quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Série A Tim - 2014/2015

A Série A Tim está preste a começar e este ano promete ser ainda mais disputada que nos anteriores. O Campeonato Italiano não é mais o mesmo que era antigamente, estando hoje atrás das principais ligas europeias por causa de sua situação delicada financeiramente, mas ainda possui a tradição. A competição começa dia 30 de agosto de 2014 e segue até dia 30 de maio de 2015, tendo 20 clubes disputando em um sistema de pontos corridos em turno e returno. Os três clubes que foram promovidos da Série B foram: Cesena, Empoli e Palermo.

Confira abaixo a tabela da primeira rodada:



Inter:

Títulos: 18.
Principal jogador: Handanovic.
Objetivos: Vaga Liga dos Campeões.

                A Inter de Milão que estava em um período conturbado com baixo aproveitamento no Campeonato Italiano, não se classificando nem para competições europeias, voltou a dar passos adiante, nem que pequenos. Ao terminar em quinto lugar na ultima edição, terá direito a disputar a Liga Europa.
                A Inter segue renovando o seu plantel e três jogadores deixaram a equipe por causa do fim de seu contrato e a idade avançada. Os argentinos Diego Milito de 35 anos e Walter Samuel de 36 deixaram a equipe e acertaram com o Racing Club e com o Basel respectivamente. Cassano também deixou a equipe e assinando definitivamente com o Parma (clube que defendeu a ultima temporada por empréstimo). Alguns jovens foram emprestados para ganhar mais experiência, como os italianos Bardi, Crisetig e Tassi, indo para Chievo, Cagliari e Prato respectivamente. O argelino Taider também foi por empréstimo para o Southampton.
                O atacante Osvaldo que estava no Southampton por sua vez chega também por empréstimo como uma troca pelo negócio com Taider. Outros que chegaram à equipe foram o meia Gary Medel que estava no Cardiff, por 8 milhões de euros e o volante M’Villa por empréstimo do russo Rubin. Outro que chegou por empréstimo foi o lateral esquerdo Dodô que estava na Roma. A principal contratação da Inter foi sem dúvidas o zagueiro Vidic do Manchester United, que deixou  equipe de forma livre.

Juventus:

Títulos: 30.
Principal jogador: Pirlo.
Objetivos: Campeão.

                A atual tricampeã italiana promete vim ainda mais forte para esta próxima temporada. A maior perda da equipe foi o técnico Conte, que deixou o comando e acertou com a Seleção Italiana. Para seu lugar veio Allegri, ex-técnico do Milan e que não agrada muito a torcida. Espera-se que ele de continuidade ao bom trabalho e volte a brigar nas competições europeias, já que a Juve vem decepcionando.
                Tirando a saída de Conte, a Velha Senhora perdeu dois atacantes que já não lhe estava rendendo. Vucinic foi vendido ao Al-Jazira por 5 milhões de euros e Quagliarella para o Torino por 3 milhões de euros. Outros que deixaram a equipe foram Peluso por 4,5 milhões de euros para o Sassuolo e o chileno Isla por empréstimo para o QPR da Inglaterra.
                A maior contratação da Juventus na temporada foi do jovem espanhol Morata. Fruto da base do Real Madrid, o jovem atacante de 21 anos chegou a preço de ouro, cerca de 20 milhões de euros. É uma grande promessa, mas não é um dinheiro que a Juve costuma investir. Chegaram por empréstimo o ítalo-brasileiro Rômulo e o argentino Roberto Pereyra (que vem demonstrando grande futebol na pré-temporada). De forma livre, trouxeram a promessa francesa Coman, que pertencia ao PSG. Fechando as principais contratações, o lateral esquerdo Evra que veio por 1,5 milhões de euros do Manchester United.

Milan:

Títulos: 18.
Principal jogador: Montolivo.
Objetivos: Vaga Liga dos Campeões.

                O Milan é um dos maiores campeões do futebol italiano, mas após uma temporada em baixa não vai disputar nenhuma competição europeia (nem mesmo a Liga Europa). Com isso, pode se concentrar somente no Campeonato Italiano, porém, mesmo assim a vida dos Rossoneros não deverá ser fácil. A clube esta tentando montar uma nova equipe “revolucionando geral”. Saíram Kaká para o Orlando City (e foi repassado por empréstimo para o São Paulo), Nocerino por empréstimo para o Torino, Matri por empréstimo para o Genoa, Emanuelson por empréstimo para a Roma, Robinho por empréstimo para o Santos e Tarrabt teve sua volta para o QPR da Inglaterra.
                Em termos de contratações, a equipe de Milão se reforçou bem. O zagueiro Rami foi contratado em definitivo e ainda puderam trazer o brasileiro Alex de graça vindo do PSG. Também do PSG e de graça veio o meia Menez. Também de graça foram as contratações dos dois goleiros, Diego Lopez, que deverá ser titular e o italiano Agazzi que estava no Chievo. Para fechar as contratações, Pablo Armero chega por empréstimo. Veja bem, não é uma equipe espetacular e com o peso do nome Milan, mas são jogadores de qualidade e com um custo beneficio muito bom.
                Entretanto, a maior perda do Milan (ou talvez não) foi o atacante Balotelli, que vai jogar no Liverpool. Com isso as opções de ataque da equipe são escassas, tendo apenas Pazzini de centroavante.

Napoli:

Títulos: 2.
Principal jogador: Hamsik.
Objetivos: Vaga Liga dos Campeões.

                O Napoli de um tempo para cá conseguiu se firmar na Itália como uma das principais forças, tendo presença nas ultimas Liga dos Campeões e sempre dando muito trabalho para Juventus (atual tricampeã) e tirando do cenário clubes como Milan e Inter. Este ano vejo um problema no setor defensivo do clube, que talvez não tenha sido reposto a altura e isso possa a vir prejudicar o andamento da temporada. Os veteranos Cannavaro e Gamberini deixaram a equipe, mas quem fará falta de fato será Federico Fernandez. O argentino de 25 anos foi vendido ao Swansea por 10 milhões de euros.
                Outro que deixou a equipe foi o suíço Behrami, que irá defender o Hamburgo. Eduardo Vargas, que teve uma passagem abaixo do esperado pelo Grêmio foi mais uma vez emprestado, desta vez, para o QPR da Inglaterra.
                Até o momento o clube teve quatro contratações confirmadas: o goleiro argentino e veterano Andújar que estava no Catania, Koulibaly de 23 anos para a zaga (estava no Genk), Michu por empréstimo vindo do Swansea e a principal delas, o holandês De Guzman que veio do Villareal.

Roma:

Títulos: 3.
Principal jogador: Totti.
Objetivos: Título.

                A atual vice-campeã do Campeonato Italiano está de volta a elite europeia e disputará a Liga dos Campeões, mas acho que o real objetivo da temporada além de fazer uma campanha digna na competição europeia é vencer a Série A, quebrando a sequencia da Juventus. A maior perda da equipe nessa janela foi o zagueiro marroquino Benatia, que foi vendido ao Bayern de Munique por 26 milhões de euros. Outros que também deixaram a equipe foram os brasileiros Marquinho, emprestado ao Al Ittihad da Arábia e o lateral esquerdo Dodô emprestado para a Inter de Milão. A equipe ainda pode perder o atacante Destro que interessa a alguns clubes.
                A equipe da capital se reforçou bastante e com alguns destaques da temporada passada. O jovem Iturbe que defendeu o Verona foi comprado por cerca de 22 milhões de euros, sendo essa a sua principal aquisição em termos financeiros nessa janela. Outro jogador que custou um valor alto foi o zagueiro Manolas do Olympiakos e fez uma bela Copa do Mundo. A eterna promessa, o zagueiro Astori também chegou vindo do Cagliari por empréstimo e Emanuelson vindo também por empréstimo do Milan. O veterano Ashley Cole de 33 anos também ingressou na equipe após deixar o Chelsea em fim de contrato.

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Raio-X: Juan x Lucio.


               O Raio-X está de volta e este mês falaremos de dois zagueiros consagrados e de seleção Brasileira. Os escolhidos da vez são Juan do Internacional e Lúcio do Palmeiras.
                Juan Silveira dos Santos tem 35 anos e nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 1 de fevereiro de 1979. O zagueiro foi formado nas categorias de base do Flamengo e subiu ao time principal em 1996, se tornando logo o titular da posição. Com o rubro-negro conquistou quatro Campeonatos Cariocas, uma Copa Mercosul e uma Copa dos Campeões. Em 2002 foi vendido para o Bayer Leverkusen da Alemanha por quase 3,5 milhões de euros.
                No Leverkusen, jogou por cinco anos, sendo destaque e abrindo as portas para atuar pela Seleção Brasileira. No meio de 2007 foi vendido para a Roma, por 6,5 milhões de euros, no qual conquistou uma Copa da Itália e uma Supercopa Italiana e sendo por duas vezes vice da Série A Tim. Em julho de 2012 foi liberado pela Roma e acertou sua transferência para o Internacional, aonde vem jogando até hoje.
                Em seu primeiro ano jogou apenas 6 jogos pelo Inter, mas em 2013 com o técnico Dunga, ganhou a confiança necessária e se firmou como titular da equipe, atuando em quase todos os jogos do Campeonato Brasileiro. Este ano, mais uma vez é titular e tem sido bastante importante para o rendimento da equipe. Pela Seleção Brasileira, foi titular nas Copas de 2006 e 2010 e vencedor da Copa das Confederações em 2005 e 2009 e das Copas Américas de 2004 e 2007.
                Lucimar da Silva Ferreira nasceu em Planaltina no Distrito Federal no dia 8 de maio de 1978 e tem hoje 36 anos. A sua carreira começou de forma bastante curiosa. Atuando pelo Guará em uma partida da Copa do Brasil de 1997, Lúcio jogou contra o Internacional. O seu time sofreu uma derrota pesada por 7 a 0, mas mesmo assim, os olheiros do Inter viram potencial e o Colorado pagou cerca de R$300 mil pelo jogador.
                O jogador chegou ao Internacional com 18 anos (quase 19) e ficou durante três anos no clube gaúcho. Foi vendido ao Bayer Leverkusen e sendo um dos principais destaques da equipe que seria vice-campeã da Liga dos Campeões, perdendo a final para o Real Madrid. Naquela final inclusive, Lúcio fez um gol. Pelo Leverkusen, ainda naquela temporada, foi eleito o melhor jogador do campeonato Alemão, lhe rendendo uma transferência para o Bayern de Munique, aonde seria tricampeão Alemão.
                Durante a Copa das Confederações de 2009, o zagueiro recebeu a noticia que não permaneceria na equipe devido a uma renovação. isto causou bastante polemica entre os torcedores que desejavam a sua permanência e principalmente entre a mídia. Indo jogar na Internazionale, Lúcio mostrou que ainda poderia render e fez o Bayern “se arrepender”, vencendo um Campeonato Italiano e a Liga dos Campeões, em cima do seu ex-clube.

Foi então que a sua carreira começou a despencar e o zagueiro pediu para sair da Inter, buscando novos ares. Acertando sua transferência pra Juventus, teve poucas oportunidades e as poucas que teve não soube aproveitar. Jogou apenas 6 partidas e rescindiu seu contrato acertando sua volta ao Brasil. No São Paulo, Lúcio foi contratado para ser um xerife, mas o que causou foi ao contrário. Não correspondendo dentro de campo e tendo problemas disciplinares, o zagueiro foi afastado e por fim, rescindiu seu contrato e indo jogar no Palmeiras. No Palmeiras seu salário é metade do que recebia no são Paulo e aparentemente voltou a ter um rendimento um pouco melhor. Apesar da crise que se encontra o time, Lúcio tem sido o zagueiro mais lucido e criando menos problemas fora de campo. Com a Seleção Brasileira foi Campeão da Copa do Mundo de 2002 e Campeão da Copa das Confederações de 2005 e 2009.
Os jogadores defenderam o Bayer Leverkusen juntos durante um curto período e também formaram dupla de zaga na Seleção Brasileira, disputando juntos algumas competições oficiais, incluindo duas Copas do Mundo. Ao longo da carreira é notório dizer que Lúcio almejou voos maiores, se destacando por sua raça e investidas ao ataque, marcando 50 gols em sua carreira. O zagueiro também é o terceiro jogador que mais vestiu a camisa da seleção Brasileira, empatado com Taffarel, com 101 presenças.
Entretanto, como dizem, quanto maior for maior a queda. É impressionante a queda de rendimento que o zagueiro teve, diferente de Juan, que parece ainda manter bastante qualidade. O defensor hoje no Internacional sempre foi mais técnico que Lúcio e talvez isso tenha pesado para hoje render mais, mesmo já não estando em grandes condições físicas. Apesar de achar que o momento de Juan é melhor que o de Lúcio, as condições dos times podem ajudar, já que o Inter briga na parte de cima da tabela e o Palmeiras em baixo.
Os números favorecem Lucio, que tem mais roubadas de bola neste campeonato e menos faltas, porém possui mais cartões amarelos, 6 contra 4 de Juan. A diferença é pequena e pode ser levado em consideração que o Palmeiras sofra mais situações de risco que o Inter e uma falta mais pesada ou para “matar” um ataque seja mais necessária. Em compensação, Lucio erra muito mais passes, mostrando a diferença técnica citada anteriormente.
Apesar dos recentes problemas de Lucio, não tem como apagar a carreira que já teve e por isso o Raio-X o considera melhor, mas hoje Juan seria uma contratação mais adequada e vive um melhor momento.

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

História dos Clássicos: San-São

               O San-São é o nome do clássico dado no confronto entre Santos e São Paulo. É o jogo entre os prováveis dois maiores times do Brasil e os dois maiores vencedores internacionalmente do país. É de costume o vencedor deste clássico ser aquele que vive um pior momento, mas em caso de disputa de títulos o vencedor costuma ser o que tem o melhor time.
                O primeiro jogo entre essas duas equipes ocorreu em 11 de maio de 1930 na Vila Belmiro e o placar foi de 2 a 2. A partida era válida pelo Campeonato Paulista daquele ano, sendo o clube do Morumbi o segundo colocado e o Santos o quarto. Juntos, as equipes somam 84 títulos oficiais, sendo destes 20 internacionais e 15 nacionais.

Dados Gerais:
Total de jogos: 290.
Total de gols: 906.
Vitórias do Santos: 95.
Gols do Santos: 415.
Vitórias do São Paulo: 126
Gols do São Paulo: 491
Maior público pagante: 122.209 (São Paulo 1 x 0 Santos – 16 de novembro de 1980)
Maior goleador: Pelé (Santos) 31 gols.

O dia que o time de Pelé fugiu de campo:

A tarde de 14 de agosto de 1963, uma quinta-feira, acabou entrando para a eternidade, principalmente pela façanha dos 11 heróis tricolores diante da máquina de jogar bola, chamada Santos, de Pelé e cia. Talvez o melhor de todos os tempos. E esse Santos, atual campeão mundial de clubes (que viria a ser bi naquele mesmo ano), dava como favas contadas o clássico diante do São Paulo. A equipe santista era notável. Contava com craques do nível do goleiro Gilmar (bicampeão do mundo pela Seleção), do zagueiro Mauro Ramos (ex-São Paulo e também bi pelo Brasil), do volante Zito (outro bi-mundial) e dos atacantes Coutinho, Pelé e Pepe, que dispensam maiores comentários. Já o São Paulo era um time modesto, mas contava, porém, com atletas de um quilate de Pagão, Bellini (capitão do primeiro mundial brasileiro em 58) e Roberto Dias, um dos maiores zagueiros da história do futebol.
O show no Pacaembu começou logo aos cinco minutos de jogo. O volante Faustino fez o primeiro, deixando o Santos atordoado com o gol repentino. Ferido, o Santos foi para cima e Pelé, referência absoluta dos praianos, era incansavelmente marcado pelo pequenino Dias. O Rei não aguentava tamanha "perseguição". Aos 21, Pelé, sempre ele, empatou. Aos 37, o atacante Benê marcou o segundo tento tricolor. Antes do final da primeira etapa, delírio no Pacaembu: Sabino fez o terceiro. Aliás, o próprio era apelidado de Pelé II, pela grande semelhança (física) com o Rei. Pelé, possesso, peitou o árbitro Armando Marques com o apoio de Coutinho, sendo ambos expulsos. O clima no vestiário praiano não era dos melhores. O Santos voltou para o gramado sem Aparecido. Na sequência, Pepe caiu no gramado aparentando uma contusão. O Tricolor não se importou com o desespero santista e, aos sete, Pagão marcou o quarto. Logo após o quarto tento tricolor, Dorval também disse estar sentindo contusão. Com seis homens em campo, o Santos ficou impossibilitado de prosseguir, e o árbitro Armando Marques encerrou a partida, conhecida como o Jogo dos 54 minutos. A manchete do jornal A Gazeta Esportiva do dia seguinte foi "Santos fugiu do campo!".

Artilheiro dividido:

                O maior artilheiro da história do San-São é Pelé, mas este dispensa qualquer tipo de apresentação não é mesmo? O segundo artilheiro também é bastante conhecido de todos, mas ele tem uma história curiosa envolvendo os dois clubes. Serginho Chulapa tem 26 gols no clássico, marcando 20 pelo São Paulo e 6 pelo Santos. É também o maior artilheiro da história do Tricolor Paulista com 242 gols e santista declarado. Jogou no São Paulo por nove anos e pelo Santos teve quatro curtas passagens já experiente.
Além dos muitos gols, as confusões se tornaram a marca registrada do jogador, como a briga com Mauro num jogo entre Santos e Corinthians, a agressão ao goleiro Emerson Leão, após uma expulsão, e aos repórteres que estavam no campo depois do término do jogo final com o Flamengo em 1983, no primeiro vice-campeonato brasileiro do Santos. Mas também contava que não gostava de viajar, e quando o jogo era relativamente longe de São Paulo (São José do Rio Preto, por exemplo), dava sempre um jeito de ser expulso no jogo anterior com o objetivo de receber a suspensão automática de um jogo.
Na final do Campeonato Brasileiro de 1981 entre São Paulo e Grêmio vencido pelos gaúchos em pleno Morumbi, Serginho Chulapa mostrou todo o seu temperamento explosivo e foi expulso, depois de trombar e posteriormente pisar em Emerson Leão.

Sem dó:

                Em 1944 em jogo válido pelo Campeonato Paulista o Santos sofreu a maior goleada do clássico. Um sonoro 9 a 1 com show no Pacaembu do artilheiro daquela edição Luizinho. O Santos começou o jogo bem e inclusive abriu o placar aos 11 minutos com gol de Solar. O Tricolor Paulista demorou em empatar, tendo ocorrido à igualdade apenas aos 27 minutos com o gol de Pardal. O empate entretanto abalou mais o time Santista que normalmente ocorrera e aos 38 minutos Pardal vira a partida em cobrança de pênalti. Antes do apito final do primeiro tempo ainda houve tempo para Remo marcar o terceiro.
                O segundo tempo foi ainda mais avassalador e o clube do Morumbi marcou seu quarto gol logo aos 3 minutos. Aos 11 minutos com Luizinho e aos 17 com Tim, o Tricolor marcava o seu quinto e sexto gol, deixando os Santistas no chão. Com o placar elástico, o São Paulo troca passes fazendo a plateia delirar e o Alvinegro perder mais a cabeça. Ari Silva é expulso ao dar um pontapé em Luizinho e aos 27 minutos o artilheiro não perdoa e cabeceia firme para marcar o sétimo gol. O oitavo saiu dos pés de Sastre após cruzamento de Pardal e o nono há poucos minutos do fim com o gol de Remo. Humilhante e histórico.

Tri eliminado:

Recentemente o confronto entre Santos e São Paulo na fase de mata-mata do Campeonato Paulista está sendo desigual. O tricolor foi desclassificado por três vezes consecutivas (2010/2011/2012) e em todas o Peixe se consagrou campeão. Na competição de 2010 o Alvinegro praiano foi superior durante toda a competição, tendo uma vantagem de 10 pontos na fase classificatória para o segundo colocado (Santo André). O time contava com a volta de Robinho e ainda tinha Neymar e Ganso em excelente fase. Na semifinal o Santos venceu por 6 a 2 no placar agregado.
Em 2011 foi o São Paulo o melhor colocado na fase classificatória, mas nas semifinais caiu novamente para o Santos dentro do Morumbi e perdendo o jogo por 2 a 0. Em 2012 na fase classificatória o Tricolor tornou a ficar na frente do Santos, mas mais uma vez caiu dentro do Morumbi para um Neymar motivado e um sistema defensivo cheio de falhas com Piris, Paulo Miranda e Dênis.

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Dilema?

               
               O Palmeiras está em crise! Não da para negar isso já há algum tempo. O clube que acabara de retornar da segunda divisão é um dos grandes favoritos ao rebaixamento (se não for o principal). O fato não é simplesmente por estar na lanterna da competição depois de 16 rodadas disputadas e sim pela fase de maneira geral que o clube se encontra. São dez jogos sem nenhuma vitória no Brasileiro e sete sobre o comando do novo treinador Ricardo Gareca. O peso de sua história e com a volta recente da Série B pesa e obviamente um time que já não é forte, tendo alguns desfalques importantes, como do goleiro Fernando Prass.
                O maior dilema que agora vive o Palmeiras é se deve manter o treinador no cargo ou demiti-lo. Convenhamos que mesmo com os jogadores limitados que o time possui, já era preciso demonstrar resultados melhores na competição. O próximo jogo acredito que será determinante para sabermos se Gareca continua no cargo ou não, afinal, joga em casa contra o Coritiba que também briga para não ser rebaixado (famoso jogo de seis pontos).
                Mantê-lo no cargo e contar com mudanças de atitudes de alguns atletas e principalmente de rendimento? Ou manda-lo embora depois da contratação de quatro jogadores argentinos visando o seu projeto? É bastante complicado e em uma situação normal em se tratando de Brasil o técnico já teria caído. Se continuar assim, o técnico não deve continuar após o fim do primeiro turno (isso se durar até lá). 

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Liga BBVA - 2014/2015

                Sábado é dia de começar a nova temporada do Campeonato Espanhol que teve como ultimo vencedor o Atlético de Madrid, finalmente terminando aquela hegemonia de Barcelona e Real Madrid. O que os amantes do futebol querem é que não pare por aí, e a Liga BBVA volte a ser mais disputada e ter mais do que dois times brigando pelo título. Contando com 20 clubes, os três que vieram da Liga Adelante foram o Cordoba, Eibar e o La Coruña.

Confira abaixo a tabela da primeira rodada:



Barcelona:

Títulos: 22.
Principal Jogador: Messi.
Objetivos: Campeão.

                Após uma temporada ruim e sem grandes títulos, o Barça voltou a investir em sua equipe, dando uma certa renovação. ao que há tempos já era aguardado, finalmente a equipe resolveu investir no setor defensivo que vinha dando dor de cabeça à mais de uma temporada.
                O Barcelona vendeu dois de seus principais jogadores, mas que na opinião de muitos não renderam o esperado para o clube. O meia espanhol Cesc Fabregas agora é do Chelsea por 33 milhões de euros e estreou na equipe inglesa com duas assistências. Outro que deixou a equipe foi Alexis Sanchez, vendido ao Arsenal por 38 milhões de euros e também estreando com assistência.
                Outros que deixaram a equipe foram jogadores que nunca vingaram, Afellay foi emprestado ao Olympiakos eBojan vendido ao Stoke. Jovens promessas como Tello e Deulofeu foram emprestados para Porto e Sevilla respectivamente. O clube ainda teve a saída de seus dois goleiros e por isso fez a contratação de dois (Ter Stegen e Bravo), além de subir o goleiro titular do Barcelona B, Masip. Na zaga também foram duas contratações, Vermaelen (que já chegou contundido) e o veterano Mathieu, este ultimo acredito que pelo valor pago (20 milhões de euros) poderia ter trazido um jogador mais jovem.
                Não podemos nos esquecer do meia Rakitic que estava no Sevilla e da principal contratação, o uruguaio Luis Suarez que veio do Liverpool por 81 milhões de euros, mas que por causa de sua suspensão imposta pela FIFA por causa da mordida em Chiellini na Copa do Mundo, não poderá estrear agora.

Real Madrid:

Títulos: 32.
Principal Jogador: Cristiano Ronaldo.
Objetivos: Campeão.

                O atual campeão da Liga dos Campeões e recentemente da Supercopa Europeia vêm cada vez montando um esquadrão de galácticos. Talvez seja no papel o time com mais estrelas no mundo, mas teremos que ver se isso se enquadra em campo e a equipe consegue fazer mais uma temporada espetacular como na passada. O clube não perdeu nenhuma de suas principais estrelas, talvez a que mais será sentida é do goleiro Diego Lopez que vinha jogando mais do que o titular Casillas. Para compensar, trouxeram o costarriquenho Navas, que fez uma boa Copa e uma bela temporada pelo Levante. Morata foi vendido para a Juventus por 20 milhões de euros e Casemiro emprestado ao Porto.
                Além de Navas, o Real Madrid gastou mais de 100 milhões de reais em apenas dois jogadores: Toni Kroos vendido a “preço de banana” pelo Bayern, custando 25 milhões de euros e James Rodriguez, o artilheiro da Copa do Mundo por 80 milhões de euros.

Sevilla:

Títulos: 1.
Principal Jogador: Beto.
Objetivos: Vaga Liga dos Campeões.

O atual campeão da Europa Liga quer voltar a desfrutar uma vaga na Liga dos Campeões, já que na última temporada ficou apenas em quinto e tendo que disputar novamente a segunda competição europeia. O clube teve uma perda considerável ao vender o meia Rakitic para o Barcelona, mas tenta repor sua saída com a chegada de dois espanhóis Deulofeu e Iago aspas (ambos também jogam no ataque).
                A contratação mais cara da equipe nesta janela foi o volante (que também pode atuar na zaga) polonês Krychowiak de 24 anos e estava no Stade Reims da França e custou 5 milhões de euros. Ainda trouxeram o veterano zagueiro Pareja do Spartak, o também defensor Daniel Carriço do Reading.

Atlético de Madrid:

Títulos: 10.
Principal Jogador: Griezmann.
Objetivos: Título.

                O atual campeão da temporada é o clube que mais tem chances de bater de frente com os gigantes Real Madrid e Barcelona, mas as mudanças na equipe foram grande e no começo pode ser que Simeone tenha um pouco dificuldade em encaixar as novas peças. Muito jogador importante deixou a equipe, como o trio de ataque Diego Costa que foi para o Chelsea, David Villa que foi para o New York City e Adrian que irá defender o Porto agora. Na “troca equivalente”, três jogadores foram contratados para a posição: Mandzukic que veio do Bayern tem a responsabilidade de ser o homem gol, já o mexicano Raúl Jiménez veio para ser um suplente de luxo, após ter feito uma ótima Copa do Mundo pela sua seleção.
                A principal contratação dos Colchoneros foi o atacante Griezmann que defendeu o Real Sociedad na ultima temporada e custou cerca de 30 milhões de euros. Destaque no ultimo Campeonato Espanhol, o francês certamente está entre as três principais contratações da temporada da BBVA, atrás apenas de Suarez e James Rodriguez.

                O Atlético também perdeu seus dois laterais esquerdos, o titular Felipe Luiz que foi para o Chelsea e a jovem promessa Manquillo que foi emprestada para o Liverpool. Mais uma vez, trouxe dois jogadores para a posição: o brasileiro que se destacou pelo Bnefica na ultima temporada, Guilherme Siqueira o argentino Cristian Ansaldi por empréstimo vindo do Zenit. Ao também perder o goleiro Courtois após o termino de seu contrato de empréstimo, o Atlético trouxe dois goleiros, Moya que hoje é o titular, vindo do Getafe e o jovem Oblak vindo do Benfica.

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Bundesliga - 2014/2015

                Sexta é dia de estreia da Bundesliga e a temporada promete um novo passeio do Bayern, já que a equipe de Munique vem se reforçando e os seus rivais perdendo peças importantes. O Campeonato Alemão que estava ficando equilibrado até duas temporadas, novamente está para voltar a ter um domínio total dos Bávaros. Diferente da maioria das principais ligas da Europa, na Bundesliga existem apenas 18 clubes e nesta temporada apenas dois foram promovidos: Colônia e Paderborn. A terceira vaga que é decidida entre o terceiro colocado da segunda divisão e o décimo sexto da primeira, em ida e volta, para garantir a permanência de um ou acesso do outro. O Hamburgo, décimo sexto colocado conseguiu se manter na elite alemã, após empatar os dois jogos (0-0 e 1-1) contra o Greuther Furth.

Confira abaixo a primeira rodada do campeonato:



Bayern Munique:

Títulos: 24.
Principal Jogador: Neuer.
Objetivos: Campeão.

                O principal clube da Alemanha tem tudo pra levar o caneco novamente, mas perdeu pelo menos um jogador importante. O meia central Toni Kroos foi vendido ao Real Madrid por 25 milhões de euros. Outro que deixou a equipe foi o atacante Mandzukic, por não se encaixar no esquema tático de Guardiola. O croata irá defender o atual campeão espanhol, o Atlético de Madrid. Outro que deixou a equipe foi o lateral esquerdo Diego Contento. O italiano de 24 anos irá defender a equipe do Bordeuax.
                As contratações foram pontuais e o clube acabou economizando, recebendo mais do que pagou. O grande reforço foi o atacante Lewandowski que estava no rival Borussia. Sendo hoje um dos principais centroavantes do mundo, fica a expectativa de como ele será utilizado por Guardiola. A maior vantagem, foi que o negócio saiu de “graça”, já que foi uma transferência livre.
O Bayern também trouxe o veterano goleiro Pepe Reina, para ser reserva de Neuer. O goleiro que na temporada passada jogou diversos jogos, nesta deve ter maior descanso, principalmente nos jogos da Copa Alemã. Ainda foram contratados dois jovens visando o futuro. Os meias Juan Bernat de 21 anos que estava no Valência e Sebastian Rode de 23 anos que estava no Frankfurt.

Borussia Dortmund:

Títulos: 8.
Principal Jogador: Reus.
Objetivos: Campeão.

                O Dotmund começou a sua temporada muito bem, vencendo a Supercopa da Alemanha em cima do seu grande rival na temporada, Bayern de Munique. Os bávaros estava com um time misto, mas a vitória deixa mais otimistas os torcedores de amarelo, já que perderam um de seus principais atacantes, Lewandowski, justamente para o Bayern. Essa foi a única perda até o momento, mas outro que pode deixar o clube é Reus, que vem sofrendo grande assédio de equipes do exterior.
                Ao perder um atacante, o Borussia contratou logo três. O principal deve ser Ciro Immobile, artilheiro do último Campeonato Italiano e indo muito bem na seleção de seu país. Os outros contratados foram Adrian Ramos junto ao Hertha Berlin e o sul coreano Dong-Won Ji que jogou pelo Augsburg. Ainda trouxeram o jovem volante que esteve na Copa do Mundo pela Alemanha e defendia o Freiburg, Ginter de apenas 20 anos.

Schalke 04:

Títulos: 7.
Principal Jogador: Huntelaar.
Objetivos: Liga dos Campeões.

                O clube com a maior torcida da Alemanha não promete uma temporada muito das agradáveis para o seu torcedor se tomarmos por base sua pré-temporada, afinal, dos últimos cinco amistosos venceu apenas um, perdendo três e empatando outro. A equipe não teve muitas mudanças e começa hoje a sua caminhada na Copa da Alemanha.
                Dois jogadores que tiveram bastantes jogos na temporada passada deixaram a equipe. O zagueiro Tim Hoogland saindo livre para o Fulham e o atacante Húngaro Adam Szalai para o Hoffenheim. Para suprir a saída desses jogador, os Azuis Reais trouxeram três jogadores: o zagueiro Denis Aogo do Hamburgo e os atacantes Maxim Choupo-Moting que estava no Mainz e Sidney Sam que estava no Leverkusen.

Leverkusen:

Títulos: 0.
Principal Jogador: Stefan Kiessling.
Objetivos: Liga dos Campeões

                O Leverkusen é um dos principais times da atualidade na Alemanha, mesmo nunca tendo ganho um título do Campeonato Alemão e sendo conhecido pela famosa piada de eterno vice. A equipe perdeu uma peça importante, o jovem Emre Can que foi comprado pelo Liverpool por 12 milhões de euros. As outras perdas foram apenas jogadores que não tinha espaço ou jovens por empréstimos.

                Em termos de reforços, acredito que a equipe tenha trazido bons valores, como do lateral esquerdo Wendell de 21 anos que estava no Grêmio e mostrava um belo futebol. Outro bom reforço foi o jovem turco de apenas 20 anos que jogava no Hamburgo. O meio campista fez 11 gols na temporada passada e já começa a figurar nas convocações de seu país. 

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Barclays Premier League - 2014/2015

               O Campeonato Inglês está prestes a começar mais uma temporada e a maior liga nacional promete muito para a temporada 2014/2015. Com 20 clubes, inicialmente aposto em no mínimo quatro brigando pelo título e pelo menos mais três lutando por vaga em competições europeias.
                A competição começa neste sábado, dia 16 de agosto e vai até 24 de maio de 2015. Os clubes que subiram da segunda divisão foram o Burnley, Queens Park Rangers e Leicester City.

Confira abaixo os confrontos da primeira rodada:



Arsenal:

Títulos Campeonato Inglês: 13.
Principal Jogador: Mesut Ozil.
Objetivos: Vaga Liga dos Campeões.

                O Arsenal começou a temporada muito bem, com uma vitória bastante convincente na Supercopa da Inglaterra, derrotando o poderoso Manchester City por 3 a 0. Com isso, a temporada parece promissora, já que uma das grandes falhas dos Gunners na temporada passada foi justamente não vencer a maioria dos confrontos diretos contra os times da ponta.
                A equipe precisa recompor a zaga, já que Vermaelen saiu para o Barcelona. Por mais que Chambers, jovem lateral direito contratado do Southampton possa fazer essa função, o ideal seria trazer mais um jogador. Outro que deixou a equipe foi Sagna, em transferência livre para o Manchester City. Apesar de ter gasto cerca de 35 milhões de euros para repor o setor, acredito que foi um bom investimento. Agora tanto o jovem Chambers, quanto Debuchy (que veio do Newcastle) podem exercer a função.
                Ainda contratou um bom goleiro, que fez boas defesas na Copa do Mundo jogando pela Colômbia, Ospina. O arqueiro deve brigar com Szczesny pela posição de titular. O último destaque da equipe em contratações fica por conta do chileno Alexis Sanchez, ex-Barcelona. O atacante deve ser fundamental nesta temporada e muito provável o principal nome no ataque.
                O Arsenal fez boas contratações, finalmente investindo o dinheiro que tanto guardou nos últimos anos e tem tudo para fazer uma ótima temporada, podendo até ir além das expectativas atuais de brigar por Liga dos Campeões e lutar pelo título.

Chelsea:

Títulos Campeonato Inglês: 4.
Principal Jogador: Eden Hazard.
Objetivos: Título.

                O Chelsea é um dos clubes ingleses que possui o melhor elenco e um forte candidato a brigar pelo título de todas as competições em que ira disputar este ano, entretanto perdeu um jogador muito importante (apesar de Mourinho negar). O zagueiro David Luiz foi para o PSG na quantia astronômica de 50 milhões de euros, sendo o beque mais caro de toda a história. Para seu lugar temos a chegada de Zouma, promessa francesa que pode até ter um futuro brilhante, mas hoje está longe de ter o mesmo futebol do brasileiro.
                Frank Lampard também deixou a equipe assim como Ashley Cole após o termino de seu contrato. No ataque, pior setor da temporada passada cheia de jogadores que não vingaram, Demba Ba foi vendido ao Besiktas e Lukaku (este que poderia ter sido melhor aproveitado) foi vendido ao Everton por 36 milhões de Euros.
                Está temporada o Chelsea pode ganhar o apelido de “Atlético de Londres”, por ter buscado muitos atletas no Atlético de Madrid, vice-campeão europeu. Courtois que defendendo a equipe espanhola voltou de empréstimo e promete criar uma certa “faísca” disputando a titularidade com Cech. Além dele, o atacante Diego Costa e lateral Filipe Luis também reforçaram os Blues. Ainda existe o interesse em Miranda, zagueiro brasileiro, sendo está pra fechar o pacote da janela de verão.
                As contratações dos Blues ainda não acabaram. Fabregas que já brilhou no rival Arsenal, chegou vindo do Barcelona por 33 milhões de euros e Drogba, grande ídolo da torcida, assinou após ter deixado o Galatasaray, muito provável para encerrar sua carreira, já que está com 36 anos.

Liverpool:

Títulos Campeonato Inglês: 18.
Principal Jogador: Steven Gerrard.
Objetivos: Título.

                O Liverpool quer voltar a ser gigante em desempenho e depois de muito tempo voltou a tão sonhada Liga dos Campeões, brigando até o fim da ultima temporada pelo título inglês. Sendo um dos maiores clubes do país, quer deixar a má fase para trás e voltar a estar no topo. Teve uma perda considerável nessa janela de transferência, que foi do uruguaio Luís Suarez, seu principal jogador e artilheiro. O atacante foi vendido ao Barcelona pela quantia astronômica de 81 milhões de euros e os Reds começaram investindo muito bem esse valor. Além de Suarez, o Liverpool também vendeu o veterano goleiro Pepe Reina para o Bayern e emprestou o meia Iago Aspas para o Sevilla.
                Contratações não faltaram para o Liverpool. Até o momento foram sete nomes em diferentes posições. Para o ataque trouxe Lallana e Lambert da surpresa da temporada passada, o Southamptom (este último pode ter sido um dinheiro mal investido,  afinal foram quase 5 milhões de euros em um jogador de 32 anos e com nenhuma passagem por um time grande). Ainda do Southampton os Reds trouxeram o zagueiro croata Lovren. O atacante sérvio Markovic que defendia o Benfica e o médio Emre Can que estava no Bayer Leverkusen também chegaram.
                Ainda trouxeram o jovem  Javier Manquillo tido como o grande futuro lateral direito da seleção espanhola. Este, entretanto, veio apenas por empréstimo do Atlético de Madrid com cláusula de compra. Outra promessa que chegou, mas já saiu foi o belga Origi. O atacante que se destacou na Copa do Mundo foi comprado do Lille, mas mantido por empréstimo no clube francês pra continuar seu desenvolvimento, já que teria pouco espaço está temporada.

Manchester City:

Títulos Campeonato Inglês: 4.
Principal Jogador: Yaya Toure.
Objetivos: Título.

                O City é o atual campeão da competição e com um elenco cheio de craques é mais uma vez forte candidato ao caneco. O melhor, é que a equipe até o momento não perdeu nenhum grande jogador de seu elenco e se reforçou com contratações pontuais para suprir qualquer carência.
                Os jogadores que deixaram a equipe foram aqueles que estavam em fim de contrato e que não valeria a pena uma renovação. Os veteranos Barry e Lescott são um deles, além do goleiro romeno Pantilimon. Quem deixou a equipe através de uma venda foi o jovem meia Jack Rodwell de 23 anos que foi para o Sunderland por 12,6 milhões de euros. O jogador era uma grande promessa para o futebol inglês, mas não vingou nos Citizens após ter deixado o Everton.
                Como sempre, os Sky Blues gastam uma quantia considerável em contratações e nesta temporada não foi diferente. Até o momento foram gastos 79,3 milhões de euros, mas nenhuma contratação de grande peso. O jogador mais caro foi a promessa para a defesa, o francês Mangala que estava no Porto, por cerca de 53 milhões de euros. Outros que chegaram foram os volantes Fernando também do Porto, Bruno Zuculini do Racing e o experiente Caballero do Málaga, além dos veteranos Frank Lampard (ídolo do Chelsea) e Sagna (ex-Arsenal).
                Lampard inclusive, deixou o Chelsea e assinou com o New York City (também gerenciada pelo mesmo grupo de investidores que cuidam do Manchester City) e foi repassado por empréstimo aos Citizens.

Manchester United:

Títulos Campeonato Inglês: 20.
Principal Jogador: Rooney.
Objetivos: Título.

                O Manchester United fez uma péssima temporada e quer dar a volta por cima nessa que irá se iniciar, com um novo técnico, o holandês Van Gaal. O novo comandante promete fazer uma revolução, para começar com algumas peças do elenco. Alguns veteranos deixaram o clube, como Vidic (indo para Internazionale), Ferdinand (indo para o QPR) e Evra (indo para Juventus) e outros estão na lista de negociáveis da equipe, como os brasileiros Anderson e Rafael. Em termos de contratações, os Diabos Vermelhos trouxeram apenas o lateral esquerdo Luke Shaw do Southamptom e o meia Ander Herrera do Athletic Bilbao.
                Na pré-temporada do clube, notou-se uma mudança na postura da equipe com a chegada do novo técnico e isso já deve ser um passo importante, tendo em vista que os valores individuais existentes são bons.

Tottenham:

Títulos Campeonato Inglês: 2.
Principal Jogador: Lloris.
Objetivos: Vaga Liga dos Campeões.

                O Tottenham que na temporada passada tinha tudo para se firmar e brigar por algo a mais, dentro de campo foi uma grande decepção, sendo apenas o sexto colocado e ficando atrás inclusive do Everton. Nesta temporada a tendência é começar com o pé atrás, já que o clube inclusive poupou seus cofres e tem contratado pouco.
                Acredito inclusive que a equipe tenha perdido mais do que ganhado nessa janela. O meia finlandês Sigurdsson deixou a equipe, voltando ao Swansea por quase 8 milhões de euros. Chegaram para a equipe dois jovens para o setor defensivo. Eric Dier de 20 anos que estava no Sporting e o galês Ben Davies que estava no Swansea. Outro que chegou foi o veterano goleiro holandês Vorm, que também estava nos Cisnes. 

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Promessas Mundiais - Ahmed Musa

                
               Ahmed Musa é um jovem atacante nigeriano, nascido em 14 de outubro de 1992 e está atualmente no CSKA Moscou da Rússia. Começou sua carreira na Academia de Futebol de Aminchi e teve passagem por dois clubes na Nigéria por empréstimo, se destacando e conseguindo recordes, como de maior artilheiro em uma temporada da liga local, sendo superado apenas em novembro de 2011, por Jude Aneke.
                Na janela de verão europeia de 2010, transferiu-se para o VVV-Venlo da Holanda (podendo ser oficialmente apresentado somente em outubro, devido ainda não possuir 18 anos). Nos Países Baixos, o jovem começou a ganhar destaque e chamar atenção de muitos clubes, como o Tottenham e o Ajax. Após o Mundial sub-20 inclusive, o presidente do Venlo afirmou ter recusado uma proposta de 10 milhões de euros de um clube não divulgado da Bundesliga.

                Em janeiro de 2012 o jogador se transferiu para o CSKA Moscou e desde então vem sendo uma das principais peças da equipe. Pela seleção nacional, disputaria a Copa do Mundo de 2010, mas acabou se machucando. Nesta Copa do Mundo realizada no Brasil, foi muito bem e se tornando o único africano a marcar dois gols em uma mesma partida em uma Copa do Mundo, no jogo contra a Argentina.

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Ligue 1 - 2014/2015

               A Temporada 2014/2015 da Ligue 1 ou popularmente conhecida como Campeonato Francês promete mais uma vez ser dominada pelo milionário clube da capital, o PSG. A “Era de Paris” promete ainda se alongar mesmo com o Mônaco voltando a ter um time competitivo e quase tanto dinheiro quanto seu rival.
                O Campeonato começa dia 08 de agosto e deve ir até o dia 22 de maio de 2015, tendo 20 clubes e sendo disputado em pontos corridos em sistema de turno e returno. Os três clubes que subiram para a primeira divisão são: Metz, Lens e Caen.

Confira a primeira rodada:



PSG:

Títulos Ligue 1: 4.
Principal Jogador: Ibrahimovic.
Objetivo: Campeão.

Por ser um time pronto, é provável que os Les Parisiens conquistem o Tricampeonato consecutivo e o quinto em sua história. Mesmo assim, o foco deverá ser a competição continental. A equipe perdeu alguns jogadores, nas suas maiorias suplentes, sendo o único titular o zagueiro Alex. O Brasileiro de 32 anos vai defender o Milan na próxima temporada, juntamente com Jérémy Menez que também deixou a equipe com destino aos Rossoneros. O lateral Jallet foi vendido ao Lyon por 2 milhões de Euros e a jovem promessa Coman de apenas 18 anos, transferiu-se livremente para a Juventus.
Mesmo perdendo um zagueiro titular, o PSG se reforçou muito bem para a posição, deixando o setor defensivo ainda mais forte com a contratação do brasileiro David Luiz. Por 50 milhões de Euros, o zagueiro deixou o Chelsea e assinou com o clube francês, sendo o mais caro defensor de toda a história. Para o lugar de Jallet, os parisienses ainda trouxeram Serge Aurier de apenas 21 anos e um dos destaques do Toulouse na temporada passada e da Costa do Marfim da Copa do Mundo.

Mônaco:


Títulos Ligue 1: 7.
Principal Jogador: Falcão Garcia.
Objetivo: Campeão.

                O mais novo milionário Frances, o clube do principado começou as suas contratações de maneira bem lenta e só foram contratados jogadores para compor elenco em se tratando da ambição de seu dono. O defensor Abdennour que já estava por empréstimo na equipe foi comprado em definitivo junto ao Toulouse. Outro que chegou foi o jovem meia de apenas 19 anos, Bakayoko, que estava no Rennes. Se não tem nenhuma contratação definitiva de peso, os boatos ao menos são grandiosos. A dupla de brasileiros que jogam no Shakhtar e são destaques da equipe Douglas Costa e Alex Teixeira, além do meia Arda Turan do Atlético de Madrid e do veterano holandês Sneijder. Para o ataque o interesse surge em Fernando Torres e no colombiano Jackson Martinez.
                Se as contratações não estão a todo vapor, as vendas estão. O meia James Rodriguez, destaque da ultima Copa do Mundo foi vendido ao Real Madrid por cerca de 80 milhões de Euros. A perda certamente é muito grande e ainda correm o risco de perderem seu camisa 9, o astro Falcão Garcia. O atacante Riviere foi outro que deixou a equipe e rumou para a Inglaterra defender o Newcastle. Apesar de não ter nome no cenário internacional, o avançado foi o principal marcador da equipe na temporada, superando inclusive Falcão Garcia que se ausentou devido a uma grave lesão.

Marseille:

Títulos Ligue 1: 9.
Principal Jogador: Mandanda.
Objetivo: Vaga Liga dos Campeões.

                Historicamente o time mais importante da França tem passado por problemas e vem ficando para traz em seu país. Ficou apenas na sexta colocação na temporada passada e nem se quer irá participar de uma competição europeia nesta. Para quem não sabe, o Marseille é o único clube francês campeão da Liga dos Campeões.
                O mercado não foi ativo para o clube, perdendo apenas o meia Valbuena de importante para o Dynamo Moscou por 7 milhões de Euros. Outro que também deixou a equipe foi Jordan Ayew, indo para o Lorient, mas este, diferente de seu irmão André Ayew nunca chegou a se firmar no clube. Chegaram apenas dois jogadores: Alessandrini, meia que teve destaque no Rennes na temporada passada e Batshuayi, atacante promessa do Standard de Liege. El Loco Bielsa que assumiu a equipe em maio deste ano terá muito trabalho para colocar a o time nos trilhos.

Lyon:

Títulos Ligue 1: 7.
Principal Jogador: Lacazette.
Objetivo: Vaga Liga dos Campeões.

                O Lyon é mais uma prova de que este ano tem tudo para dar PSG novamente. Assim como o outro Olympique famoso, o Lyonnais não se reforçou muito, prometendo não fazer frente a principal potência hoje na França. O clube perdeu a referencia no ataque, Gomis, para o Swansea da Inglaterra, de graça, e agora terá que depender apenas do jovem Lacazette. Com apenas 23 anos, o jovem foi artilheiro da equipe no ano passado na Ligue 1, mas nesta temporada é o jogador mais velho em sua posição, um peso muito grande.
                De reforço vale apenas destacar Christophe Jallet, lateral direito de 30 anos que estava no PSG e certamente acrescentará muito para a equipe.

Saint Étienne:

Títulos Ligue 1: 10.
Principal Jogador: Ruffier.
Objetivo: Vaga Liga dos Campeões.

                O maior campeão do Campeonato Francês não sabe o que é vencer a primeira divisão há 33 anos e teve como último título uma modesta Copa da Liga Francesa, mas nesta ultima temporada surpreendeu muitos ficando em quarto lugar e cravando uma vaga na Liga Europa. Perdeu defi
nitivamente uma de suas grandes promessas, o zagueiro Kurt Zouma. Fez uma boa reformulação em seu ataque, contratando o holandês Wolfswinkel do Norwich por empréstimo e Monnét-Paquet do Lorient.

Lille:

Títulos Ligue 1: 3.
Principal Jogador: Kalou.
Objetivo: Vaga Liga dos Campeões.


                O clube da cidade homônima é o ultimo que merece destaque no Campeonato Francês. Deixou que dois de seus atacantes saíssem livres pra o Evian, o belga Gianni Bruno e o brasileiro Túlio. Também realizou a venda do jovem Origi, destaque da seleção belga na Copa do Mundo aqui no Brasil, para o Liverpool por cerca de 8 milhões de Euros. Entretanto, o jogador foi emprestado novamente para o clube francês, tendo em vista que terá mais oportunidades de jogar e de se desenvolver. Jogada clássica que grandes clubes como o Liverpool realizam. Também chegou o médio português Marcos Lopes vindo por empréstimo do Manchester City e o lateral Corchia foi comprado em definitivo junto ao Sochaux.

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Paixão de Torcedor - Raquel Machado

É estranho pensar em como algumas coisas tem uma espécie de poder sobre você e podem te proporcionar tantas emoções de uma só vez...e é assim com o futebol, mas precisamente com o Galo.
Acho que quem realmente torce por um time vai se identificar com o texto, os outros, aqueles que simpatizam, acompanham de vez em quando ou não gostam do esporte vão achar que sou uma louca, mas tudo bem, já estou acostumada com isso.
Sempre que conto feliz que já passei sete dias na fila de ingressos, dormi em barraca no frio pra garantir presença em um jogo ou que levo a bandeira até em uma viagem de mergulho com a família, as pessoas falam que isso passa dos limites. Sempre que exibo orgulhosamente minha coleção de camisas e objetos, que paro o que estiver fazendo para assistir os jogos ou que saio de casa com o tempo nublado e chuvoso para ir ao campo, escuto que sou doida. Mas sabe o que é isso? É amor. Sim, amor mesmo. E, como em todo texto que envolve amor, tenho que falar aquele clichê: “é simplesmente impossível explicar”, mas falo isso porque é verdade, é realmente impossível. Então seria bobagem tentar, né? Vou apenas citar um conjunto de sentimentos inexplicáveis que vão fazer sentido para muitos, mas que, para outros, vai parecer a coisa mais idiota do mundo (já ouvi muito isso também...).
Tantos exemplos passam pela minha cabeça, afinal, é uma paixão que vem de berço. Porém, nada mais atual que a libertadores 2013. Nada me convence de que houve um campeonato mais emocionante na história do futebol. Pode ser só o clubismo falando, mas nunca vi tantos acasos. E esse tanto de ‘acasos’ resultaram em um único final: Atlético Mineiro campeão. Só de ser campeão já seria emocionante, afinal, era um título inédito, mas esse teve escorregão de jogador que sairia livre na cara do gol, apagão de refletores, pênalti que mudaria tudo no último lance do jogo, defesa histórica do goleiro, mais pênaltis, gols nos acréscimos, gritos, lágrimas, explosão. Só de lembrar eu já arrepio. Agora pensa viver tudo isso? Aliás, pensa só no acréscimo das quartas de final contra o Tijuana, no momento em que o juiz marcou o pênalti já tem um mix de sentimentos contraditórios: ao mesmo tempo você pensa que acabou o sonho, que o Victor vai pegar, que o jogador vai isolar, que a bola vai bater na trave, pensa até que o juiz vai desmarcar o que ele já sinalizou. Só de ver o gesto que aponta pra marca do pênalti já escorre a lágrima que denuncia que ‘já era’, mas tem uma esperança meio sem sentido que espera que alguma coisa aconteça, qualquer coisa...e aconteceu: São Victor! Agora sério, dá pra explicar uma coisa assim? E olha que isso foi questão de um minuto. Imagina o resto. Imagina o apito final do último jogo. Imagina ser campeão.
Cada torcedor tem sua história própria, um momento marcante onde extravasou a emoção mais genuinamente pura gritando apenas GALO e essa uma palavra traduzia um milhão de sentimentos inexplicáveis. Mas claro, nem só de alegrias é feito o amor, logo, não poderia ser diferente com o futebol. No campo, a torcida se une quase que como uma família, se abraça forte até àqueles que você nunca viu no momento de um gol e derrama lágrimas realmente dolorosas no ombro do colega de arquibancada num choro entendido por milhares quando vem uma derrota ou uma desclassificação. É nesse poder que está a mágica do futebol.
E pode me chamar de louca, se for loucura arrepiar ao ouvir o hino do Galo, ao ver a torcida cantando ou ao ver o escudo na camisa/bandeira; pode me chamar de boba, se for bobagem chorar de emoção; pode me chamar de fanática, se for fanatismo amar o Clube Atlético Mineiro, o preto e o branco e a história que ele carrega há 106 anos.  Mas, para quem realmente é atleticano, nada disso precisa ser explicado, porque a mística que envolve o clube, a camisa ou um dia de jogo faz tudo ter sentido.