quinta-feira, 17 de abril de 2014

Brasileiro 2014: Pitacos iniciais!

               Vai começar o Brasileirão de 2014 e a expectativa é grande para um campeonato que promete ser o mais disputado dos últimos anos. Finalmente, a edição de 2013 chegou ao fim, não tendo muito o resultado que muitos esperavam com a Portuguesa indo mesmo disputar a Série B, mas o importante é focar no futebol e esquecer um pouco (pelo menos neste texto) o “extra campo”.
                Acredito que esse Brasileiro será ainda mais equilibrado do que o anterior e que talvez o nível do futebol melhore um pouco, já que alguns times buscaram mudar depois de algumas campanhas fracas. Em termos de elenco, ainda coloco o Cruzeiro como o favorito. Apesar de não ter jogado uma Libertadores que convencesse (mesmo se classificando), devido ao Brasileiro se tratar de um torneio longo, a rotatividade sem grande queda de qualidade que o elenco Cruzeirense proporciona lhes dão vantagem.
                Outros favoritos? O Atlético Mineiro e o Grêmio certamente brigarão pela parte superior da tabela e serão as maiores ameaças para o atual campeão, principalmente se não perderem algumas peças importantes. De resto acredito que o Campeonato está aberto a surpresas e podemos ter até times médios brigando por vaga na Libertadores.
                O rebaixamento é o que assombra muitos times e alguns realmente precisam ficar espertos. Ano passado na bola mesmo sendo o atual campeão o Fluminense caiu e foi “salvo” por um grande vacilo da Portuguesa, que não interferiu em nada em nenhum jogo. O time este ano deixou um pouco a desejar e terá que se reforçar com as próprias forças, já que a Unimed, famosa por “bancar” muitas contratações afirmou que irá fazer menos investimentos.
                O Coritiba é outro clube que precisa se reforçar. Não fez um estadual que convencesse e estava jogando com o time titular. O nível do paranaense é muito baixo e entra como um dos favoritos ao descenso. A Chapecoense é natural entrar como favorita a queda por ser o caçula da Série A, e mais do que isto, ter uma grande renovada no elenco, precisando de tempo para entrosamento. Ao final do estadual, que também não foi tão bem, contratou bastantes jogadores e certamente o time que começará a principal competição de sua história será bem diferente do começo do ano.
                Vejo o Corinthians como uma grande incógnita neste Campeonato Brasileiro. A campanha no Campeonato Paulista serve de grande alerta, pois o time não conseguiu nem chegar a fase de mata-mata, disputando 15 partidas em um grupo de 5 times, nos quais 2 se classificavam e ele era o único grande. Veja bem, o time ser eliminado em um jogo mata-mata de partida única é uma coisa, agora ter 15 partidas e não conseguir o objetivo contra times de menor expressão é algo que tem que ser levado a sério. Precisa mudar, principalmente taticamente.
                O Brasileirão de fato só começará depois da Copa do Mundo e tendo uma janela para os clubes se reforçarem, porém hoje é isso que se pode prever. Confira a baixo os jogos da primeira rodada:

Sábado:

Fluminense x Figueirense -18:30, Maracanã.
Internacional x Vitória – 18:30, Beira-Rio.
Chapecoense x Coritiba – 21:00, Arena Condá.

Domingo:

São Paulo x Botafogo – 16:00, Morumbi.
Atlético Paranaense x Grêmio – 16:00, Orlando Scarpelli.
Atlético Mineiro x Corinthians – 16:00, Parque do Sabiá.
Bahia x Cruzeiro – 16:00, Fonte Nova.
Flamengo x Goiás – 18:30, Mané Garrincha.
Santos x Sport – 18:30, Vila Belmiro.

Criciúma x Palmeiras – 18:30, Heriberto Hulse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário