sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Só restam a metade!


                A primeira fase da competição de clubes mais importante e desejada do mundo terminou. A Liga dos Campeões é de longe o principal título para um clube Europeu, devido toda sua dificuldade e investimento. Dos 32 clubes que começaram a fase de grupos, agora apenas metade seguem para a fase de mata-mata. E agora os verdadeiros confrontos começam e cada jogo é a vida e continuidade do time na competição.
                As oitavas de finais da competição é feita na base de sorteio, porém, os primeiros colocados enfrentam os segundos. Em primeiro lugar se classificaram os seguintes times: PSG, Shalke 04, Málaga, Borussia Dortmund, Juventus, Bayern de Munique, Barcelona e Manchester United. Em segundo ficaram: Porto, Arsenal, Milan, Real Madrid, Shaktar Donetsk, Valencia, Celtic e Galatasaray.
                A única realmente surpresa a se classificar foi o Celtic, clube tradicional da Escócia, pois no grupo em que estava era cotado a ficar em ultimo (além de Barcelona, no grupo também tinha Spartak Moscou e Benfica). A decepção ficou por conta primeiramente do atual campeão Chelsea, que não se classificou e acabou indo para a Liga Europa. O Chelsea estava em um grupo difícil, já que concorria com Juventus, atual campeã italiana e o rico time ucraniano do Shaktar, que também joga um belo futebol. Perdeu para os ucranianos no critério de desempate “confronto direto”, que é o primeiro na competição.
Pior que o Chelsea somente o Manchester City, time milionário, fazendo altos investimentos até agora, mesmo caindo no temido grupo da morte contra Borussia Dortmund e Real Madrid, não conseguiu nem seguir para a Liga Europa, ficando em ultimo colocado no grupo, atrás mesmo do Ajax.
Isso nos leva a acreditar que certamente irá ter já na próxima fase algum confronto entre dois times que vem desempenhando um grande papel atualmente. Imagine logo nas oitavas de finais um clássico entre Juventus e Milan? Ou talvez um entre Barcelona e Real Madrid? Bom é bem provável que os primeiros colocados vão torcer para pegar Celtic ou Galatasaray, por supostamente terem equipes mais fracas. Já os segundos colocados vão provavelmente torcer para não enfrentar o Barcelona por sua força mesmo não sendo tão envolvente este ano e nem o Borussia, que vem apresentando um belo futebol. As datas ainda não são definidas e nem os confrontos, mas ainda vai demorar também um pouco para voltarmos a ter jogos da competição. A fase de mata-mata só começa ano que vem, após as férias de inverno europeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário