segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Até quando?

Antes de tudo quero deixar claro que não sou Vascaíno e nem torcedor de um rival do Flamengo e muito menos carioca. Não vim aqui criticar que erros assim sempre acontecem a favor do Flamengo ou de qualquer outro clube. Quero tecer uma critica em relação a este lance especifico e em declarações dos responsáveis que já foram ditas.
               Como alguém sem o foco destorcido pela paixão de um torcedor dos clubes relacionados e vendo a situação em que o futebol brasileiro caminha, um erro como o de ontem é extremamente preocupante e a atitude do Presidente da Comissão de Árbitros do Rio de Janeiro é ainda mais preocupante, pra não dizer triste.
               O futebol é um esporte, e tal deveria ser feito para divertir as pessoas acima de tudo, porém hoje as coisas caminham mais para um grande negócio e já que é visto dessa forma, deveria ser mais profissional. O erro de ontem foi grosseiro, algo injustificável e acima de tudo me pareceu, e muito, intencional. Se o juiz de linha de fundo é flamenguista ou um anti-vascaíno não importa, mas pelo posicionamento, foco do mesmo na jogada e clareza do lance (pois a bola entrou mais de 30cm) não existe outra explicação a não ser a má fé.
               Para piorar, a declaração dada pelo presidente de não punir o juiz é ainda pior. É aceitar um erro dessa magnitude e achar que tudo está normal. Veja bem, um erro deste em qualquer outra profissão seria tratado com punições severas e para “sorte” dos envolvidos, o jogo apesar de um clássico, não era de suma importância.
“Se o juiz errou é porque não viu”, essa foi uma das coisas ditas pelo presidente. Supondo que ele realmente não tenha visto, ele deve ter problemas sérios de visão, logo não estaria apto para ser um juiz que depende desse “instrumento do corpo”. Ele está ali apenas para isso, é pago para isso e no mínimo o auxiliar deveria ser punido, infelizmente (ou felizmente) afastado de suas funções por não ser apto a exercê-las.
Mais uma vez vemos o descaso das autoridades (in)competentes com uma situação que só tem piorado. No Brasil ninguém assume as suas responsabilidades e enquanto isso o torcedor segue sendo lesado, pagando caro em ingressos, matérias esportivos e tem um espetáculo estragado por erros grotescos. E as coisas vão continuar assim? Obviamente! A não punição em um lance desse certamente dará “tranquilidade” aos demais árbitros a errarem sem medo de sansões.

Muitos pedem tecnologia nos estádios, profissionalização da arbitragem, mas antes de tudo isso precisamos acabar com essa corrupção e comodismo de quem comanda o esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário