sábado, 8 de março de 2014

Copa do Mundo 2014: Colômbia x Grécia


População: 45,9 milhões.
Área: 1 138 914 km².
Moeda: Peso Colombiano.
Capital: Bogotá.
Idiomas: Espanhol.

                A Colômbia é o 29º país mais populoso do mundo, sendo o segundo na América do Sul, atrás apenas do Brasil e o terceiro entre os países que falam espanhol (atrás apenas de Espanha e México).
O território que é hoje a Colômbia foi originalmente habitado por nações indígenas, como os chibchas, quimbaya e tairona. Os espanhóis chegaram em 1499, iniciaram um período de conquista e colonização que resultou na morte ou na escravização de cerca de 90% da população nativa e, em seguida, criaram o Vice-Reino de Nova Granada (que compreendia os territórios atuais de Colômbia, Venezuela, Equador, Panamá e a região noroeste do Brasil), com sua capital em Bogotá.
A independência do domínio espanhol veio em 1819, se tornando a “Grã Colômbia”, que em 1830 se fragmentou com a secessão de Venezuela e Equador. O país passou por diversas mudanças em seu regime e alternando seu nome algumas vezes, sendo Confederação Granadina (1858) e em seguida Estados Unidos da Colômbia (1863), se tornando enfim Republica da Colômbia em 1886. O Panamá se separou em 1903 sob pressão para cumprir as responsabilidades financeiras para com o governo dos Estados Unidos para a construção do Canal do Panamá.

FUTEBOL:

                A Seleção Colombiana nunca se deu muito bem em Copas do Mundo, sendo essa apenas a quinta vez que a mesma irá participar. A melhor colocação foi um 14º lugar em 1962 apesar de não ter avançado para a fase seguinte, como ocorreu em 1990 que caiu nas oitavas-de-finais, mas ficou apenas em 16ª colocação. O título mais importante do país foi a Copa América de 2001, realizada no próprio país com destaque para Aristizábal (que inclusive teve passagem pelo futebol brasileiro, jogando no São Paulo, Santos e Cruzeiro), o artilheiro da competição com seis gols.
                Essa Copa do Mundo promete uma Colômbia forte, cheia de novos jogadores e que se destacam pelo mundo. É a “Geração de Ouro” que a muito tempo se espera. Dificilmente será campeã, mas dará muito trabalho e certamente será a melhor colocação da mesma na sua pequena história em Copas do Mundo.

PRINCIPAL JOGADOR:

                Notoriamente, o principal jogador da Colômbia seria Falcão Garcia, porém a dúvida em sua condição física persiste. Então o escolhido e que deverá estar, salve outra fatalidade, é James Rodriguez. O meia atacante de 22 anos é uma das estrelas sul-americanas que se destacaram atuando pelo Porto. Saindo do Banfield em 2010 e atuando pelo time lusitano, Rodriguez foi lapidado, e, considerado hoje sucessor de Valderrama. O jogador hoje está no Mônaco, vendido por 45 milhões de euros e vem se destacando no Campeonato Francês sendo o vice-líder em assistências da competição.

 AINDA DA?

                Falcão García sofreu a grave lesão durante partida da Copa da França e foi operado no dia 25 de janeiro, o que colocou em risco a sua participação na Copa, já que o tempo médio de afastamento nesses casos é de seis meses. Mas sua recuperação tem sido muito boa, como ele próprio atestou. Existe uma pequena possibilidade de o jogador estar na Copa do Mundo e inclusive o seu treinador deseja leva-lo para o CT de Cotia, utilizado pela base do São Paulo, aonde a seleção fará seus treinamentos antes da Copa do Mundo.



População: 11,2 milhões.
Área: 131 990 km².
Moeda: Euro.
Capital: Atenas.
Idiomas: Grego.

                A Grécia, ou Hellas, como era conhecida em sua antiguidade é um dos países mais antigos e influentes na história da humanidade, principalmente do mundo ocidental. Está localizada no sul da Europa, no cruzamento entre os continentes Europeu, Asiático, Africano e também o Oriente Médio.
É o local de origem da democracia, da filosofia ocidental, dos Jogos Olímpicos, da literatura ocidental, da historiografia, da ciência política, de grandes princípios científicos e matemáticos, das artes cênicas ocidentais, incluindo a tragédia e a comédia. As conquistas culturais e tecnológicas gregas influenciaram grandemente o mundo, sendo que muitos aspectos da civilização grega foram transmitidos para o Oriente através de campanhas de Alexandre, o Grande, e para o Ocidente, através do Império Romano.

FUTEBOL:

A seleção grega conquistou em 2004 seu primeiro título, ao ganhar o Campeonato Europeu de Futebol, disputado em Portugal, vencendo a seleção portuguesa. A equipe, treinada pelo alemão Otto Rehhagel, derrotou a equipe lusitana por 1 a 0 na final, com gol de Angelos Charisteas. A Grécia tornou-se conhecida pelo forte esquema defensivo, jogando na defesa e saindo em rápidos contra-ataques surpreendendo assim tudo e a todos. Seguidamente, a Grécia não conseguiu qualificar-se para a Copa do Mundo FIFA de 2006. Apesar de ter participado apenas duas vezes da Copa do Mundo (foi em 1994 e 2010), a seleção grega, em todas as eliminatórias europeias, fica muito perto da classificação, faltando apenas 1 ou 2 pontos, ou vencido no saldo de gols.

PRINCIPAL JOGADOR:

                Georgios Samaras é o principal jogador da equipe grega. O atacante que tem 29 anos e já teve passagem pelo milionário Manchester City, hoje atua na Escócia, no principal time do país, o tradicional Celtic. Sua passagem pelo clube inglês foi bem apagada e abaixo das expectativas, ficando por três temporadas e não conseguindo convencer após se destacar no futebol holandês.

DEFESA FORTE:

                Os gregos são conhecidos por terem uma forte marcação e um poderoso sistema defensivo em que tomam poucos gols. No ataque a equipe deixa bastante a desejar, marcando pouquíssimos gols, até contra equipes bastante inferiores, como Liechtenstein nas eliminatórias que somando suas duas partidas marcou 3 gols. É normal inclusive seus resultados serem apenas placares simples, de 1 a 0 ou no máximo 2 a 0. A última vez que a Grécia marcou três gols em uma mesma partida foi em 2012, no amistoso contra a Noruega que venceu por 3 a 2. A Grécia tentará avançar de fase, mas será bastante complicado devido a sua forma de jogar e com os adversários que enfrentará em seu grupo.

TABELA DE JOGOS
                As duas equipes estreiam se enfrentando no dia 14 de junho às 13 horas no Mineirão. Será a primeira partida válida pelo Grupo C.
Colômbia x Costa do Marfim – quinta 19/06 às 16h, Mané Garrincha.
Japão x Grécia – quinta 19/06 às 19h, Arena das Dunas.
Grécia x Costa do Marfim – terça 24/06 às 17h, Castelão.

Japão x Colômbia – terça 24/06 às 17h, Arena Pantanal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário