terça-feira, 4 de junho de 2013

Promessas Mundiais - David Alaba

             
  David Olatukunbo Alaba, mais conhecido como Alaba, é um jovem jogador de futebol nascido no dia 24 de junho de 1992 (20 anos) em Viena na Áustria. Sua carreira como jogador começou em um pequeno clube local de Aspern, e ainda bem novo, aos 10 anos foi contratado para as categorias de base do Áustria Viena, o principal clube do país. Ainda na categoria de base, transferiu-se para o Bayern de Munique em 2008.
                A carreira de Alaba teve um inicio muito bom, passando por todas as equipes inferiores do Bayern de Munique com ótimas atuações e chegando ainda novo na equipe principal, fazendo sua estreia, por exemplo, na Liga dos Campeões em 2010, quando tinha apenas 17 anos. Alaba no final da temporada de 2010/2011 foi emprestado ao Hoffenheim e teve boas apresentações, jogando 18 partidas e marcando dois gols.
No Bayern, a sua posição de origem era atuando no meio de campo, como um “central”, ou aqui no Brasil conhecido como segundo volante ou terceiro homem de meio de campo (variando do posicionamento ofensivo ou defensivo), e às vezes aberto na esquerda como um ala (muito utilizado na famosa linha de quatro no meio de campo), porém hoje ele se firmou na lateral esquerda e vem sendo bastante utilizado como titular, participando inclusive dos jogos decisivos no principal titulo do Bayern na temporada, a Liga dos Campeões.
Pela sua seleção, que não é tradicional e nem forte, Alaba já vem sendo utilizado há muito tempo, revezando inclusive entre a equipe principal e as de base. É o jogador mais novo e venceu por dois anos consecutivos (2011 e 2012) como o melhor jogador Austríaco. Como comparações sempre existem, Alaba tem sido visto como o novo Lizarazu do Bayern de Munique.


Nenhum comentário:

Postar um comentário