quarta-feira, 6 de março de 2013

Mais um teste pra 9?



 

Uma convocação inédita e que muitos questionaram, obviamente acredito que muitos não acompanham o Atlético de Madrid e o que mais ouvem falar é de Falcão Garcia pelo seu momento e pelo que sai na mídia. Será que a convocação de Diego Costa, atacante do Atlético de Madrid foi merecida?
                Primeiramente quem é Diego Costa? O atacante tem 24 anos e nasceu em 7 de outubro de 1988 na cidade de Lagarto, Sergipe. Saiu do país muito cedo quando ainda jogava pelo Barcelona, só que do interior de São Paulo, na Europa sua carreira começou nas categorias de base do Sporting Braga de Portugal. No Braga acabou sendo emprestado para o modesto Penafiel, sendo adquirido mais tarde pelo Atlético de Madrid.
                Na Espanha o jogador foi algumas vezes emprestado, primeiro pro Celta de Vigo e depois pro Albacete, enquanto ainda jogavam a Liga Adelante (Segunda Divisão Espanhola). Acabou sendo vendido para o Valladolid em julho de 2009, no qual teve bastante destaque e como se parecesse arrependido foi novamente comprado pelo Atlético de Madrid.
                Acredito que muitos se lembram dos feitos do uruguaio Diego Forlán na Copa do Mundo de 2010, porém quando ele retornou ao clube misteriosamente havia perdido todo seu brilho e não rendia mais, perdendo a vaga inclusive para Diego Costa. Foi emprestado novamente por seis meses ao Rayo Vallecano e em 16 jogos marcou 10 gols. este ano com o craque colombiano em alta, Diego Costa acabou sendo deslocado da sua função e vem se saindo muito bem, jogando um pouco longe da área e com a missão de municiar hoje o jogador que deve ser o melhor centroavante do mundo.
                O jogador tem um temperamento forte e muitas vezes têm sido polemico. Recentemente foi acusado pelo volante Geoffrey Kondogbia, do Sevilla, de racismo; aplaudiu um erro do zagueiro Amaya, do Bétis, e tomou uma cusparada; fora as discussões com os zagueiros Pepe e Sérgio Ramos, do rival Real Madrid.
Mas vale a convocação? O que todos sabemos é que a camisa 9 da Seleção Brasileira ainda não está definida e depois de termos grandes atacante nessa posição. Damião que surgiu como grande nome e sendo jovem, porém não correspondeu as expectativas e começou-se a apostar em jogadores mais experientes como Fred e Luís Fabiano. Sinceramente acho que vale o teste e principalmente porque a seleção precisa de um jogador que tenha mais mobilidade apesar de ser centroavante e ele vem se adaptando bem a jogar mais longe do gol. Acho que hoje o camisa 9 da seleção não pode passar tanto tempo esperando uma bola, deve sair para chamar a marcação e abrir espaços para jogadores que chegam do meio de campo e obviamente: fazer gols.
Felipão demonstrou também que indiferente da convocação de Diego Costa o titular será Fred, portanto vale testar um jogador diferente a fim de encontrar mais alguém que se encaixe melhor no que ele pretende com a seleção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário