quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Por mais uma Estrela!

                O Botafogo não é um clube tradicional em Libertadores, afinal essa pode ser apenas a quarta participação do clube no torneio internacional mais importante das Américas. Faz 17 anos que o clube não participa da competição, disputada pela ultima vez em 1996 quando havia um ano antes vencido o Campeonato Brasileiro. Em 1969 o Botafogo poderia ter disputado a Libertadores, já que havia vencido a Taça Brasil (torneio que garantia a vaga para a competição), porém, naquela edição Brasil e Argentina não aceitaram participar devido à alguns aspectos ao regulamento.

Libertadores 1963:

                A melhor participação do Botafogo foi na sua primeira disputa, a mais de meio século, em 1963, quando chegou nas semifinais e perdeu para o Santos, que seria o futuro campeão daquela edição. A equipe contava com craques como Garrincha, Jairzinho e Nilton Santos qualificou-se para a competição sendo vice-campeã da Taça Brasil, perdendo justamente para o mesmo Santos na final da competição nacional. Naquela época, só o vencedor ganhava a vaga, mas como o Santos já estava classificado por ser o atual campeão da Libertadores (venceu em 1962), o Botafogo ficou com a vaga brasileira.
                O Botafogo ficou no Grupo 1, juntamente com Alianza Lima (Peru) e Millonarios (Colômbia), vencendo os 4 jogos da fase inicial, sendo um inclusive por desistência do time colombiano, já que o mesmo não teria mais chances de classificação. Nas semifinais a equipe carioca enfrentou o Santos, e mesmo empatando no primeiro jogo em São Paulo, decepcionou em pleno Maracanã e foi goleado pelo time de Pelé por 4 a 0.

Libertadores 1973:

                O clube da Estrela Solitária só voltou a disputar a Libertadores em 1973, quando foi vice-campeão do Brasileiro de 1972, ficando no Grupo B, composto por Brasileiros e Uruguaios. Ao seu lado estavam Palmeiras, Nacional e Peñarol, sem dúvidas um grupo de grandes clubes. Botafogo e Palmeiras disputavam ponto a ponto a liderança do grupo e consequentemente a classificação para a próxima fase. Ambos terminaram empatados em números de pontos e tiveram que disputar uma partida extra, vencida pela Botafogo por 2 a 1 e dando direito a equipe carioca de disputar o triangular das semifinais.
                No triangular das semifinais, o Botafogo acabou ficando em ultimo lugar, vencendo apenas um jogo contra o Cerro Porteño (Paraguai) em casa e empatando com o Colo-Colo (Chile) fora, sofrendo outras duas derrotas para os mesmos adversários. O clube chileno foi o classificado e acabou sendo vice-campeão, perdendo a final para o Independiente da Argentina.

Libertadores 1996:

                Essa foi a Libertadores mais decepcionante do Botafogo, afinal, como atual campeão Brasileiro se esperava mais do time, que caiu em um grupo complicado é verdade, com Corinthians, Universidad do Chile e Universidad Católica, porém, deve extrema dificuldade para se classificar a fase seguinte, sendo o terceiro colocado do grupo e enfrentando o atual campeão da competição, o Grêmio que já tinha vaga garantida nas oitavas-de-finais.
                Na fase de mata-mata o Botafogo conseguiu apenas um empate de 1 a 1 dentro de casa e em Porto Alegre caiu para o clube gaúcho por 2 a 0. Foi a última participação do clube em Libertadores.

Dados Gerais:

Total de Jogos
25
Vitórias
12
Empates
5
Derrotas
8
Gols Pró
42
Gols Contra
37
Saldo
+5


Os artilheiros:

                Os maiores artilheiros do clube em Libertadores são Dirceu e Jairzinho, ambos com cinco gols. Dirceu inclusive marcou todos os gols em uma única edição, a de 1973. Já Jairzinho participou de duas edições pelo clube, marcando um gol em 1963 e quatro gols em 1973.


O que esperar de 2014?

               
Muitos dos torcedores estão pessimistas com o time, afinal, o clube é “azarado” e tem uma marca de sempre tropeçar nas horas mais importantes. A classificação para esta Libertadores que parecia ser tranquila, no fim do Campeonato Brasileiro esteve sobre risco. O clube perdeu Seedorf, que se aposentou e virou treinador do Milan e certamente fará falta com seus passes, gols e respeito por ser um grande jogador mundialmente reconhecido.
                O clube também perdeu Rafael Marques, justamente quando ele começou a se firmar. Em termos de contratações, o clube da Estrela Solitária trouxe bastante gente, porém, nem sempre quantidade é qualidade e alguns geram dúvidas na torcida. O meia Jorge Wagner apesar da idade estreou bem e pode contribuir com a equipe, principalmente das bolas paradas. Já os atacantes Wallyson e Juan Ferreyra (El Tanque) precisaram mostrar serviço. Apesar de ser aclamado pela torcida, El Tanque foi reserva na maioria dos jogos da Libertadores, levando mais cartões amarelos do que marcando gols (cinco e quatro respectivamente)sempre entrando no decorrer da partida, mas ainda reserva.
                O clube ainda trouxe os irmãos laterais que estavam na Holanda, Alex e Anderson Santos, os volantes Rodrigo Souto do Figueirense e Airton e Bolatti que estavam no Internacional, além do goleiro Helton Leite que estava no Criciúma para a reserva de Jefferson.
                Hoje o Botafogo encarará o Deportivo Quito, na altitude, pela fase que antecede a fase de grupos, que muitos chamam de pré Libertadores. Tudo leva a crer que os cariocas terão um jogo difícil, apesar do time equatoriano ser inferior tecnicamente, a altitude de 2.800 metros pode atrapalhar o rendimento de alguns atletas, que já não estão 100% fisicamente devido ao começo de temporada.
Confira as prováveis escalações:

Deportivo Quito: Ramírez, Chinga, Gonzales, Romero e Fuentes; Andrade (Morales), Vega, Bevacqua (Bravo) e Lara; Estupinán e Hansen (De Jesus).


Botafogo: Jefferson, Edilson, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Rodrigo Souto, Gabriel, Lodeiro e Jorge Wagner; Ferreyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário