sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Copa do Mundo 2014 - Argentina x Bósnia


População: 3,8 milhões.
Área: 51 197 km².
Moeda: Marco Convertível.
Capital: Saravejo.
Idiomas: Bósnio, croata e sérvio.

                A Bósnia e Herzegovina, ou conhecida popularmente somente por Bósnia, é uma país resultante da dissolução da antiga Iugoslávia, limitada ao norte e oeste pela Croácia, a leste e a sul pela Sérvia e também a sul por Montenegro, dispondo ainda de uma minúscula extensão no litoral, no Mar Adriático. É composta por duas entidades politicas autônomas: Federação da Bósnia e Herzegovina (federação croato-bosníaca) e República Sérvia (não confundindo com o país Sérvia).
                A região da Bósnia é marcada por conflitos e guerras desde o século VII quando foi tomada por povos húngaros, sérvios, croatas, venezianos e bizantinos. Houve outras guerras, principalmente por ser um ponto estratégico turco nas batalhas contra os russos. Em 1918 foi anexada a Sérvia, fazendo parte da Iugoslávia juntamente com outros países.
Com o colapso do comunismo, em 1989-1990, a Jugoslávia mergulhou numa onda de nacionalismo extremo. Depois de a Croácia abandonar a federação, em 1991, os croatas bósnios e os muçulmanos aprovaram um referendo a favor da criação de uma república multinacional e independente. Mas os sérvios bósnios recusaram separar-se da Jugoslávia, que nessa altura se encontrava sob o domínio da Sérvia. Em 1992, a Bósnia e Herzegovina foi arrastada para uma guerra civil sangrenta e devastadora, em que as populações acabaram por ser saneadas das regiões tomadas por cada nacionalidade. Em 1995 foi assinado o Acordo de Dayton e desde essa altura as forças da Organização das Nações Unidas encontram-se no território para garantir o cumprimento dos acordos de paz.

FUTEBOL:

                A Seleção da Bósnia e Herzegovina é estreante em Copas do Mundo. Desde que foi criada começou a disputar a qualificação para a competição mais importante do mundo a partir da Copa do Mundo de 1998 na França, e então sempre foi subindo de produção, chegando a “bater na trave” em 2010 na África do Sul, ficando em segundo do seu grupo.
                O Grupo G, na qual estava nas Eliminatórias não era um grupo complicado e nem continha uma equipe considerada grande, porém a briga pela vaga direta foi bastante acirrada com a Grécia, ambas ficando com 25 pontos. O que decidiu a favor da Bósnia, foi o saldo de gols, bastante invejável inclusive, de 24 gols pró contra apenas 8 da Grécia. A Bósnia inclusive teve dois representantes entre os três principais artilheiros da competição, caracterizando o ataque como o seu principal setor.

PRINCIPAL JOGADOR:

                Sem dúvidas o principal jogador da equipe Bósnia é Eden Dzeko, centroavante que atua hoje no Manchester City e fazedor de muitos gols. Tem 27 anos e se destacou no Wolfsburg , inclusive ganhando um Campeonato Alemão na temporada de 2008/2009. No Manchester City nesta temporada foram 29 partidas e 17 gols marcados. Já pela seleção, foram 10 partidas nas eliminatórias, marcando 10 gols.

DA PRA SONHAR?

                Em se tratando da primeira Copa do Mundo conseguir a classificação para as oitavas-de-finais é um grande sonho, porém, com o grupo em que a Bósnia acabou ficando acreditar é possível. Junto com ela está a Argentina, que de longe é a favorita do grupo, além de Irã e Nigéria que será a adversária pela segunda vaga do grupo. Além de Dzeko, os bósnios podem contar com mais alguns jogadores que atuam em um bom nível: o zagueiro veterano e capitão Spahic que joga no Bayer Leverkusen, os meias Salihovic do Hoffenheim, Lulic da Lazio e Pjanic da Roma, além do companheiro de ataque de Dzeko, Ibisevic do Sttutgart.



População: 41,3 milhões.
Área: 2 780 400 km².
Moeda: Peso Argentino.
Capital: Buenos Aires.
Idiomas: Espanhol.
                A Argentina é o segundo maior país em território da América do Sul e o terceiro em população, sendo uma republica federativa dividida em 23 províncias e uma cidade autônoma, Buenos Aires. É o maior país em território que a língua oficial é o espanhol, apesar de México, Colômbia e Espanha terem uma população maior.

FUTEBOL:

                A Seleção Argentina de futebol é uma das mais poderosas equipes do mundo e ao longo da história acumula conquistas, sendo o principal adversário da Seleção Brasileira. A Argentina juntamente com a França são as únicas equipes do mundo a conquistarem as quadrupla coroa, ou seja, as quatro principais taças no mundo, sendo: Copa do Mundo, Copa América (no caso da França é a Eurocopa), Copa das Confederações e Olimpíadas.
                Participaram de muitas Copas do Mundo, inclusive sendo vice-campeã na primeira edição, perdendo a final para o Uruguai. Venceu duas vezes, em 1978 e em 1986, na ultima com grande destaque para o maior jogador do país, Diego Armando Maradona. Foi em 1986 que Maradona fez um gol de mão contra a Inglaterra, caracterizando um dos maiores escândalos de todas as Copas.
                Além de Maradona, a seleção Argentina também contou com outros grandes jogadores ao longo de sua magnifica história. O maior artilheiro da seleção é Gabriel Batistuta que atuou entre 1991 e 2002 marcando 56 gols em 78 jogos, com uma incrível marca de 0,72 gols por jogo. O jogador que mais vezes atuou foi Javier Zanetti, participando de 145 partidas entre 1994 e 2011. Do elenco atual, os jogadores que tem mais chances de ultrapassar Zanetti, é seu xará, Javier Mascherano com 93 partidas e 29 anos e Lionel Messi com 83 partidas e 26 anos.

PRINCIPAL JOGADOR:

                 Não é novidade para ninguém que o grande jogador da Argentina hoje é Lionel Messi. O melhor jogador do mundo na atualidade tem a missão de repetir o que Maradona fez e acabar de vez com a história de que “não será o melhor se não ganhar uma Copa”. Colecionador de títulos pelo Barcelona, entre elas três Liga dos Campeões da Europa, busca na seleção profissional o seu primeiro (já que só venceu o Mundial sub-20 de 2005 e as Olimpíadas de 2008). Dono de quatro títulos de Melhor do Mundo e de diversos recordes, entre eles o de Maior Artilheiro em um Ano na história do futebol.

NA TERRA DO SAMBA, VAI DAR TANGO?

                A Argentina nos últimos anos sempre vem entrando como uma das grandes favoritas a faturar o título mundial, porém sempre acaba decepcionando na hora “H”. Em 2002 nem chegou a passar da fase de grupo e em 2010 caiu para a Alemanha nas quartas-de-finais por 4 a 0. O time tem um ataque poderoso podendo contar com Tevez e Aguero que vivem um bom momento, além de Higuain que possui pela seleção uma média de gols maiores que a de Messi. Vencer uma Copa do Mundo no Brasil, certamente terá um sabor especial para os argentinos e é este sonho que aumenta ainda mais a vontade de conquistar o título.

TABELA DE JOGOS:

                A Argentina é a favorita do Grupo F e deve ficar com a primeira vaga facilmente. Já a Bósnia brigará com a Nigéria pela segunda colocação do grupo, o que já seria algo formidável para a sua primeira participação em Copas do Mundo. O jogo entre as duas equipes acontecerá na estreia do grupo, domingo dia 15 de junho às 19 horas no Maracanã.
Argentina x Irã – sábado, 21/06 às 13h Mineirão.
Nigéria x Bósnia – sábado, 21/06 às 19h Arena Pantanal.
Bósnia x Irã – quarta, 25/06 às 13h Fonte Nova.

Nigéria x Argentina – quarta, 25/09 às 13h Beira Rio.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Por mais uma Estrela!

                O Botafogo não é um clube tradicional em Libertadores, afinal essa pode ser apenas a quarta participação do clube no torneio internacional mais importante das Américas. Faz 17 anos que o clube não participa da competição, disputada pela ultima vez em 1996 quando havia um ano antes vencido o Campeonato Brasileiro. Em 1969 o Botafogo poderia ter disputado a Libertadores, já que havia vencido a Taça Brasil (torneio que garantia a vaga para a competição), porém, naquela edição Brasil e Argentina não aceitaram participar devido à alguns aspectos ao regulamento.

Libertadores 1963:

                A melhor participação do Botafogo foi na sua primeira disputa, a mais de meio século, em 1963, quando chegou nas semifinais e perdeu para o Santos, que seria o futuro campeão daquela edição. A equipe contava com craques como Garrincha, Jairzinho e Nilton Santos qualificou-se para a competição sendo vice-campeã da Taça Brasil, perdendo justamente para o mesmo Santos na final da competição nacional. Naquela época, só o vencedor ganhava a vaga, mas como o Santos já estava classificado por ser o atual campeão da Libertadores (venceu em 1962), o Botafogo ficou com a vaga brasileira.
                O Botafogo ficou no Grupo 1, juntamente com Alianza Lima (Peru) e Millonarios (Colômbia), vencendo os 4 jogos da fase inicial, sendo um inclusive por desistência do time colombiano, já que o mesmo não teria mais chances de classificação. Nas semifinais a equipe carioca enfrentou o Santos, e mesmo empatando no primeiro jogo em São Paulo, decepcionou em pleno Maracanã e foi goleado pelo time de Pelé por 4 a 0.

Libertadores 1973:

                O clube da Estrela Solitária só voltou a disputar a Libertadores em 1973, quando foi vice-campeão do Brasileiro de 1972, ficando no Grupo B, composto por Brasileiros e Uruguaios. Ao seu lado estavam Palmeiras, Nacional e Peñarol, sem dúvidas um grupo de grandes clubes. Botafogo e Palmeiras disputavam ponto a ponto a liderança do grupo e consequentemente a classificação para a próxima fase. Ambos terminaram empatados em números de pontos e tiveram que disputar uma partida extra, vencida pela Botafogo por 2 a 1 e dando direito a equipe carioca de disputar o triangular das semifinais.
                No triangular das semifinais, o Botafogo acabou ficando em ultimo lugar, vencendo apenas um jogo contra o Cerro Porteño (Paraguai) em casa e empatando com o Colo-Colo (Chile) fora, sofrendo outras duas derrotas para os mesmos adversários. O clube chileno foi o classificado e acabou sendo vice-campeão, perdendo a final para o Independiente da Argentina.

Libertadores 1996:

                Essa foi a Libertadores mais decepcionante do Botafogo, afinal, como atual campeão Brasileiro se esperava mais do time, que caiu em um grupo complicado é verdade, com Corinthians, Universidad do Chile e Universidad Católica, porém, deve extrema dificuldade para se classificar a fase seguinte, sendo o terceiro colocado do grupo e enfrentando o atual campeão da competição, o Grêmio que já tinha vaga garantida nas oitavas-de-finais.
                Na fase de mata-mata o Botafogo conseguiu apenas um empate de 1 a 1 dentro de casa e em Porto Alegre caiu para o clube gaúcho por 2 a 0. Foi a última participação do clube em Libertadores.

Dados Gerais:

Total de Jogos
25
Vitórias
12
Empates
5
Derrotas
8
Gols Pró
42
Gols Contra
37
Saldo
+5


Os artilheiros:

                Os maiores artilheiros do clube em Libertadores são Dirceu e Jairzinho, ambos com cinco gols. Dirceu inclusive marcou todos os gols em uma única edição, a de 1973. Já Jairzinho participou de duas edições pelo clube, marcando um gol em 1963 e quatro gols em 1973.


O que esperar de 2014?

               
Muitos dos torcedores estão pessimistas com o time, afinal, o clube é “azarado” e tem uma marca de sempre tropeçar nas horas mais importantes. A classificação para esta Libertadores que parecia ser tranquila, no fim do Campeonato Brasileiro esteve sobre risco. O clube perdeu Seedorf, que se aposentou e virou treinador do Milan e certamente fará falta com seus passes, gols e respeito por ser um grande jogador mundialmente reconhecido.
                O clube também perdeu Rafael Marques, justamente quando ele começou a se firmar. Em termos de contratações, o clube da Estrela Solitária trouxe bastante gente, porém, nem sempre quantidade é qualidade e alguns geram dúvidas na torcida. O meia Jorge Wagner apesar da idade estreou bem e pode contribuir com a equipe, principalmente das bolas paradas. Já os atacantes Wallyson e Juan Ferreyra (El Tanque) precisaram mostrar serviço. Apesar de ser aclamado pela torcida, El Tanque foi reserva na maioria dos jogos da Libertadores, levando mais cartões amarelos do que marcando gols (cinco e quatro respectivamente)sempre entrando no decorrer da partida, mas ainda reserva.
                O clube ainda trouxe os irmãos laterais que estavam na Holanda, Alex e Anderson Santos, os volantes Rodrigo Souto do Figueirense e Airton e Bolatti que estavam no Internacional, além do goleiro Helton Leite que estava no Criciúma para a reserva de Jefferson.
                Hoje o Botafogo encarará o Deportivo Quito, na altitude, pela fase que antecede a fase de grupos, que muitos chamam de pré Libertadores. Tudo leva a crer que os cariocas terão um jogo difícil, apesar do time equatoriano ser inferior tecnicamente, a altitude de 2.800 metros pode atrapalhar o rendimento de alguns atletas, que já não estão 100% fisicamente devido ao começo de temporada.
Confira as prováveis escalações:

Deportivo Quito: Ramírez, Chinga, Gonzales, Romero e Fuentes; Andrade (Morales), Vega, Bevacqua (Bravo) e Lara; Estupinán e Hansen (De Jesus).


Botafogo: Jefferson, Edilson, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Rodrigo Souto, Gabriel, Lodeiro e Jorge Wagner; Ferreyra.

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Promessas Mundiais - Victor Wanyama

               
               Victor Mugabe Wanyama nasceu em 25 de junho de 1991 em Nairobi, Quênia, tem hoje 22 anos e atua na melhor Liga Doméstica do mundo, a Barclays Premier League. O jovem queniano de 22 anos começou sua carreira no modesto Beerschot da Bélgica no verão de 2008 e assinando um contrato de quatro anos. Em 2010, Wanyama foi assediado por CSKA Moscou e Celtic, mas o clube belga não permitiu a sua saída por ser um jogador chave na equipe.
                No ano seguinte, o Celtic insistiu em contrata-lo e conseguiu pagando cerca de um milhão de euro. Sendo o primeiro queniano a disputar o Campeonato Escocês, ele escolheu jogar com a camisa 67 para homenagear os “Leões de Lisboa”, apelido dado à equipe dos Celtic vencedores da Liga dos Campeões de 1967 em cima da Internazionale, em Lisboa. Wanyama logo foi ganhando o respeito dos torcedores e se firmando como titular da equipe. Um dos gols mais conhecidos foi na vitória do Celtic sobre o Barcelona por 2 a 1 na ultima edição da Liga dos Campeões.
                Com o interesse de clubes ingleses no jogador, o Celtic não conseguiu renovar com o mesmo e o vendeu ao Southamptom por 12,5 milhões de euros, se tornando o primeiro queniano e jogador do leste africano a jogar o campeonato nacional mais disputado do mundo. No clube inglês, vinha sendo titular na maioria dos jogos até sofrer uma lesão no jogo contra o Aston Villa e tem tudo para num futuro próximo se tornar um dos principais jogadores da equipe.
                Wanyama é um volante marcador com bastante força que normalmente atua um pouco mais avançado dando combates para recuperar a bola do adversário e já armar rapidamente a saída de bola da equipe, já que também possui qualidade no passe. Uma curiosidade sobre Wanyama é que ele começou a integrar a equipe principal do Quênia com apenas 15 anos de idade.

sábado, 25 de janeiro de 2014

História dos Clássicos: Derby do Cerrado

               
 O Maior do Centro-Oeste ou Derby Goiano ou ainda Derby do Cerrado, é o apelido dado ao confronto entre as duas principais equipes da região centro-oeste do país e com uma grande rivalidade tanto dentro do gramado quanto na arquibancada. O clássico que coloca frente a frente Goiás e Vila Nova têm mais 280 partidas e com um desequilíbrio fora do normal a favor do Goiás, porém, nada que reduza a rivalidade desses dois clubes.
                O Vila Nova apesar de ser tradicional e ter uma torcida fanática em sua região, não tem tido bons resultados e a ultima vez que disputou uma Série A de Brasileiro foi em 1985. Desde então amargou frustrações para “quase acessos”, como em 1999, ano que o clube chegou mais perto de voltar a elite do futebol, ficando em quarto lugar e perdendo a vaga para o grande rival Goiás. Ou na queda para a Série C recentemente em 2011.
                O que mais tem chamado à atenção no Derby do Cerrado são as brigas entre as torcidas organizadas de ambas as equipes (TEV – Torcida Esquadrão Vilanovense e FJG – Força Jovem Goiás). Brigas que tem transformado a cidade em um palco parecido com uma guerra de gangues muitas vezes, com mortes mesmo fora de dia de jogo.

Dados gerais:

Total de jogos: 283
Total de Gols: 725
Vitórias do Goiás: 143
Gols do Goiás: 432
Vitórias do Vila Nova: 66
Gols do Vila Nova: 293
Empates: 74
Maior Público Pagante: 64.614 (Goiás 0 x 1 Vila Nova) -10 de Junho de 1979

O Ultimo na Série A:

                O Derby do Cerrado só aconteceu em quatros oportunidades na Série A (primeira divisão) do Campeonato Brasileiro e o ultimo confronto valido por esta competição ocorreu a mais de 30 anos, em 1979, sendo está também a única vitória do Vila Nova em cima do rival na competição.
                O jogo foi válido ainda pela primeira fase do Brasileiro na quinta rodada do Grupo H e foi disputado no Serra Dourada no dia 06 de outubro. Os gols foram marcados por Puruca duas vezes para o Vila Nova e Pastoril para o Goiás.

FICHA TÉCNICA DA PARTIDA
Data; 06/10/1979
Vila Nova 2 x 1 Goiás
Local: Serra Dorada.
Gols: Puruca (1, 45) e Pastoril (18).
Vila Nova: Serginho; Modesto, Zé Luís, Triel (Valdo), Cândido; Danival, Luís Dário, Paulinho, Puruca (Tulica), Zé Ronaldo, Zé Henrique. Téc: Davi dos Santos.
Goiás: Barbiroto; Gildeone, Adalberto, Gilmar, Nonoca; Pastoril, Alencar; Mílton, Maninho, Marco Antônio, Clóvis.

Copa do Centro-Oeste:

                A Copa do Centro-Oeste foi um regional criado para a região centro-Oeste do Brasil cujo vencedor disputaria a Copa dos Campeões e consequentemente vencendo-a teria uma vaga na Libertadores da América. Seguindo estás regras, houve quatro edições e em uma delas contaram com a participação de alguns clubes mineiro (edição de 1999). Nesta edição o Vila Nova foi vice-campeão para o Cruzeiro.
                Goiás e Vila Nova decidiram a competição em duas oportunidades das quatro edições e em ambas o Goiás se sagrou campeão. No total, os Esmeraldinos possuem três títulos da competição, enquanto o Tigre possuí três vice-campeonatos. Vale destacar a Copa do Centro-Oeste de 2000, que foi a primeira a ser decidida com um clássico entre os dois clubes e o Goiás sobrou nas duas partidas, vencendo a primeira por 3 a 1 e a segunda por 5 a 1. 

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Copa do Mundo 2014 - EUA x Gana


População: 25,2 milhões.
Área: 238 533 km².
Moeda: Cedi.
Capital: Acra.
Idiomas: Inglês.
A palavra Gana significa Guerreiro Rei (em inglês Warrior King) e foi o título concedido aos reis do Oeste africano medieval, o Império de Gana. Geograficamente, o Império de Gana era de aproximadamente 500 milhas (800 km) ao norte e oeste do atual Gana, e governou territórios na área do Rio Senegal e leste em direção ao Rio Níger, na moderna Senegal, Mauritânia e Mali. Gana foi adotada como o nome legal para a Costa do Ouro combinado com a Togolândia britânica após a conquista da autonomia em 6 de Março de 1957.
Há evidencias arqueológicas que seres humanos viveram na região de gana desde a idade do Bronze, embora os principais grupos étnicos em Gana hoje foram se estabelecendo a partir do século XVI.
O Gana situa-se na África, alguns graus apenas a norte do Equador. Metade do país fica a menos de 152 metros acima do nível do mar, e o seu ponto mais elevado tem apenas 883 m. Os 537 quilómetros de costa são compostos principalmente por litorais baixos e arenosos, atrás dos quais se estendem planícies cobertas por vegetação de pequeno porte, interceptada por vários rios e ribeiros, a maioria dos quais só é navegável em cruzeiro de luxo patrocinados por jogadores de futebol.

FUTEBOL:

                A seleção Ganesa é uma das principais forças do futebol africano vencendo quatro vezes a Copa das Nações Africanas em 1963, 1965, 1978 e 1982 e sendo outras quatro vezes vice-campeã em 1968, 1970, 1992 e 2010. É também a primeira seleção afriacana de futebol a conquistar uma medalha olímpica, sendo um bronze em 1992.
                Participou apenas de duas Copas do Mundo, sendo elas as duas ultimas em 2006 e 2010. Nestas duas competições, Gana foi a única seleção africana a avançar para a fase mata-mata, caindo em 2006 nas oitavas para o Brasil e em 2010 nas quartas para o Uruguai, em um dos jogos mais emocionantes das Copas atuais (ficou marcada por Suárez defender uma bola certa que ia para o gol com a mãe no último minuto da prorrogação e na cobrança de pênalti, o craque do time Gyan desperdiçar a grande chance da partida, acertando o chute no travessão).
                Gana também se destaca nas categorias de base, vencendo uma vez o Mundial sub-20, em 2009, justamente em cima do Brasil, sendo ainda duas vezes vice-campeã em 1993 e 2001. Venceu ainda duas vezes o Mundial sub-17 em 1991 e 1995.

PRINCIPAL JOGADOR:

                O veterano Michael Essien é o principal jogador da Seleção Ganesa. Aos 31 anos o volante agrega qualidade e experiência para uma seleção com muitos jovens e promessas. Já foi eleito um dos melhores volantes do mundo atuando pelo Chelsea e já venceu muitos títulos ao longo de sua carreira, passando por Lyon, Chelsea e Real Madrid, o mais importante sendo a Liga dos Campeões de 2011/2012 atuando pelo Chelsea. Com bastante qualidade no passe, é o jogador essencial para equipe ter uma boa saída para o ataque.

FORÇA E VELOCIDADE:

                A Seleção Ganesa é uma “clássica seleção africana,” sendo vulnerável na defesa e bastante ofensiva, dependendo bastante da força e velocidade de seus atacantes. Além de Essien, a seleção Ganesa pode contar com a experiência de Asamoah Gyan (o mesmo que perdeu o pênalti na Copa do Mundo de 2010) e Muntari. Da nova geração, podemos destacar André Ayew e Jordan Ayew, ambos pertencem ao Marseille da França (Jordan está emprestado ao Sochaux), Kwadwo Asamoah que atua na Juventus e Cristian Atsu que se destacou no Porto, foi vendido ao Chelsea e repassado por empréstimo para o Vitesse da Holanda.


  
População: 308 milhões.
Área: 9 371 175 km².
Moeda: Dólar.
Capital: Washington DC.
Idiomas: Inglês.
                Os Estados unidos são hoje a maior potencia do Mundo, sendo sempre muito influente em diversos fatores, podendo mudar o andamento de diversos sistemas com uma simples alteração de si próprio. A história americana é recheada de conflitos, nos quais muitos deles não envolveram apenas os seus territórios. Acredito que muitos saibam ou tem uma base de como foram as guerras civis envolvendo o norte e o sul e os conflitos internacionais, principalmente as duas Grandes Guerras.
                Em território os EUA são o quarto maior país do mundo, estando atrás apenas de Rússia, Canadá e China. Esse tamanho faz com que o clima varie de região para região (assim como acontece no Brasil), tendo regiões áridas, tropicais e até polares, sendo também um país megadiverso em espécies, variando e muito entre o Continente, o Alaska e Havaí (terras que também pertencem aos Estados Unidos).

FUTEBOL:

                A Seleção Norte Americana é hoje a 24º melhor seleção do mundo segundo ranking atual da FIFA, porém isso nem sempre foi assim. Antes da década de 1990 os EUA chegaram a ser considerados uma das piores seleções existentes, isso devido à série de resultados e longos anos sem se qualificar para uma Copa do Mundo. A melhor qualificação alcançada pela equipe foi na Copa do Mundo inaugural, em 1930 no Uruguai, sendo um terceiro lugar, perdendo para vice-campeã Argentina por um sonoro 6 a 1. Depois disso ainda jogou as Copas de 1934 e 1950, aonde surpreendeu vencendo a Inglaterra por 1 a 0. Após 1950, os norte-americanos só se qualificaram para uma Copa do Mundo em 1990.
                A partir de 1990 e até a Copa do Mundo de 2014 que será realizada no Brasil, os Estados unidos se classificaram em todas, sendo que em 1994 foram os anfitriões, caindo para a seleção Brasileira nas oitavas-de-finais. Após sua primeira participação, a melhor posição que chegaram em uma Copa foi em 2002, caindo nas quartas-de-finais para os Alemães. Na Copa Ouro da CONCACAF os EUA é o segundo maior campeão com cinco títulos, atrás apenas do México que possui seis, sendo também o atual campeão em 2013.

PRINCIPAL JOGADOR:

                Landon Donavan de 31 anos é sem dúvida o grande astro do time atual dos Estados Unidos e um dos maiores (se não o maior) jogador da história do soccer (como é chamado o futebol nos EUA) no país. Foi revelado pelo Bayer Leverkusen da Alemanha, mas hoje atua o Los Angeles Galaxy.
É atualmente o maior recordista em número de assistências na Seleção Norte-americana de Futebol, além de também ser o maior artilheiro, tendo ultrapassado o recordista anterior, Eric Wynalda, numa partida disputada em 18 de janeiro de 2008, contra a Suécia (2 a 0). Também foi eleito o melhor atleta dos Estados Unidos em três oportunidades, e em outras seis, o melhor jogador de futebol.

SE SUPERAR:

                A Seleção Americana está no Brasil buscando se adaptar e conhecer o país em que jogará a Copa do Mundo de 2014. Devido ao calendário que seu futebol proporciona, eles possuem essa vantagem. Porém, eles precisarão muito mais do que todo esse reconhecimento de campo para conseguirem superar suas deficiências técnicas e quem sabe chegar novamente a uma posição surpreendente na competição. No Centro de Treinamento do São Paulo, além de ficarem admirados com a estrutura do clube, eles fizeram dois amistosos. O primeiro, contra o time titular e o segundo contra o time reserva. Em ambas partidas o resultado foi de 2 a 1, só que na primeira oportunidade foram derrotados e na segunda se sagraram vitoriosos.

TABELA DE JOGOS:

                As duas equipes devem caminhar por fora no Grupo G, talvez tentando “beliscar” uma vaga tirando de Portugal, já que a Alemanha por ser mais completa é a grande favorita. Na estreia, ambas se enfrentam no dia 16/06 às 19 horas na Arena das Dunas, em Natal. Confira abaixo os demais jogos:
Alemanha x Gana – sábado, 21/06 às 16h Castelão.
EUA x Portugal – domingo, 22/06 às 19h Arena Amazônia.
Portugal x Gana – quinta, 26/06 às 13h Mané Garrincha.

EUA x Alemanha – quinta, 26/06 às 13h Arena Pernambuco.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Paixão de Torcedor - Thamires Coutinho

Muitos me questionam sobre meu time e talvez, em relação ao Flamengo, essa história de o time nos escolher seja um fato. Mãe vascaína, pai tricolor. Eu, Flamenguista desde que me conheço como pessoa. E feliz apenas por esse privilégio, grata por fazer parte da nação. Ser Flamengo é se destacar dos outros clubes. Não sei exatamente o motivo e talvez não seja só um, mas somos especiais. Torcida que ganha jogo, joga junto com o time e merece, tanto quanto eles, o mérito de cada vitória. Tenho a sorte de morar no Rio de Janeiro e poder acompanhar meu time de perto. Mas aconselho a todas as pessoas, Flamenguistas ou não, a irem ao Maracanã num dia de jogo do maior do mundo ao menos uma vez na vida. É algo fora do comum. Ultrapassa os limites dos 90 minutos.
Sinto uma alegria imensa à cada vez que alguém me associa ao Flamengo. Diz que leu algo e lembrou-se de mim, me presenteia com itens do clube, pergunta se vou ao jogo (claro!), alguma coisa do Léo Moura, jogador que tenho como ídolo da minha geração... todas essas coisas mostram que eu e o Flamengo somos um só. Em 2013 tive a oportunidade de acompanhar no Maracanã todos os jogos da Copa do Brasil e são jogos que vou levar pra toda vida. E aquele time desacreditado (pela mídia, jamais pela torcida) que desbancou o Cruzeiro, goleou o Botafogo, "deitou e rolou" no Goiás e sagrou-se campeão diante de outro rubro-negro, porém não era o verdadeiro. Poderia falar horas sobre o Flamengo, sobre cada alegria proporcionada a mim, cada turbilhão de sentimentos que toda partida me proporciona.
O amor pelo clube e a admiração pelos jogadores que honra o manto sagrado. Cada título e triunfo, sem esquecer-se dos momentos difíceis em que ele mais precisou de mim e eu não deixei de apoiar. Mas ser Flamengo é algo que jamais conseguirei expressar com palavras. Espero que seu time te faça quase tão feliz como o meu me faz, mas seria muita pretensão desejar que ele te proporcione sentimento equivalente a ser o 12º jogador. "Ainda bem que eu sou Flamengo, mesmo quando ele não vai bem, algo me diz em rubro-negro que o sofrimento leva além, não existe amor sem medo!" Thamires Coutinho.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Campeonato Gaúcho 2014

O Campeonato Gaúcho de 2014 assim como diversos estaduais terá uma forma diferente do que está acostumado neste ano de Copa do Mundo. Ao invés de um dois turnos como de costume, teremos um turno único no qual as equipes enfrentaram todos os outros adversários. Apesar de ser um turno único, os times ainda permanecem divididos em dois grupos com oito clubes cada. As equipes primeiramente enfrentarão os adversários de seu grupo oposto e em seguida começarão os confrontos com as equipes do mesmo grupo. As quatro primeiras equipes de cada grupo se classificarão para a fase seguinte de mata-mata.
                Parece confuso e realmente é um pouco, afinal teremos um turno único, mas ainda sim dois grupos. Os clubes que avançarem as fases eliminatórias disputarão uma partida única, sendo o mandante aquele que tiver a melhor campanha. Somente na final, teremos duas partidas, sendo a última delas no mando de campo da equipe com melhor campanha.
                O Campeonato Gaúcho vem perdendo um pouco do atrativo e até o torcedor mais fanático e conservador precisa admitir isso. Inclusive, essa situação é refletida e muito na media de público do campeonato. Em um levantamento feito pela Pluri, no ano passado tiveram apenas 2.219 pagantes em média, ficando apenas em 10º colocado se compararmos com outros estaduais (atrás inclusive de paranaense e catarinense, sendo o pior da região sul).
                Para tirar ainda mais a graça da competição, o Grêmio jogará com um time B, formado apenas com jogadores da base ou que ainda buscam espaço na equipe principal. O time principal por sua vez estará totalmente focado na Copa Libertadores, pelo menos por enquanto. Será a chance de esses jovens mostrarem que merecem uma continuidade na equipe após o termino da competição e o começo do Brasileiro e Copa do Brasil. Da equipe do Gauchão se destacam Moisés, Matheus Biteco e Yuri Mamute, que inclusive já tiveram algumas partidas pelo profissional.
                O Internacional, assim como ano passado, estará jogando apenas o Campeonato Gaúcho neste inicio de ano e também começará apenas com um time B, enquanto a equipe principal aprimora a parte física e tática em uma pré-temporada estendida. Os destaques dessa equipe sub-23 do Inter e que certamente serão observados pelo técnico Abel Braga devem ser: Alisson e Claudio Winck.

                Um dos maiores atrativos do Gauchão de 2014 será a volta do tradicional Brasil de Pelotas a elite após quatro anos na divisão de acesso. Certamente sua torcida que não é muito grande comparada com a dos grandes do estado, mas é apaixonada estará presente em seus jogos.

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Campeonato Carioca 2014

                
O Campeonato Carioca é um torneio que a muito tempo perdeu a sua qualidade e competividade entre os clubes grandes e menores, mas é um torneio importante e sempre acaba revelando algum bom jogador para ser aproveitado pelos clubes grande do Rio de janeiro. Para a edição de 2014 ocorreram mudanças na forma de disputa, que deixou de ser dividido entre dois turnos (Taça Guanabara e Taça Rio) e passou a ter um único turno (somente Taça Guanabara).
                Os 16 clubes da primeira divisão disputaram jogos em turno único e em grupo único (diferente também das edições anteriores em que se disputava em dois grupos), com os quatro primeiros se classificando para a fase seguinte, onde teremos semifinais e posteriormente finais. O torneio ficou muito parecido com o antigo Campeonato Paulista. Outra particularidade desse novo sistema de disputa é que teremos dois “campeonatos” paralelos e implicitamente ocorrendo junto com a Taça Guanabara.
                O Torneio Super Clássicos contará com uma tabela “imaginaria” que terão apenas os quatro clubes grandes do Rio (Flamengo, Vasco, Botafogo e Fluminense) e nesta tabela serão computados apenas os pontos desses quatro clubes, considerando apenas os confrontos diretos entre eles dentro da competição (não contando com as fases sequenciais de semifinais e finais). Ou seja, cada clube terá três jogos computados e no final o que ocupar a primeira colocação será o Campeão dos Super Clássicos. O segundo torneio considerará apenas os demais clubes (os doze “pequenos”) e será a Taça Rio. Assim como o torneio dos clubes grandes, contará apenas os jogos em que os pequenos jogarem entre si (desconsiderando um Bangu x Flamengo, por exemplo). Então cada clube terá onze jogos disputados e o que ocupar a melhor posição será o Campeão da taça rio de 2014.
                O atual campeão Botafogo estará este ano na Libertadores e certamente deixará para segundo plano o estadual e a maior novidade em termos de mercado foi a aposentadoria de Seedorf, que inclusive deve se tornar técnico do Milan. O clube ainda deve perder o jovem Hyuri e talvez até o atacante Rafael Marques (ironicamente quando ele finalmente desencantou). Algumas contratações foram feitas, como: Helton Leite, goleiro que estava no Criciúma, os volantes Rodrigo Souto (Figueirense) e Airton e Bolatti que estavam no Internacional, além do veterano Jorge Wagner que estava no Japão e do atacante do Olimpia, Juan Ferreyra.
                O Flamengo também vem se reforçando razoavelmente bem. O time venceu a Copa do Brasil quando ninguém dava nada e está na Libertadores, porém acho que ainda é preciso manter os pés no chão. O lateral direito Léo e o meia Everton que estavam no Atlético Paranaense são bons reforços e certamente qualificam ainda mais a equipe rubro-negra. Elano que foi emprestado pelo Grêmio é uma incógnita, afinal, não vem jogando bem, mas uma mudança de ambiente pode dar uma nova alavancada com o jogador, assim como ocorreu com o próprio Grêmio, na mudança do Santos.
                O Fluminense trouxe até o momento dois reforços, o primeiro indiscutivelmente o melhor reforço carioca até o momento, o argentino que já teve passagem pelo clube das Laranjeiras, Conca. O segundo é a “moda” atual, o atacante Walter. É um bom jogador, mas creio que chamou mais a atenção no Campeonato Brasileiro passado por causa de seu excesso de peso. Foi um pouco nítido que ele não consegue aguentar uma temporada, precisando ser poupado as vezes e caindo de rendimento no fim do ano. Para ser reserva de Fred, é um bom reforço. Ainda trouxeram Chiquinho que atuou na Ponte Preta e pertencia ao Corinthians, mas sinceramente não é esperado muito desse jogador. Ainda existem especulações, mas de concreto, além disso, nada.
                O Vasco mudará bastante depois de um ano decepcionante. Martin Silva goleiro que estava no Olimpia certamente foi a contratação mais comemorada, não por ser um grande jogador, mas por pelo menos dar uma esperança a mais a posição que foi a mais desastrosa de 2013. Do clube paraguaio ainda chegou o meio campista Eduardo Aranda. A reformulação continuou com as chegadas dos laterais: Marlon que jogou no Criciúma, André Rocha que atuou pelo Figueirense e Diego Renan do Cruzeiro. O zagueiro Rodrigo que jogou muito bem pelo Goiás na ultima temporada também chegou com a missão de arrumar o segundo pior setor do time.

                O Campeonato Carioca terá metade dos times grandes focados, sendo que Vasco e Fluminense terão que mostrar muito serviço nessa competição para garantirem um melhor segundo semestre. Entre os dois, o Vasco deve estar mais bem preparado devido às mudanças que vem fazendo. Conca sozinho não vai resolver a situação do Fluminense. A disputa melhorará caso Botafogo e Flamengo resolvam levar mais a sério a competição, apesar de ser pouco provável.

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Dia do Treinador

A função de treinador no futebol é uma das mais importantes e hoje com o aumento da competitividade e estratégia, passou a ser uma posição que requer bastante estudo e aprendizado ao invés de somente o amadorismo e saber exercícios físicos como antigamente. Hoje é uma posição bastante valorizada e alguns recebem verdadeiras fortunas para colocarem suas táticas em campo.
                Ser técnico no Brasil na maioria das vezes é não saber se estará empregado após o próximo jogo, afinal, entre todas as posições nesse meio futebolístico é a mais instável. Podemos pegar o exemplo recente de Tite. Pode ser considerado o maior técnico da história do Corinthians, ou pelo menos nessa era moderna, vencendo um Brasileiro, além da tão sonhada Libertadores (ainda tendo um Mundial de Clubes), e mesmo assim, após um 2013 ruim no Brasileiro (afinal ganhou um Paulista e uma Recopa), não teve a chance de tentar em 2014 uma renovação no elenco e recomeçar um trabalho. Saiu e em seu lugar Mano Menezes assumiu.
                Por outro lado, os técnicos Brasileiros também costumam ser valorizados em excesso, mesmo não demonstrando grandes inovações ou ganhando grandes campeonatos. Um dos casos recentes que vale destacar é o de Gilson Kleina, atualmente no Palmeiras. Começou sua carreira como assistente de Abel Braga. Como técnico teve passagem por vários clubes pequenos e ganhando apenas um título desde 2002 com o Iraty, sendo o estadual de 2006. Foi contratado pelo Palmeiras para tentar a fuga da Série B ganhando R$ 300 mil mensais, muito dinheiro para alguém que teve apenas 51% de aproveitamento durante o período que treinou seu anterior clube, a Ponte Preta.

                Os técnicos brasileiros também precisam rever o que sabem sobre táticas e talvez essa seja uma das barreiras que os impedem de trabalharem em mercados europeus. Se observarmos, encontramos técnicos de outras nacionalidades sul-americanas em países europeus como Marcelo Bielsa, Diego Simeone e Manuel Pellegrini. Claro, que a língua pode ser um empecilho, mas temos diversos técnicos que treinam times japoneses, inglês, espanhol ou italiano seria “fichinha” perto do idioma nipônico. 

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Campeonato Paulista 2014

         
      Em 2014 teremos uma Libertadores sem nenhum clube paulista, fato que não ocorre há tempos. Por causa disso, acreditávamos que teríamos um Campeonato Paulista mais “luxuoso”, com os clubes se empenhando mais em vencer a única competição completa que disputarão no primeiro semestre. Entretanto, fica evidente o quanto os estaduais já não são mais importantes para os clubes, que se movimentam pouco em termos de reforços nesse inicio de ano, e tudo indica que as coisas só acontecerão de fato no segundo semestre.
                Pessoalmente acho um grande erro de planejamento, afinal, esse primeiro semestre seria perfeito para o acerto do time em campo, para que nas competições do segundo semestre os clubes entrem “voando”. Foi exatamente assim que aconteceu com o Cruzeiro, atual Campeão Brasileiro, mas pelo que vemos os paulistas não pensam da mesma forma.
                O Paulistão irá começar neste sábado e pouco se vê de mudanças nos clubes. A principal contratação até agora foi por parte do Santos. O atacante Leandro Damião que estava no Internacional chegou ao clube praiano com a ajuda de investidores custando cerca de R$ 41,6 milhões e podendo chegar a 62,4 milhões por conta de juros. Além do atacante, a chegada de Oswaldo de Oliveira é a única novidade no elenco Santista. Ainda podem chegar alguns outros reforços, como o badalado Vargas, o zagueiro Bruno Uvini e o meia Lucas Lima.
                O Palmeiras por outro lado se movimentou bastante e trouxe diversos reforços, porém a grande questão é a qualidade desses jogadores. Dos sete reforços que chegaram nenhum convence totalmente a torcida e devido ao ano do centenário do clube, a expectativa é enorme. Vale destacar a contratação do zagueiro Lúcio que estava no São Paulo e havia sido afastado por problemas dentro e principalmente fora de campo. O jogador já a pelo menos 2 anos não atua em um nível bom e todos os alviverdes esperam que ele mude esse cenário. As outras contratações foram: Marquinhos Gabriel do Bahia, William Matheus do Goiás, Victorino do Cruzeiro, Diogo da Portuguesa, França do Hannover e o jovem Rodolfo do Rio Claro.
                Outros que andam lentos após um ano ruim no Campeonato Brasileiro são Corinthians e principalmente o São Paulo. O atual campeão paulista tem até o momento apenas de novidades o técnico Mano Menezes, o lateral esquerdo que atuou na Ponte Preta Uendel, o zagueiro Wanderson do Sertãozinho. O volante Bruno Henrique que pertence ao Londrina e atuou pela Portuguesa  e o lateral direito Fagner (formado no clube) e que estava no Vasco temporada passada estão praticamente fechados, faltando apenas a assinatura do contrato. O São Paulo até o momento tem apenas Luís Ricardo de novo e o futuro em termos de reforços parece nebuloso, o que faz dos quatro tidos como grandes largar atrás.

                Como não é só dos grandes que se vivem os estaduais, a Portuguesa que é protagonista de uma grande confusão do Campeonato Brasileiro de 2013 e que não sabe se jogará a Série A ou B ainda, acertou alguns reforços, na sua maioria por empréstimo, como: o meia Rondinelly do Grêmio e o atacante Giovanni do Corinthians. A Ponte Preta com problemas financeiros terá uma “reformulação” com jogadores promovidos da base e aproveitamento de “refugos” que jogaram por outros clubes na ultima temporada, entre eles estão Bruno Silva e Rodrigo Biro, volante e lateral que estavam no Atlético Paranaense e certamente serão de grande ajuda no Campeonato Paulista. Vale destacar também o empréstimo do goleiro do Palmeiras, Deola ao Sorocaba.


sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Raio-X: Cavani x Falcão

                
Em 2014 o Raio-X também entra em clima de Copa do Mundo e até que comece a competição, os comparativos serão entre jogadores que possivelmente disputarão o torneio de futebol mais importante do mundo. Para começar, a posição mais badalada do futebol, a de atacante, sendo eles o uruguaio Edinson Cavani, hoje no Paris Saint-Germain e o colombiano Falcão Garcia, hoje atuando no Mônaco, ambos da França.
                Edinson Roberto Cavani Gómez nasceu em Salto, Uruguai, no dia 14 de fevereiro de 1987 se mudando com apenas um ano de idade para Montevidéu onde começou a jogar futebol nas categorias de base do Danubio, sendo promovido a equipe principal em 2005 com apenas 18 anos, fazendo parte da equipe Campeã Uruguaia de 2006/2007. Em 2007 chegou a Itália para atuar no Palermo, e marcando logo em sua estreia contra Fiorentina. Em 2008 com a saída de Amauri da equipe se tornou titular e desde então começou a desencantar como craque mundial.
                Após a Copa do Mundo de 2010 virou jogador do Napoli por 17 milhões de euros. Em sua primeira temporada ficou atrás apenas de Di Natale na artilharia do Calcio, com 26 gols marcados. Na temporada passada, foi o artilheiro inquestionável da competição marcando 29 gols em 34 partidas disputadas. Foi vendido no começo desta temporada (Julho 2013) para o PSG da França por 64 milhões de euros, um record arrecadado pelo Napoli.
                No PSG sua fama de matador só está aumentando, mesmo jogando ao lado de Ibrahimovic e tendo que se deslocar um pouco mais de perto da área, o uruguaio já marcou 18 gols em 24 partidas somando todas as competições. Pela seleção do Uruguai é um dos grandes jogadores do momento ao lado de Suarez e esperança pra Celeste na Copa do Mundo que acontecerá no Brasil.
                Radamel Falcão Garcia Zárate nasceu em Santa Maria, Colômbia, no dia 10 de fevereiro de 1986, começou a carreira na juventude no Millonarios da Colômbia com 7 anos e após cinco anos transferiu-se para o River Plate da Argentina, no qual com dezenove anos já começou a integrar o time profissional do clube. Em 2009 assinou pelo Porto após ter estado como certo no rival Benfica e foi lá onde o craque começou a realmente aparecer para o mundo todo. Ao lado do brasileiro Hulk ele fez uma das melhores duplas de atacantes da época e venceram a Liga Europa de 2010/2011, inclusive estabelecendo um record entre os artilheiros ao marcar 17 gols em 14 jogos.
                Após atuar pelo Porto, foi vendido ao Atlético de Madrid por 40 milhões de Euros, contratado para cobrir a saída de Aguero e fazendo isso muito bem. Pelo Atlético o artilheiro voltou a se destacar, principalmente com seus gols. Foi um dos principais jogadores que levou o clube a vencer a Liga Europa e destruiu o Chelsea na Supercopa Europeia, torneio que coloca frente a frente os vencedores da Liga dos Campeões e Liga Europa. Outro marca histórica de Falcão Garcia no Campeonato Espanhol foi marcar em uma única partida cinco gols, também apelidada de Mão do Rei pelos espanhóis, contra o La Coruña.
                Foi vendido ao Mônaco por 60 milhões de euros e é hoje a grande estrela do time e tem a missão de encaminhar o clube recém-rico a maiores patamares. Está mantendo a sua fama de goleador e em 16 partidas feitas pelo clube do principado anotou 10 gols. O colombiano foi eleito o quarto melhor jogador do mundo na eleição passada, atrás apenas de Messi, Cristiano Ronaldo e Iniesta. Pela seleção Colombiana o jogador foi o terceiro artilheiro das Eliminatórias para a Copa do Mundo.

                Os dois são grandes jogadores e artilheiros natos, crescendo ainda mais a cada ano de carreira. A disputa é boa e muito difícil de chegar a um consenso de quem é o melhor. Cavani consegue ter uma variação tática maior mesmo não sendo tão rápido consegue atuar um pouco pelos lados do campo, já Falcão Garcia não é um jogador lento e tem bastante habilidade, porém por questão de hábito e adaptabilidade acredito que suas funções estejam concentradas apenas na área. Como matador, Falcão por sua vez supera Cavani, principalmente nos últimos anos, fazendo coisas incríveis e levando o Porto e Atlético a títulos, coisa que Cavani não conseguiu muito no Palermo e Napoli. Pelo atual momento Falcão Garcia se sobressai.

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Reforços Sul-Americanos 2014!

             
O mercado brasileiro para contratações está fraco. Apenas alguns clubes começaram a se mexer e buscar reforços para seus elencos. Algo interessante que ocorreu na mudança de ano, é que agora a CBF aumentou o número máximo de estrangeiros permitidos, subindo de três para cinco jogadores gringos. Particularmente não sou muito a favor disto, porém acaba também abrindo uma brecha maior para os clubes investirem em jogadores sul-americanos.
                O futebol brasileiro hoje está cada vez mais se distanciando do resto da América, tanto tecnicamente quanto financeiramente e isso pode alimentar mais o interesse desses jogadores em atuar aqui. O futebol sul-americano é um bom mercado, basta apenas peneirar corretamente os jogadores. Muitas promessas saem cedo para a Europa e estouram quando menos damos conta. O futebol argentino vira e mexe revela um bom jogador e estamos entrando em uma temporada que tanto o futebol Colombiano, quanto o Uruguaio podem revelar pequenas joias, bastando apenas serem lapidadas em times e estruturas melhores.

Confira abaixo a lista de alguns possíveis alvos:

Medina (Nacional de Medelin – COL): John Steffan Medina é um jovem lateral direito colombiano que se destacou ano passado atuando pelo Nacional. Muito bom no apoio, atuando muitas vezes como ala em um esquema com três zagueiros, fez ótimas duas partidas esse ano contra o São Paulo pela Copa Sul-Americana. Apesar de jovem, já possuí convocações para a seleção principal de seu país, sendo que em duas atuou como titular da equipe.

Eder Álvarez (River Plate – ARG): Também pode ser conhecido pelo mundo futebolístico por Balanta, o jovem zagueiro colombiano é outra grande promessa do futebol de seu país e atua no River Plate desde as categorias de base. O defensor de apenas 20 anos fez sua estreia profissional ano passado e já desperta interesse de clubes europeus, entre eles o poderoso Barcelona. Apesar da idade, o jovem mostra grande evolução tática e técnica, sendo bom no jogo aéreo e bastante rápido. Certamente não será uma contratação barata, mas tem tudo para ser um grande jogador nos próximos anos.

De Amores (Liverpool – URU): Guillermo de Amores é mais uma promessa para ser observada.  O jovem goleiro uruguaio que atua no Liverpool tem apenas 19 anos e participou do Mundial de sua categoria este ano, sendo vice-campeão e fazendo uma grande competição, principalmente na final. Na temporada passada apesar da idade, tornou-se titular da equipe de Montevideo e fez boas partidas apesar de sua equipe não ter uma zaga boa.

Alejandro Silva (Olimpia – PAR): Meio campista de apenas 24 anos que atua no vice-campeão da Libertadores de 2013 e teve algumas convocações feitas pela seleção Celeste nas eliminatórias. Atua na região central do campo ou também mais aberto em esquemas que usem características do tradicional 4-4-2 inglês. Jogadores do clube paraguaio estão sendo bastante especulados pelos clubes brasileiros, alguns inclusive já assinaram com o Vasco e Silva seria uma outra opção que ainda não se especularam por aqui.

Toselli (Universidad Católica – CHI): Christopher Toselli tem 25 anos e atua como goleiro em um dos principais clubes chilenos e já mostrou que tem qualidade e que pode ainda crescer graças ainda ser jovem. Venceu o Campeonato Chileno em 2010 e a Copa do Chile em 2011, além de ter feitos boas campanhas pela sua equipe. Destacou-se principalmente ano passado em partidas pela Sul-Americana.

Castillo (Universidad Católica – CHI): Companheiro de Toselli no clube, o jovem de apenas 20 anos Nicolás Castillo é uma das novas promessas do futebol de seu país. Bastante veloz e com poder de definição, integrou a equipe sub20 no sul americano e mundial deste ano, além de já ter sido convocado para a equipe principal em dois jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo. Tem grandes chances de estar no Brasil ano que vem e pode ser uma boa investida para os clubes brasileiros.

Héctor Canteros (Velez Sarsfield – ARG): O argentino de 24 anos atua no Velez desde a infância e teve uma rápida passagem pela Espanha, no Villarreal, por empréstimo. O jogador costuma atuar no meio de campo, como um segundo volante com boa qualidade no passe melhorando a saída de bola. Não deve ser um jogador tão caro e graças a idade pode evoluir bastante ainda. Seria uma boa opção para os clubes já que no momento vivemos uma carência de bons jogadores na posição.

Acosta (Lánus – ARG): Lautaro Acosta tem apenas 25 anos de idade, mas tem experiência em alguns clubes, inclusive na Espanha. Iniciou a carreira no próprio Lánus, foi para o Sevilla e depois acabou retornando para o Boca Juniors por empréstimo. Acabou sendo contratado livre, novamente pelo Lánus, no qual voltou a reencontrar seu bom futebol, visto nesse último Campeonato Argentino e Copa Sul-Americana, cuja equipe foi campeã. Costuma jogar pelos lados do campo com bastante velocidade e abrindo caminho pelos marcadores com seus dribles. 

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Copa do Mundo 2014 - Bélgica x Argélia

População: 10,7 milhões.
Área: 30 528 km².
Moeda: Euro.
Capital: Bruxelas.
Idiomas: Flamengo (Neerlandês), francês e alemão.

A Bélgica é um Estado federal dividido em três regiões: o Flandres ao norte, onde se fala flamengo (neerlandês), a Valónia ao sul, onde se fala francês, e Bruxelas, capital bilíngue, onde o francês e o neerlandês são línguas oficiais. Ao leste existe ainda uma pequena comunidade germânica com cerca de 70 000 habitantes.
Bruxelas é sede de várias organizações internacionais, nomeadamente da maioria das instituições europeias e da NATO. A Bélgica é famosa pelos seus chocolates, que são apreciados no mundo inteiro. O prato favorito dos belgas são os mexilhões com batatas fritas, as quais, de acordo com a lenda, seriam uma invenção belga. O país também produz mais de 1000 marcas de cerveja.

FUTEBOL:

                A primeira partida da seleção belga foi disputada a 1 de Maio de 1904, em empate por 3 a 3 contra a França. De início, a equipe contou com ajuda de alguns jogadores ingleses, fazendo com que estas partidas não fossem consideradas. Em 28 de Abril de 1901, o time havia batido Países Baixos por 8 a 0.
A equipe recebeu o apelido de Os Diabos Vermelhos do jornalista Pierre Walckiers em 1906, após vitória por 3 a 2 contra Países Baixos em Roterdã. A Bélgica esteve presente em onze mundiais, sendo que sua melhor classificação se deu em 1986, no México, quando alcançou o quarto lugar. Na Eurocopa, o melhor desempenho foi o vice-campeonato em 1980.
Nas Olimpíadas de 1900, a Bélgica foi representada pela Université de Bruxelles e conquistou a medalha de bronze. Na edição de 1920 do torneio, a seleção disputou o campeonato e venceu, conquistando a medalha de ouro.


PRINCIPAL JOGADOR:

                Eden Hazard é o principal jogador da equipe Belga no momento. Nasceu em La Louvière, na Bélgica e tem apenas 22 anos. Começou sua carreira profissional no Lille da França. Destro e com um potente chute, costuma jogar aberto na esquerda para aproveitar bastante essa sua característica. Hoje joga no Chelsea da Inglaterra e é um dos principais jogadores do clube, sendo contratado em 2012 por 40 milhões.

MELHOR GERAÇÃO:

                Os Belgas tem hoje o que acreditamos ser a melhor geração de jogadores e que tem grandes chances de repetir o feito de 1986 quando ficou em quarto lugar. Além de Hazard, possuem diversos jogadores com qualificações para jogarem nos principais clubes do mundo, como os zagueiros Kompany e Vermaelen e os meias Witsel e Fellaini. Além destes, a retaguarda conta com um jovem goleiro que tem potencial para se tornar um dos melhores do mundo, Courtois. Na frente à briga também promete ser acirrada entre os jovens goleadores Lukaku e Benteke.



População: 38 milhões.
Área: 2 381 741 km².
Moeda: Dinar argelino.
Capital: Argel.
Idiomas: Árabe e berbere (oficiais), além do francês.
                A Argélia está localizada no litoral norte da África, é banhada pelo Mediterrâneo. Faz fronteira com a Tunísia, Líbia, Níger, Mali, Mauritânia, Saara Ocidental e Marrocos. É o segundo maior país em extensão territorial do continente africano, atrás apenas do Sudão. O território foi habitado primeiramente pelos berberes, em seguida foi ocupado e incorporado por diversos povos e impérios, entre eles se destacam os fenícios, cartagineses, romanos, vândalos, bizantinos e árabes.
Em 1830 a França invadiu a Argélia, com a intenção de dominar o seu litoral. Em 1857 ocorreu a dominação definitiva dos franceses no território argelino. A luta pela independência se intensificou principalmente após a II Guerra Mundial, com o levante popular de 1945, porém eles foram reprimidos com muita violência por parte dos franceses. A FLN (Frente de Libertação Nacional) foi organizada em 1954, e deu início a uma luta armada contra a dominação da França. Somente em 1962 os franceses reconheceram a independência da Argélia.

FUTEBOL:

                A seleção da Argélia tem o apelido de Les Fennecs (As raposas do Deserto) e irá disputar sua quarta Copa do Mundo. Sua estreia na competição foi na Copa de 1982 na Espanha e ficou marcada por vencer a poderosa seleção Alemã Ocidental por 2 a 1. Uma derrota para a Áustria e uma vitória sobre o Chile, fizeram com que houvesse um empate entre três seleções na classificação final do grupo (Alemanha Ocidental, Argélia e Áustria), porém no critério de desempate, os africanos acabaram ficando em terceiro e não avançaram de fase.
                Em 1986 no México, os argelinos novamente conseguiram se classificar, porém estavam em um grupo forte (Brasil, Espanha e Irlanda do Norte) e foram eliminados ainda na primeira fase marcando apenas um gol. Os argelinos depois disso só voltaram a disputar uma Copa novamente em 2010, na África do Sul, quando também não passaram da primeira fase. A Argélia tem apenas um título em sua história, a de Campeã das Nações Africanas em 1990, quando venceu em seu próprio território.

PRINCIPAL JOGADOR:

                Sofiane Feghouli de 24 anos que nasceu em Levallois-Perret na França joga atualmente pelo Valência da Espanha. Iniciou sua carreira atuando como uma meia aberto na direita (os famosos wingers dos europeus) e aos poucos foi deslocado para jogar mais centralizado devido sua capacidade de criação e de fazer gols. O jogador chegou a disputar jogos pela seleção francesa nas categorias de base, porém optou por disputar jogos com a seleção principal da Argélia em 2011.

SUPERAÇÃO:

                A seleção da Argélia tem como principal objetivo nesta Copa do Mundo se superar. Após três participações nunca passou da primeira fase e essa talvez seja sua grande chance. O seu grupo não é fácil, afinal, além de Bélgica terão pela frente uma forte seleção Russa e uma Coréia do Sul que não deve surpreender ninguém este ano. Além de Feghouli, outro jogador que pode chamar a atenção nesta seleção é a jovem promessa da Internazionale Taider, de apenas 21 anos.

TABELA DE JOGOS:

                Ambos estão no Grupo H e fazem sua estreia na terça, dia 17/06 às 13h no Estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Confira os demais jogos das duas equipes abaixo:

Bélgica x Rússia – domingo, 22/06 às 13h Maracanã.
Coréia do Sul x Argélia – domingo, 22/06 às 16h Beira Rio.
Argélia x Rússia – quinta, 26/06 às 17h Arena da Baixada.
Coréia do Sul x Bélgica – quinta, 26/06 às 17h Arena Corinthians.