quinta-feira, 13 de junho de 2013

Um artilheiro problema?

                Amado por muitos e odiado por outros. Tão criticado por seu forte temperamento, porém na mesma proporção elogiado pelo seu faro de matador. Esse é Luis Fabiano, um dos melhores centroavantes em atividade no Brasil e que vive uma fase bastante conturbada no São Paulo, que por sinal é o clube do coração.
                Luis Fabiano tem passado por grande pressão dentro do clube, mas curiosamente não é pelo seu rendimento em campo, mas sim pelo seu temperamento e expulsões desnecessárias. Apesar disso eu acabo vendo um pouco de injustiça e se a situação no Tricolor Paulista está ruim hoje, culpa dele que não é.
No ano passado sim, o atacante teve algumas ausências devido a amarelos bobos e expulsões por reclamações, acabou sendo marcado e isso aliviava o peso dos árbitros na hora de expulsá-lo, afinal, vemos jogadores “reclamões” como ele que não são expulsos, e jogadas incrivelmente faltosas que são passadas em branco. Este ano? Ele tem apenas três cartões amarelos, menos que muitos outros jogadores que do próprio São Paulo, mas o que marcou foi a ausência de quatro jogos imposta pela Conmebol na Libertadores.
Tem que ser muito cego pra não ver que a punição foi pesada e injusta. Só pegarmos a punição para o volante Rosinei do Atlético Mineiro que agrediu o lateral Carleto com um soco e pegou pena igual. Também não foi somente com o São Paulo que a Conmebol agiu estranhamente, com outros clubes brasileiros também. A eliminação no Paulista, para o Corinthians pesou também, afinal foi um dos cobradores de pênalti que errou. Estranhamente essa pressão não cai sobre os ombros de Ganso, que também errou e dentro do clube precisa provar muito mais o seu valor do que o atacante.
Ainda em relação a sua suspensão na Libertadores: Mesmo sem ele o São Paulo tinha time suficiente pra ganhar de Arsenal de Sarandi e Strongest, mesmo fora de casa. E oportunidades não faltaram inclusive pelo menos três em cada jogo de se definir o placar e foram totalmente desperdiçadas pelos atacantes São Paulinos. E a culpa é de Luis Fabiano? Claro que não! Aloísio foi justamente contratado para isso, para fazer gols na ausência do Fabuloso e até agora não vem correspondendo nesta função.
E um jogador que foi bem ano passado se destacando pelos gols, que foi contratado para fazer gol, desperdiçar diversas oportunidades claras, como foi contra o Arsenal de Sarandi, não pode ter a culpa transferida para outro só porque ele estava ausente. E novamente Ganso, que perdeu uma oportunidade de ouro para virar o jogo contra o Strongest. Qual foi o investimento feito no jogador? Qual é seu salário? O time inteiro jogou mal na Libertadores, então porque ter a culpa só nas costas de um jogador?
Fazendo um levantamento de gols e jogos disputados entre os principais jogadores e goleadores de clubes da Série A, vemos que não existe atacante mais eficiente que Luis Fabiano neste ano. Foram 16 gols em 23 partidas, dando uma média de aproximadamente 0,69 gols por jogo (não foi contabilizado o jogo contra o Londrina por não ser uma partida oficial). Nenhum outro centroavante tem números tão bons no Brasil, nem mesmo Fred, atacante titular da seleção brasileira que possui até o momento 9 gols em 19 jogos com uma média de aproximadamente 0,47 gols por partida (incluindo os jogos pela seleção, se não os números seriam ainda menores). Um jogador que tem a mesma média de gols é Alex, meia do Coritiba, mas convenhamos que o nível do campeonato paranaense é bem inferior as outras três competições que Luis Fabiano jogou, e 15 gols de Alex foram marcados no estadual.
Ainda se tratando de São Paulo, ele sozinho tem mais gols que todos os outros atacantes do clube juntos. Aloísio, Osvaldo e Ademílson juntos possuem 15 gols contra 16 de Fabuloso, mostrando que estão devendo. Alguns questionam que ele só faz gols inúteis, mas se esquecem de que muitas vezes ele evitou desastres. Os dois gols contra o Corinthians na virada no Pacaembu ano passado foram inúteis? O gol contra o Vasco em São Januário, em um jogo que era considerado uma “final” para continuar vivo com os objetivos de classificação na Libertadores foi inútil? E o gol esse ano contra o Strongest? O gol ontem contra o Grêmio foi inútil?

Reflitam um pouco: O São Paulo está dependente demais de seus gols, isso acaba inclusive facilitando para o time adversário, que basta marcá-lo bem, que a qualidade em finalização do resto do time não causará tanto perigo. O São Paulo precisa de um reserva para ele, afinal Aloísio vem atuando melhor jogando fora da área e servindo o centroavante do que como um de fato, só que perdendo o atacante os problemas aumentarão. O Tricolor Paulista tem alguns problemas, mas certamente Luis Fabiano não é um deles!

Nenhum comentário:

Postar um comentário