sábado, 22 de fevereiro de 2014

Copa do Mundo 2014: Inglaterra x Itália



População: 60 milhões.
Área: 130 395 km².
Moeda: Libra Esterlina.
Capital: Londres.
Idiomas: Inglês.

                A Inglaterra é uma das nações constituintes do Reino Unido, fazendo fronteira com Escócia ao norte e País de Gales a oeste. Ao sul está o Canal da Mancha, que a separa do restante do Continente Europeu. A maior parte da Inglaterra compreende a parte central e sul da ilha da Grã-Bretanha, no Atlântico Norte. O país também inclui mais de 100 ilhas menores, como as Ilhas Scilly e a Ilha de Wight.
O território da Inglaterra é, em sua maioria, composto por pequenas colinas e planícies, especialmente no centro e no sul do país. No entanto, existem planaltos no norte (por exemplo, Lake District, Peninos e Yorkshire Dales) e no sudoeste (por exemplo, Dartmoor e Cotswolds). A antiga capital da Inglaterra  era Winchester até Londres assumir o posto em 1066. Hoje Londres é a maior área metropolitana no Reino Unido e a maior zona urbana da União Europeia.
                O país possuí uma vasta história e cultura, desde eras pré-históricas. Há indícios que a Grã-Bretanha era uma só com a Irlanda e a Eurásia (massa de terra que abrange a Europa e Ásia), mas com o aumento do nível do mar, acabou sendo separada e se tornando apenas uma ilha.

FUTEBOL:

                A Inglaterra é tida como o país que inventou o futebol e foi de lá, que Charles Miller o trouxe para o Brasil. Em 30 de novembro de 1872, Inglaterra e Escócia realizaram o primeiro jogo entre seleções na história do futebol. O jogo ocorreu no campo do West of Scotland Cricket Ground, Patrick e terminou em 0 a 0. Em 1884, os países que compõem o Reino Unido, começaram a disputa da Home Championship, torneio anual que só parou de ser disputado 100 anos depois, em 1984 e em mais da metade (54 para ser mais exato) teve a Inglaterra como campeã.
                A seleção inglesa foi campeã apenas uma vez, em 1966 em seus próprios domínios. A final foi contra a Alemanha ocidental e vencida pelo placar de 4 a 2. A campanha foi de cinco vitórias e um empate, com onze gols marcados e apenas três sofridos. Foram 14 participações em Copas do Mundo e oito em Eurocopas, ficando no máximo em terceiro lugar em 1968. É uma seleção tida sempre como forte, porém, sempre decepciona. Tem a Liga Nacional mais forte do mundo, mas devido ao excesso de estrangeiros isso atrapalha a seleção.

PRINCIPAL JOGADOR:

                Wayne Rooney é o grande jogador da seleção inglesa apesar de não estar em seu melhor momento. É o grande responsável em fazer a transição de gerações render, já que antigos companheiros como Lampard e Gerrard estão em fim de carreira e uma reformulação é preciso na seleção. Rooney tem grande destaque por sua velocidade e finalizações precisas, mas também chama atenção por um temperamento forte, que já lhe acarretou bastantes expulsões por motivos bobos. Cria da base do Everton, foi vendido ao Manchester United por 37 milhões de euros na temporada de 2004/2005, desde então sendo titular absoluto na equipe e ganhando grande destaque mundialmente. Hoje, aos 28 anos, especulasse muito sobre seu futuro fora dos Diabos Vermelhos, mas renovou seu contrato ontem até 2019.

NOVA GERAÇÂO:

                Está será a ultima Copa do Mundo para alguns jogadores, como Gerrard e Lampard e, portanto, a seleção inglesa precisa de renovação e de novos craques que chamem a responsabilidade, principalmente no meio de campo. O principal nome para esse setor e grande esperança de futuro na Inglaterra é Jack Wilshere do Arsenal de apenas 22 anos. A zaga ao que tudo indica será renovada mais facilmente com Gary Cahill do Chelsea e Phil Jones do Manchester United.  No ataque outros jovens vêm começando a ganhar destaques como Oxlade-Chamberlain do Arsenal e Sturridge do Liverpool, além de Walcott do Arsenal que é jovem e estaria na Copa do Mundo com toda certeza se não fosse sua lesão grave.




População: 60 milhões.
Área: 301 230 km².
Moeda: Euro.
Capital: Roma.
Idiomas: Italiano.

                Indiscutivelmente a civilização italiana é uma das mais influentes tanto na Europa, quanto no Mundo ao longo da história. É o berço da civilização etrusca, da Magna Grécia, Império Romano, da Igreja Católica, além das republicas marinhas do Humanismo, do Renascimento, Fascismo. Foi aonde nascerão diversos artistas, cientistas, músicos e exploradores.
                A Itália está localizada no sul da Europa e compreende a península Itálica e uma série de ilhas, incluindo as duas maiores, Sicília e Sardenha. Situa-se entre as latitudes 35° e 47° N e longitude 6° e 19° E. Embora o país compreenda a totalidade península e a maior parte da bacia sul alpina, alguns do território da Itália se estendem além da bacia alpina e algumas ilhas estão localizadas fora da plataforma continental da Eurásia. Esses territórios são as comunas de Lívigno, Sesto, Innichen, Dobbiaco (em parte),Chiusaforte , Tarvisio, Curon Venosta (em parte), que fazem parte da bacia do rio Danúbio, enquanto o Val di Lei constitui parte do bacia do Reno e as ilhas de Lampedusa eLampione estão na plataforma continental africano.

FUTEBOL:

                Indiscutivelmente é uma das maiores seleções do mundo e a segunda maior vencedora de Copas do Mundo, com quatro conquistas (1934, 1938, 1982 e 2006), além de outros dois vice-campeonatos e um terceiro lugar. Na Eurocopa, segunda competição mais importante para uma seleção europeia, a Itália foi campeã uma vez (1968) e dois vice-campeonatos. Ainda ganhou uma medalha de ouro em olimpíadas (1936).
                A cor tradicional da camisa da seleção é em homenagem à antiga casa real italiana de Saboia, cuja família reinou o país de 1861 até 1946 e tinha como o brasão imperial a cor predominante azul claro (azzurro em italiano) e, portanto, os membros da seleção são apelidados Azzurri e a seleção, deSquadra Azzurra. Os calções são tradicionalmente brancos, e tradicionalmente também a combinação contrária (camisas e meias brancas e calções azuis) constituem o uniforme reserva. Uma triste lembrança em meio ao título na Copa do Mundo de 1938, entretanto, foi em relação ao segundo uniforme utilizado: totalmente preto, a cor do fascismo, tendo sido utilizado nas semifinais contra os anfitriões franceses. Calções pretos também foram utilizados na Copa do Mundo de 1966, no jogo contra a União Soviética.
                Uma curiosidade sobre a seleção italiana, é que em todas as Copas em que se sagrou campeã, ela tinha jogadores “estrangeiros” na equipe, mas com cidadania italiana. Em 1934 tinham o brasileiro Anfilogino Guarisi, os argentinos Luis Monti, Attilio Demaria, Raimundo Orsi e Enrique Guaita, em 1938 tinha o uruguaio Michele Andreolo, o líbio Claudio Gentile em 1982 e mais recente, o argentino Mauro Camoranesi e o inglês Simone Perrotta em 2006.

PRINCIPAL JOGADOR:

                A seleção italiana tem alguns jogadores consagrados e veteranos, como Gianluigi Buffon e Andrea Pirlo, porém, dessa nova geração a principal estrela que podemos destacar é Mario Balotelli. O jovem atacante é dotado de bastante força e habilidade, além de um potente chute de pé direito. Tem apenas 23 anos e é um dos atacantes com maior potencial no Mundo. Até pouco tempo, nunca tinha errado uma cobrança de pênalti. Balotelli é famoso também por seu comportamento e temperamento difícil e pelas diversas polemicas que já causou, fora de campo inclusive.

DEFESA IMPONENTE:

                A Seleção da Itália é bastante conhecida por seu sistema defensivo sólido e uma forte marcação. Foi assim que conquistaram quatro Copas do Mundo, mas nos últimos anos existe uma tentativa de mudar essa filosofia, com um time mais criativo e com um ataque poderoso. Porém, o meio de campo ainda carece de jogadores que sejam grande criadores de jogadas, não é por menos que Andrea Pirlo, volante de origem, mas com grande técnica acabou encarregado dessa função. A “parede” da equipe ainda estará nas mãos de Buffon, um dos maiores goleiros do século e porque não da história?

TABELA DE JOGOS:

                O Grupo D aonde estão Inglaterra e Itália é tido como o Grupo da Morte da Copa do Mundo de 2014, tendo ainda o Uruguai e a Costa Rica que deverá ser o “saco de pancadas” do grupo. O jogo entre as equipes acontece no dia 14 de junho na Arena Amazônia as 19 horas. Confira os demais jogos das duas equipes:

Uruguai x Inglaterra – quinta 19/06 às 16h, Arena Corinthians.
Itália x Costa Rica – sexta 20/06 às 13h, Arena Pernambuco.
Costa Rica x Inglaterra – terça 24/06 às 13h, Mineirão.
Itália x Uruguai – terça 24/06 às 13h, Arena das Dunas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário