sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Raio-X: Cavani x Falcão

                
Em 2014 o Raio-X também entra em clima de Copa do Mundo e até que comece a competição, os comparativos serão entre jogadores que possivelmente disputarão o torneio de futebol mais importante do mundo. Para começar, a posição mais badalada do futebol, a de atacante, sendo eles o uruguaio Edinson Cavani, hoje no Paris Saint-Germain e o colombiano Falcão Garcia, hoje atuando no Mônaco, ambos da França.
                Edinson Roberto Cavani Gómez nasceu em Salto, Uruguai, no dia 14 de fevereiro de 1987 se mudando com apenas um ano de idade para Montevidéu onde começou a jogar futebol nas categorias de base do Danubio, sendo promovido a equipe principal em 2005 com apenas 18 anos, fazendo parte da equipe Campeã Uruguaia de 2006/2007. Em 2007 chegou a Itália para atuar no Palermo, e marcando logo em sua estreia contra Fiorentina. Em 2008 com a saída de Amauri da equipe se tornou titular e desde então começou a desencantar como craque mundial.
                Após a Copa do Mundo de 2010 virou jogador do Napoli por 17 milhões de euros. Em sua primeira temporada ficou atrás apenas de Di Natale na artilharia do Calcio, com 26 gols marcados. Na temporada passada, foi o artilheiro inquestionável da competição marcando 29 gols em 34 partidas disputadas. Foi vendido no começo desta temporada (Julho 2013) para o PSG da França por 64 milhões de euros, um record arrecadado pelo Napoli.
                No PSG sua fama de matador só está aumentando, mesmo jogando ao lado de Ibrahimovic e tendo que se deslocar um pouco mais de perto da área, o uruguaio já marcou 18 gols em 24 partidas somando todas as competições. Pela seleção do Uruguai é um dos grandes jogadores do momento ao lado de Suarez e esperança pra Celeste na Copa do Mundo que acontecerá no Brasil.
                Radamel Falcão Garcia Zárate nasceu em Santa Maria, Colômbia, no dia 10 de fevereiro de 1986, começou a carreira na juventude no Millonarios da Colômbia com 7 anos e após cinco anos transferiu-se para o River Plate da Argentina, no qual com dezenove anos já começou a integrar o time profissional do clube. Em 2009 assinou pelo Porto após ter estado como certo no rival Benfica e foi lá onde o craque começou a realmente aparecer para o mundo todo. Ao lado do brasileiro Hulk ele fez uma das melhores duplas de atacantes da época e venceram a Liga Europa de 2010/2011, inclusive estabelecendo um record entre os artilheiros ao marcar 17 gols em 14 jogos.
                Após atuar pelo Porto, foi vendido ao Atlético de Madrid por 40 milhões de Euros, contratado para cobrir a saída de Aguero e fazendo isso muito bem. Pelo Atlético o artilheiro voltou a se destacar, principalmente com seus gols. Foi um dos principais jogadores que levou o clube a vencer a Liga Europa e destruiu o Chelsea na Supercopa Europeia, torneio que coloca frente a frente os vencedores da Liga dos Campeões e Liga Europa. Outro marca histórica de Falcão Garcia no Campeonato Espanhol foi marcar em uma única partida cinco gols, também apelidada de Mão do Rei pelos espanhóis, contra o La Coruña.
                Foi vendido ao Mônaco por 60 milhões de euros e é hoje a grande estrela do time e tem a missão de encaminhar o clube recém-rico a maiores patamares. Está mantendo a sua fama de goleador e em 16 partidas feitas pelo clube do principado anotou 10 gols. O colombiano foi eleito o quarto melhor jogador do mundo na eleição passada, atrás apenas de Messi, Cristiano Ronaldo e Iniesta. Pela seleção Colombiana o jogador foi o terceiro artilheiro das Eliminatórias para a Copa do Mundo.

                Os dois são grandes jogadores e artilheiros natos, crescendo ainda mais a cada ano de carreira. A disputa é boa e muito difícil de chegar a um consenso de quem é o melhor. Cavani consegue ter uma variação tática maior mesmo não sendo tão rápido consegue atuar um pouco pelos lados do campo, já Falcão Garcia não é um jogador lento e tem bastante habilidade, porém por questão de hábito e adaptabilidade acredito que suas funções estejam concentradas apenas na área. Como matador, Falcão por sua vez supera Cavani, principalmente nos últimos anos, fazendo coisas incríveis e levando o Porto e Atlético a títulos, coisa que Cavani não conseguiu muito no Palermo e Napoli. Pelo atual momento Falcão Garcia se sobressai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário