quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Raio X: Deco x Seedorf




O Raio X tem o costume de confrontar dois jogadores de destaques de uma mesma posição e ver qual se sobressai. Estamos no final do ano de 2012 e esse será o ultimo Raio X do ano. Portanto, para este ultimo foi guardado dois jogadores de destaque mundial e que hoje atuam no futebol brasileiro. São dois meio campistas, que costumam atuar como uma ligação de volantes e os jogadores mais avançados, mas que também possam atuar como armadores. O confronto do mês é entre Deco do Fluminense e Seedorf do Botafogo.
                Anderson Luís de Souza, também conhecido como Deco, nascido em São Bernardo no dia 27 de agosto de 1977, possui atualmente 35 anos e atua como meio campista no Fluminense. Deco é um jogador um pouco “rodado”, mas isso só reflete em sua experiência. Teve passagens na sua infância por Guarani, Juventus e Nacional (ambos de SP), além de uma rápida passagem pelo Corinthians e profissionalmente indo para o CSA de Alagoas, onde foi vendido ao futebol de Portugal, mais precisamente para o Benfica. Pelo Benfica não fez nenhum jogo se quer, pois foi sendo emprestado para times de menor expressão, como; Alverca e Salgueiros. Dispensado pelo Benfica e contratado pelo Porto, Deco brilhou. Foram seis anos onde conquistou muitos títulos, entre eles uma Taça da UEFA (Liga Europa hoje) e uma Liga dos Campeões.
                Em 2004 Deco chegou ao Barcelona, que pagou 15 milhões de euros, mais Ricardo Quaresma (que na época jogava no time da Catalunha). Ganhou a posição de titular e se destacou ao lado de Ronaldinho Gaúcho e Eto’o. Ganhou a Liga dos Campeões pelo Barça em 2006, porém após uma grande queda de rendimento e pressão da torcida, o meia luso-brasileiro foi dispensado. Assinou pelo Chelsea por dois anos, mas não teve muito espaço no clube e acabou retornando ao Brasil assinando com o Fluminense. No tricolor carioca, Deco está a dois anos e meio e é uma das principais estrelas, dando qualidade ao meio de campo e fazendo muitas assistências e conquistou dois títulos Brasileiros (2010, 2012) de relevante.
                Clarence Clyde Seedorf, nascido no Suriname em 1 de abril de 1976, possuindo atualmente 36 anos e atuando no meio campo do Botafogo. Seedorf deve uma carreira extremamente vitoriosa, começando ainda no Ajax e ganhando dois Campeonatos Holandeses, uma Liga dos Campeões e um Mundial Interclubes em 1995. Transferiu-se para a Sampdoria, mas teve uma rápida passagem, chegando ao Real Madrid, onde mais uma vez brilhou, ajudando o clube a voltar a conquistar um Campeonato Espanhol e vencer mais uma vez a Liga dos Campeões e o Mundial Interclubes. Depois de 3 temporadas foi para a Internazionale, onde teve boas atuações, mas que não lhe renderam nenhum título.
                Foi nos 10 anos de Milan que Seedorf voltou a brilhar e voltou a conquistar grandes títulos. São quase 450 jogos pelo clube italiano e nesse tempo foram: Dois Campeonatos Italianos, duas Ligas dos Campeões e duas Supercopas Europeia e mais um Mundial Interclubes. Chegou ao Botafogo recentemente e já fez algumas ótimas partidas, e melhorando o meio de campo do clube Alvinegro. Especula-se sua volta ao time do Milan nesse inicio de temporada.
                Comparando os dois jogadores ao longo da carreira, ambos tiveram um grande futebol, tornando-se craques da ultima década, porém, o Holandês supera o luso- brasileiro em qualidade e em conquistas. Devido a diferença de tempo no Brasil de ambos é de cerca de dois anos, compararemos apenas o que fizeram nesse ultimo Brasileiro. Em 17 jogos pelo Fluminense no Brasileirão, Deco fez seis assistências e apenas um gol. Ficou muito tempo machucado e certamente a sua falta de ritmo acabou pesando em alguns jogos após a lesão. Seedorf jogou 23 jogos fazendo quatro assistências no total e marcando sete gols, alguns deles golaços, diga-se de passagem. Vale lembrar que o Holandês também foi poupado em alguns jogos. O Raio X, analisando os dois jogadores chega a conclusão que ambos são excepcionais e possuem qualidades que faltam em muitos jovens de hoje, como bom passe e visão de jogo, porém, é um pouco nítida a pequena superioridade de Clarence Seedorf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário