segunda-feira, 25 de março de 2013

Poder de fogo!



                Neste ano as coisas pareceriam que iriam começar complicadas para o ataque do Náutico, o clube acabou se desfazendo de seu ataque principal e do seu principal jogar que se identificava tanto com o clube. Com as saídas de Araújo pro Atlético Mineiro e principalmente de Kieza para o mundo árabe, o setor ofensivo ficou como incerto.
                Logo o incerto se tornou certeza, e essa certeza é que o ataque estava ainda melhor do que antes. O Náutico tem o melhor ataque de todo o Brasil no ano, se não é com valores técnicos dos jogadores, é em número de gols. o clube que até agora só disputou o Pernambucano  marcou 47 gols e a dupla principal até o momento no ataque marcou 26 gols (14 com Elton e 12 com Rogério). No geral a média é de 2,93 gols por partida e a dos ataques de mais de 1 gol por jogo (Elton jogou 13 partidas e Rogério 11). Entre as vitimas estão o Salgueiro e Central que perderam os jogos por 4 a 0 e o Petrolina que sofreu uma por majestosos 8 a 0.
                E você que questiona o nível do Campeonato Pernambucano, me diga se os outros estaduais são tão melhores assim? No Paulista que é o campeonato mais forte ainda encontramos times que são muito fracos. Fora que, a diferença técnica de um Náutico para um Petrolina chega a ser maior que de um Corinthians para um XV de Piracicaba? O Náutico está fazendo a parte dele e muito bem feita, coisa que muitos outros clubes não estão fazendo, então não há porque desmerece-los.

Confira os outros melhores ataques do Brasil:

Paysandu - 43 gols
Botafogo-PB - 40 gols
São Paulo - 39 gols
Corinthians-AL - 36 gols
Coritiba - 33 gols
Londrina - 33 gols
Horizonte-CE - 33 gols
Ferroviário - 33 gols
Grêmio - 33 gols

sexta-feira, 22 de março de 2013

Rodovia Dani Alves!



                Sou um grande admirador do seu futebol e acho que é um dos melhores laterais direito do mundo, porém hoje seu rendimento está abaixo do normal e isso está começando a prejudicar o desempenho de todo o sistema defensivo brasileiro. Já não se é novidade a sua deficiência na marcação, isso já acontece a muito tempo e inclusive no Barcelona, porém ele de forma ofensiva era eficiente, coisa que também não está mais sendo. Ontem contra a Itália, a maioria das jogadas criadas saíram em suas costas, e o jogador parece não se esforçar mais tanto assim na defesa.
                O que mais preocupa é que ele tem sido as convocações de Mano Menezes e agora de Felipão. Ele é o único lateral direito que está sendo convocado e isso pode ser encarado que ele é titular, inquestionável e intocável? Acho que precisamos sim de outro lateral direito urgente, mas infelizmente temos poucas opções hoje para o futebol brasileiro.
                Quem seriam os mais cotados hoje para a vaga de Daniel Alves? Rafael lateral direito do Manchester United acredito que seja o mais capaz, porém o garoto está queimado na seleção, principalmente por causa das Olimpíadas. Vem jogando bem e a pouco tempo atrás foi escolhidos pelos próprios torcedores dos Diabos Vermelhos como o jogador do mês.
                Podemos ainda tentar olhar para três laterais que até pouco tempo atrás jogavam no Brasil e foram tentar carreira no exterior. Primeiro vale lembrar-se de Danilo, que atuou no Santos e hoje está no Porto. Vice-líder do Campeonato Português e recém-eliminado na Liga dos Campeões pelo Málaga, costuma ser titular da equipe e também pode atuar como volante. Bom jogador na marcação, seria uma opção, apesar de muitos na torcida brasileira desaprovarem.
                Quem mereceria chances até pouco tempo atrás, mas hoje não apostaria tanto é no ex-lateral do Vasco Fágner. No Brasil certamente era um dos melhores, mas hoje está deixando a desejar no Wolfsburg da Alemanha. É titular na posição e um dos jogadores que mais atuaram na temporada. Mariano é outro jogador que poderia ser lembrado. Atuando pelo Fluminense foi o melhor jogador do Campeonato Brasileiro de 2010, hoje joga no Campeonato Francês pelo Bordeaux que não é muito diferente do nosso, o time está em nono e Mariano é um dos principais jogadores no clube. Porém recentemente ele vem vivido um momento instável e tem sido substituído às vezes por fazer uma má partida.
                No Brasil hoje só vejo um jogador que poderia ser testado na lateral é o promissor Marcos Rocha que hoje está no Atlético Mineiro. vindo do América Mineiro, fez ano passado um excelente campeonato pelo Galo. Neste ano vem atuando muito bem, com boa presença na frente e deixando poucos espaços quando sai.
                O que há anos atrás não era um problema, a lateral direita está sendo deficiente e exigindo uma nova opção. Felipão terá muito que trabalhar e se mostrar disposto a mudar.

quinta-feira, 21 de março de 2013

Renovar ou não?



                O Santos planeja e já começou as conversas para ter o contrato com o atacante Neymar renovado. Segundo o vice-presidente do clube Odílio Rodrigues (o presidente Luís Álvaro está internado sem previsão de alta) a primeira reunião que o clube teve com o pai do atleta não era conclusiva e nem se quer foram colocados em pauta valores. O contrato atual de Neymar é válido até julho de 2014, ou seja, no fim começo do ano que vem ele já poderia assinar um pré-contrato com qualquer outro clube, que para o time da baixada santista, seria algo desastroso.
                Para o clube, o fato de o pai dele querer conversar sobre renovação já é um sinal positivo, porém eu discordo, acho que isso não significa muita coisa. Jornais espanhóis (que não costumam serem fontes confiáveis), já falaram que está tudo acertado com o Barcelona e só falta o comunicado do jogador ao clube. As noticias são fortes e inclusive o presidente do clube catalão não irá ao jogo da seleção brasileira para não gerar mais especulações.
                Mas a questão principal, hoje vale a pena renovar com Neymar? A joia santista recebe mais de R$3 milhões, estando entre os principais salários do mundo. Sabemos que boa parte desse dinheiro vem de patrocinadores e em uma renovação esse salário ficaria ainda maior. O Santos atualmente não consegue arcar com mais e teria que trazer ainda mais investimentos externos, seria algo difícil. Outro problema é o futebol apresentado recentemente pelo jogador e o restante do elenco santista.
                Neymar não vem jogando tão bem quanto antes, na sua ultima partida chegou até a ser vaiado e as noticias que mais vemos sobre o atleta é de eventos e coisas que acontecem extra campo. Semana passada chegou atrasado ao treino e Muricy foi muito questionado sobre essa vida fora dos gramados que o atleta está tendo.
                A venda do jogador traria muito dinheiro aos cofres santistas, portanto pior do que perde-lo, seria perde-lo de graça. Evidentemente além de pagar boa parte de suas dividas o Santos poderia montar um time que não dependesse mais tanto dele. Obviamente, essa é uma questão difícil, pois Neymar é um grande jogador e faria muita falta ao time, além de ser considerado por sua torcida um grande ídolo. Seu futuro será decidido até o meio do ano, caso renove ou não.  Acho que o Santos deveria pensar já na possibilidade de vende-lo e se reestruturar mais com o dinheiro da venda, que provavelmente será a maior da história do futebol brasileiro.

segunda-feira, 18 de março de 2013

O dono do Nordeste!



                Na volta da Copa do Nordeste, a edição de 2013 conheceu o seu campeão neste domingo. O Campinense da Paraíba foi o grande vencedor, batendo o ASA por 2 a 0 (4 a 1 no placar agregado). A partida aconteceu no Estádio Amigão, em Campina Grande com aproximadamente 20 mil torcedores, o título é o maior conquistado da história do Campinense e de um clube da Paraíba.

A Campanha:

                O Campinense estava no Grupo D, junto com Santa Cruz, CRB e Feirense. Fez uma boa campanha apesar de se classificar em segundo colocado. Em seis jogos foram quatro vitórias, um empate e apenas uma derrota, para o Santa Cruz, no Arruda. Na fase de mata-mata pegou uma “pedreira”, o Sport, um dos principais candidatos ao título. O time avançou de fase com dois empates, 0 a 0 no Amigão e 2 a 2 na Ilha do Retiro, com isso tendo vantagem pelos gols marcados fora de casa. Na semifinal a vitima foi o tricolor cearense, o Fortaleza até venceu a primeira partida no castelão, porém o gol sofrido em casa deu chances para o Campinense que com uma simples vitória chegasse a tão sonhada final. Na final, foi incontestável. Enfrentou o também azarão ASA e venceu tanto fora de casa quanto em casa.

Destaque:

                O destaque da Copa do Nordeste e da equipe campeã fica com o meia Bismark. O camisa 10 da equipe de apenas 22 anos foi essencial na campanha vencedora, sendo o cérebro e tendo a função de encontrar espaços nas defesas adversárias para os goleadores balançarem as redes. Ele também foi protagonista de um “recado” ao falar que ajudaria em casa com a reforma e que nem todos os jogadores ganham salários exorbitantes.

sexta-feira, 15 de março de 2013

Quem não cai?



                Quem é que não cairia na situação atual que se encontra o time do São Paulo? Quem pode ser isentado de alguma culpa? É surpreendente a maneira que o clube vem se comportando nos jogos da Libertadores, parecendo ser uma competição sem importância alguma. A fase não é das melhores e o azar está se destacando com bolas que parecem não querer entrar, mas como pode um time mudar tanto de um ano para o outro?
                Há muito tempo não se via o Tricolor mantendo sua base para o ano seguinte, afinal nos últimos anos sempre houve mudanças drásticas no elenco. O único jogador que o time realmente perdeu foi a saída do meia atacante Lucas, perda irreparável, pois era o melhor jogador do time indiscutivelmente. Nesse momento o erro já começou pela diretoria que foi extremamente incompetente e não assume a responsabilidade e nem se mexe para encontrar um jogar para suprir sua saída.
                Lucas é insubstituível, não existe nenhum jogador hoje no mundo que poderia vir para seu lugar com a mesma habilidade e técnica, porém era indispensável à contratação de um jogador que fizesse essa função bem. A diretoria teve tempo e dinheiro para pensar em planos A, B, C e das demais letras do alfabeto, só não teve competência para isso e sobrou soberba.
                Com os jogadores que tinha a disposição, Ney Franco se viu obrigado a encontrar uma nova maneira de jogar, e até agora não a encontrou. Todos os técnicos do mundo têm certas manias e insistem em algumas coisas, porém, quando essas manias se tornam prejudicial o técnico tem que saber enxergar e mudar. Ney Franco anda pecando muito em insistir em alguns jogadores e mal dando chances para outros. Cortez é um jogador que em todos os jogos da Libertadores mereceu ser substituído e já esta na hora de tentar colocar o lateral Carleto. Outro jogador que deveria ser mais aproveitado é Cañete, porém ele deve estar com o filme queimado devido a o número de cartões que recebe, afinal contra o The Strongest entrou bem, melhor até do que Ganso, e o camisa 8 vem recebendo mais oportunidades e não correspondendo o esperado.
Lúcio esta irregular, alternando entre lances extremamente importantes e catastróficos, voltaria a jogar com Toloi e Rhodolfo, pois terminaram o ano em alta e obviamente incentivaria uma disputa de posição saudável no clube, ninguém tem posição garantida, joga quem está bem e contribuindo melhor para o time, esse pensamento tem que ter em todo o clube e precisa ficar claro a todos para não haver brigas de egos.
Ontem o time jogou mal, e está na hora dos jogadores criarem vergonha na cara e jogar com mais vontade, assim como jogaram na Copa Sul-Americana. No ano passado o time já tinha jogado muitos jogos sem o Lucas, o time perdia o rendimento, mas nem de perto era esse time que estamos vendo hoje. Ney Franco mexeu mal e os dois gols do Arsenal saíram em cima de sua alteração, deslocando Rodrigo Caio para a direita o time ficou exposto na frente da área, já que Denílson aparentemente está esquecendo-se de marcar. O garoto jogou bem nas duas posições, mas essa mudança foi determinando para que o time jogasse no buraco e aproveitasse quase todos os rebotes que tiveram.
Para piorar, essa será a principal arma do The Strongest na altitude, chutes de fora da área para forçar o goleiro a dar rebotes já que não está acostumado a velocidade da bola. Eles fizeram isso contra o Arsenal e inclusive um gol saiu de um frango de Campestrini e contra o Atlético Mineiro também usaram desse artificio e Victor não se mostrou tão preparado rebatendo diversas bolas, e uma que resultou o gol do time boliviano.
O Tricolor do Morumbi ainda é o segundo colocado e depende apenas dele para avançar de fase, porém, ele mesmo tem sido o seu pior adversário. Essa situação difícil se deve ao futebol de baixo nível apresentado do São Paulo e não porque seus dois adversários no momento pela vaga estão jogando um bom futebol. Essa derrota serve para que todos sem exceções tomem vergonha na cara e façam algo para reverter a situação. Novamente, é difícil achar alguém pra isentar de culpa!