terça-feira, 18 de março de 2014

Copa do Mundo 2014: Chile x Austrália


População: 17,2 milhões.
Área: 756 950 km².
Moeda: Peso Chileno.
Capital: Santiago.
Idiomas: Espanhol.

                O Chile é um país da América do Sul, que ocupa uma longa e estreita faixa costeira encravada entre a cordilheira dos Andes e o oceano Pacífico. Faz fronteira ao norte com o Peru, a nordeste com a Bolívia, a leste com a Argentina e a Passagem de Drake, a ponta mais meridional do país. É um dos dois únicos países da América do Sul que não tem uma fronteira comum com o Brasil, além do Equador.
                O Pacífico forma toda a fronteira oeste do país, com um litoral que se estende por 6 435 quilômetros. O território chileno inclui alguns territórios ultramarinos, como o Arquipélago Juan Fernández, as Ilhas de Sala y Gómez, as Ilhas Desventuradas e a Ilha de Páscoa, localizada na Polinésia. O Chile possui uma reivindicação de 1 250 000 quilômetros quadrados de território na Antártida.
Antes da chegada dos europeus no século XVI, o norte do Chile estava sob o domínio Inca, enquanto os índios mapuches (também conhecidos como araucanos pelos colonizadores espanhóis) habitavam o centro e o sul do território. Embora o Chile tenha declarado sua independência em 1817, a vitória decisiva contra o controle espanhol não foi alcançada até 1818. Na Guerra do Pacífico (1879-83), o país venceu o Peru e a Bolívia e conquistou as regiões do norte. O Chile, que até então parecia estar relativamente livre da instabilidade política e do surgimento de governos autoritários que atingiam o resto do continente sul-americano, suportou 17 anos de uma rígida ditadura militar(1973-1990), uma das mais sangrentas do século XX na América Latina, que matou mais de três mil pessoas.

FUTEBOL:

                A Seleção Chilena de Futebol é responsável por um dos atos mais lamentáveis da história do futebol em se tratando de atitudes antidesportivas. Tudo ocorreu nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 1990, em uma partida contra o Brasil. A Seleção Brasileira vencia por 1 a 0 e sobrando apenas 23 minutos de jogo, os chilenos não teriam mais chances de se classificarem para a Copa.  O goleiro Roberto Rojas fingiu ser atingido por um rojão, atirado pela torcida brasileira, forçando o fim da partida. Analisando as imagens, a FIFA ao ver que o rojão estourou longe do arqueiro e tudo não passou de uma encenação, baniu o jogador para sempre do futebol e o Chile não pode disputar uma partida oficial por cinco anos, assim ficando de fora das Copas de 1990 e 1994.
                A melhor colocação do Chile foi em seu próprio país, em 1962, quando ficou em terceiro lugar, vencendo a Iugoslávia por 1 a 0 na disputa pela terceira colocação. Na Copa América sua melhor colocação foi o vice-campeonato, conquistado quatro vezes (1955, 1956, 1979 e 1987). A seleção chilena ainda possui uma medalha olímpica, a de bronze conquistada em Sidney, mesma edição que Iván Zamorano foi o artilheiro com seis gols.

PRINCIPAL JOGADOR:

                Arturo Vidal é hoje o principal jogador da equipe chilena. O volante de 26 anos atua na Juventus da Itália e é um dos principais jogadores no mundo em sua posição. Foi revelado pelo Colo-Colo do Chile, foi destaque em edições do Mundial sub-20 e teve boa passagem pelo Bayer Leverkusen, aonde chamou a atenção de gigantes mundiais e foi contratado pela Juventus. Está no meio de sua terceira temporada no clube, titular absoluto e um dos artilheiros da equipe (e o principal volante artilheiro no mundo nesta temporada) e caminhando para ser um dos protagonistas do tricampeonato da equipe e dele mesmo.

FAVORITA?

                Recentemente surgiu na mídia um estranho comentário de uma pessoa muito famosa no futebol, principalmente pelas “bobagens” que costuma dizer. O Rei Pelé em uma visita a Paris foi questionado sobre os principais times da Copa do Mundo, e entre alguns ele citou o Chile, dizendo que o país possuí a melhor equipe sul-americana. Discordando completamente dessa afirmação, não vejo o Chile nem entre as três principais seleções do continente e muito menos favorita a ir longe na competição. Possui excelentes jogadores em algumas posições, como o próprio Vidal, Alex Sanchez, Vargas e Matías Fernandez, mas em outros setores tem sérios problemas, principalmente no defensivo. Além de tudo, nossos vizinhos precisarão superar “somente” uma das duas ultimas finalistas em Copas do Mundo, Espanha e Holanda.



População: 23,5 milhões.
Área:  7 692 024 km².
Moeda: Dólar Australiano.
Capital: Camberra.
Idiomas: Inglês.

                A Austrália é o principal país localizado na Oceania, o continente com menor área territorial do mundo. Durante cerca de quarenta mil anos antes da colonização europeia iniciada no final do século XVIII, o continente australiano e a Tasmânia eram habitadas por cerca de 250 nações individuais de aborígenes. Após visitas esporádicas de pescadores do norte e pela descoberta europeia por parte de exploradores holandeses em 1606, a metade oriental da Austrália foi reivindicada pelos britânicos em 1770 e inicialmente colonizada por meio do transporte de presos para a colônia de Nova Gales do Sul, fundada em 26 de janeiro de 1788. A população aumentou de forma constante nos anos seguintes, o continente foi explorado e, durante o século XIX, outros cinco grandes territórios autogovernados foram estabelecidos.
                O país apesar de ser constituído por bastantes áreas semiáridas e desérticas, possuí uma bastante diversidade animal e também de habitats (de charnecas alpinas a florestas tropicais). Dois animais comuns da Austrália são os cangurus e coalas, além do que, é rotineiro encontrar “criaturas exóticas” para não dizer estranhas em solo australiano, tornando-se até uma brincadeira. No país, a preocupação com o meio ambiente é algo grande, principalmente devido as constantes mudanças climáticas que vem ocorrendo nos últimos anos. O derretimento das geleiras, por exemplo, teria um impacto enorme não só na Austrália, mas como em todo Continente da Oceania.

FUTEBOL:

                A Seleção Australiana disputou a vaga nas Copas do Mundo pelas eliminatórias de seu continente até 2006, classificando-se duas vezes. A equipe mesmo ficando em primeiro ainda precisava disputar uma vaga na repescagem. A partir de 2006, buscando maiores desafios, o país se associou a Federação Asiática de Futebol e desde então disputa a qualificação através das eliminatórias da Ásia. Em 2010 e agora em 2014 ela conseguiu se classificar atuando nesta eliminatória e estará em sua quarta Copa do Mundo.
                Diferente de muitas seleções, as cores da equipe australiana não representam as cores da bandeira de seu país, já que a mesma é composta por Azul, Vermelho e Branco e a seleção joga de Verde e Amarelo. Isso se deve por basear-se nas cores da acácia, planta típica do país, cujas folhas são verdes e as flores amarelas. A maior goleada na história do futebol entre seleções foi da Austrália: o placar muito elástico de 31 a 0 sobre a seleção da Samoa Americana.

PRINCIPAL JOGADOR:


                A seleção Australiana não é composta por muitos jogadores de qualidade e até mesmo o seu principal jogador está longe de ser um destaque mundial, mas o veterano Luke Wilkshire até tem um bom destaque. Aos 32 anos o lateral que também costuma atuar no meio de campo, foi revelado pelo clube inglês Middlesbrough e defende atualmente a equipe do Dínamo de Moscou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário