quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Copa do Mundo 2014 - Suíça x Equador

População: 7,866 milhões.
Área: 41 285 km².
Moeda: Franco Suíço.
Capital: Berna.
Idiomas: Alemão, francês, italiano e romanche.

                A Suíça é uma republica federal composta por 26 estados que são chamados de cantões, com Berna como sede das autoridades federais e Zurique como cidade mais populosa e famosa. O país faz divisa com Alemanha ao Norte, Itália ao Sul, França ao Oeste e Áustria e Liechtenstein ao Leste.
                A Suíça é um país sem costa marítima e seu território é dividido geograficamente entre Jura (cordilheiras), o Planalto Suíço e os Alpes. No Planalto é onde se encontram a maioria das grandes cidades e entre elas estão as duas grandes potências globais e econômicas Zurique e Genebra, que também foram eleitas duas das cidades com melhor qualidade de vida, ficando em segundo e terceiro respectivamente.
                A Suíça é um dos países mais ricos do mundo em PIB per capita calculado em 78 835 dólares americanos em 2011 e abriga diversas sedes de organizações mundiais, como; A Cruz vermelha, Fórum Econômico Mundial e o segundo maior escritório das Nações Unidas, além do COI, FIFA e UEFA também terem suas sedes no país.

FUTEBOL:

                A Suíça já é uma seleção veterana em Copas do Mundo, indo para a sua décima participação com a edição de 2014. A melhor  colocação dos suíços foram nas Copas de 1934, 1938 e 1954 chegando até as quartas-de-finais.
                Os suíços são conhecidos por terem uma defesa sólida e terem passado muitos jogos sem sequer levar gols e em Copas do Mundo são detentores do recorde de mais tempo sem sofrerem gols em minutos, sendo eliminados da competição sem sofrerem nenhum gol em 2006, caindo nas oitavas-de-finais nos pênaltis para os ucranianos e levando novamente um gol em Copas apenas contra o Chile, na segunda partida da fase de grupos da Copa do Mundo de 2010 aos 29 minutos do segundo tempo.
A Suíça foi sede da quinta edição da Copa do Mundo, em 1954 vencida pela Alemanha Ocidental e sede da Eurocopa de 2008, participando pela terceira vez apenas da competição e como nas anteriores sendo eliminada na fase de grupos. Em se tratando de Eurocopa, o mais jovem marcador pertence ao país. Johann Vonlanthen na Eurocopa de 2004 marcou o gol de empate contra a França e batendo esse recorde por três meses de diferença de Wayne Rooney, que acabará de ter sido o recordista quatro dias antes.

PRINCIPAL JOGADOR:

                Xherdan Shaqiri é a grande estrela do time suíço e esperança apesar de jovem. Com apenas 22 anos o meia atua pelo Bayern de Munique da Alemanha e vem fazendo grandes partidas, demonstrando extrema habilidade, técnica e boa finalização com sua canhota. Sua posição preferida é aberto na direita, fazendo sempre jogadas em direção ao centro e finalizando, muito parecido com Robben e isso foi um dos principais motivos de sua contratação. Começou a carreira no Basel da Suíça e começou a atuar na equipe principal com apenas 18 anos e ganhando cinco títulos pelo clube.

ESTRANGEIROS:

                A Suíça sofre um caso curioso e contraditório neste momento. O país recebe diversos imigrantes devido a sua estrutura e foi votada uma iniciativa contra essa imigração em massa, estabelecendo uma cota anual. O curioso é que isso contradiz com a seleção do país, que na maioria não são suíços legítimos. Shaqiri, o craque da equipe é um exemplo, com o país de origem sendo Kosovo. Outros jogadores importantes também podem ser citados, como: Inler que é turco, Djourou que é marfinense, Dzemaili da Macedônia, Xhaka e Behrami, que assim como Shaqiri também são de Kosovo.



População: 15 milhões.
Área: 256 370 km².
Moeda: Dólar Americano .
Capital: Quito.
Idiomas: Espanhol.

                A Republica do Equador é limitado ao norte pela Colômbia, a leste e sul pelo Peru e ao oeste pelo Oceano Pacifico, sendo um dos dois países da região juntamente com o Chile que não faz fronteira territorial com o Brasil. Além do território continental, o Equador também possuí sobre sua jurisdição as ilhas Galápagos, localizadas a cerca de 1000km da costa.
                A sua capital Quito é declarada um Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, em 1970, por ter o centro histórico mais bem preservado e menos alterado de toda a América Latina e o centro histórico de Cuenca, a terceira maior cidade do país, foi declarada como Patrimônio Mundial em 1999 como exemplo notável de uma cidade bem planejada de estilo espanhol colonial.
                É nas Ilhas Galápagos que encontramos uma das maiores variedades do mundo em espécies e ficou bastante famosa pelas pesquisas de Charles Darwin. É graças a ele que hoje a região é o maior laboratório vivo de biologia de todo o mundo e o com mais biodiversidade por unidade de área.

FUTEBOL:

                A seleção Equatoriana de futebol vem evoluindo bastante nos últimos anos e as participações nos Mundiais de 2002 e 2006 é uma prova desta crescente. Além destas Copas, poderia ter participado da Copa realizada aqui no Brasil, em 1950, mas acabou desistindo. Esta então será a terceira participação em Copas e o objetivo é ao menos alcançar as oitavas-de-finais. Em Copas Américas, a melhor posição do Equador foi um quarto lugar em 1993. A maior conquista na história, foi nos jogos Pan-Americanos de 2007, no qual saíram com a medalha de ouro.

PRINCIPAL JOGADOR:

                Antônio Valencia que atua no Manchester United é a principal arma dos equatorianos para a Copa do Mundo. O meio-campista de 28 anos costuma atuar aberto pela direita e muitas vezes também jogando como lateral direito ou ala em seu clube. É tido como um dos jogadores mais velozes do mundo na atualidade. Começou a carreira no El Nacional, do Equador e teve passagens Villarreal, Recrativo e Wigan antes de chegar ao gigante Inglês. Com Ferguson era uma peça importante da equipe, mas com a saída da lenda, assim como todo o time tem caído de produção.

TABELA DE JOGOS:

                Suíça e Equador brigam em igualdade por uma vaga nas oitavas-de-finais, tendo em vista que apesar do fraco futebol apresentado nos últimos anos, a França ainda continua sendo a favorita do Grupo E. Confira abaixo os demais jogos das duas equipes:

Suíça x França – sexta 20/06 ás  16h Fonte Nova.
Honduras x Equador – sexta 20/06 às 19h Arena da Baixada.
Equador x França – quarta 25/06 às 17h Maracanã.

Honduras x Suíça – quarta 25/06 às 17h Arena da Amazônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário