quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Promessas Mundiais - Thibaut Courtois


O “Promessas Mundiais” dessa vez vem falar de uma posição pouco valorizada no futebol. Mesmo sendo uma posição essencial, no qual um erro é quase certeza de se levar um gol, os goleiros no mundo de hoje apesar de serem bem visto, ainda não ganham devido reconhecimento. Dificilmente veremos um goleiro ganhar o premio de Melhor Jogador do Mundo, ou até mesmo o prêmio de melhor da competição. Aqui no Brasil mesmo, as defesas de Cavalieri foram tão importantes quanto, se não mais, os gols de Fred na campanha do título do Fluminense, mas não conseguiu levar o prêmio. O escolhido da vez é Thibaut Courtois.
                Courtois é um jovem goleiro Belga de 20 anos apenas. Faz parte dessa nova geração de jovens jogadores do país que prometem chegarem fortes nos próximos anos. Começou a sua carreira no time belga Racing Genk, no qual ficou 10 anos nas categorias de base. Assim que estreou, já começou a chamar a atenção de clubes maiores na Europa, sendo comprado pelo Chelsea em 2011. O jovem goleiro foi então emprestado ao Atlético de Madrid para ganhar experiência e não vem decepcionando.
                Logo em seu primeiro ano no Atlético de Madrid, foi o goleiro principal da equipe atuando 37 dos 38 jogos do Campeonato Espanhol na qual a equipe ficou em 5º e garantindo uma vaga na Liga Europa. Foi também nessa temporada que Courtois ajudou o Atlético de Madrid a vencer a Liga Europa, sendo também o goleiro principal. Esse foi o segundo titulo da equipe na competição que havia ganhando na temporada 2009/2010.
                É alto (com 1,94 de altura), tendo bons reflexos e melhorando cada vez mais como goleiro. É o titular absoluto mais uma vez, jogando por enquanto no Campeonato Espanhol, no qual o clube por enquanto prioriza e estando em 2º lugar em uma grande campanha. O goleiro também está concorrendo ao prêmio “Golden Boy” deste ano. A premiação é dada por um jornal italiano para grandes jóias de até 21 anos e é muito bem conceituado na Europa. Acho difícil pelo fato de ser goleiro ele ser o vencedor, ainda mais também concorrendo com um italiano (El Shaarawy), mas só o fato de estar entre os três primeiros é uma grande conquista. Isco, meia do Málaga também está concorrendo. Fiquem de olho em Courtois pois será um grande goleiro e tem tudo inclusive para ser substituto de Cech no Chelsea em um futuro (caso o Atlético não o adquira em definitivo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário