sexta-feira, 28 de março de 2014

Copa do Mundo 2014 - Camarões x México


População: 18,4 milhões.
Área: 475 442 km².
Moeda: Franco CFA.
Capital: Yaoundé.
Idiomas: Francês e Inglês.

                Os navegadores portugueses, capitaneados por Lopo Gonçalves e também Fernão do Pó, chegaram ao estuário de um grande curso d'água na localidade de Duala em 1472. Notaram a abundância de camarões nos mangues do rio Wouri e o denominaram rio dos Camarões. A zona costeira, depois reclamada pela Alemanha em 1884, passou a se denominar Camarões (adaptado em alemão para Kamerun). Em 1916, após a partilha entre franceses e britânicos todo território interior, além do litoral, passou a receber o mesmo nome, conservando-o após a independência total em 1961.
                Os Camarões franceses alcançaram a independência em 1960 sob a denominação de "República dos Camarões", no território conhecido como Camarões do Norte e Camarões do Sul. No ano seguinte, a maioria muçulmana do norte, que dominava dois terços dos Camarões britânicos, votou pela adesão à Nigéria, enquanto que no sul a maioria cristã, votou de forma que o outro terço dos Camarões britânicos aderisse à República dos Camarões, formando a República Federal dos Camarões. Permanece, no entanto em aberto o conflito da Ambazônia (Camarões do Sul).

FUTEBOL:

                A seleção de Camarões é uma das melhores seleções africanas e seus principais jogadores estão espalhados por muitos times na Europa. É a segunda maior vencedora da Copa das Nações Africanas, empatada com Gana com quatro conquistas (1984, 1988, 2000 e 2002) e atrás apenas do Egito.
                Além destes títulos, a seleção Camaronesa tem uma medalha olímpica de ouro, conquistada em 2000. Em Copas do Mundo, a equipe participará pela sétima vez em 2014 e teve seu melhor desempenho em 1990 quando chegou até as quartas-de-finais, ficando com a sétima melhor campanha. Atualmente a seleção vive momentos conturbados e chegou a ocupar em 2013 a pior colocação no Ranking da FIFA em sua história (79º).

PRINCIPAL JOGADOR:

                O veterano e atacante Samuel Eto’o que joga atualmente no Chelsea é a grande estrela do time. O jogador que foi revelado pelo Real Madrid, atuando apenas pelo clube B, teve grande destaque no Mallorca, aonde se tornou o maior artilheiro do clube em competições espanholas com 54 gols. Ainda teve ótimas passagens por Barcelona, Internazionale e até no russo Anzhi, ganhando muitos títulos pela carreira, entre eles três Liga dos campeões (duas com o Barcelona e uma com a Internazionale).
                Com a seleção Camaronesa, Eto’o venceu duas Copa das Nações Africanas, além de estar presente na equipe sub-23 que conquistou o ouro olímpico em 2000. Individualmente, o jogador venceu quatro vezes como o Melhor Jogador Africano do Ano e em 2005 foi o terceiro melhor jogador do mundo eleito pela FIFA.



População: 118,4 milhões.
Área: 1 958 201 km².
Moeda: Peso Mexicano.
Capital: Cidade do México.
Idiomas: Espanhol.

O México é o quinto maior país das Américas por área total e o 14º maior país independente do mundo. Com uma população estimada em 118 milhões de habitantes, é o 11º país mais populoso do mundo e o mais populoso país que fala espanhol. Na Mesoamérica pré-colombiana muitas culturas amadureceram e se tornaram civilizações avançadas como a dos olmecas, toltecas, teotihuacanos, zapotecas, maias e astecas, antes do primeiro contato com os europeus. Em 1521, a Espanha conquistou e colonizou o território mexicano a partir de sua base em Tenochtitlán e administrou-o como o Vice-Reino da Nova Espanha. Este território viria a ser o México com o reconhecimento da independência da colônia em 1821. O período pós-independência foi marcado pela instabilidade econômica, a Guerra Mexicano-Americana e a consequente cessão territorial para os Estados Unidos, uma guerra civil, dois impérios e uma ditadura nacional.

FUTEBOL:

                A Seleção Mexicana está atualmente na 20ª posição do Ranking da FIFA e passa por um período de turbulência, tendo que encarar a repescagem para chegar a Copa do Mundo. Já participou de 14 edições da Copa e está no Brasil será a sua 15ª participação, sendo que desde 1994 participou seguidamente. Ganhou seis vezes a Copa Ouro da CONCACAF e uma única vez a Copa das Confederações em 1999. Recentemente venceu as Olímpiadas de 2012, conquistando o ouro. A sua melhor colocação em Copas do Mundo, foram dois sexto lugares, quando caiu nas quartas-de-finais. Em ambas a Copa foi disputada em seu próprio país (1970 e 1986).
                Em 1989 um escândalo assolou o futebol mexicano e o país pagaria caro no ano seguinte. A escalação irregular de jogadores acima do limite de idade para o Mundial sub-20 de 1989, fez com que a FIFA punisse os mexicanos e os banissem das próximas competições nacionais, o que impediu o México de participar da Copa do Mundo de 1990. Foi um duro golpe, já que está geração vivia um bom momento, e jogadores como o lendário atacante Hugo Sanchez foi impedido de participar em seu melhor momento. Esse incidente ficou conhecido pela imprensa mexicana como “Los Cachirules”.

PRINCIPAL JOGADOR:


                Giovani dos Santos começou nas categorias de base do Barcelona e era tratado como um jogador de bastante potencial. Foi comprado pelo Tottenham em 2008 por 6 milhões de euros, mas após diversas tentativas frustradas e empréstimos o jogador  que não conseguia encontrar espaço nos Spurs foi vendido ao Mallorca por apenas 1 milhão de euro. Apo´s uma temporada no rebaixado Mallorca, dos Santos foi vendido ao Villarreal. Hoje no Villarreal é um dos principais jogadores da equipe e mesmo que demoradamente, vem dando alguns lampejos do que era esperado no inicio de sua carreira.

Um comentário:

  1. Eu falo de deus
    o Giovanni dos Santos!!!

    piadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaça

    ResponderExcluir