sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Raio-X: Vidal x Ramires


               Continuando o especial do Rao-X Copa do Mundo, depois de mostrar a comparação de dois atacantes matadores sul-americanos em janeiro, chegou a vez de fevereiro trazer o “embate” entre dois volantes também do futebol sul-americano. Dois volantes que se destacam bastante hoje no futebol mundial e por muitas vezes acabam sendo mais do que simples volantes. Hoje compararemos o chileno Arturo Vidal e o brasileiro Ramires.
                Arturo Erasmo Vidal Pardo, nascido em Santiago do Chile em 22 de maio de 1987, tendo hoje 26 anos e atuando na Juventus da Itália. Sua carreira começou na base do Colo-Colo e também foi o seu primeiro clube profissional. Estreou na equipe principal no Apertura de 2006 com 18 anos, mas se tornou jogador chave da equipe apenas na temporada seguinte e ajudando o clube a conquistar o bicampeonato (contando como Apertura e Clausura). Na Copa Sul-Americana de 2006 marcou 3 gols e já começou a chamar a atenção de clubes Europeus.
                O bom desempenho no clube e no Mundial sub-20 foram suficientes para que Rudi Völler, então técnico do Bayer Leverkusen fosse até o Chile convencer Vidal a assinar com o clube. O volante foi a maior transferência de um clube chileno, custando cerca de 11 milhões de dólares (com o Bayer pagando 7,7 milhões para ter 70% de seu passe) superando Matías Fernandez que havia sido vendido por 9 milhões de dólares ao Villareal. No Leverkusen, Vidal foi peça chave da equipe logo cedo e participou da maioria dos jogos durante seu período no clube alemão, que foram de quatro temporadas. Em sua ultima temporada na equipe, teve mais liberdade para avançar ao ataque, demonstrando assim uma nova qualidade além da marcação, a de apoio e principalmente de finalização, marcando 10 gols.
                O Bayern de Munique tentou a sua contratação, mas Arturo foi mesmo jogar na Juventus por cerca de 10,2 milhões de euros. Na velha Senhora o volante cada vez está se destacando mais e hoje é um dos principais volantes do mundo. Com sua chegada, Conte até mesmo mudou a tática do clube, tendo que encaixá-lo ao lado de Marchisio e Pirlo, e formando um 4-3-3. Hoje a equipe joga em um 3-5-2 na qual o volante tem bastante liberdade de chegar à frente, mas nunca deixando de lado sua forte marcação. Hoje é o maior volante artilheiro de toda a Europa, marcando 16 gols pela Juventus na temporada.
                Ramires Santos do Nascimento nasceu em Barra do Piraí no dia 24 de março de 1987, tendo 26 anos e atuando no Chelsea da Inglaterra. Sua carreira começou no Joinville, sendo promovido ao profissional do clube em 2005 atuando como lateral direito. Em 2006 começou a ter mais oportunidades e acabou sendo deslocado para o meio de campo, aonde se destacou por sua versatilidade. Em 2007 após a disputa do Campeonato Catarinense foi contratado pelo Cruzeiro.
                No Cruzeiro o objetivo era substituir Ricardinho que não estava apresentando um bom futebol e logo foi ganhando a confiança por mesmo não tendo um grande porte físico, apresentar bastante disposição e raça. Aos poucos começou a ser intocável no time cruzeirense e no Brasileirão de 2008 entrou na seleção do campeonato ao lado do são paulino Hernanes.
                O volante foi vendido ao Benfica por cerca de 7,5 milhões de euros e em apenas uma temporada no clube português, seu destaque foi tanto que o Chelsea o comprou por cerca de 22 milhões de euros. Nos Blues, Ramires está atualmente na sua quarta temporada e é um dos destaques da equipe. É peça chave na transição entre a defesa e o ataque, dando bastante velocidade a equipe ou atuando pelo lado direito do campo, como um “meia-ala”. Foi fundamental na campanha do Chelsea que venceu a Liga dos Campeões, marcando inclusive um belo gol contra o temido Barcelona. Apesar de estar suspenso na final, foi reconhecido pelos companheiros como o melhor jogador da equipe na temporada.
                Hoje ambos os jogadores são considerados um dos melhores volantes do mundo e com características bem parecidas de marcar e sair para o jogo com intuito de apoiar os homens da frente. Ramires acabou se adaptando bem também jogando pela direita e isso é um ponto forte para o jogador, mas Vidal se sobressai marcando uma grande quantidade de gols e assistências. Deixando o patriotismo de lado por Ramires ser brasileiro, o momento do chileno é simplesmente surreal e vem sendo ao lado de Yaya Toure e Schweinsteiger os três principais jogadores da posição. Deixando de lado a “marra” e observando apenas o talento, hoje Vidal é mais jogador do que Ramires.

Nenhum comentário:

Postar um comentário