segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Copa do Mundo 2014 - Bélgica x Argélia

População: 10,7 milhões.
Área: 30 528 km².
Moeda: Euro.
Capital: Bruxelas.
Idiomas: Flamengo (Neerlandês), francês e alemão.

A Bélgica é um Estado federal dividido em três regiões: o Flandres ao norte, onde se fala flamengo (neerlandês), a Valónia ao sul, onde se fala francês, e Bruxelas, capital bilíngue, onde o francês e o neerlandês são línguas oficiais. Ao leste existe ainda uma pequena comunidade germânica com cerca de 70 000 habitantes.
Bruxelas é sede de várias organizações internacionais, nomeadamente da maioria das instituições europeias e da NATO. A Bélgica é famosa pelos seus chocolates, que são apreciados no mundo inteiro. O prato favorito dos belgas são os mexilhões com batatas fritas, as quais, de acordo com a lenda, seriam uma invenção belga. O país também produz mais de 1000 marcas de cerveja.

FUTEBOL:

                A primeira partida da seleção belga foi disputada a 1 de Maio de 1904, em empate por 3 a 3 contra a França. De início, a equipe contou com ajuda de alguns jogadores ingleses, fazendo com que estas partidas não fossem consideradas. Em 28 de Abril de 1901, o time havia batido Países Baixos por 8 a 0.
A equipe recebeu o apelido de Os Diabos Vermelhos do jornalista Pierre Walckiers em 1906, após vitória por 3 a 2 contra Países Baixos em Roterdã. A Bélgica esteve presente em onze mundiais, sendo que sua melhor classificação se deu em 1986, no México, quando alcançou o quarto lugar. Na Eurocopa, o melhor desempenho foi o vice-campeonato em 1980.
Nas Olimpíadas de 1900, a Bélgica foi representada pela Université de Bruxelles e conquistou a medalha de bronze. Na edição de 1920 do torneio, a seleção disputou o campeonato e venceu, conquistando a medalha de ouro.


PRINCIPAL JOGADOR:

                Eden Hazard é o principal jogador da equipe Belga no momento. Nasceu em La Louvière, na Bélgica e tem apenas 22 anos. Começou sua carreira profissional no Lille da França. Destro e com um potente chute, costuma jogar aberto na esquerda para aproveitar bastante essa sua característica. Hoje joga no Chelsea da Inglaterra e é um dos principais jogadores do clube, sendo contratado em 2012 por 40 milhões.

MELHOR GERAÇÃO:

                Os Belgas tem hoje o que acreditamos ser a melhor geração de jogadores e que tem grandes chances de repetir o feito de 1986 quando ficou em quarto lugar. Além de Hazard, possuem diversos jogadores com qualificações para jogarem nos principais clubes do mundo, como os zagueiros Kompany e Vermaelen e os meias Witsel e Fellaini. Além destes, a retaguarda conta com um jovem goleiro que tem potencial para se tornar um dos melhores do mundo, Courtois. Na frente à briga também promete ser acirrada entre os jovens goleadores Lukaku e Benteke.



População: 38 milhões.
Área: 2 381 741 km².
Moeda: Dinar argelino.
Capital: Argel.
Idiomas: Árabe e berbere (oficiais), além do francês.
                A Argélia está localizada no litoral norte da África, é banhada pelo Mediterrâneo. Faz fronteira com a Tunísia, Líbia, Níger, Mali, Mauritânia, Saara Ocidental e Marrocos. É o segundo maior país em extensão territorial do continente africano, atrás apenas do Sudão. O território foi habitado primeiramente pelos berberes, em seguida foi ocupado e incorporado por diversos povos e impérios, entre eles se destacam os fenícios, cartagineses, romanos, vândalos, bizantinos e árabes.
Em 1830 a França invadiu a Argélia, com a intenção de dominar o seu litoral. Em 1857 ocorreu a dominação definitiva dos franceses no território argelino. A luta pela independência se intensificou principalmente após a II Guerra Mundial, com o levante popular de 1945, porém eles foram reprimidos com muita violência por parte dos franceses. A FLN (Frente de Libertação Nacional) foi organizada em 1954, e deu início a uma luta armada contra a dominação da França. Somente em 1962 os franceses reconheceram a independência da Argélia.

FUTEBOL:

                A seleção da Argélia tem o apelido de Les Fennecs (As raposas do Deserto) e irá disputar sua quarta Copa do Mundo. Sua estreia na competição foi na Copa de 1982 na Espanha e ficou marcada por vencer a poderosa seleção Alemã Ocidental por 2 a 1. Uma derrota para a Áustria e uma vitória sobre o Chile, fizeram com que houvesse um empate entre três seleções na classificação final do grupo (Alemanha Ocidental, Argélia e Áustria), porém no critério de desempate, os africanos acabaram ficando em terceiro e não avançaram de fase.
                Em 1986 no México, os argelinos novamente conseguiram se classificar, porém estavam em um grupo forte (Brasil, Espanha e Irlanda do Norte) e foram eliminados ainda na primeira fase marcando apenas um gol. Os argelinos depois disso só voltaram a disputar uma Copa novamente em 2010, na África do Sul, quando também não passaram da primeira fase. A Argélia tem apenas um título em sua história, a de Campeã das Nações Africanas em 1990, quando venceu em seu próprio território.

PRINCIPAL JOGADOR:

                Sofiane Feghouli de 24 anos que nasceu em Levallois-Perret na França joga atualmente pelo Valência da Espanha. Iniciou sua carreira atuando como uma meia aberto na direita (os famosos wingers dos europeus) e aos poucos foi deslocado para jogar mais centralizado devido sua capacidade de criação e de fazer gols. O jogador chegou a disputar jogos pela seleção francesa nas categorias de base, porém optou por disputar jogos com a seleção principal da Argélia em 2011.

SUPERAÇÃO:

                A seleção da Argélia tem como principal objetivo nesta Copa do Mundo se superar. Após três participações nunca passou da primeira fase e essa talvez seja sua grande chance. O seu grupo não é fácil, afinal, além de Bélgica terão pela frente uma forte seleção Russa e uma Coréia do Sul que não deve surpreender ninguém este ano. Além de Feghouli, outro jogador que pode chamar a atenção nesta seleção é a jovem promessa da Internazionale Taider, de apenas 21 anos.

TABELA DE JOGOS:

                Ambos estão no Grupo H e fazem sua estreia na terça, dia 17/06 às 13h no Estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Confira os demais jogos das duas equipes abaixo:

Bélgica x Rússia – domingo, 22/06 às 13h Maracanã.
Coréia do Sul x Argélia – domingo, 22/06 às 16h Beira Rio.
Argélia x Rússia – quinta, 26/06 às 17h Arena da Baixada.
Coréia do Sul x Bélgica – quinta, 26/06 às 17h Arena Corinthians. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário