sexta-feira, 29 de junho de 2012

Mais uma de Odone!


                No meio do futebol sempre somos surpreendidos por diversas coisas e hoje certamente um noticia chocou o mundo do futebol, para uma torcida de maneira boa e para a outra de maneira ruim, mas o que ambas tem incomum é ver o inacreditável. Acaba de ser anunciada a venda do goleiro nível de seleção brasileira Victor, do Grêmio e não foi para o exterior, foi para um clube concorrente em território nacional. Victor agora é do Atlético Mineiro.
                Certamente o Galo mineiro tem muito o que comemorar, mas a torcida gremista certamente terá uma noite ruim e um final de semana temeroso. Marcelo Grohe é um bom goleiro e nas ultimas ausências de Victor o substituiu tão bem que alguns torcedores até o queriam como titular. Enquanto a isso acredito que não é a preocupação da torcida, apesar que a perda de um jogador como Victor no elenco pode abalar o psicológico dos jogadores, além de que certamente “destruir” o planejamento de Luxemburgo no clube.
                O mais absurdo de tudo é a venda de um goleiro desse nível para um time nacional, concorrente direto pelos títulos mais importantes do país e a nítida mostra de uma falta de comprometimento com o clube. Planejamento zero de um presidente que há muito tempo promete um time forte, mas que não consegue montar um poderoso elenco justamente com essa mania de uma perda compensar um ganho. Odone terá muito o que explicar para uma torcida que já não gostava de seu mandato. Um time que vendeu recentemente Mario Fernandes e se pensarmos um pouco mais atrás lembraremos de outros nomes como Douglas Costa sendo vendidos de maneira precoce. Sinceramente fica difícil ter esperanças de um ano melhor e uma perspectiva para o futuro com um presidente assim. Para aquele que reclamam de Patrícia Amorim e Juvenal Juvêncio, agradeçam por não terem Odone! 

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Os 18 do Geral - Parte 2


                Os Jogos Olímpicos estão se aproximando e a seleção Brasileira de Futebol entra como uma das favoritas a levantar o caneco, após vencer muito bem o Sul Americano sub20 e o Mundial sub20. Por mais que essa seleção tenha deixado a desejar em alguns pontos nas ultimas duas partidas (contra México e Argentina), devemos lembrar que as seleções que participarão da competição também jogaram com seleções de jovens e promessas, com apenas 3 jogadores acima de 23 anos, e assim talvez, o Brasil pode ter alguma vantagem por ter grandes potencias em todas as posições.
                Na relação dos 18 para as Olímpiadas, 5 jogadores já foram escolhidos: Rafael Cabral e Neto (como goleiros), e Thiago Silva, David Luiz e Bruno Uvini (como zagueiros), lembrando que foi respeitado a lista de pré convocados por Mano Menez. Hoje serão escolhidos mais alguns jogadores desta lista para as vagas de laterais e volantes. Vale lembrar que dos 3 acima de 23 anos, dois já foram convocados.
                Sendo assim, começando pelas laterais, o outro jogador acima de 23 anos seria convocado. Marcelo, lateral esquerdo do Real Madrid vem se mostrando ser o melhor jogador brasileiro atuando nesse momento. Apesar de não ser em uma posição badalada do futebol, ele é essencial para a seleção tanto no ataque quanto na defesa, e nessa série de quatro amistosos ficou provado isso. Seu reserva imediato seria o jovem lateral, hoje no Porto, Alex Sandro. Do lado direito a escolha inicial seria Rafael, lateral direito do Manchester United que vem atuando muitas vezes como titular no clube e apesar de não ter total segurança de Ferguson, acredito ser a melhor escolha para titularidade nesse momento. Seu reserva imediato seria Danilo, companheiro de Alex Sandro no Porto. A principal justificativa para chamar este jogador é que além de lateral ele pode jogar no meio de campo como um segundo volante, e como dito antes, é preciso ser sábio ao escolher jogadores que atuem em mais de uma parte do campo.
                Para a posição de volante eu selecionaria três jogadores e entre eles dois jogadores mais considerados de contenção. O primeiro seria Sandro do Tottenham, que apesar de ter comprometido muito no jogo contra a Argentina, eu acho que com uma função bem definida em campo renda mais. Para ser seu reserva eu chamaria Fernando do Grêmio que vem fazendo ótimos jogos pelo clube gaúcho e merece uma chance na seleção sub20, talvez até “roubando” a titularidade de Sandro. Infelizmente Fernando entre os da pré lista de Mano, deve ser o que tem menos chances com o treinador. Como Danilo pode fazer a função de um segundo volante, eu convocaria apenas um. Então nessa disputa entrariam Casemiro e Romulo. Nos amistosos particularmente não gostei de Romulo, vi ele com algo nulo em campo mesmo tendo feito um dos gols contra a Argentina. Não o vejo dando uma boa saída de bola na seleção e muito menos marcando, assim eu ficaria com Casemiro que se mostrou ser uma peça importante no esquema de Ney Franco. Casemiro pode também ser improvisado como zagueiro, o que lhe da mais uma vantagem na disputa pela vaga. Com isso, no total 12 jogadores já foram selecionados, restando ainda mais 6 que virão nas vagas de Meia e Atacantes. 

quarta-feira, 27 de junho de 2012

As vezes o barato sai caro!


                Uma frase muito popular no Brasil ilustra muito a situação que se encontra um dos maiores clubes do país e estão na hora de todos neste clube começarem a mudar os seus conceitos. O São Paulo Futebol Clube nos últimos anos era um grande exemplo de planejamento e de diretoria, mas hoje essa visão está mudando e o que era para ser seguido está se tornando algo visivelmente a ser evitado. A diretoria caiu na mesmice que acontece em outros clubes, sem democracia, um sistema autoritário e que chegou até a mudar o estatuto para continuar no poder. O certo seria o atual presidente Juvenal Juvêncio colocar um aliado, alguém que seguisse suas ideias, assim como sempre foi no clube e assim como é em todo lugar no Brasil. Não foi o que aconteceu e ele mesmo continuou no poder.
                Indiferente disso, ele já foi responsável por grandes feitos no clube. Os anos recentes de glórias tiveram muita responsabilidade dele, mas o mundo é dinâmico e quando se para no tempo e não acompanha a evolução, as pessoas assim como as máquinas e outros sistemas se tornam obsoletos. A diretoria claramente está errando no planejamento e insiste nos mesmos erros, é preciso mudar essa visão. Desde 2009 o time não ganha um título se quer e desde a metade de 2010 o time parou de ser competitivo.
Leão cometeu erros graves dentro de campo, insistia em jogadores que não estavam rendendo a vários jogos e no primeiro erro sacava outros, parecia até que escalava por afinidade. O time não tinha jogadas ensaiadas, dependia apenas de jogadas individuais, além de sempre no aperto, fazer as mesmas substituições e nunca dar resultado. Porém uma coisa seja dita, desde que Leão chegou a finalização do time melhorou, o que nos leva a pensar que se é preciso um técnico para treinar cada coisa?
Fora de campo quem erra é a diretoria e o pior é que vem cometendo sempre os mesmos erros ultimamente. Até pouco tempo atrás o São Paulo tinha a melhor defesa do país, mas seus laterais eram o grande problema. Foram comprados diversos jogadores, foram feitas várias improvisações, isso tudo por que sempre foi visto jogadores “promessas” de times pequenos. Às vezes pode dar certo, aquele jogador desconhecido chegar e mostrar que é muito bom jogador até para times grandes. Temos um exemplo no elenco, Rhodolfo que jogava no Atlético Paranaense e provou ser de grande valor. Para a lateral esquerda finalmente foi investido pesado e parece que está solucionado, para a direita, Douglas está bem, mas ainda é preciso melhorar, quem sabe com um treinamento tático no elenco (que é o que está faltando) ele se torne um jogador chave.
Após a saída de Miranda e o conturbado adeus de Alex Silva (que também já estava começando a estar longe de sua melhor forma técnica), o São Paulo ficou com um problema na zaga que dura até hoje. O problema da diretoria nessa questão foi cometer os mesmo erros que cometia com os laterais. Xandão uma promessa que veio do Barueri, não passou de promessa e apesar de ter começado bem, caiu de rendimento. João Filipe foi contratado do Botafogo, jovem e estabanado, mas parecia bom zagueiro. Graças as suas investidas ao ataque perdeu espaço com Leão, e em sua volta, foi expulso em um clássico, fechando de vez suas chances com o ex treinador. O São Paulo então investiu em dois zagueiros, o primeiro foi Paulo Miranda que todos contestaram sua contratação e já previam um mal desempenho. O zagueiro jogou em um time que lutou para não cair e não foi o principal zagueiro da equipe, além disso teve passagem bem apagada pelo Palmeiras. O outro zagueiro foi Edson Silva que recebeu diversos destaques por onde passou e tinha tudo para dar certo no Tricolor, mas infelizmente não vem tão bem quanto todos esperavam. A boa noticia para ele é que não cometeu erros grotescos e comprometedores como Paulo Miranda, talvez com um ajuste tático o zagueiro de 26 anos acabe se firmando no time.
O setor mais caótico do time é a zaga e precisa ser urgentemente contratado alguém de peso. Enquanto aos dois jovens Bruno Uvini e Luiz Eduardo deveriam ser emprestados a times pelo menos da Série B, para ganharem experiência e ritmo de jogo, coisa que não são. O time está precisando de volantes, já que provavelmente em julho o único que estará disponível será o jovem Rodrigo Caio, e isso já eram previsto desde a contusão de Wellington. Todos sabiam que era possível Denílson não ficar, que Casemiro iria (e deve ir) para as Olimpíadas e que Fabricio com o histórico de lesões tinha risco de não estar sempre bom fisicamente para atuar. Questiono se existe um plano de contingencia nas mangas desses diretores que sempre deixam as coisas para ultima hora.
Os maiores culpados dessa situação são os gestores, os diretores do clube que ainda não reconhecem isso. Não digo que precisam pedir as contas, mas devem e rapidamente mudar suas posturas e pensamentos. A pouco tempo atrás vimos uma das maiores montadoras do mundo quebrar e só não fechar por causa de dinheiro do governo americano. Se até gestores da GM, formados nas melhores faculdades do mundo cometeram grandes erros, porque seria ridículo pensar que o planejamento neste momento está errado? Falta humildade e reconhecimento dos erros, buscar corrige-los e mudar. Se ai então não se conseguir mudar o pensamento da pessoa, que a troque e coloque outra com a mente mais aberta. Nos últimos anos o barato está saindo caro para o São Paulo, foram muitos técnicos de momento que custaram dinheiro e nada foi resolvido, foram muito jogadores “meia boca” que custaram dinheiro e não resolveram. Isso acontece com todos, o problema que no São Paulo está acontecendo frequentemente e o clube está perdendo seu diferencial.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Os 18 do Geral - Parte I


                Os Jogos Olímpicos estão se aproximando e a seleção Brasileira de Futebol entra como uma das favoritas a levantar o caneco, após vencer muito bem o Sul Americano sub20 e o Mundial sub20. Por mais que essa seleção tenha deixado a desejar em alguns pontos nas ultimas duas partidas (contra México e Argentina), devemos lembrar que as seleções que participarão da competição também jogaram com seleções de jovens e promessas, com apenas 3 jogadores acima de 23 anos, e assim talvez, o Brasil pode ter alguma vantagem por ter grandes potencias em todas as posições.
                Para as Olimpíadas além de escolhermos bons nomes temos que escolhermos nomes certos. Somente 18 jogadores poderão ser convocados, ou seja, os 11 titulares e os 7 suplentes no banco, nem todos os jogadores terão reservas imediatos. Por mais que 3 jogadores poderão ficar em uma pré lista para eventual problema grave (contusão que tiraria o jogador definitivamente da competição), eles não podem substituir pequenos problemas, como suspensão (somente dois cartões amarelos causam suspensão, então é preciso ter cuidado), ou pequenas contusões. Então o grande segredo é além de convocar jogadores de qualidade, chamar também jogadores que atuem em mais de uma posição.
                Começando pelos goleiros, é uma posição complicada em um jogo. Além de orientar os zagueiros para se posicionar afinal ele tem uma visão de todo o campo, ele tem que ser bom tecnicamente. Rafael, goleiro titular do Santos, seria a primeira opção jovem para uma das duas vagas. Vem jogando constantemente e demonstrado ter bom potencial e fazendo boas defesas. A segunda vaga seria um pouco mais complicada para se escolher, vejo o Brasil mais carente em outras posições e que precisaria de jogadores acima de 23 anos, sendo assim o reserva ficaria entre Neto da Fiorentina, que apesar de ser bom jogador, atua muito pouco pelo time violeta e Renan Ribeiro do Atlético Mineiro, que foi titular ano passado na maioria dos jogos, mas após algumas falhas e inseguranças perdeu a vaga para Giovanni.
                A zaga é o setor mais critico da seleção Brasileira e o setor que levaria dois jogadores com idade acima de 23 anos: Thiago Silva é o nome certo a ser convocado, considerado o melhor zagueiro do mundo na atualidade, tem experiência e comando, podendo ser até mesmo o capitão da equipe. Outro zagueiro que levaria seria David Luiz. Muitos falam em Dedé, mas nesse caso entraria quem está mais preparado fisicamente e pelo ultimo jogo feito pelo vascaíno daria créditos a David Luiz. Levaria apenas mais um zagueiro e infelizmente seguindo a lista de Mano Menezes teria que levar um zagueiro sem ritmo nenhum. Eu levaria Bruno Uvini, pois foi capitão nas competições sub20 e se demonstrou seguro quando entrou, já Juan fez um pênalti infantil demais que comprometeu todo um jogo. No fundo, eu optaria por levar Rafael Tolói do Goiás ou Manoel do Atlético Paranaense, que apesar de disputarem a série B, têm ritmo de jogo. Com isso são cinco convocados. Nas próximas publicações falaremos das outras posições.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Destaques do fim de semana!


                E o que rolou no final de semana dos Campeonatos mais importantes do país? Foi uma rodada com certas surpresas, goleadas previstas e uma incrível virada épica. Além disso, finalmente começou a série D do Brasileirão, após uma grande confusão na justiça que três clubes iniciaram. Infelizmente para a série C ainda não houve um começo.
                Começando pela rodada da série B, válida pela sétima rodada da competição, a grande decepção fica por conta do time bugrino que empatou em casa contra o ABC e entrou na zona do rebaixamento. O vice campeão paulista, que tinha demonstrado estar preparado para a série B vem demonstrando fragilidades. Outro time que tinha tudo para lutar para voltar a elite, mas está demonstrando um péssimo futebol é o Atlético Paranaense que perdeu para o Ceará, outro time oscilante e ocupa apenas a décima terceira colocação, a onze pontos do líder. Líder que venceu, o Criciúma passou pelo Ipatinga em casa num jogo com fortes emoções nos minutos finais. O time mineiro aos 40 fez seu segundo gol, a vitória parecia certa, mas aos 46 e aos 48 o Criciúma virou o jogo de forma totalmente surpreendente.
                Mas o grande destaque do final de semana na série B fica por conta do Goiás, protagonizando um virada épica, digna de se entrar para a história do clube e porque não, do futebol nacional. O Vitória abriu um placar de 3 a 0 ainda nos primeiros 20 minutos de jogo, com dois gols do artilheiro do Brasil no ano, Neto Baiano, que chegou ao seu 37º gol no ano. Tudo se desenhava para uma goleada ainda maior e um grande vexame dos esmeraldinos. Ainda no primeiro tempo a reação começou e em uma virada épica nada como começar com um golaço, David de fora da área fez um dos gols mais bonitos da série B desde ano. No segundo tempo o time goiano entrou disposto a fazer uma partida diferente, e aos 10 minutos de jogo já obrigou o goleiro Renan a fazer uma grande defesa. Como se fosse algo mítico, de dez em dez minutos o Goiás conseguiu três gols, selando sua vitória. Aos 21 minutos Ricardo Goulart marcou, em uma jogada na qual se originou de um mal cruzamento de Vitor, mas que Iarley acreditou. Aos 31 Renan Oliveira marcou de cabeça em seu primeiro toque no jogo. Aos 41 Toloi virou com uma cobrança de pênalti rasteiro no canto.
                Na série A, os líderes são os mineiros que jogaram muito bem nessa rodada, causando até certa surpresa. O vice líder Atlético Mineiro goleou o Náutico sem dó, tendo como destaque o meia Bernard. Uma surpresa foi a vitória do líder. O Cruzeiro confirmou a boa fase nessa sexta rodada e em São Januário venceu o Vasco com direito a golaço de Wellington Paulista. Os micos da rodada ficam por conta de três times: o primeiro seria o Botafogo, que recebeu a Ponte Preta e foi derrotado na volta de Abreu. O Botafogo jogou mal, errou mais passes e cometeu mais faltas e pagou pelo bom jogo de Nikão. No sábado o São Paulo foi ao Canindé enfrentar a Portuguesa e foi dominado por um time que certamente brigará para não cair. No domingo, o Santos agora com o time completo tropeçou contra um Coritiba que vive um bom momento, e arrancou um empate na vila.

domingo, 24 de junho de 2012

Pra gente grande!


                Fim das quartas de finais da Eurocopa, quatro seleções caíram e outras quatro passaram para a próxima fase. Tivemos jogos monotomos, jogos emocionantes e jogos cheio de gols, no fim, nenhuma surpresa e a semi finais teremos quatro seleções dignas de levantarem a taça.
                Portugal venceu a seleção da Republica Tcheca por um placar magro e com grande atuação do craque do time Cristiano Ronaldo. No confronto na semifinais eles enfrentaram a poderosa seleção da Espanha, que fez um jogo muito abaixo do esperado contra a França, mas mesmo assim venceu a partida por 2x0. Será um grande confronto e certamente todos estarão esperando mais uma grande atuação do atacante Cristiano Ronaldo. Do lado da Fúria, que tem grandes nomes do futebol mundial, é difícil apostar em apenas um nome. Exemplo disso foi o jogo contra a França, as principais estrelas estavam apagadas, e um jogador menos badalado, mas com muita qualidade decidiu a partida.
                Do outro lado da chave temos a poderosa Alemanha, embalada após uma goleada sobre a fraca Grécia, mas que sempre vem demonstrando ser muito forte defensivamente. O time teve três mudanças fundamentais, mas parece que isso acabou por melhorar a equipe. Os sempre titulares e badalados “Super” Mario, Podolsky e Muller foram reservas e viram dois dos que entraram marcarem, o velho grandalhão Klose e Reus. Hoje tivemos outro grande confronto pelas quartas de finais e apesar de no tempo normal ter terminado em 0 a 0, a partida foi muito boa e movimentada. Nos pênaltis, a Itália bateu a Inglaterra com direito a uma “louca” cavadinha de Pirlo. A Itália não tem nenhuma grande estrela como Portugal e nenhum grande time como o da Espanha, mas a camisa e um time bem armado taticamente está pesando e certamente este será o grande jogo das semifinais. Buffon e Pirlo são as grandes esperanças da Azzurra.
                Quarta dia 27 teremos Portugal e Espanha. Se Portugal fizer como muitas equipes fazem quando enfrentam a Fúria, certamente será presa fácil mesmo para uma Espanha sem jogar o que sabe. O time Lusitano terá que ir além de apostar muito na fase de seu craque, que certamente estará bem marcado. Já a Espanha entra como favorita e deve vencer. Na Quinta, o jogo da rodada. A Itália bem taticamente e empolgada após a classificação sobre uma seleção forte e a Alemanha, com grandes craques e se mostrando também ser muito bem armada: um confronto sem favorito, mas que deve dar Alemanha. 

sexta-feira, 22 de junho de 2012

O maior freguês do mundo!


                O futebol é o principal esporte em todo mundo e temos torcedores de diversos clubes espalhados por cada parte do planeta. Algo que move esses torcedores é a rivalidade. A rivalidade é essa disputa entre dois ou mais clubes, que movem emoções e podem muitas vezes também causar problemas. É das rivalidades que nascem os clássicos, jogos acirrados que ninguém quer sair derrota não apenas por não gostar de perder, mas por todo um clima que move muita paixão. Existem diversos clássicos no mundo, normalmente eles nascem das regionalidades ou da importância de ambos os clubes em um determinado cenário do futebol. Por exemplo, Benfica e Porto não compartilham da mesma região de Portugal, mas é o maior clássico do país, devido ao tamanho de ambos os clubes, em razão de títulos, torcida e outros fatores que se usa para determinar a grandeza de um determinado clube.
                Rivalidades e clássicos, brincadeiras e provocações entre torcedores. Essa questão em vencer ou perder o rival geram diversas estatísticas. Uns vencem mais, outros menos e surge então a brincadeira da “freguesia”: aquele rival que vive perdendo para você. Nisso surge a dúvida: Quem é o time mais freguês do mundo? Foi feita uma pesquisa nos principais campeonatos do mundo. Sendo eles americanos, europeus, africanos e asiáticos para tentar encontrar o time que é mais freguês de um determinado rival. Foi decidido que o maior freguês do mundo seria aquele na qual a diferença de vitórias de um para o outro é a maior. E por incrível que pareça chegamos a um resultado em que o maior freguês é um clube brasileiro.
                Aqui no Brasil as rivalidades são divididas por região. Um paulista rivaliza com outro, um carioca com outro carioca e assim sucessivamente para os outros estados do Brasil. Mas a maior freguesia do Brasil e do mundo fica no centro oeste do país, mais precisamente na cidade de Goiânia. O Derby do Cerrado, clássico entre Goiás e Vila Nova é hoje o principal da região, apesar de que, nem sempre foi assim. No começo do século passado, os dois grandes times da cidade eram Atlético Goianiense e o Goiânia, dominando até a década de 60. a situação se inverteu devido a uma crise desses dois times, recentemente o Atlético se recuperou e inclusive é o único do estado a jogar a Série A do Brasileirão, mas o Goiânia amarga péssimas campanhas, e desde 2007 está na segunda divisão estadual.
                O Goiás que é o maior vencedor da competição atualmente foi vencer o seu primeiro estadual apenas em 1966. Já o Vila Nova o segundo maior vencedor, teve seu primeiro titulo em 1961. De lá para cá, tantos os “periquitos” quanto os “tigres” começaram monopolizar praticamente os títulos do estado. Porém, os números desse clássico não mentem e a diferença entre os dois clubes é enorme. Goiás possui 23 títulos goianos contra 15 do arquirrival. Além disso, houve em toda a história, quatro competições regionais, a Copa Centro Oeste, e desta copa, o time verde tem 3 títulos contra nenhum do rival, além de que, o Vila possui incríveis 3 vices, perdendo dois inclusive para o rival.
                Não é somente em títulos que a diferença se torna grande, como dito antes, o que representaria a maior freguesia do mundo é a diferença entre as vitórias de ambos os clubes e nesse caso, é ainda maior. Houveram na história do confronto 281 jogos, sendo deste 141 vitórias do Goiás e 66 vitórias do Vila Nova. Temos ainda 74 empates. Para que se tenha uma noção, além de termos mais empates do que vitórias dos “tigres”, a diferença de vitórias de um para o outro é ainda maior que os empates, sendo 75 vitórias a mais para os esmeraldinos. Sendo que os 430 gols foram marcados a favor do Goiás e apenas 293 a favor do Vila Nova. São números realmente consideráveis para um clássico, superando até Real Madrid e Atlético de Madrid, que historicamente é um confronto regional desigual. Para fechar, a maior goleada também fica por conta do Goiás, que venceu por 7 a 0 em 1946, e para aqueles que discordam em não ser um jogo oficial, as outras duas em 1957 e 2009 pelo placar de 6x1, ainda mantem o Goiás como o maior goleador do clássico. Tristezas para uns, alegrias para outros, o futebol é feito de emoções diversas.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Oito por Um


              
               Agora só restam oito seleções. Oito nações almejando um único troféu. A Eurocopa chega hoje na sua fase de mata mata e o que promete é jogos com emoções e nervosismo. Republica Tcheca, Portugal, Espanha, França, Alemanha, Grécia, Itália e Inglaterra. São esses os oito sobreviventes. As duas seleções donas da casa não conseguiram passar da primeira fase, algo que já era esperado. Mas algumas surpresas aconteceram. No Grupo A, por exemplo, a Rússia grande favorita caiu perante a uma retranca da Grécia. Mesmo com um começo arrasador em cima dos Tchecos, não deu para o país da Vodca. Outra equipe que decepcionou foi a Holanda, não pelo fato de não ter se classificado, pois estava no famoso “Grupo da Morte”, mas sim pelo fato de não ter somado 1 ponto se quer, perdendo até mesmo para a Dinamarca cotada como mais fraca entre os quatro representantes do Grupo B.
                De hoje a domingo teremos um jogo por dia dessa fase de quartas de finais. O confronto de hoje será entre Republica Tcheca e Portugal. Teremos um confronto equilibrado, com um pouco de favoritismo talvez pendendo para Portugal, devido ao craque Cristiano Ronaldo. Mas não podemos esquecer que a Republica Tcheca após seu primeiro jogo ter tomado uma goleada era dada como morta e ainda conseguiu se classificar em primeiro. Eles ainda contam com a grande estrela Peter Cech de baixo das traves para inspirar o time a alcançar as semifinais.
                Amanha teremos o jogão entre Espanha e França. A Espanha é talvez a seleção mais forte do mundo hoje e enfrentará uma seleção francesa pressionada. O time contará com seu meio de campo criativo formado por Xavi, Silva e Iniesta e um atacante que voltou a marcar gols, Fernando Torres. Já a França começou bem a competição, mas teve um mau jogo contra a já eliminada Suécia. Certamente será uma partida esplendida. Todos acreditam que desses dois jogos os vencedores serão Espanha e Portugal, mas contrariarei a regra em um deles e acho que dará Republica Tcheca no jogo de hoje.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Destaques do fim de semana


                Mais um fim de semana de 2012 se passou e mais uma rodada se foi. Na série B do Brasileirão a bola rolou pela sexta rodada e como sempre destacamos alguns jogos. Tivemos dois jogos de confronto direto de times que certamente entraram na competição como favoritos ao acesso, mas dois deles ainda não demonstraram tanto futebol. O confronto entre Atlético Paranaense e Goiás terminou em um empate e sem gols. Pior para o Atlético, que sobe novo comando e uma nova “casa” teve que ouvir ainda os protestos da torcida. Apesar de não marcar gols, o Goiás foi mais perigoso.  Ambos os times com o empate acabaram perdendo posições.
                No outro jogo considerado confronto direto, dentro de sua casa o Avaí se deu melhor sobre o Coelho e lhe tirou a invencibilidade., vencendo por dois a zero, além disso o clube mineiro perdeu a liderança da competição. O novo líder é o Criciúma, time que muitos não esperava brigar pela parte de cima da tabela, mas que vem demonstrando ser uma boa equipe e se mantiver a regularidade pode brigar para voltar a elite do futebol. O Tigre ganhou fora de casa do Asa chegando aos quinze pontos. O artilheiro Zé Carlos chegou ao vigésimo segundo no ano.
                Se alguns são surpresas na parte de cima, outros são na parte de baixo e o Ceará continua sendo a maior decepção da Série B. o time empatou com o Joinville e seguem a zona do rebaixamento. Na Série A quem esta devendo futebol são alguns times paulistas. Santos, Palmeiras e Corinthians estão na zona do rebaixamento e a Portuguesa está beirando as posições indesejadas. Nesse final de semana foi vitima do Fluminense, que teve como Deco o grande destaque, dando três assistências. O Corinthians perdeu para a Ponte Preta jogando com o time reserva. A mesma coisa aconteceu com o Santos perante o Flamengo. Os dois times estão disputando a semifinais da Libertadores, mas só apenas um deles continuará na competição.
                Podemos destacar a virada sensacional do Botafogo em cima do Internacional e dentro de Porto Alegre. Destaque para o trio de meias do Botafogo: Andrezinho (ex Internacional), Vitor Junior (que vem brilhando também em outras partidas) e Fellype Gabriel (que completou a virada). Do lado do Inter, as estrelas não brilharam, Damião e D’Alessandro precisavam ter “entrado” em campo. No Morumbi um novo drama aconteceu, mais uma vez o volante Fabricio se machucou em seu retorno e dessa vez é ainda mais grave. Rompendo o ligamento do joelho esquerdo, o trinco ficará de fora o resto do ano. É a terceira lesão do jogador desde que chegou ao São Paulo neste ano, todas em um lugar diferente. 

sábado, 16 de junho de 2012

Paixão de Torcedor - Talyta Leite


      Quando recebi o convite para escrever um texto sobre meu clube do coração, logo me senti prestigiada, pois falar do meu grande amor, o Clube Náutico Capibaribe, para mim é sempre uma grande honra e ao mesmo tempo uma árdua tarefa, pois, quando o sentimento é grande é difícil descrever em meras palavras, mas missão dada é missão cumprida e alvirrubra não pode fugir à luta!
       Meu amor pelo Náutico, já vinha sido escrito mesmo antes de nascer, numa família em que nenhum torcia pelo glorioso Timbu, eu tive orgulho em dizer: "Eu sou alvirrubra!" e ainda trazer a nova geração para desfrutar desse amor. Eu fui escolhida para ser alvirrubra, coisa que são poucos que tem esse privilégio, é uma seleção. E através desse amor ganhei mais uma família, tenho a família alvirrubra, que vibra, torce, grita, roe unhas, xinga juiz... Compartilhamos um mesmo sentimento e fazemos do Estádio dos Aflitos a nossa segunda casa.
        Quem ostenta as duas cores do alvirrubro pernambucano sabe o que torcedor é mais do que apenas ir a campo, é mais do que só se mostrar torcedor na vitória, nos orgulhamos do nosso vermelho e branco, conhecemos e honramos o nosso hino, sentimos nosso coração bater mais forte a cada drible, a cada lance, a cada gol, somos uma nação que vive o Náutico e não apenas títulos, o sangue guerreiro corre nas nossas veias. Não precisamos discutir sobre tamanho de torcida, pois a quantidade e qualidade não andam juntas. Aos outros, lamento por não desfrutar desse amor e por nunca presenciarem uma "Avenida Alvirrubra", com vários apaixonados unidos por um sentimento, num mesmo grito e com orgulho de estar ali incentivando seu time para uma vitória.
        E por falar em torcida, acho digno colocar uma faixa de incentivo aos jogadores alvirrubros, posta em um jogo nos Aflitos: "Tenham RAÇA, FÉ e VONTADE. Se nada disso der resultado olhem para as arquibancadas e tirem dela a FORÇA necessária para buscar a vitória." #Somos Náutico . 
        Faço parte de uma nação apaixonada, um time e agradeço por ser torcedora do CLUBE NÁUTICO CAPIBARIBE, uma loucura que não quero cura!
        Finalizo esse pequeno texto, com a seguinte frase: "Náutico no peito e na alma, nos gritos e nas palmas, NÁUTICO até o fim!”.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Aos que sobreviveram!

               E hoje começa a decisão para os times que sobreviveram e em uma competição de mata mata, esses que ficam são em número menores a cada fase. Hoje tem semi finais da Copa Libertadores e da Copa do Brasil e a emoção é garantida para algumas torcidas e para quem aprecia o futebol. O estado de São Paulo certamente respirará futebol nessas duas semanas, com seus quatro times mais importantes dentro dessas duas semi finais.
                Na Copa do Brasil, o Palmeiras hoje vai ao estádio Olímpico enfrentar o Grêmio em um jogo que muitos comentam relembrar grandes clássicos da competição da década de 90. O Grêmio está forte e faz uma boa campanha na competição, assim como o Palmeiras. Porém o time alviverde está entrando em uma má fase no Campeonato Brasileiro, apresentando um futebol desmotivante e fraco, estando em quatro rodadas na vice lanterna. É só o começo para o Brasileiro, mas na Copa do Brasil não, e se o Palmeiras não mudar de postura pode cair. Do lado Gremista que apresenta um bom futebol, a polemica da vez é da arbitragem de Heber Roberto Lopes, que a um tempo é criticado em jogos do Grêmio por diversos lances prejudiciais. É algo a ficar de olho nesse jogo de hoje. Amanha teremos São Paulo e Coritiba, sendo o primeiro jogo no Morumbi. O Coxa vinha bem na competição, mas até o momento não tinha enfrentado nenhum grande time. No Brasileiro o time está com um desempenho fraco, perdendo inclusive jogos em casa. A única vitória foi contra a Portuguesa que certamente brigará para não cair. Na mesma moeda o São Paulo joga um futebol sem encanto e que deixa muitos preocupados. Na própria Copa do Brasil não joga um grande futebol, o que tem demonstrado em certas situações é uma vontade maior e inteligência.
                Na Libertadores o confronto brasileiro será o clássico entre Santos e Corinthians, sendo o primeiro jogo na Vila Belmiro. O time da baixada quer transformar seu campo em um verdadeiro caldeirão e aposta no craque brasileiro Neymar para vencer o primeiro jogo. Nos últimos anos, o clube santista vem vencendo o rival nesses jogos decisivos, mas isso não significa nada. O time da capital certamente não tem nenhum jogador a nível de Neymar, por isso aposta muito em seu conjunto e em sua forte defesa. A aposta fica em Ralf e Paulinho para pararem o craque. Se por um lado a defesa do Corinthians é uma das melhores, o ataque não é confiável. O time raramente faz mais de um gol e isso pode ser um problema, ainda mais sem um centroavante.
                Na outra chave da Libertadores Boca Junior e Universidad do Chile se enfrentam para chegar a outra vaga. Boca apostando em sua tradicional camisa e em seu maestro Riquelme. Já a La U, é um dos recentes bons times da América e mesmo tendo perdido peças importantes do time vencedor do ano passado, demonstrar ser uma grande equipe ainda. Confrontos bons e equilibrados que prometem nos passar muita emoção.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Especial Eurocopa IV


                O ultimo grupo da Eurocopa estreia hoje e é formado por duas grandes seleções só que em baixa atualmente no futebol e outras duas que correm por fora para se classificarem, mas devido ao mal momento das principais forças podem causar uma grande zebra. A Ucrânia é dona da casa e tem uma base praticamente formada pelos dois principais times do país: Shakhtar Donetsk e Dynamo Kiev. É a seleção mais fraca da competição e tem como grande craque o veterano Shevchenko que já viveu grandes momentos no futebol mundial, sendo até um dos melhores jogadores do mundo. Os outros jogadores são apostas, como Yarmolenko e Pyatov.
                A Suécia por sua vez possui um craque solitário em alta, Ibrahimovic é atualmente o melhor centroavante do mundo e é a grande esperança do time nórdico. O meio de campo é competente e possui bons jogadores. Nenhum grande craque, mas em conjunto podem se saírem bem. Os volantes Elm e Larsson e os meias Svensson, Kallstrom e Elmander. Isaksson é um grande goleiro, mas este ano fez poucos jogos a frente do PSV, e talvez a falta de ritmo pode prejudica-lo.
                A Inglaterra tem o melhor futebol do mundo, o campeonato mais rico e valorizado. Possui grandes jogadores e grandes promessas e mesmo com tudo isso não consegue se destacar nas competições e sempre acaba saindo precocemente e apresentando um futebol medíocre. O time inglês teve alguns desfalques por lesão também e inclusive de jogadores titulares no meio de campo. Se o gol a algum tempo era um grande problema, hoje ele pode estar resolvido. Joe Hart fez um excelente Campeonato Inglês atuando pelo Campeão Manchester City. Na zaga terão como titulares Terry e Cahill do Chelsea e o entrosamento será importante. Gerrard será o responsável pela criação no meio de campo e de servir o grande craque da seleção Rooney.
                Fechando o grupo temos a França. Uma seleção que já brilhou muito, mas hoje anda por baixo. Para copa de 2010 quase fica de fora mesmo possuindo grande valores. No gol tem o goleiro do Lyon, Lloris que é um dos melhores goleiros do mundo. A zaga é muito boa com Mexés (Milan) e Rami (Valencia), tendo ainda o jovem Koscielny (Arsenal) no banco. As laterais não mudou muito do que se estava se acostumado a ver. Evra, Clichy e Reveillere como sempre convocados e o “novato” Debuchy. No meio de campo, M’Villa é o principal volante da equipe e é a grande promessa do futebol francês, juntamente com Marvin, meia que atualmente é suplente da seleção. No meio de campo temos ainda Malouda jogando pela direita, Nasri outra grande promessa do futebol francês sendo até comparado com Zidane e na esquerda o grande craque da seleção Ribery. Na frente a esperança de gols fica com Benzema.
                Desse grupo acredito que passem França e Inglaterra, mas pelo peso de alguns jogadores e não necessariamente porque são grandes potencias. A Suécia pode estragar a festa, afinal nada é decidido antes da bola rolar. Ucrania corre por fora, mas por jogar em casa pode até sonhar.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Especial Eurocopa III


                O grupo C da Eurocopa tem talvez a seleção mais forte e a grande favorita para a conquista do troféu, chegando ao Bi campeonato consecutivamente. Nesse grupo temos a poderosa Espanha, a Irlanda, Croácia e a tradicional Itália, que não vive seus melhores momentos no futebol dentro de campo e nem nos bastidores dele.
                A Espanha tem um elenco fortíssimo já contando pelo gol, Casillas será o titular, mas de certa forma mesmo se algo de ruim se machucasse, outros dois bons goleiros poderiam ser escolhidos, como Reina e Valdés. Qual seleção na Europa tem essas opções para o gol? Dessa vez a Fúria não contará com seu grande zagueiro Puyol por estar lesionado, mas certamente Pique, Arbeloa, Sergio Ramos, Albiol e Jorge Alba darão boas opções para retaguarda espanhola. O meio de campo é certamente o mais forte do mundo. Xabi Alonso e Sergio Busquets como grandes volantes, Xavi, Iniesta, Fabregas e David Silva armando o time e atacando. Tendo certamente opções mais modestas para a Espanha, mas que com toda certeza seriam titulares em muitas seleções, Juan Mata e Jesus Navas. No ataque não teremos Villa, mas a Espanha aposta na boa fase do atacante do Bilbao, Fernando Llorente, em Pedro do Barcelona e na estrela de Fernando Torres (que sinceramente não merecia estar disputando a Euro).
                A Croácia tem um bom time e não será tão fácil de ser batida como muitos pensam. Tem um ótimo lateral, Corluka (Bayer Leverkusen), mas é em seu meio onde está sua força. Com Srna (Shakhtar Donetsk), Kranjcar (Tottenham) e Perisic  (Borussia Dortmund). Mas a estrela do time é Luka Modric do Tottenham, um ótimo meia que chama a atenção de muitos clubes na Europa. Tem qualidade no passe e muita inteligência, pode desequilibrar. No ataque a esperança está no brasileiro naturalizado croata, Eduardo da Silva.
                A Irlanda apesar de não ter grandes nomes também pode dar trabalho nessa fase inicial e causar uma zebra. No gol temos Shey Given do Aston Villa, experiente, pode passar segurança aos seus zagueiros. No meio temos Duff (Fulham) e Gibson (Everton) que são bons jogadores e certamente darão qualidade no passe irlandês. No ataque é onde está a grande estrela, o experiente Robbie Keane, que atualmente joga nos Estados Unidos junto com Beckham.
                Fechando o grupo temos a gigante Itália, mas que não vive seus melhores dias. O time tem alguns desfalques, inclusive por problemas fora de campo que o futebol do pais vive. Mais uma vez surgiram casos de manipulação de arbitragem na Itália. Apesar dos problemas, o time é forte em alguns setores do campo. A zaga como sempre é bastante sólida, temos Chiellini, um dos melhores zagueiros do mundo, ao lado de seu companheiro de Juventus Barzagli, isso pode ser vantagem pelo entrosamento. Além disso no banco temos outro jogador da Juve para o setor, Bonucci. No meio é onde a Itália tem grandes problemas, ela possui muitos jogadores que atuam como volante ou segundo volante (famosos centrais na Europa), nenhum meia de fato com qualidade. Pirlo, Marchisio, Montolivo, Nocerino e Thiago Motta são todos jogadores assim, volantes com boa qualidade no passe e dependerá muito do conjunto desses jogadores. No ataque temos bons jogadores, Balotelli e Cassano, mas nenhum dos dois matadores. Giovinco é um bom jogador, mas nunca mostrou ser nada além disso. Matador de fato, a Itália tem o experiente Di Natale, mas um país tetra campeão mundial precisa formar um novo jogador nessa posição o mais rápido possível.
                Para o bem do futebol gostaria que passasse Espanha e Itália, mas a Azzurra terá dificuldades com os outros dois concorrentes que farão de tudo para tomar sua vaga. Acho que a Espanha já está garantida na próxima fase, a não ser que ocorra uma zebra muito grande.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Paixão de Torcedor - Rayana Dias


Quando fui convidada para escrever esse texto, logo imaginei que seria uma tarefa fácil. Afinal falar do amor que eu sinto pelo São Paulo FC, um amor que está presente no meu dia a dia, me acompanhando a cada segundo, não poderia (nem deveria) ser uma tarefa difícil. Engano meu. Descrever o meu amor pelo São Paulo, talvez seja uma das tarefas mais difíceis que já executei, simplesmente porque não consigo encontrar palavras que descrevam a grandiosidade desse sentimento. É algo inexplicável, surreal, é um sentimento que merece ser descrito, ser compartilhado, mas torna-se ainda mais gratificante quando é vivido.

São Paulo Futebol Clube: 20 letras, 4 palavras, um time, um único amor. Talvez seja difícil mesmo encontrar palavras que descrevam esse sentimento. Talvez elas nem existam. Alguns podem entender o que eu digo, pois quando se ama de verdade, dispensam-se os adjetivos, todos lhe parecem pequenos para descrever o amor. Só quem conhece a magnitude desse sentimento sabe e melhor ainda, delicia-se vivendo a cada momento em sua companhia.

De onde surgiu esse amor? Sinceramente, eu não sei explicar. De uma família de palmeirenses, foi pelo tricolor que o meu coração bateu mais forte. Foi através dele que descobri o que é alegrar-se após a vitória, e indignar-se após a derrota. E foram nas derrotas que descobri o amor... Se você chora, se irrita, reclama, é porque você se importa. E se você se importa, é porque você ama! 

Eu sou imensamente feliz. Eu sou são paulina, a mais apaixonada e insana. Respiro São Paulo FC, 24 horas por dia, e sim, isso é maravilhoso!

sábado, 2 de junho de 2012

Especial Eurocopa II


                A Eurocopa 2012 está se aproximando e a expectativa é grande em ver algumas das maiores potencias do futebol reunidas em uma competição. O Grupo B é tido como o Grupo da morte e que certamente eliminará uma das candidatas já ainda na primeira fase. Neste grupo temos a poderosa vice campeã Mundial Holanda, a seleção Alemanha que encantou e surpreendeu o mundo com boas atuações e destacando uma nova geração de craques na ultima Copa do Mundo, Portugal do craque Cristiano Ronaldo e a Dinamarca que certamente é a menos cotada do grupo a alcançar algo.
                A Holanda vem forte para essa Eurocopa apesar de ter uma das suas principais estrelas abaladas pelo recém fracasso na Liga dos Campeões. O goleiro será Stekelenburg que atualmente está na Roma da Itália. Os Brasileiros devem se lembrar bem, pois na Copa ele praticamente fechou o gol e ajudou a frustrar o nosso sonho do Hexa. Mas é no meio e no ataque que se deve prestar atenção, Van Bommel, Sneijder e Van Der Vaart fazem um trio forte no meio campo, além da jovem promessa Strootman do PSV. No ataque temos Robben que tentará de tudo para finalmente acabar com o incomodo “azar” em finais e o artilheiro e destaque do Arsenal na ultima temporada, Van Persie.
                Alemanha talvez seja a grande favorita no grupo por contar com um elenco mais equilibrado e um forte conjunto. No gol Neuer do Bayern, estando talvez hoje entre os 5 melhores goleiros do mundo. A zaga além do lateral Lahm, deve contar com o zagueiro campeão alemão e promessa Hummels. No meio de campo é onde está a grande força e onde inveja muitas seleções até tidas como grandes. Acredito que nem o Brasil com tanta badalação que fazem nos jogadores tem tantas opções como: Schweinsteiger, Khedira, Toni Kroos, Mario Goetze, Mueller, Ozil e Podolsky. No ataque o grandalhão Klose e o matador Maio Gomez fecham o elenco.
                Portugal considero como terceira potencia do grupo e talvez um time que dependerá muito de seu grande craque, Cristiano Ronaldo. Não é mais a seleção de Felipão, que ainda contava com craques como Deco e Figo. Na parte defensiva se destacam Pepe, mas mais pelo seu jogo duro e muitas vezes violento do que por realmente seu futebol. E Fábio Coentrão, lateral recém contratado pelo Real Madrid. No meio de grande destaque temos Raul Meireles que fez uma grande temporada pelo Chelsea. No ataque temos os principais jogadores e que também podem compor o meio de campo. No caso de Nani que atua pelo Manchester United e Ricardo Quaresma (talvez uma das grandes frustrações portuguesas dos últimos anos, as expectativas em cima dele sempre foram maiores do que o seu futebol). Cristiano Ronaldo fecha como grande estrela.
                Dinamarca é o time mais fraco do grupo e que certamente será um balanço para quem quiser se classificar. Corre por fora e pelo amistoso feito contra o Brasil, terá que lutar muito para sonhar em se classificar. Na defesa temos Lindegaard do Manchester United, mas que na ultima temporada ficou mais no banco do que em campo. Agger como lateral, mas não impressionou na temporada assim como todo o time do Liverpool. Kjaer recém contratado pela Roma é um bom zagueiro, mas não tem como fazer milagres. No meio só se destaca Eriksen do Ajax e no ataque vemos os velhos nomes que não impressionam como Rommedahl e Bendtner .
                Acredito que quem se classificará será Alemanha e Holanda, ao menos que Portugal mostre menos dependência de Cristiano Ronaldo. A Dinamarca caso consiga algo será uma grande zebra.