segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Os melhores e os piores de 2012!


                O ano de 2012 teve um mercado do futebol movimentado, principalmente aqui no Brasil. Com jogadores saindo e outros entrando, polemicas, grandes contratações e algumas modestas, porém que deram certo. Houveram expectativas frustradas e outras alcançadas. Alguns desacreditaram brilharam e outros que tinham tudo para dar certo não deram. Ao final do ano podemos fazer o balanço dos clubes que acertaram em contratações e os que erraram, e dessas destacar as melhores e piores.

Os piores contratados:

Fucile (Santos): O jogador uruguaio de 28 anos chegou ao clube no começo do ano por empréstimo vindo do Porto para suprir a carência na lateral direita. Na ocasião era uma das condições na venda do jogador Danilo (que atua como lateral direito e volante) e chegou até ser falado na imprensa portuguesa como um grande negocio para o Santos e em mudanças do futebol, com o clube do país “pobre” tendo maior poder em negociar jogadores com clubes de países” ricos”. No final, quem acabou se dando bem foi realmente o Porto, em 2012 pelo Santos o jogador atuou apenas quatorze partidas, sendo substituído em sete e ainda levando cinco cartões amarelos e marcando apenas um gol. Teve uma séria contusão que o afastou pelo resto do ano, sendo devolvido ao clube português e trazendo grande “prejuízo” ao clube alvinegro.

Wesley (Palmeiras): O Palmeiras em março fazia uma aquisição ousada para a situação financeira do clube, no qual chegou até a fazer uma campanha de arrecadação de dinheiro com a torcida, e de grande impacto para o futebol. O volante Wesley que brilhou no Santos em 2010, sendo de grande importância para a campanha do clube na Copa do Brasil foi adquirido por 6 milhões de euros junto ao clube alemão Werder Bremen. Porém na sua quarta partida pelo clube, contra o Guarani no qual foi desclassificado no Campeonato Paulista, o volante teve uma grave lesão no joelho, o que o afastou dos gramados por sete meses. Em outubro voltou a disputar jogos, porém o alviverde já estava fadado ao rebaixamento, disputou mais quatro partidas apenas e não teve grandes atuações que justificassem o dinheiro investido. Por ter tido grande empenho e valor, e por ter disputado menos de 10 partidas, Wesley acabou entrando na lista de frustrações.

Forlan (Internacional): Diego Forlan, mais um uruguaio a entrar para o TOP 3 das decepções este ano. O atacante que foi considerado melhor jogador da Copa do Mundo de 2010 chegou ao Colorado badalado, com grande expectativa e com salário alto obviamente. Chegou sem custos ao clube, pois conseguiu liberação do seu ex clube, Internazionale, mesmo já a um tempo não jogando bem, com o nível um pouco inferior do futebol Brasileiro e estando mais perto de casa, todos acreditavam que o craque iria desencantar, o que não aconteceu. Perdeu muitos gols, e muitos desses, chances claras de marcar. Demorou demais para balançar as redes e por muitas vezes causou irritação. O clube gaúcho investiu em grandes nomes e de nada adiantou, contratou até mais estrangeiros do que poderia colocar em campo e de nada adiantou. Uma campanha fraca, ficando apenas no décimo lugar.

Os melhores contratados:

Rafael Tolói (São Paulo): O Tricolor Paulista teve um primeiro semestre sofrível com sua defesa. Sempre com um dos melhores paredões do campeonato nos anos passados, no começo deste ano a defesa São Paulina parecia uma peneira. Marcava mal, dava espaços bobos e quase sempre tomava muitos gols por bola aérea. As quedas no Paulista e Copa do Brasil, com falhas grotescas no setor defensivo, fizeram o treinador Emerson Leão cair e que a diretoria trouxesse o zagueiro do Goiás, Rafael Tolói. Podemos de dizer que ele foi um dos grandes responsáveis pela elevação no rendimento do time. Após sua entrada a defesa melhorou e não é pra menos que o clube do Morumbi teve a melhor defesa do segundo turno do Campeonato Brasileiro e conseguiu uma reação surpreendente, de quase sem esperanças de classificação para Libertadores, para uma vaga garantida com tranquilidade. O zagueiro ainda teve participação importante na campanha do clube na Sul Americana, fazendo gols importantes e entrando para a seleção do torneio.

Ronaldinho Gaúcho (Atlético Mineiro): O Galo mineiro quando anunciou a contratação de Ronaldinho Gaúcho até mesmo os torcedores mais otimistas ficaram receosos. O jogador a um certo tempo não rendia e quase ninguém enxergava mais grande futuro para o craque que já foi melhor do mundo. Dentro e fora de campo ele provou ao contrário. A sua ida para o Atlético Mineiro foi a melhor coisa que ele fez nos últimos anos em sua carreira e certamente para o Atlético também foi uma grande aquisição. Foi o principal jogador no clube no Campeonato Brasileiro e de uma campanha que quase terminou em titulo, mas que pelo menos levou o Galo de volta a Libertadores depois de 13 anos (a ultima participação foi em 2000). Neste Brasileiro ele fez nada mais que treze assistências e dez gols.

Cássio (Corinthians): Contratado no inicio do ano vindo do PSV, chegou para ser terceiro goleiro. Após uma falha grotesca de Júlio César (mais uma para galeria do goleiro), acabou entrando no gol e desde então não saindo mais da titularidade. Foi uma das principais peças do time na campanha espetacular na Libertadores da América, na qual além do título, ganhou invicta e sofrendo apenas 4 gols. Cássio também foi o grande responsável pelo título mundial deste ano do Corinthians, fechando o gol na final contra o Chelsea e fazendo grandes defesas como no chute de Moses. Certamente a melhor contratação do clube neste ano e que já a algum tempo não tinha um goleiro confiável, garantindo os dois principais títulos na história do clube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário