava rendendo. Vucinic foi vendido ao Al-Jazira por 5 milhões de euros e Quagliarella para o Torino por 3 milhões de euros. Outros que deixaram a equipe foram Peluso por 4,5 milhões de euros para o Sassuolo e o chileno Isla por empréstimo para o QPR da Inglaterra.
                A maior contratação da Juventus na temporada foi do jovem espanhol Morata. Fruto da base do Real Madrid, o jovem atacante de 21 anos chegou a preço de ouro, cerca de 20 milhões de euros. É uma grande promessa, mas não é um dinheiro que a Juve costuma investir. Chegaram por empréstimo o ítalo-brasileiro Rômulo e o argentino Roberto Pereyra (que vem demonstrando grande futebol na pré-temporada). De forma livre, trouxeram a promessa francesa Coman, que pertencia ao PSG. Fechando as principais contratações, o lateral esquerdo Evra que veio por 1,5 milhões de euros do Manchester United.

Milan:

Títulos: 18.
Principal jogador: Montolivo.
Objetivos: Vaga Liga dos Campeões.

                O Milan é um dos maiores campeões do futebol italiano, mas após uma temporada em baixa não vai disputar nenhuma competição europeia (nem mesmo a Liga Europa). Com isso, pode se concentrar somente no Campeonato Italiano, porém, mesmo assim a vida dos Rossoneros não deverá ser fácil. A clube esta tentando montar uma nova equipe “revolucionando geral”. Saíram Kaká para o Orlando City (e foi repassado por empréstimo para o São Paulo), Nocerino por empréstimo para o Torino, Matri por empréstimo para o Genoa, Emanuelson por empréstimo para a Roma, Robinho por empréstimo para o Santos e Tarrabt teve sua volta para o QPR da Inglaterra.
                Em termos de contratações, a equipe de Milão se reforçou bem. O zagueiro Rami foi contratado em definitivo e ainda puderam trazer o brasileiro Alex de graça vindo do PSG. Também do PSG e de graça veio o meia Menez. Também de graça foram as contratações dos dois goleiros, Diego Lopez, que deverá ser titular e o italiano Agazzi que estava no Chievo. Para fechar as contratações, Pablo Armero chega por empréstimo. Veja bem, não é uma equipe espetacular e com o peso do nome Milan, mas são jogadores de qualidade e com um custo beneficio muito bom.
                Entretanto, a maior perda do Milan (ou talvez não) foi o atacante Balotelli, que vai jogar no Liverpool. Com isso as opções de ataque da equipe são escassas, tendo apenas Pazzini de centroavante.

Napoli:

Títulos: 2.
Principal jogador: Hamsik.
Objetivos: Vaga Liga dos Campeões.

                O Napoli de um tempo para cá conseguiu se firmar na Itália como uma das principais forças, tendo presença nas ultimas Liga dos Campeões e sempre dando muito trabalho para Juventus (atual tricampeã) e tirando do cenário clubes como Milan e Inter. Este ano vejo um problema no setor defensivo do clube, que talvez não tenha sido reposto a altura e isso possa a vir prejudicar o andamento da temporada. Os veteranos Cannavaro e Gamberini deixaram a equipe, mas quem fará falta de fato será Federico Fernandez. O argentino de 25 anos foi vendido ao Swansea por 10 milhões de euros.
                Outro que deixou a equipe foi o suíço Behrami, que irá defender o Hamburgo. Eduardo Vargas, que teve uma passagem abaixo do esperado pelo Grêmio foi mais uma vez emprestado, desta vez, para o QPR da Inglaterra.
                Até o momento o clube teve quatro contratações confirmadas: o goleiro argentino e veterano Andújar que estava no Catania, Koulibaly de 23 anos para a zaga (estava no Genk), Michu por empréstimo vindo do Swansea e a principal delas, o holandês De Guzman que veio do Villareal.

Roma:

Títulos: 3.
Principal jogador: Totti.
Objetivos: Título.

                A atual vice-campeã do Campeonato Italiano está de volta a elite europeia e disputará a Liga dos Campeões, mas acho que o real objetivo da temporada além de fazer uma campanha digna na competição europeia é vencer a Série A, quebrando a sequencia da Juventus. A maior perda da equipe nessa janela foi o zagueiro marroquino Benatia, que foi vendido ao Bayern de Munique por 26 milhões de euros. Outros que também deixaram a equipe foram os brasileiros Marquinho, emprestado ao Al Ittihad da Arábia e o lateral esquerdo Dodô emprestado para a Inter de Milão. A equipe ainda pode perder o atacante Destro que interessa a alguns clubes.
                A equipe da capital se reforçou bastante e com alguns destaques da temporada passada. O jovem Iturbe que defendeu o Verona foi comprado por cerca de 22 milhões de euros, sendo essa a sua principal aquisição em termos financeiros nessa janela. Outro jogador que custou um valor alto foi o zagueiro Manolas do Olympiakos e fez uma bela Copa do Mundo. A eterna promessa, o zagueiro Astori também chegou vindo do Cagliari por empréstimo e Emanuelson vindo também por empréstimo do Milan. O veterano Ashley Cole de 33 anos também ingressou na equipe após deixar o Chelsea em fim de contrato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário