sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Mercado da Bola 2013 - Dicas: Meias


                Estamos chegando ao fim das dicas do Mercado da Bola 2013. Já falamos de goleiros, zagueiros, laterais e volantes e a posição da vez são os meias. Aqui terão dicas tanto de meias criadores de jogadas, conhecido como “armadores”, até meia ofensivos velozes e dribladores. O importante é atuar no meio de campo e dar qualidade ofensiva ao time.
Pensando nos times atuais do Campeonato Brasileiro, um time que precisa de um criador de jogadas, por exemplo, é o Santos. Desde a saída de Paulo Henrique Ganso para o rival São Paulo, Muricy Ramalho pede para diretoria por esse jogador. O Vasco é outro clube que necessita de tal jogador, afinal as pernas de Juninho acabam sendo sobrecarregadas muitas vezes. Ao perder o jovem Lucas, vendido para o PSG, o São Paulo precisará de uma meia rápido e habilidoso se quiser manter o mesmo estilo de jogo desse ano, o Atlético Mineiro por sua vez, com incertezas sobre Ronaldinho Gaúcho e Bernard e com a disputa da Libertadores depois de tanto tempo, precisa pensar em meias de qualidade até mesmo para ser reserva.
Existe uma grande lista de meias que podem ser alvos dos clubes esse ano. Alguns mais consagrados, outros grandes apostas. Confira abaixo as dicas.

Diego Souza (Al Ittihad): Coloquei o clube do jogador, mas a verdade é que o mesmo está movendo uma ação para conseguir liberação do clube, pois não recebe a três meses. O meia que a pouco saiu do Brasil deve retorna ano que vem e tem tudo para reforçar um time grande. Nos últimos anos o meia está sendo rodado, não se fixando muito em um clube. Com destaque no Palmeiras, acabou saindo após a não conquista do título Brasileiro de 2009. Chegou com estátos no Atlético Mineiro, mas também não se firmou. No Vasco da Gama reencontrou seu futebol, porém, após um gol perdido na semifinal da Libertadores contra o Corinthians, viu sua situação complicar-se e deixou o clube. Dizem que seu destino será o futebol paulista, mas nada certo.

Conca (Guangzhou): O argentino Dario Conca que fez muito sucesso no Brasil com a camisa do Fluminense e foi vendido ao futebol chinês já anunciou que pretende voltar a jogar no Brasil e se possível já no começo da temporada de 2013. Conca é extremamente técnico, tendo um passe refinado e bastante criatividade. Certamente seria titular em todos os clubes do Brasil, portanto a concorrência pode ser grande. O maior empecilho para sua contratação pode ser seu alto valor de mercado e o seu alto salário. O clube chinês não o liberará por pouco depois de ter pagado R$19 milhões. O jogador também já afirmou que sua prioridade é voltar a defender o clube das Laranjeiras.

Nenê (PSG): O veterano meia do Paris Saint Germain apesar de nos últimos anos ser uma peça importante no esquema do clube francês, com essa nova fase milionária do clube e a concorrência pesada no elenco com grandes craques, é muito provável que Nenê não continue no clube ano que vem. Foi revelado pelo Paulista de Jundiaí e no Brasil teve passagem por Palmeiras (empréstimo) e Santos, inclusive tendo destaque no elenco em 2003. Tem passagem pelo futebol espanhol, se tornando ídolo do clube Basco Alavés. Na França teve passagem pelo Monaco antes de ir para o atual PSG. Na temporada passada por exemplo, o meia foi artilheiro do Campeonato Francês junto com Giroud, marcando 21 gols.

Giuliano (Dnipro): O jovem meia que joga no modesto time da Ucrânia vem ganhando oportunidades na Seleção Brasileira. É um dos principais jogadores do clube que no momento é o vice líder do campeonato local. Revelado no Paraná Clube, Giuliano teve boa passagem pelo Internacional de Porto Alegre, chegando até ser considerado o melhor jogador da Libertadores de 2010. Ano passado, o rival gaúcho, Grêmio tentou sua compra, mas a pedida do clube Ucraniano foi alta, 20 milhões de euros. O desejo do jogador é ir para mercados melhores, porém, certamente a pedida do clube Ucraniano não será menor, agora que o jovem brasileiro é titular da equipe.

Jorge Wagner (Kashiwa Reysol): O veterano meia canhoto que fez a alegria de muitos torcedores no Brasil e que está a 2 anos no Japão, pode ser uma investida de um clube para se reforçar. Campeão da Libertadores e Mundial pelo Internacional e bi campeão Brasileiro pelo São Paulo, o atleta de 33 anos é mestre em cruzamento de bolas paradas. O jogador também esteve no mundial do ano passado, já que seu clube foi Campeão da J League. Apesar da idade acredito que o jogador tem muito a acrescentar.

Cleiton Xavier (Metalist): Meia criador de jogadas de 29 anos que está atuando no Metalist da Ucrânia é uma boa investida para quem precisa de criatividade no meio campo. É o principal cérebro da equipe, mas nada impede que uma boa proposta o faça voltar ao Brasil. Teve uma boa passagem antes de sair do Brasil pelo Palmeiras, chegando a ser um dos principais jogadores do clube em 2009. Tem bom passe e boa chegada ao ataque.

                Existem ainda outras opções para essa posição, alguns até já estão sendo especulados em muitos clubes. Renato Augusto por exemplo, meia de 24 anos do Bayer Leverkusen já é especulado em clubes como Santos e Corinthians, apesar de que a pedida do clube Alemão ser bastante alta. Temos também boas opções como Carlos Eduardo, meia de 25 anos que foi revelado pelo Grêmio e está atualmente no Rubin Kazan que ocupa a sexta colocação do Campeonato Russo. O meia pouco é aproveitado e não deve ser tão complicado uma contratação ou até mesmo um empréstimo. Anderson, outro meia revelado pelo Grêmio que está atualmente no Manchester United pode também ser uma boa opção, principalmente por empréstimo.
                Ainda temos também jogadores que atuam no futebol brasileiro e que estão fazendo bom papel em suas equipes. O caso do veterano Hugo, que está no Sport com sérios riscos de rebaixamento. O jovem Rhayner do Náutico, além de Everton Ribeiro e Rafinha, ambos do Coritiba e que já foram especulados pelo Cruzeiro. Existem ainda algumas opções como Ricardo Goulart que atua no Goiás e está desempenhando um bom futebol e Roni, meia que ganhou destaque no Criciúma e está atualmente no Figueirense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário