segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Barcelona ou Real Madrid?


                No próximo final de semana começa o segundo campeonato considerado mais forte no mundo, mas em compensação o mais desequilibrado. O Campeonato Espanhol, ou “La Liga” como também é conhecido possui os dois times mais poderosos do mundo, e apesar de possuir outros excelentes times, não são capazes de acabarem com a hegemonia de Real Madrid e Barcelona. O ultimo título que ficou fora desses dois times, foi em 2003/2004 conseguido pelo Valencia, de lá para cá, cinco títulos conquistados pelo o Barcelona e três pelo time de Madrid.
                Alguns devido à tamanha superioridade dos principais times espanhóis levam a falsa crença que os outros times são fracos, mas não é verdade. Nessa ultima temporada um time que foi rebaixado, por exemplo, como o Villareal, teve vários jogadores que seriam titulares facilmente na maioria, se não em todos, os times do Brasil. Uma prova de que os outros times espanhóis não são fracos é a ultima temporada, tendo dois na final da Liga Europa e nos últimos dez anos, cinco vencido por espanhóis.
                Obviamente a disputa por títulos fica entre Barcelona e Real Madrid e entre estes dois é impossível apontar quem é o mais favorito. O Barcelona manteve sua tradição dos últimos anos e fazendo apenas contratações de extrema importância e qualidade, dessa vez, a contratação foi do lateral esquerdo Jordi Alba, que fez um excelente Espanhol na temporada passada pelo Valência e na Eurocopa demonstrou para o mundo sua qualidade. Especulasse ainda que o time catalão está interessado em Oriol Romeu, volante de 20 anos do Chelsea que inclusive já foi do clube. Era um setor carente do time. O Real Madrid por sua vez, que nos últimos anos gastou milhões para tentar formar uma equipe que conseguisse diminuir a desigualdade dos últimos anos em relação ao rival, não fez até o momento nenhuma contratação.
                Aos outros times do campeonato, infelizmente resta brigar por uma vaga na Liga dos Campeões. Como sempre entram como favoritos a essa vaga Valencia que trouxe nesta temporada Fernando Gago que estava no Real Madrid e Atlético de Madrid que trouxe o uruguaio Cristian Rodriguez que estava no Porto. O novo rico da Espanha infelizmente acabou entrando em crise. O Málaga que havia sido comprado por um sheik, que investiu muito dinheiro e conseguiu uma vaga na Liga dos Campeões após muito tempo e apenas pela segunda vez em sua história, devido a problemas internos de desvio de dinheiro (motivo especulado na Espanha), está vendo seus principais jogadores saindo como Solomon Rondon e Cazorla. Esse ano promete uma nova briga emocionante entre Barcelona e Real Madrid ou um dos times “deixará” de lado a competição e investirá na Liga dos Campeões? Algum outro time pode surpreender nessa temporada? Talvez o Bilbao? É esperar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário