quarta-feira, 19 de março de 2014

Raio-X: Hummels x Kompany

                
               Mais um Raio-X especial de Copa do Mundo e neste mês teremos dois dos principais zagueiros do mundo. O Belga Vicent Kompany que atua no Manchester City e o Alemão Mats Hummels do Borussia Dortmund.
                Vicent Jean Mpoy Kompany nasceu em 10 de abril de 1986 em Bruxelas na Bélgica. Aos 27 anos defendeu três clubes apenas na carreira e defende as cores de seu país desde as divisões de base. Começou jogando no Arderlecht, fazendo sua estreia profissional em 2003 e atuando por 3 anos no clube antes de se transferir para o Hamburgo da Alemanha. No clube alemão também não demorou muito para chamar a atenção e ser contratado pelo Manchester City por cerca de 8,5 milhões de euros.
                No Manchester City, apesar de ter apenas 22 anos, Kompany assumiu o posto de titular e não largou mais, sendo uma das principais chaves neste começo de crescimento do clube inglês após a sua compra. Está a cinco anos no clube e é o capitão. Zagueiro muito forte e preciso em seus desarmes, compensa um pouco a sua falta de velocidade pelo seu posicionamento. Possui alguns títulos pelos clubes e individualmente, entre eles, estão o Campeonato Inglês de 2011/2012 e o prêmio de Melhor Jogador da Premier League em 2012.
                Na seleção belga, Kompany foi o jogador mais jovem a estrear na seleção principal com apenas 17 anos em 2004 contra a França. Uma das suas primeiras aparições que os brasileiros podem se lembrar são dos jogos Olímpicos de 2008, em que na primeira rodada Brasil e Bélgica se enfrentaram e o zagueiro acabou sendo expulso, comprometendo a equipe que perdeu por 1 a 0. Virou capitão da equipe em julho de 2013, na mesma partida em que quebrou o nariz, mas continuou jogando. Uma curiosidade, é que Vicent é presidente do BX Bruxelas, clube que disputa a Divisão de Promoção Belga (quarta divisão).
                Mats Julian Hummels nasceu em Bergisch Gladbach em 16 de dezembro de 1988. Com 25 anos, o alemão que é hoje o melhor zagueiro de sua seleção e certamente um dos melhores do mundo (se não o melhor neste momento) começou curiosamente a carreira em um dos principais rivais do clube em que hoje defende. Ao contrário de Gotze e de Lewandowski, Hummels começou a carreira no Bayern de Munique e depois foi contratado pelo Borussia Dortmund. No clube da Baviera desde 1995, Hummels ficou 10 anos nas categorias de base do Bayern até que passou a integrar o time B. Fez apenas um jogo pelo time principal na temporada de 2006/2007, atuando somente 38 minutos.
                Na mesma temporada foi emprestado ao Dortmund, aonde teve mais participações, mas nem tantas. Em 2008 seria titular juntamente com o parceiro Subotic e teria jogado mais se não tivesse sofrido uma lesão na reta final da temporada. Foi comprado em definitivo em 2009, por cerca de 4 milhões de euros e se tornou peça chave da equipe na conquista dos dois Campeonatos Alemães em 2010/2011 e 2011/2012. Além destes dois títulos, a grande campanha da Liga dos Campeões passada foi em boa parte graças a seus desarmes.
                Na seleção Alemã, Hummels se destacou primeiramente no sub-21, no qual foi campeão europeu em 2009, vencendo a Inglaterra na final por 4 a 0. Teve sua estreia no profissional em maio de 2010 no amistoso contra Malta, entrando no segundo tempo no lugar de Sedar Tasci. Na Eurocopa de 2012 participou por completo de todos os jogos da Alemanha, até a sua eliminação nas semifinais perante a Itália.
                É uma difícil comparação entre dois dos melhores zagueiros do mundo. Kompany é um zagueiro com mais força física e um senso de liderança nato, já Hummels é bastante técnico. Hoje, eu consideraria Hummels o melhor zagueiro do mundo e por tanto a frente de Kompany, porém os dois seriam um grande reforço para qualquer equipe do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário