quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Copa do Mundo 2014 - EUA x Gana


População: 25,2 milhões.
Área: 238 533 km².
Moeda: Cedi.
Capital: Acra.
Idiomas: Inglês.
A palavra Gana significa Guerreiro Rei (em inglês Warrior King) e foi o título concedido aos reis do Oeste africano medieval, o Império de Gana. Geograficamente, o Império de Gana era de aproximadamente 500 milhas (800 km) ao norte e oeste do atual Gana, e governou territórios na área do Rio Senegal e leste em direção ao Rio Níger, na moderna Senegal, Mauritânia e Mali. Gana foi adotada como o nome legal para a Costa do Ouro combinado com a Togolândia britânica após a conquista da autonomia em 6 de Março de 1957.
Há evidencias arqueológicas que seres humanos viveram na região de gana desde a idade do Bronze, embora os principais grupos étnicos em Gana hoje foram se estabelecendo a partir do século XVI.
O Gana situa-se na África, alguns graus apenas a norte do Equador. Metade do país fica a menos de 152 metros acima do nível do mar, e o seu ponto mais elevado tem apenas 883 m. Os 537 quilómetros de costa são compostos principalmente por litorais baixos e arenosos, atrás dos quais se estendem planícies cobertas por vegetação de pequeno porte, interceptada por vários rios e ribeiros, a maioria dos quais só é navegável em cruzeiro de luxo patrocinados por jogadores de futebol.

FUTEBOL:

                A seleção Ganesa é uma das principais forças do futebol africano vencendo quatro vezes a Copa das Nações Africanas em 1963, 1965, 1978 e 1982 e sendo outras quatro vezes vice-campeã em 1968, 1970, 1992 e 2010. É também a primeira seleção afriacana de futebol a conquistar uma medalha olímpica, sendo um bronze em 1992.
                Participou apenas de duas Copas do Mundo, sendo elas as duas ultimas em 2006 e 2010. Nestas duas competições, Gana foi a única seleção africana a avançar para a fase mata-mata, caindo em 2006 nas oitavas para o Brasil e em 2010 nas quartas para o Uruguai, em um dos jogos mais emocionantes das Copas atuais (ficou marcada por Suárez defender uma bola certa que ia para o gol com a mãe no último minuto da prorrogação e na cobrança de pênalti, o craque do time Gyan desperdiçar a grande chance da partida, acertando o chute no travessão).
                Gana também se destaca nas categorias de base, vencendo uma vez o Mundial sub-20, em 2009, justamente em cima do Brasil, sendo ainda duas vezes vice-campeã em 1993 e 2001. Venceu ainda duas vezes o Mundial sub-17 em 1991 e 1995.

PRINCIPAL JOGADOR:

                O veterano Michael Essien é o principal jogador da Seleção Ganesa. Aos 31 anos o volante agrega qualidade e experiência para uma seleção com muitos jovens e promessas. Já foi eleito um dos melhores volantes do mundo atuando pelo Chelsea e já venceu muitos títulos ao longo de sua carreira, passando por Lyon, Chelsea e Real Madrid, o mais importante sendo a Liga dos Campeões de 2011/2012 atuando pelo Chelsea. Com bastante qualidade no passe, é o jogador essencial para equipe ter uma boa saída para o ataque.

FORÇA E VELOCIDADE:

                A Seleção Ganesa é uma “clássica seleção africana,” sendo vulnerável na defesa e bastante ofensiva, dependendo bastante da força e velocidade de seus atacantes. Além de Essien, a seleção Ganesa pode contar com a experiência de Asamoah Gyan (o mesmo que perdeu o pênalti na Copa do Mundo de 2010) e Muntari. Da nova geração, podemos destacar André Ayew e Jordan Ayew, ambos pertencem ao Marseille da França (Jordan está emprestado ao Sochaux), Kwadwo Asamoah que atua na Juventus e Cristian Atsu que se destacou no Porto, foi vendido ao Chelsea e repassado por empréstimo para o Vitesse da Holanda.


  
População: 308 milhões.
Área: 9 371 175 km².
Moeda: Dólar.
Capital: Washington DC.
Idiomas: Inglês.
                Os Estados unidos são hoje a maior potencia do Mundo, sendo sempre muito influente em diversos fatores, podendo mudar o andamento de diversos sistemas com uma simples alteração de si próprio. A história americana é recheada de conflitos, nos quais muitos deles não envolveram apenas os seus territórios. Acredito que muitos saibam ou tem uma base de como foram as guerras civis envolvendo o norte e o sul e os conflitos internacionais, principalmente as duas Grandes Guerras.
                Em território os EUA são o quarto maior país do mundo, estando atrás apenas de Rússia, Canadá e China. Esse tamanho faz com que o clima varie de região para região (assim como acontece no Brasil), tendo regiões áridas, tropicais e até polares, sendo também um país megadiverso em espécies, variando e muito entre o Continente, o Alaska e Havaí (terras que também pertencem aos Estados Unidos).

FUTEBOL:

                A Seleção Norte Americana é hoje a 24º melhor seleção do mundo segundo ranking atual da FIFA, porém isso nem sempre foi assim. Antes da década de 1990 os EUA chegaram a ser considerados uma das piores seleções existentes, isso devido à série de resultados e longos anos sem se qualificar para uma Copa do Mundo. A melhor qualificação alcançada pela equipe foi na Copa do Mundo inaugural, em 1930 no Uruguai, sendo um terceiro lugar, perdendo para vice-campeã Argentina por um sonoro 6 a 1. Depois disso ainda jogou as Copas de 1934 e 1950, aonde surpreendeu vencendo a Inglaterra por 1 a 0. Após 1950, os norte-americanos só se qualificaram para uma Copa do Mundo em 1990.
                A partir de 1990 e até a Copa do Mundo de 2014 que será realizada no Brasil, os Estados unidos se classificaram em todas, sendo que em 1994 foram os anfitriões, caindo para a seleção Brasileira nas oitavas-de-finais. Após sua primeira participação, a melhor posição que chegaram em uma Copa foi em 2002, caindo nas quartas-de-finais para os Alemães. Na Copa Ouro da CONCACAF os EUA é o segundo maior campeão com cinco títulos, atrás apenas do México que possui seis, sendo também o atual campeão em 2013.

PRINCIPAL JOGADOR:

                Landon Donavan de 31 anos é sem dúvida o grande astro do time atual dos Estados Unidos e um dos maiores (se não o maior) jogador da história do soccer (como é chamado o futebol nos EUA) no país. Foi revelado pelo Bayer Leverkusen da Alemanha, mas hoje atua o Los Angeles Galaxy.
É atualmente o maior recordista em número de assistências na Seleção Norte-americana de Futebol, além de também ser o maior artilheiro, tendo ultrapassado o recordista anterior, Eric Wynalda, numa partida disputada em 18 de janeiro de 2008, contra a Suécia (2 a 0). Também foi eleito o melhor atleta dos Estados Unidos em três oportunidades, e em outras seis, o melhor jogador de futebol.

SE SUPERAR:

                A Seleção Americana está no Brasil buscando se adaptar e conhecer o país em que jogará a Copa do Mundo de 2014. Devido ao calendário que seu futebol proporciona, eles possuem essa vantagem. Porém, eles precisarão muito mais do que todo esse reconhecimento de campo para conseguirem superar suas deficiências técnicas e quem sabe chegar novamente a uma posição surpreendente na competição. No Centro de Treinamento do São Paulo, além de ficarem admirados com a estrutura do clube, eles fizeram dois amistosos. O primeiro, contra o time titular e o segundo contra o time reserva. Em ambas partidas o resultado foi de 2 a 1, só que na primeira oportunidade foram derrotados e na segunda se sagraram vitoriosos.

TABELA DE JOGOS:

                As duas equipes devem caminhar por fora no Grupo G, talvez tentando “beliscar” uma vaga tirando de Portugal, já que a Alemanha por ser mais completa é a grande favorita. Na estreia, ambas se enfrentam no dia 16/06 às 19 horas na Arena das Dunas, em Natal. Confira abaixo os demais jogos:
Alemanha x Gana – sábado, 21/06 às 16h Castelão.
EUA x Portugal – domingo, 22/06 às 19h Arena Amazônia.
Portugal x Gana – quinta, 26/06 às 13h Mané Garrincha.

EUA x Alemanha – quinta, 26/06 às 13h Arena Pernambuco.

Um comentário:

  1. Para ganhar, tem que jogar com GANA pela vitória :P


    piadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaça

    ResponderExcluir