quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Barclays Premier League - 2014/2015

               O Campeonato Inglês está prestes a começar mais uma temporada e a maior liga nacional promete muito para a temporada 2014/2015. Com 20 clubes, inicialmente aposto em no mínimo quatro brigando pelo título e pelo menos mais três lutando por vaga em competições europeias.
                A competição começa neste sábado, dia 16 de agosto e vai até 24 de maio de 2015. Os clubes que subiram da segunda divisão foram o Burnley, Queens Park Rangers e Leicester City.

Confira abaixo os confrontos da primeira rodada:



Arsenal:

Títulos Campeonato Inglês: 13.
Principal Jogador: Mesut Ozil.
Objetivos: Vaga Liga dos Campeões.

                O Arsenal começou a temporada muito bem, com uma vitória bastante convincente na Supercopa da Inglaterra, derrotando o poderoso Manchester City por 3 a 0. Com isso, a temporada parece promissora, já que uma das grandes falhas dos Gunners na temporada passada foi justamente não vencer a maioria dos confrontos diretos contra os times da ponta.
                A equipe precisa recompor a zaga, já que Vermaelen saiu para o Barcelona. Por mais que Chambers, jovem lateral direito contratado do Southampton possa fazer essa função, o ideal seria trazer mais um jogador. Outro que deixou a equipe foi Sagna, em transferência livre para o Manchester City. Apesar de ter gasto cerca de 35 milhões de euros para repor o setor, acredito que foi um bom investimento. Agora tanto o jovem Chambers, quanto Debuchy (que veio do Newcastle) podem exercer a função.
                Ainda contratou um bom goleiro, que fez boas defesas na Copa do Mundo jogando pela Colômbia, Ospina. O arqueiro deve brigar com Szczesny pela posição de titular. O último destaque da equipe em contratações fica por conta do chileno Alexis Sanchez, ex-Barcelona. O atacante deve ser fundamental nesta temporada e muito provável o principal nome no ataque.
                O Arsenal fez boas contratações, finalmente investindo o dinheiro que tanto guardou nos últimos anos e tem tudo para fazer uma ótima temporada, podendo até ir além das expectativas atuais de brigar por Liga dos Campeões e lutar pelo título.

Chelsea:

Títulos Campeonato Inglês: 4.
Principal Jogador: Eden Hazard.
Objetivos: Título.

                O Chelsea é um dos clubes ingleses que possui o melhor elenco e um forte candidato a brigar pelo título de todas as competições em que ira disputar este ano, entretanto perdeu um jogador muito importante (apesar de Mourinho negar). O zagueiro David Luiz foi para o PSG na quantia astronômica de 50 milhões de euros, sendo o beque mais caro de toda a história. Para seu lugar temos a chegada de Zouma, promessa francesa que pode até ter um futuro brilhante, mas hoje está longe de ter o mesmo futebol do brasileiro.
                Frank Lampard também deixou a equipe assim como Ashley Cole após o termino de seu contrato. No ataque, pior setor da temporada passada cheia de jogadores que não vingaram, Demba Ba foi vendido ao Besiktas e Lukaku (este que poderia ter sido melhor aproveitado) foi vendido ao Everton por 36 milhões de Euros.
                Está temporada o Chelsea pode ganhar o apelido de “Atlético de Londres”, por ter buscado muitos atletas no Atlético de Madrid, vice-campeão europeu. Courtois que defendendo a equipe espanhola voltou de empréstimo e promete criar uma certa “faísca” disputando a titularidade com Cech. Além dele, o atacante Diego Costa e lateral Filipe Luis também reforçaram os Blues. Ainda existe o interesse em Miranda, zagueiro brasileiro, sendo está pra fechar o pacote da janela de verão.
                As contratações dos Blues ainda não acabaram. Fabregas que já brilhou no rival Arsenal, chegou vindo do Barcelona por 33 milhões de euros e Drogba, grande ídolo da torcida, assinou após ter deixado o Galatasaray, muito provável para encerrar sua carreira, já que está com 36 anos.

Liverpool:

Títulos Campeonato Inglês: 18.
Principal Jogador: Steven Gerrard.
Objetivos: Título.

                O Liverpool quer voltar a ser gigante em desempenho e depois de muito tempo voltou a tão sonhada Liga dos Campeões, brigando até o fim da ultima temporada pelo título inglês. Sendo um dos maiores clubes do país, quer deixar a má fase para trás e voltar a estar no topo. Teve uma perda considerável nessa janela de transferência, que foi do uruguaio Luís Suarez, seu principal jogador e artilheiro. O atacante foi vendido ao Barcelona pela quantia astronômica de 81 milhões de euros e os Reds começaram investindo muito bem esse valor. Além de Suarez, o Liverpool também vendeu o veterano goleiro Pepe Reina para o Bayern e emprestou o meia Iago Aspas para o Sevilla.
                Contratações não faltaram para o Liverpool. Até o momento foram sete nomes em diferentes posições. Para o ataque trouxe Lallana e Lambert da surpresa da temporada passada, o Southamptom (este último pode ter sido um dinheiro mal investido,  afinal foram quase 5 milhões de euros em um jogador de 32 anos e com nenhuma passagem por um time grande). Ainda do Southampton os Reds trouxeram o zagueiro croata Lovren. O atacante sérvio Markovic que defendia o Benfica e o médio Emre Can que estava no Bayer Leverkusen também chegaram.
                Ainda trouxeram o jovem  Javier Manquillo tido como o grande futuro lateral direito da seleção espanhola. Este, entretanto, veio apenas por empréstimo do Atlético de Madrid com cláusula de compra. Outra promessa que chegou, mas já saiu foi o belga Origi. O atacante que se destacou na Copa do Mundo foi comprado do Lille, mas mantido por empréstimo no clube francês pra continuar seu desenvolvimento, já que teria pouco espaço está temporada.

Manchester City:

Títulos Campeonato Inglês: 4.
Principal Jogador: Yaya Toure.
Objetivos: Título.

                O City é o atual campeão da competição e com um elenco cheio de craques é mais uma vez forte candidato ao caneco. O melhor, é que a equipe até o momento não perdeu nenhum grande jogador de seu elenco e se reforçou com contratações pontuais para suprir qualquer carência.
                Os jogadores que deixaram a equipe foram aqueles que estavam em fim de contrato e que não valeria a pena uma renovação. Os veteranos Barry e Lescott são um deles, além do goleiro romeno Pantilimon. Quem deixou a equipe através de uma venda foi o jovem meia Jack Rodwell de 23 anos que foi para o Sunderland por 12,6 milhões de euros. O jogador era uma grande promessa para o futebol inglês, mas não vingou nos Citizens após ter deixado o Everton.
                Como sempre, os Sky Blues gastam uma quantia considerável em contratações e nesta temporada não foi diferente. Até o momento foram gastos 79,3 milhões de euros, mas nenhuma contratação de grande peso. O jogador mais caro foi a promessa para a defesa, o francês Mangala que estava no Porto, por cerca de 53 milhões de euros. Outros que chegaram foram os volantes Fernando também do Porto, Bruno Zuculini do Racing e o experiente Caballero do Málaga, além dos veteranos Frank Lampard (ídolo do Chelsea) e Sagna (ex-Arsenal).
                Lampard inclusive, deixou o Chelsea e assinou com o New York City (também gerenciada pelo mesmo grupo de investidores que cuidam do Manchester City) e foi repassado por empréstimo aos Citizens.

Manchester United:

Títulos Campeonato Inglês: 20.
Principal Jogador: Rooney.
Objetivos: Título.

                O Manchester United fez uma péssima temporada e quer dar a volta por cima nessa que irá se iniciar, com um novo técnico, o holandês Van Gaal. O novo comandante promete fazer uma revolução, para começar com algumas peças do elenco. Alguns veteranos deixaram o clube, como Vidic (indo para Internazionale), Ferdinand (indo para o QPR) e Evra (indo para Juventus) e outros estão na lista de negociáveis da equipe, como os brasileiros Anderson e Rafael. Em termos de contratações, os Diabos Vermelhos trouxeram apenas o lateral esquerdo Luke Shaw do Southamptom e o meia Ander Herrera do Athletic Bilbao.
                Na pré-temporada do clube, notou-se uma mudança na postura da equipe com a chegada do novo técnico e isso já deve ser um passo importante, tendo em vista que os valores individuais existentes são bons.

Tottenham:

Títulos Campeonato Inglês: 2.
Principal Jogador: Lloris.
Objetivos: Vaga Liga dos Campeões.

                O Tottenham que na temporada passada tinha tudo para se firmar e brigar por algo a mais, dentro de campo foi uma grande decepção, sendo apenas o sexto colocado e ficando atrás inclusive do Everton. Nesta temporada a tendência é começar com o pé atrás, já que o clube inclusive poupou seus cofres e tem contratado pouco.
                Acredito inclusive que a equipe tenha perdido mais do que ganhado nessa janela. O meia finlandês Sigurdsson deixou a equipe, voltando ao Swansea por quase 8 milhões de euros. Chegaram para a equipe dois jovens para o setor defensivo. Eric Dier de 20 anos que estava no Sporting e o galês Ben Davies que estava no Swansea. Outro que chegou foi o veterano goleiro holandês Vorm, que também estava nos Cisnes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário