quarta-feira, 30 de abril de 2014

Copa do Mundo 2014: França x Honduras


População: 65,4 milhões.
Área: 543 965 km².
Moeda: Euro.
Capital: Paris.
Idiomas: Francês.

                A França está localizada na Europa Ocidental, mas possui diversos territórios em ilhas e ultramarinos noutros continentes. A França Metropolitana se estende do Mediterrâneo ao Canal da Mancha e Mar do Norte, e do Rio Reno ao Oceano Atlântico. É muitas vezes referida como L'Hexagone ("O Hexágono") por causa da forma geométrica do seu território. A nação é o maior país da União Europeia em área e o terceiro maior da Europa, atrás apenas da Rússia e da Ucrânia (incluindo seus territórios extra europeus, como a Guiana Francesa, o país torna-se maior que a Ucrânia).
                Há pelo menos um milênio a França tem sido de grande importância cultural, militar, econômica e politica, não somente no âmbito europeu, mas também no mundial. Hoje é uma grande potencia.
Tem o terceiro maior orçamento militar do mundo, a terceira maior força militar da OTAN e o maior exército da União Europeia, além de ser um dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas e possuir o terceiro maior número de armas nucleares do mundo. O país é um dos membros fundadores da União Europeia e possui a maior área e a segunda maior economia do bloco. É também membro fundador da Organização das Nações Unidas, além de ser membro da Francófona, do G8, do G20, da OTAN, da OCDE, da OMC e da União Latina.

FUTEBOL:

                A Seleção Francesa tem uma poderosa base e culturalmente diversificada, com diversos filhos de imigrantes africanos. Inclusive em seus campeonatos nacionais, jogadores de origem africana não são considerados extracomunitários, o que facilita muito a entrada dos mesmos no futebol europeu.
                Começaram a se tornar uma potencia no futebol na década de 80, quando era comandada em campo pelo craque Michel Platini, um dos melhores do mundo na época e de todos os tempos. Apresentavam um vistoso futebol, que os levaram ao quarto lugar na Copa de 1982, ao título da Eurocopa de 1984 e ao terceiro lugar na Copa de 1986. Em 1984 os franceses conquistaram o Ouro Olímpico.
                A França voltou a ter destaque nos últimos anos do século XX e primeiros anos do século XXI, com uma geração comandada pelos craques Zinedine Zidane e Thierry Henry, vencendo a Copa do Mundo de 1998 em seu próprio território. Venceram ainda a Eurocopa de 2000 e as Copas das Confederações de 2001 e 2003, ficando também com o segundo lugar na Copa de 2006.

PRINCIPAL JOGADOR:

                Franck Ribery é sem dúvida hoje o principal jogador da equipe francesa. O jogador acabara de vencer como Melhor Jogador da Europa e ficara em terceiro na votação do Melhor Jogador do Mundo. Atua no Bayern de Munique desde a temporada 2007/2008, também sendo uma das peças chaves do atual Campeão do Mundo de Clubes. Habilidoso e rápido, o jogador costuma atuar pelo setor esquerdo e criando bastante transtorno para zaga adversária.



População: ,8 milhões.
Área: 112 492 km².
Moeda: Lempira.
Capital: Tegucigalpa.
Idiomas: Espanhol.

                A palavra Honduras vem do espanhol e significa “profundezas” em referência as águas profundas do sul do país. O país abrigou várias culturas indígenas importantes, mais notavelmente os Maias. Cristóvão Colombo foi o primeiro europeu a visitar as Islas de la Bahía, na costa do país, desembarcando perto da atual cidade de Trujillo. Grande parte do país foi conquistado e colonizado pela Espanha no século XVI, que introduziu seu idioma, agora predominante, e muitos de seus costumes. Foi organizada como uma província do Reino de Guatemala e teve três capitais: Trujillo, Comayagua e, a partir de 1880, Tegucigalpa, que permanece até hoje. Tornou-se independente em 15 de setembro de 1821 e foi uma república desde o fim do domínio espanhol.
                A Honduras é um verdadeiro paraíso natural, formada por montanhas, planaltos, vales profundos e ainda sendo cortada por diversos rios navegáveis, contribuindo para uma rica biodiversidade. É o quinto país mais populoso na América Central e a atividade econômica do país consiste basicamente na agricultura.

FUTEBOL:

                A Seleção Hondurenha é uma das mais fracas que estará na Copa do Mundo de 2014 e está será apenas a sua terceira participação (jogando anteriormente em 1982 e 2010). Nas eliminatórias para a Copa, a Honduras “tomou” a vaga do México, fazendo com que os rivais fossem disputar a repescagem.
                O único título na história do país é do Campeonato da Concacaf, competição que antecedeu a atual Copa Ouro e servia também de classificação para a Copa do Mundo. O título veio em 1981 (participando da Copa do Mundo de 1982). Em 1985 acabou ficando com o vice-campeonato, perdendo para o Canadá e em 1991 também, só que desta vez com o formato e nome atual da Copa Ouro e perdendo para os EUA.
                Na Copa América de 2001, o país participou no lugar da Argentina que desistiu e teve uma campanha honrosa, ocupando o terceiro lugar e eliminando a seleção brasileira, que seria campeã da Copa do Mundo no ano seguinte, nas quartas-de-finais.

PRINCIPAL JOGADOR:


                Nesta atual seleção Hondurenha vale a pena destacar o lateral esquerdo, Maynor Figueroa que atua no Hull City da Inglaterra. No país desde 2008, também teve passagem pelo Wigan, vencendo inclusive a Copa da Inglaterra na temporada passada (estava de fora da final, mas jogou seis jogos na competição). Este ano, curiosamente pelo Hull City terá novamente a chance de vencer a competição e bem provável que seja titular. Aos 30 anos, com 1,80 e com boa robustez, também pode jogar na zaga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário