quinta-feira, 6 de junho de 2013

A melhor defesa do Brasil?



                O Atlético Mineiro é na atualidade o time brasileiro que vem apresentando o melhor futebol e tem atraído a atenção de muitos. Obviamente, como qualquer time, não tem como manter essa “magia” em todos os jogos e um ou outro acaba se apresentando abaixo do esperado. Porém, o clube vive duas realidades diferentes no mesmo plantel e poucos vem enxergando isso, pois se baseiam apenas nos resultados. É bem provável que uma queda na Libertadores poderá levantar esse questionamento, só que nessa hora é fácil, portanto faço isso antes.
                O Galo lembra-me muito aquele Santos de 2010, no qual vinha apresentando um belo futebol ofensivo, sempre com muitos gols e causando grandes tormentos para as defesas alheias. Só que aquele Santos super ofensivo tinha um grande defeito defensivo, muito em virtude das limitações de seus zagueiros, mas todos sabíamos que não convenciam nesse quesito.
                No ano passado a zaga do Atlético foi muito elogiada, principalmente a dupla de zaga Réver e Leonardo Silva, mas hoje, essa “melhor zaga do Brasil” está sendo apenas no papel e no jogo vem deixando muito a desejar.
Vamos exemplificar com alguns números desta temporada? O Galo fez até o momento 28 jogos oficiais no total e tomou 32 gols, resultando em uma média de 1,14 gols sofridos por partida. Entre os 20 clubes que hoje disputam a Série A do Brasileiro, o clube mineiro ocupa a 6ª pior defesa (por média de gols sofridos), atrás de clubes como Portuguesa, Flamengo e Santos que vem tendo grandes dificuldades na zaga.
Você pode questionar que esses clubes apenas disputaram os estaduais e as fases fáceis da Copa do Brasil, mas se pegarmos os números do Atlético no Campeonato Mineiro não são tão animadores. A diferença técnica do campeão para o resto dos outros times (menos o Cruzeiro) do campeonato é enorme, e mesmo assim em 15 jogos tomou 14 gols. então será que realmente a defesa do Galo não está deixando a desejar este ano?
Outra comparação que faço é com o time do São Paulo. Estamos entrando em Junho e o clube paulista não sabe ao certo que são seus titulares na defesa. Ora joga Lúcio e Tolói, ora joga Tolói e Edson Silva, ora Douglas é lateral, ora Paulo Miranda que é e o clube apesar dessa bagunça e falhas bizarras no setor tem a média de gols sofridos melhor que a do Galo. Ambos os clubes enfrentaram os mesmos times na fase de grupos da Libertadores e evidentemente vimos que ambos fizeram campanhas opostas, não é atoa que se enfrentaram novamente logo nas oitavas de finais e mesmo assim, o São Paulo nessa fase conseguiu tomar menos gols que o Atlético.
Os mineiros inclusive tomaram nesta Libertadores 14 gols em 10 jogos. Para um time que se julga ter a melhor defesa do Brasil, mais uma vez mostram números que discordam. Nem o maior dos cegos negaria que o Atlético é hoje o melhor time brasileiro, porém fica claro que o que vem fazendo a diferença no clube é seu ataque, principalmente o quarteto formado por Jô, Ronaldinho Gaúcho, Bernard e Tardelli. Nos jogos que eles tiveram rendimento abaixo do esperado, a defesa continuou com suas falhas e espaços e o time sofreu para conseguir o resultado. Isso não tira o brilho do Galo, só é um detalhe que precisa ser corrigido para que o clube melhore ainda mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário