sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Raio X: Felipão x Muricy


                O Raio X está de volta neste mês e aproveitando o atual momento da seleção Brasileira em que seu técnico está na berlinda, trazemos uma comparação entre os dois técnicos mais cotados a assumir o cargo. Luiz Felipe Scolari e Muricy Ramalho têm boas chances de assumir a seleção no final do ano. O atual treinador do Palmeiras já declarou inúmeras vezes que não pretende continuar no cargo do clube, já Muricy que teve o contrato renovado a pouco pelo Santos especulasse por não ter multa rescisória para seleção (informação confirmada anteriormente pelo presidente santista e depois negada).
                Luiz Felipe Scolari, ou Felipão como é mais conhecido no Brasil é gaúcho e atuou como zagueiro antes de iniciar sua carreira como treinador. Ganhou seu primeiro título pelo ASA em 1981 e daí começou um grande ciclo de conquistas. É o maior vencedor da Copa do Brasil, ganhando quatro vezes (Criciúma/1991, Grêmio/1994, Palmeiras/1998 e 2012), ganhou um Campeonato Brasileiro com o Grêmio em 1996 e duas Libertadores da América (Grêmio/1995, Palmeiras/1999). Porém seu maior título e o que o destacou no cenário mundial foi o de Campeão do Mundo com a Seleção Brasileira em 2002. Depois foi treinar a Seleção Portuguesa, na qual melhorou muito tecnicamente, voltando a apaixonar seus torcedores. Teve uma passagem amarga pelo Chelsea e após treinar o Bunyodkor do Uzbequistão retornou ao Brasil e está treinando o Palmeiras mais uma vez.
                Muricy antes de se tornar treinador foi um excelente meia com muita habilidade. Como treinador, aprendeu com o Mestre Tele Santana e chegou a comandar o “Expressinho” vencendo a Conmebol de 1994 e a Master Conmebol em 1996. Passou por alguns clubes menos expressivos, até que chegou ao Náutico e  ganhando dois estaduais seguidos, ganhando outros dois pelo Internacional, um pelo São Caetano e sendo penta (em diferentes clubes) campeão estadual seguidamente. Muricy retornou ao São Paulo em 2006 onde viveu seu melhor momento na carreira e fez história. Ganhou seguidamente três vezes o Campeonato Brasileiro (2006,2007 e 2008), algo inédito na história (antes da fusão com os Campeonatos nacionais da década de 60) e que talvez demore muito para voltar a acontecer. Após sua saída do São Paulo voltou a conquistar títulos, pelo Fluminense mais um Brasileiro em 2010 e pelo Santos, dois Paulistas (2011/2012) e uma Libertadores 2011.
                Acredito que os dois são muito capazes de assumir o comando da seleção, Muricy é um técnico mais novo e com muitos títulos, Felipão tem respeito internacional. Devido a sua decisão de deixar o Palmeiras (é o que ele diz), acredito que o mais indicado seria Felipão para assumir o cargo, apesar de um momento melhor de Muricy, Felipão tem confiança da torcida nacional e pode novamente tentar levar nossa seleção de volta a glória. Indiferente do técnico a ser escolhido, são capazes da função. E você quem gostaria de ver no comando da seleção?

Nenhum comentário:

Postar um comentário