sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Copa do Mundo 2014 - Argentina x Bósnia


População: 3,8 milhões.
Área: 51 197 km².
Moeda: Marco Convertível.
Capital: Saravejo.
Idiomas: Bósnio, croata e sérvio.

                A Bósnia e Herzegovina, ou conhecida popularmente somente por Bósnia, é uma país resultante da dissolução da antiga Iugoslávia, limitada ao norte e oeste pela Croácia, a leste e a sul pela Sérvia e também a sul por Montenegro, dispondo ainda de uma minúscula extensão no litoral, no Mar Adriático. É composta por duas entidades politicas autônomas: Federação da Bósnia e Herzegovina (federação croato-bosníaca) e República Sérvia (não confundindo com o país Sérvia).
                A região da Bósnia é marcada por conflitos e guerras desde o século VII quando foi tomada por povos húngaros, sérvios, croatas, venezianos e bizantinos. Houve outras guerras, principalmente por ser um ponto estratégico turco nas batalhas contra os russos. Em 1918 foi anexada a Sérvia, fazendo parte da Iugoslávia juntamente com outros países.
Com o colapso do comunismo, em 1989-1990, a Jugoslávia mergulhou numa onda de nacionalismo extremo. Depois de a Croácia abandonar a federação, em 1991, os croatas bósnios e os muçulmanos aprovaram um referendo a favor da criação de uma república multinacional e independente. Mas os sérvios bósnios recusaram separar-se da Jugoslávia, que nessa altura se encontrava sob o domínio da Sérvia. Em 1992, a Bósnia e Herzegovina foi arrastada para uma guerra civil sangrenta e devastadora, em que as populações acabaram por ser saneadas das regiões tomadas por cada nacionalidade. Em 1995 foi assinado o Acordo de Dayton e desde essa altura as forças da Organização das Nações Unidas encontram-se no território para garantir o cumprimento dos acordos de paz.

FUTEBOL:

                A Seleção da Bósnia e Herzegovina é estreante em Copas do Mundo. Desde que foi criada começou a disputar a qualificação para a competição mais importante do mundo a partir da Copa do Mundo de 1998 na França, e então sempre foi subindo de produção, chegando a “bater na trave” em 2010 na África do Sul, ficando em segundo do seu grupo.
                O Grupo G, na qual estava nas Eliminatórias não era um grupo complicado e nem continha uma equipe considerada grande, porém a briga pela vaga direta foi bastante acirrada com a Grécia, ambas ficando com 25 pontos. O que decidiu a favor da Bósnia, foi o saldo de gols, bastante invejável inclusive, de 24 gols pró contra apenas 8 da Grécia. A Bósnia inclusive teve dois representantes entre os três principais artilheiros da competição, caracterizando o ataque como o seu principal setor.

PRINCIPAL JOGADOR:

                Sem dúvidas o principal jogador da equipe Bósnia é Eden Dzeko, centroavante que atua hoje no Manchester City e fazedor de muitos gols. Tem 27 anos e se destacou no Wolfsburg , inclusive ganhando um Campeonato Alemão na temporada de 2008/2009. No Manchester City nesta temporada foram 29 partidas e 17 gols marcados. Já pela seleção, foram 10 partidas nas eliminatórias, marcando 10 gols.

DA PRA SONHAR?

                Em se tratando da primeira Copa do Mundo conseguir a classificação para as oitavas-de-finais é um grande sonho, porém, com o grupo em que a Bósnia acabou ficando acreditar é possível. Junto com ela está a Argentina, que de longe é a favorita do grupo, além de Irã e Nigéria que será a adversária pela segunda vaga do grupo. Além de Dzeko, os bósnios podem contar com mais alguns jogadores que atuam em um bom nível: o zagueiro veterano e capitão Spahic que joga no Bayer Leverkusen, os meias Salihovic do Hoffenheim, Lulic da Lazio e Pjanic da Roma, além do companheiro de ataque de Dzeko, Ibisevic do Sttutgart.



População: 41,3 milhões.
Área: 2 780 400 km².
Moeda: Peso Argentino.
Capital: Buenos Aires.
Idiomas: Espanhol.
                A Argentina é o segundo maior país em território da América do Sul e o terceiro em população, sendo uma republica federativa dividida em 23 províncias e uma cidade autônoma, Buenos Aires. É o maior país em território que a língua oficial é o espanhol, apesar de México, Colômbia e Espanha terem uma população maior.

FUTEBOL:

                A Seleção Argentina de futebol é uma das mais poderosas equipes do mundo e ao longo da história acumula conquistas, sendo o principal adversário da Seleção Brasileira. A Argentina juntamente com a França são as únicas equipes do mundo a conquistarem as quadrupla coroa, ou seja, as quatro principais taças no mundo, sendo: Copa do Mundo, Copa América (no caso da França é a Eurocopa), Copa das Confederações e Olimpíadas.
                Participaram de muitas Copas do Mundo, inclusive sendo vice-campeã na primeira edição, perdendo a final para o Uruguai. Venceu duas vezes, em 1978 e em 1986, na ultima com grande destaque para o maior jogador do país, Diego Armando Maradona. Foi em 1986 que Maradona fez um gol de mão contra a Inglaterra, caracterizando um dos maiores escândalos de todas as Copas.
                Além de Maradona, a seleção Argentina também contou com outros grandes jogadores ao longo de sua magnifica história. O maior artilheiro da seleção é Gabriel Batistuta que atuou entre 1991 e 2002 marcando 56 gols em 78 jogos, com uma incrível marca de 0,72 gols por jogo. O jogador que mais vezes atuou foi Javier Zanetti, participando de 145 partidas entre 1994 e 2011. Do elenco atual, os jogadores que tem mais chances de ultrapassar Zanetti, é seu xará, Javier Mascherano com 93 partidas e 29 anos e Lionel Messi com 83 partidas e 26 anos.

PRINCIPAL JOGADOR:

                 Não é novidade para ninguém que o grande jogador da Argentina hoje é Lionel Messi. O melhor jogador do mundo na atualidade tem a missão de repetir o que Maradona fez e acabar de vez com a história de que “não será o melhor se não ganhar uma Copa”. Colecionador de títulos pelo Barcelona, entre elas três Liga dos Campeões da Europa, busca na seleção profissional o seu primeiro (já que só venceu o Mundial sub-20 de 2005 e as Olimpíadas de 2008). Dono de quatro títulos de Melhor do Mundo e de diversos recordes, entre eles o de Maior Artilheiro em um Ano na história do futebol.

NA TERRA DO SAMBA, VAI DAR TANGO?

                A Argentina nos últimos anos sempre vem entrando como uma das grandes favoritas a faturar o título mundial, porém sempre acaba decepcionando na hora “H”. Em 2002 nem chegou a passar da fase de grupo e em 2010 caiu para a Alemanha nas quartas-de-finais por 4 a 0. O time tem um ataque poderoso podendo contar com Tevez e Aguero que vivem um bom momento, além de Higuain que possui pela seleção uma média de gols maiores que a de Messi. Vencer uma Copa do Mundo no Brasil, certamente terá um sabor especial para os argentinos e é este sonho que aumenta ainda mais a vontade de conquistar o título.

TABELA DE JOGOS:

                A Argentina é a favorita do Grupo F e deve ficar com a primeira vaga facilmente. Já a Bósnia brigará com a Nigéria pela segunda colocação do grupo, o que já seria algo formidável para a sua primeira participação em Copas do Mundo. O jogo entre as duas equipes acontecerá na estreia do grupo, domingo dia 15 de junho às 19 horas no Maracanã.
Argentina x Irã – sábado, 21/06 às 13h Mineirão.
Nigéria x Bósnia – sábado, 21/06 às 19h Arena Pantanal.
Bósnia x Irã – quarta, 25/06 às 13h Fonte Nova.

Nigéria x Argentina – quarta, 25/09 às 13h Beira Rio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário