quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Ligue 1 - 2014/2015

               A Temporada 2014/2015 da Ligue 1 ou popularmente conhecida como Campeonato Francês promete mais uma vez ser dominada pelo milionário clube da capital, o PSG. A “Era de Paris” promete ainda se alongar mesmo com o Mônaco voltando a ter um time competitivo e quase tanto dinheiro quanto seu rival.
                O Campeonato começa dia 08 de agosto e deve ir até o dia 22 de maio de 2015, tendo 20 clubes e sendo disputado em pontos corridos em sistema de turno e returno. Os três clubes que subiram para a primeira divisão são: Metz, Lens e Caen.

Confira a primeira rodada:



PSG:

Títulos Ligue 1: 4.
Principal Jogador: Ibrahimovic.
Objetivo: Campeão.

Por ser um time pronto, é provável que os Les Parisiens conquistem o Tricampeonato consecutivo e o quinto em sua história. Mesmo assim, o foco deverá ser a competição continental. A equipe perdeu alguns jogadores, nas suas maiorias suplentes, sendo o único titular o zagueiro Alex. O Brasileiro de 32 anos vai defender o Milan na próxima temporada, juntamente com Jérémy Menez que também deixou a equipe com destino aos Rossoneros. O lateral Jallet foi vendido ao Lyon por 2 milhões de Euros e a jovem promessa Coman de apenas 18 anos, transferiu-se livremente para a Juventus.
Mesmo perdendo um zagueiro titular, o PSG se reforçou muito bem para a posição, deixando o setor defensivo ainda mais forte com a contratação do brasileiro David Luiz. Por 50 milhões de Euros, o zagueiro deixou o Chelsea e assinou com o clube francês, sendo o mais caro defensor de toda a história. Para o lugar de Jallet, os parisienses ainda trouxeram Serge Aurier de apenas 21 anos e um dos destaques do Toulouse na temporada passada e da Costa do Marfim da Copa do Mundo.

Mônaco:


Títulos Ligue 1: 7.
Principal Jogador: Falcão Garcia.
Objetivo: Campeão.

                O mais novo milionário Frances, o clube do principado começou as suas contratações de maneira bem lenta e só foram contratados jogadores para compor elenco em se tratando da ambição de seu dono. O defensor Abdennour que já estava por empréstimo na equipe foi comprado em definitivo junto ao Toulouse. Outro que chegou foi o jovem meia de apenas 19 anos, Bakayoko, que estava no Rennes. Se não tem nenhuma contratação definitiva de peso, os boatos ao menos são grandiosos. A dupla de brasileiros que jogam no Shakhtar e são destaques da equipe Douglas Costa e Alex Teixeira, além do meia Arda Turan do Atlético de Madrid e do veterano holandês Sneijder. Para o ataque o interesse surge em Fernando Torres e no colombiano Jackson Martinez.
                Se as contratações não estão a todo vapor, as vendas estão. O meia James Rodriguez, destaque da ultima Copa do Mundo foi vendido ao Real Madrid por cerca de 80 milhões de Euros. A perda certamente é muito grande e ainda correm o risco de perderem seu camisa 9, o astro Falcão Garcia. O atacante Riviere foi outro que deixou a equipe e rumou para a Inglaterra defender o Newcastle. Apesar de não ter nome no cenário internacional, o avançado foi o principal marcador da equipe na temporada, superando inclusive Falcão Garcia que se ausentou devido a uma grave lesão.

Marseille:

Títulos Ligue 1: 9.
Principal Jogador: Mandanda.
Objetivo: Vaga Liga dos Campeões.

                Historicamente o time mais importante da França tem passado por problemas e vem ficando para traz em seu país. Ficou apenas na sexta colocação na temporada passada e nem se quer irá participar de uma competição europeia nesta. Para quem não sabe, o Marseille é o único clube francês campeão da Liga dos Campeões.
                O mercado não foi ativo para o clube, perdendo apenas o meia Valbuena de importante para o Dynamo Moscou por 7 milhões de Euros. Outro que também deixou a equipe foi Jordan Ayew, indo para o Lorient, mas este, diferente de seu irmão André Ayew nunca chegou a se firmar no clube. Chegaram apenas dois jogadores: Alessandrini, meia que teve destaque no Rennes na temporada passada e Batshuayi, atacante promessa do Standard de Liege. El Loco Bielsa que assumiu a equipe em maio deste ano terá muito trabalho para colocar a o time nos trilhos.

Lyon:

Títulos Ligue 1: 7.
Principal Jogador: Lacazette.
Objetivo: Vaga Liga dos Campeões.

                O Lyon é mais uma prova de que este ano tem tudo para dar PSG novamente. Assim como o outro Olympique famoso, o Lyonnais não se reforçou muito, prometendo não fazer frente a principal potência hoje na França. O clube perdeu a referencia no ataque, Gomis, para o Swansea da Inglaterra, de graça, e agora terá que depender apenas do jovem Lacazette. Com apenas 23 anos, o jovem foi artilheiro da equipe no ano passado na Ligue 1, mas nesta temporada é o jogador mais velho em sua posição, um peso muito grande.
                De reforço vale apenas destacar Christophe Jallet, lateral direito de 30 anos que estava no PSG e certamente acrescentará muito para a equipe.

Saint Étienne:

Títulos Ligue 1: 10.
Principal Jogador: Ruffier.
Objetivo: Vaga Liga dos Campeões.

                O maior campeão do Campeonato Francês não sabe o que é vencer a primeira divisão há 33 anos e teve como último título uma modesta Copa da Liga Francesa, mas nesta ultima temporada surpreendeu muitos ficando em quarto lugar e cravando uma vaga na Liga Europa. Perdeu defi
nitivamente uma de suas grandes promessas, o zagueiro Kurt Zouma. Fez uma boa reformulação em seu ataque, contratando o holandês Wolfswinkel do Norwich por empréstimo e Monnét-Paquet do Lorient.

Lille:

Títulos Ligue 1: 3.
Principal Jogador: Kalou.
Objetivo: Vaga Liga dos Campeões.


                O clube da cidade homônima é o ultimo que merece destaque no Campeonato Francês. Deixou que dois de seus atacantes saíssem livres pra o Evian, o belga Gianni Bruno e o brasileiro Túlio. Também realizou a venda do jovem Origi, destaque da seleção belga na Copa do Mundo aqui no Brasil, para o Liverpool por cerca de 8 milhões de Euros. Entretanto, o jogador foi emprestado novamente para o clube francês, tendo em vista que terá mais oportunidades de jogar e de se desenvolver. Jogada clássica que grandes clubes como o Liverpool realizam. Também chegou o médio português Marcos Lopes vindo por empréstimo do Manchester City e o lateral Corchia foi comprado em definitivo junto ao Sochaux.

Nenhum comentário:

Postar um comentário