segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Campeonato Paulista 2014

         
      Em 2014 teremos uma Libertadores sem nenhum clube paulista, fato que não ocorre há tempos. Por causa disso, acreditávamos que teríamos um Campeonato Paulista mais “luxuoso”, com os clubes se empenhando mais em vencer a única competição completa que disputarão no primeiro semestre. Entretanto, fica evidente o quanto os estaduais já não são mais importantes para os clubes, que se movimentam pouco em termos de reforços nesse inicio de ano, e tudo indica que as coisas só acontecerão de fato no segundo semestre.
                Pessoalmente acho um grande erro de planejamento, afinal, esse primeiro semestre seria perfeito para o acerto do time em campo, para que nas competições do segundo semestre os clubes entrem “voando”. Foi exatamente assim que aconteceu com o Cruzeiro, atual Campeão Brasileiro, mas pelo que vemos os paulistas não pensam da mesma forma.
                O Paulistão irá começar neste sábado e pouco se vê de mudanças nos clubes. A principal contratação até agora foi por parte do Santos. O atacante Leandro Damião que estava no Internacional chegou ao clube praiano com a ajuda de investidores custando cerca de R$ 41,6 milhões e podendo chegar a 62,4 milhões por conta de juros. Além do atacante, a chegada de Oswaldo de Oliveira é a única novidade no elenco Santista. Ainda podem chegar alguns outros reforços, como o badalado Vargas, o zagueiro Bruno Uvini e o meia Lucas Lima.
                O Palmeiras por outro lado se movimentou bastante e trouxe diversos reforços, porém a grande questão é a qualidade desses jogadores. Dos sete reforços que chegaram nenhum convence totalmente a torcida e devido ao ano do centenário do clube, a expectativa é enorme. Vale destacar a contratação do zagueiro Lúcio que estava no São Paulo e havia sido afastado por problemas dentro e principalmente fora de campo. O jogador já a pelo menos 2 anos não atua em um nível bom e todos os alviverdes esperam que ele mude esse cenário. As outras contratações foram: Marquinhos Gabriel do Bahia, William Matheus do Goiás, Victorino do Cruzeiro, Diogo da Portuguesa, França do Hannover e o jovem Rodolfo do Rio Claro.
                Outros que andam lentos após um ano ruim no Campeonato Brasileiro são Corinthians e principalmente o São Paulo. O atual campeão paulista tem até o momento apenas de novidades o técnico Mano Menezes, o lateral esquerdo que atuou na Ponte Preta Uendel, o zagueiro Wanderson do Sertãozinho. O volante Bruno Henrique que pertence ao Londrina e atuou pela Portuguesa  e o lateral direito Fagner (formado no clube) e que estava no Vasco temporada passada estão praticamente fechados, faltando apenas a assinatura do contrato. O São Paulo até o momento tem apenas Luís Ricardo de novo e o futuro em termos de reforços parece nebuloso, o que faz dos quatro tidos como grandes largar atrás.

                Como não é só dos grandes que se vivem os estaduais, a Portuguesa que é protagonista de uma grande confusão do Campeonato Brasileiro de 2013 e que não sabe se jogará a Série A ou B ainda, acertou alguns reforços, na sua maioria por empréstimo, como: o meia Rondinelly do Grêmio e o atacante Giovanni do Corinthians. A Ponte Preta com problemas financeiros terá uma “reformulação” com jogadores promovidos da base e aproveitamento de “refugos” que jogaram por outros clubes na ultima temporada, entre eles estão Bruno Silva e Rodrigo Biro, volante e lateral que estavam no Atlético Paranaense e certamente serão de grande ajuda no Campeonato Paulista. Vale destacar também o empréstimo do goleiro do Palmeiras, Deola ao Sorocaba.


3 comentários:

  1. http://www.lancenet.com.br/santos/Valencia-aumenta-atravessa-Santos-Vargas_0_1065493587.html

    ResponderExcluir
  2. sobre o palmeiras

    CONTRATAÇÕES 2014:

    William Matheus - Goiás (Lateral Esquerdo)

    França - Hannover (Primeiro Volante)

    Rodolfo - Rio Claro (Segundo Atacante)

    Marquinhos Gabriel* - Bahia (Meia)

    Bruno Cesar* - Al Ahli (Meia)

    Lúcio - São Paulo (Zagueiro)

    Diogo - Portuguesa (Segundo Atacante / Centroavante)

    Victorino - Cruzeiro (Zagueiro)

    Danilo Neco* - Alania Vladikavkaz (Segundo Atacante)

    ---------------------------------

    QUEM VOLTA:

    Patrick Vieira - Yokohama (meia-atacante)

    Mazinho - Vissel Kobe (meia-atacante)

    Luiz Gustavo - Vitória (lateral direito / zagueiro)

    Diego Souza* - Oeste (meia)

    Miguel - Chungju Hummel (centroavante)

    ----------------------------------

    ESPECULAÇÕES 2014:

    LATERAL DIREITA:

    Moreira - Libertad* (negociando)

    MEIA:

    G.Lorenzetti - Universidad de Chile
    Ederson - Lazio
    Bruno césar

    ATACANTE

    Robinho - Milan
    ------------------------------------

    QUEM SAI:

    Fernandinho - Oeste
    Patrik - Rio Claro
    Maikon Leite - Atlas-MEX
    Pegogari - Bragantino
    Tinga - Botafogo-SP
    Fabinho Capixaba - Atl. Sorocaba
    Deola - Atl. Sorocaba
    Ronny - Coritiba
    Léo Gago - Grêmio
    Vilson - Cruzeiro
    Ayrton - Vitória
    Rondinelly - Grêmio
    Luis Felipe - Benfica (encostado)
    Charles - Cruzeiro
    André Luiz - sem clube
    Marcio Araújo - sem clube
    Denoni - Oeste
    Gerley - Juventude
    Tiago Real - Náutico
    Vítor - Goiás
    Bruno Dybal - Oeste
    Caio Mancha - Portuguesa

    -------------------------------------

    CURIOSIDADES:

    - 9 jogadores já foram convocados para suas seleções nacionais (principais)
    [Lúcio, Henrique, Victorino, Eguren, Wesley, Mendieta, Valdívia, Bruno Cesar e Leandro]

    - 8 jogadores já foram convocados para a Seleção Brasileira em categorias de base:
    [Prass, Luiz Gustavo, Diogo, Diego Souza, Patrick Vieira, Vinicius, Miguel, A.Kardec]

    ResponderExcluir