quinta-feira, 24 de abril de 2014

Copa do Mundo 2014 - Nigéria x Irã


População: 148 milhões.
Área: 923 768 km².
Moeda: Naira.
Capital: Abuja.
Idiomas: Inglês.

                O país é localizado na África Ocidental e compartilha fronteiras terrestres com Benim a oeste, Chade e Camarões a leste e Níger a norte. Sua costa está no Golfo da Guiné, uma parte do Oceano Atlântico, ao sul. A capital é a cidade de Abuja. Os três maiores e mais influentes grupos étnicos na Nigéria são os Hauçás, Igbos e Iorubás.
O povo da Nigéria tem uma extensa história; evidências arqueológicas mostram que a ocupação humana da área remonta a, pelo menos, 9000 a.C. A área do Rio Benue é considerada a moradia original dos migrantes Bantos, que se espalharam pela parte central e sul da África em épocas entre o Primeiro milénio a.C. e o Segundo milénio d.C..
A Nigéria é o país mais populoso da África e o oitavo país mais populoso do mundo; com uma população de mais de 148 milhões de habitantes, o país contém a maior população 'negra' no mundo. É uma potência regional, sendo atualmente a maior economia do continente africano e uma das com o crescimento mais rápido do mundo, entretanto, a maioria da sua população vive em pobreza absoluta.

FUTEBOL:

                A Seleção Nigeriana possui três títulos da Copa das Nações Africanas, a principal competição de seu continente, vencendo em 1980, 1994 e em 2013. Os nigerianos costumam se dar bem nas categorias de base, tendo ganhado por três vezes o Mundial sub-17 (1985, 1993 e 2007), além de terem um ouro nos Jogos Olímpicos de 1996, quando venceu o Brasil nas semifinais e a Argentina na final. Em Copas do Mundo, sua primeira participação foi em 1994, participando mais duas vezes e nunca indo além das oitavas-de-finais.
Após a campanha na Copa do Mundo FIFA de 2010, quando o time foi eliminado ainda na primeira fase, com duas derrotas e um empate em três jogos, o presidente Goodluck Jonathan decidiu afastar a seleção nacional de qualquer competição internacional por um período de dois anos. A Federação Nigeriana de Futebol deveria ser dissolvida e ter suas contas auditadas, sendo substituída por outro organismo. Para o governo, o problema do futebol local seria estrutural, necessitando-se de um tempo para "colocar a casa em ordem". Esta decisão colocaria em risco a participação da Nigéria na Copa das Nações Africanas de 2012, cujas eliminatórias se iniciam em setembro de 2010. Além disso, como as regras da FIFA impedem qualquer influência governamental sobre as federações nacionais, o país corria o risco de ter seus clubes e árbitros suspensos de competições internacionais. No entanto, a decisão foi anulada após uma medida de comprometimento da confederação.

PRINCIPAL JOGADOR:
                John Obi Mikel é o principal jogador da seleção nigeriana hoje e está no Chelsea desde os seus 20 anos (hoje têm 27 anos), ganhou destaque no Lyn, clube da Noruega e foi “achado” pelos ingleses, custando cerca de 23 milhões de euros. O volante é um bom marcador, além de ter um bom chute de fora da área. Pelos Blues, é um grande vencedor, mas hoje é apenas um reserva da equipe, apesar de ter  entrado com frequência entre os 3 suplentes que entram no decorrer da partida.




População: 75,1 milhões.
Área: 1 648 195 km².
Moeda: Rial Iraniano.
Capital: Teerã.
Idiomas: Persa.
Localizado na antiga Pérsia, o país é o lar de uma das civilizações mais antigas do mundo, que começa com a formação do reino de Elam em 2800 a.C.. Os povos iranianos medos unificaram o país no primeiro de muitos impérios que iriam se seguir em 625 a.C., após a nação se tornar o principal poder cultural e político dominante na região. O Irã atingiu o auge de seu poder durante o Império Aquemênida, fundado por Ciro, o Grande em 550 a.C. e que, na sua maior extensão, compunha grandes porções do mundo antigo, que se estendiam do vale do Indo, no leste, à Trácia e Macedônia, na fronteira nordeste da Grécia, tornando-se um dos maiores impérios que o mundo já vira.
Em 633 d.C., árabes muçulmanos invadiram o Irã e conquistaram-no por volta 651 d.C. O Irã depois desempenhou um papel vital durante a subsequente Idade de Ouro Islâmica, produzindo diversos cientistas, acadêmicos, artistas e pensadores influentes. O surgimento em 1501 do Império Safávida promoveu o xiismo duodecimano islâmico como a religião oficial e marcou um dos divisores de águas mais importantes da história iraniana e muçulmana.

FUTEBOL:

                O futebol chegou ao Irã nas primeiras décadas do século XX, quando os funcionários das embaixadas europeias instaladas no país passaram a praticá-lo. A seleção disputou sua primeira partida internacional contra o Afeganistão em 1941 com um placar de 0 - 0.
                A seleção Iraniana venceu a Copa da Ásia por três vezes e inclusive foram os únicos que conseguiram vencer três edições seguidas, em 1968, 1972 e 1976. A Copa do Mundo de 1978 foi a primeira participação da equipe asiática, na qual marcou apenas dois gols e um ponto, no empate em 1 a 1 com a Escócia.
                Ficaram longe das competições no período de guerras e só voltaram a disputar novamente uma Copa do Mundo em 1998, passando pela Austrália na repescagem. Foi nesta Copa que alcançaram a sua única vitória ao derrotar a seleção dos Estados Unidos por 2 a 1.

PRINCIPAL JOGADOR:


                Ashkan Dejagah é o principal jogador da seleção iraniana e apesar de muitos não conhece-lo ele poderia estar jogando por uma grande seleção hoje. Nascido em Teerã, o jogador que tem hoje 27 anos e atua pelo Fulham construiu sua vida na Alemanha e inclusive dos 17 anos aos 21 anos jogou nas categorias de base da seleção. O meia inclusive estava nos planos de Joachim Low, técnico da Alemanha, para a seleção principal, porém optou por jogar pela seleção de seu país de nascimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário