quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Mercado da Bola 2014 - Dicas: Meias

Estamos chegando ao fim das dicas do Mercado da Bola 2014. Já falamos de goleiros, zagueiros, laterais e volantes e a posição da vez são os meias. Aqui terão dicas tanto de meias criadores de jogadas, conhecido como “armadores”, até meia ofensivos velozes e dribladores. O importante é atuar no meio de campo e dar qualidade ofensiva ao time.
Alguns times no Brasil vejo que precisam de meias urgentemente, como o Vasco que sem Juninho não tem mais ninguém de fato para criar jogadas. O jogador inclusive após a lesão corre o risco de abandonar os gramados. Grêmio é outro clube que pode pensar em alguém pra armar, Zé Roberto e Elano não estão mais jogando em alto nível e o clube vem tendo dificuldades em criar jogadas efetivas e com chance de gols. Maxi Rodrigues inclusive deveria ser titular.
O Atlético Mineiro que ano que vem defenderá seu titulo da Libertadores pode pensar em um substituto para Ronaldinho Gaúcho pra quando o mesmo não poder atuar. Esse ano a contratação de Dátolo não deu muito certo (se lesionou) e o clube vem escalando Guilherme e Tardelli no meio de campo, posição que não é de origem dos jogadores.
Chega de enrolação e vejamos abaixo as dicas para reforçar a criação de seu clube:

Anderson (Manchester United): O meia de 25 anos revelado pelo Grêmio já há algumas temporadas não tem espaço nos Diabos Vermelhos e está aberto a negociações. Entretanto, traze-lo de volta não deve ser assim tão barato, afinal o Manchester gastou cerca de 31 milhões de Euros quando o comprou do Porto e deve querer uma boa quantia em dinheiro pelo jogador. O jogador deve se sair muito bem atuando no Brasil, podendo fazer mais de uma função em campo, tanto jogando mais a frente como um pouco mais recuado, como um terceiro homem de meio de campo, ou até mesmo aberto pelos lados do campo.

Maxi Rodriguez (Newell’s Old Boys): O veterano meia argentino de 32 anos que atua no Newell’s e tem boas passagens por Atlético de Madrid e Liverpool, além de ter servido por muito tempo sua seleção é uma boa aposta para quem deseja unir qualidade e experiência. O jogador vem sendo um dos destaques do clube argentino, ainda mais agora que o atacante Scocco deixou o clube. É o artilheiro do time no Campeonato nacional, além de um dos principais criadores de jogadas do clube.

Bruno César (Al Ahli): O meio campista que joga hoje no mundo árabe foi revelado pelo Santo André naquele ano surpreendente da equipe em 2010. Chegou ao Corinthians e também obteve sucesso, inclusive sendo o jogador revelação do Campeonato Brasileiro de 2010 e artilheiro da equipe com 15 gols. Foi vendido ao Benfica por 5,3 milhões de Euros e também fez bons jogos pela equipe portuguesa, sendo novamente vendido para o Al Ahli por 5,5 milhões de Euros. Os jogadores brasileiros não costumam ficar muito tempo nesses países do oriente médio, fazendo apenas o seu “pé de meia” e retornando e este pode ser o caso de Bruno César que irá completar um ano de clube. Obviamente o canhoto seria um ótimo reforço para os clubes no Brasil, porém não tão barato.

Giuliano (Dnipro): O jovem meia que joga no modesto time da Ucrânia perdeu espaço na Seleção Brasileira e “desapareceu” dos olhos de muitos. Era um dos principais jogadores da equipe, mas vem tendo oscilações. Revelado no Paraná Clube, Giuliano teve boa passagem pelo Internacional de Porto Alegre, chegando até ser considerado o melhor jogador da Libertadores de 2010. Ano passado, o rival gaúcho, Grêmio tentou sua compra, mas a pedida do clube Ucraniano foi alta, 20 milhões de euros. O desejo do jogador é ir para mercados melhores e talvez hoje a pedida do clube seja menor do que anteriormente.

Cleiton Xavier (Metalist): Meia criador de jogadas de 30 anos que está atuando no Metalist da Ucrânia é uma boa investida para quem precisa de criatividade no meio campo. Já não é mais tão utilizado como antes e perdeu espaço com a chegada do também brasileiro Diego Souza, portanto acredito que nada impede que uma boa proposta o faça voltar ao Brasil. Teve uma boa passagem antes de sair do Brasil pelo Palmeiras, chegando a ser um dos principais jogadores do clube em 2009. Tem bom passe e boa chegada ao ataque.

Diego (Wolfsburg): O meio campista revelado pelo Santos fez muito sucesso no começo da década passada quando fez dupla com Robinho no clube paulista. Depois disso teve passagens por Porto, Werder Bremen, Juventus, Atlético de Madrid e Wolfsburg. Muito se esperava deste jogador e em muitos clubes que passou não chegou próximo da expectativa. Na Europa teve uma boa passagem pelo Atlético de Madrid, mas o clube não o comprou definitivamente. Pelo futebol, pode render muito ainda no Brasil, o problema pode ser a vontade do jogador, que mesmo em baixa se negou diversas vezes a voltar.

                Ainda temos diversas outras opções para a posição de meio campistas e que podem ser aproveitadas pelos demais clubes. Ainda olhando para o exterior encontramos outros brasileiros, como Marlos que assim como Cleiton Xavier vem perdendo um pouco de espaço no Metalist da Ucrânia. Jorge Wagner, canhoto, experiente e muito vencedor, está no Japão e existem fortes rumores que deve estar fechando com o Botafogo. Rafinha, que jogou no Coxa e saiu recentemente para o mundo árabe. No futebol argentino podemos encontrar o jovem Sánchez Miño do Boca Juniors ou o veterano Figueroa do Newell’s Old Boys.

                No Brasil também temos algumas opções, como o meia Alex que está no Coritiba e pode deixar o clube caso o mesmo seja rebaixado, ou os veteranos Zé Roberto e Danilo que têm seus futuros incertos no Grêmio e Corinthians respectivamente. Ainda temos opções para times médios: Hugo do Goiás que tem grande chance de sair do clube, Cañete do São Paulo que provavelmente não será muito aproveitado, além de Elias e Adrianinho que estão na quase rebaixada Ponte Preta. Ainda temos jovens jogadores que podem ser aproveitados como Moisés da Portuguesa com 25 anos e Lucas Lima do Sport com 23 anos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário