quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Redenção!



                

Jonathan Doin, mais conhecido como Paulo Miranda, tem 24 anos atua originalmente como zagueiro e atualmente está no São Paulo Futebol Clube, um exemplo de volta por cima neste ano e de um “cala boca” para muitos críticos, inclusive eu.
                Paulo Miranda tem seu passe vinculado ao Deportivo Brasil, um clube paulista usado por empresários  da Traffic (empresa de marketing esportivo) para registrar jogadores com potencial e empresta-los a outros clubes com maior visibilidade. Teve uma passagem apagada pelo Palmeiras e jogou bem pelo Oeste, no qual foi Campeão Paulista do interior no ano passado. Após isso foi emprestado ao Bahia, no qual disputou o Campeonato Brasileiro de 2011 e até teve boas atuações.
                No inicio desse ano foi contratado pelo São Paulo, e desde sua especulação já era mal visto entre os torcedores. Após ter um ano ruim e uma defesa falha, a ideia era contratar zagueiros que dessem conta do recado e a esperança do torcedor era alguém de mais nome, coisa que não veio. Paulo Miranda com o técnico Emerson Leão ganhou facilmente a titularidade ao lado de Rhodolfo, porém essa visão sobre ele do técnico não refletia em campo e apesar de ser um zagueiro rápido, se posicionava muito mal, errando botes, cometendo muitas faltas ou tendo que sempre correr atrás de um atacante. No jogo aéreo também era fraco, inclusive o time cansou de tomar gols dessa forma.
                O jogo da semifinais contra o Santos foi a gota d’água para acabar com a paciência de todos (menos a do técnico Emerson Leão). Sua péssima atuação foi determinante para a queda do time, dando um bote extremamente desnecessário logo no começo do jogo, fazendo um pênalti bobo e já ganhando um cartão amarelo, no qual, mais para frente no jogo foi obrigado a não fazer uma falta necessária em Neymar (se não seria expulso), no qual o jogador santista entrou sozinho para marcar o segundo tento na partida.
    Após essa catastrófica atuação, Paulo Miranda foi afastado pela diretoria. Ficou de fora do confronto contra a Ponte Preta pela Copa do Brasil e voltando apenas no jogo contra o Goiás pela mesma competição, onde novamente voltou a cometer erros bobos. Contra o Coritiba novamente voltou a prejudicar o time, sendo expulso com uma entrada digna de lutador. Leão caiu e ao que tudo indicava ele perderia espaço, principalmente com a chegada do zagueiro Rafael Toloi.
    Com o novo técnico Ney Franco, ele ganhou uma oportunidade na lateral direita e por incrível que pareça ganhou a vaga de titular e fortalecendo o sistema defensivo de uma forma que a um tempo não se via. Acabou dando um certo equilíbrio defensivo em toda subida ofensiva de Cortez pelo lado esquerdo, não apoia muito bem, acabando por muitas vezes no ataque só fazendo coisas simples ou prendendo demais a bola, mas certamente é notável sua grande evolução e contribuição para o “novo São Paulo”.
    Gradativamente foi ganhando a confiança dos torcedores e se consolidando na posição. Obviamente, ainda existem muitas desconfianças e todos aguardam para ver qual Paulo Miranda que entrará em campo em 2013, se será o desastroso do primeiro semestre ou o seguro do segundo. Em 2012 ele se redimiu e isso em primeiro momento é o que importa, com isso é bem provável que continuará na posição e nenhum outro lateral direito será contratado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário