segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Promessas Mundiais - Iker Muniain



Iker Muniain é um jovem espanhol nascido em Pamplona, em 19 de dezembro de 1992 (19 anos) que atua como atacante atualmente no Athletic Bilbao. É um das diversas promessas que o futebol espanhol está projetando para as próximas gerações e tem tudo para brilhar devidos a sua velocidade e bons dribles.
                Muniain estreou em 2009 em uma partida contra o Young Boys, ficando marcado como o jogador mais jovem do Bilbao a atuar profissionalmente, tendo apenas 16 anos. Uma semana mais tarde, ele marcou seu primeiro gol, também contra o Young boys, se tornando também o mais jovem jogador do clube a marcar um gol. Ainda em 2009, do dia 4 de outubro, Muniain entrou pra história do Campeonato espanhol, sendo o jogador mais jovem ao marcar um gol, na partida contra o Valladolid.
                O garoto está na seleção espanhola desde as categorias de base, participando inclusive do fiasco da Fúria nas Olimpíadas. No Campeonato da UEFA sub21 por outro lado, assim como a Seleção Espanhola, o jovem é um dos destaques e ajudou a classificar seu país para fase final que será disputada em Israel em 2013. Na seleção principal participou apenas de um amistoso contra a Venezuela, entrando no lugar de Fabregas no segundo tempo.
               Este ano, apesar de ter marcado apenas um gol, pela Liga Europa contra o Slaven Koprivnica da Croácia. Com a saída de Javi Martinez e o boicote a Llorente (devido o jogador não desejar a renovação), muita responsabilidade está caindo sobre Munain, que apesar do time não estar tão bem quanto ano passado, se mantém regular e fazendo boas partidas.




              

Nenhum comentário:

Postar um comentário