sexta-feira, 28 de março de 2014

Copa do Mundo 2014 - Camarões x México


População: 18,4 milhões.
Área: 475 442 km².
Moeda: Franco CFA.
Capital: Yaoundé.
Idiomas: Francês e Inglês.

                Os navegadores portugueses, capitaneados por Lopo Gonçalves e também Fernão do Pó, chegaram ao estuário de um grande curso d'água na localidade de Duala em 1472. Notaram a abundância de camarões nos mangues do rio Wouri e o denominaram rio dos Camarões. A zona costeira, depois reclamada pela Alemanha em 1884, passou a se denominar Camarões (adaptado em alemão para Kamerun). Em 1916, após a partilha entre franceses e britânicos todo território interior, além do litoral, passou a receber o mesmo nome, conservando-o após a independência total em 1961.
                Os Camarões franceses alcançaram a independência em 1960 sob a denominação de "República dos Camarões", no território conhecido como Camarões do Norte e Camarões do Sul. No ano seguinte, a maioria muçulmana do norte, que dominava dois terços dos Camarões britânicos, votou pela adesão à Nigéria, enquanto que no sul a maioria cristã, votou de forma que o outro terço dos Camarões britânicos aderisse à República dos Camarões, formando a República Federal dos Camarões. Permanece, no entanto em aberto o conflito da Ambazônia (Camarões do Sul).

FUTEBOL:

                A seleção de Camarões é uma das melhores seleções africanas e seus principais jogadores estão espalhados por muitos times na Europa. É a segunda maior vencedora da Copa das Nações Africanas, empatada com Gana com quatro conquistas (1984, 1988, 2000 e 2002) e atrás apenas do Egito.
                Além destes títulos, a seleção Camaronesa tem uma medalha olímpica de ouro, conquistada em 2000. Em Copas do Mundo, a equipe participará pela sétima vez em 2014 e teve seu melhor desempenho em 1990 quando chegou até as quartas-de-finais, ficando com a sétima melhor campanha. Atualmente a seleção vive momentos conturbados e chegou a ocupar em 2013 a pior colocação no Ranking da FIFA em sua história (79º).

PRINCIPAL JOGADOR:

                O veterano e atacante Samuel Eto’o que joga atualmente no Chelsea é a grande estrela do time. O jogador que foi revelado pelo Real Madrid, atuando apenas pelo clube B, teve grande destaque no Mallorca, aonde se tornou o maior artilheiro do clube em competições espanholas com 54 gols. Ainda teve ótimas passagens por Barcelona, Internazionale e até no russo Anzhi, ganhando muitos títulos pela carreira, entre eles três Liga dos campeões (duas com o Barcelona e uma com a Internazionale).
                Com a seleção Camaronesa, Eto’o venceu duas Copa das Nações Africanas, além de estar presente na equipe sub-23 que conquistou o ouro olímpico em 2000. Individualmente, o jogador venceu quatro vezes como o Melhor Jogador Africano do Ano e em 2005 foi o terceiro melhor jogador do mundo eleito pela FIFA.



População: 118,4 milhões.
Área: 1 958 201 km².
Moeda: Peso Mexicano.
Capital: Cidade do México.
Idiomas: Espanhol.

O México é o quinto maior país das Américas por área total e o 14º maior país independente do mundo. Com uma população estimada em 118 milhões de habitantes, é o 11º país mais populoso do mundo e o mais populoso país que fala espanhol. Na Mesoamérica pré-colombiana muitas culturas amadureceram e se tornaram civilizações avançadas como a dos olmecas, toltecas, teotihuacanos, zapotecas, maias e astecas, antes do primeiro contato com os europeus. Em 1521, a Espanha conquistou e colonizou o território mexicano a partir de sua base em Tenochtitlán e administrou-o como o Vice-Reino da Nova Espanha. Este território viria a ser o México com o reconhecimento da independência da colônia em 1821. O período pós-independência foi marcado pela instabilidade econômica, a Guerra Mexicano-Americana e a consequente cessão territorial para os Estados Unidos, uma guerra civil, dois impérios e uma ditadura nacional.

FUTEBOL:

                A Seleção Mexicana está atualmente na 20ª posição do Ranking da FIFA e passa por um período de turbulência, tendo que encarar a repescagem para chegar a Copa do Mundo. Já participou de 14 edições da Copa e está no Brasil será a sua 15ª participação, sendo que desde 1994 participou seguidamente. Ganhou seis vezes a Copa Ouro da CONCACAF e uma única vez a Copa das Confederações em 1999. Recentemente venceu as Olímpiadas de 2012, conquistando o ouro. A sua melhor colocação em Copas do Mundo, foram dois sexto lugares, quando caiu nas quartas-de-finais. Em ambas a Copa foi disputada em seu próprio país (1970 e 1986).
                Em 1989 um escândalo assolou o futebol mexicano e o país pagaria caro no ano seguinte. A escalação irregular de jogadores acima do limite de idade para o Mundial sub-20 de 1989, fez com que a FIFA punisse os mexicanos e os banissem das próximas competições nacionais, o que impediu o México de participar da Copa do Mundo de 1990. Foi um duro golpe, já que está geração vivia um bom momento, e jogadores como o lendário atacante Hugo Sanchez foi impedido de participar em seu melhor momento. Esse incidente ficou conhecido pela imprensa mexicana como “Los Cachirules”.

PRINCIPAL JOGADOR:


                Giovani dos Santos começou nas categorias de base do Barcelona e era tratado como um jogador de bastante potencial. Foi comprado pelo Tottenham em 2008 por 6 milhões de euros, mas após diversas tentativas frustradas e empréstimos o jogador  que não conseguia encontrar espaço nos Spurs foi vendido ao Mallorca por apenas 1 milhão de euro. Apo´s uma temporada no rebaixado Mallorca, dos Santos foi vendido ao Villarreal. Hoje no Villarreal é um dos principais jogadores da equipe e mesmo que demoradamente, vem dando alguns lampejos do que era esperado no inicio de sua carreira.

quarta-feira, 26 de março de 2014

Paixão de Torcedor - Jéssica Aline Ribeiro

           
             Olá pessoal do Geral F. C., eu sou a Jéssica Aline Ribeiro, tenho 21 anos, estudante de Terapia Ocupacional e sou torcedora fanática do Clube Atlético Paranaense <3. Primeiramente quero agradecer ao convite e dizer que é uma honra estar escrevendo aqui e principalmente por vir falar da minha história como torcedora. Bom, para começar a falar sobre a minha paixão pelo CAP tenho que iniciar lhes contando sobre como me tornei torcedora. Minha família sempre foi fanática pelo Atlético Paranaense, desde meus avós que contam que iam aos jogos juntos antes de se casarem, assim como o sentimento de paixão que minha bisavó Maria sentia pelo Furacão e o amor de meus tios pelo Rubro-Negro Paranaense. Sendo assim, com essa família completamente fanática, tenho certeza que desde que nasci me tornei mais uma torcedora Atleticana! Cresci acompanhando o Atlético e cada vez mais fui me apaixonando pelo futebol, mas tenho certeza que a primeira vez que fui no Estádio Joaquim Américo o amor bateu mais forte e a paixão da torcida me deu certeza do quanto eu me tornava mais uma fanática por este clube.
            Hoje, dia 26 de março, o Clube Atlético Paranaense comemora seus 90 anos de história. O primeiro título do Clube já veio no ano seguinte a sua fusão, foi no Paranaense de 1925 e de lá pra cá o Atlético já conquistou o Campeonato Brasileiro de 2001, disputou a final da Libertadores de 2005, ano passado esteve na final da Copa do Brasil e este ano está disputando a fase de grupos da Copa Libertadores da América. Pra mim esses 90 anos do Rubro-Negro significam o crescimento do Atlético junto com sua torcida, pois é desta união que surgiu a nossa PAIXÃO e nossa RAÇA, dentro e fora dos gramados construindo a nossa história e alcançando o reconhecimento ao nosso futebol.
            Mas ao falar de história, independente do clube que seja, sempre nos remetemos as questões da rivalidade e na minha vida como torcedora tenho muitas histórias sobre este assunto a contar. É fato que qualquer torcedor tem amigos ou até mesmo pessoas da família que torçam para o time rival, eu como qualquer um desses torcedores também passo por isso, mas a diferença é que eu vivo com a rivalidade ao meu lado, há 4 anos e 8 meses namoro com um Coxa Branca. Sim, sim, o amor falou mais alto e claro que se me perguntar se eu queria que ele fosse Atléticano eu iria dizer que sim no começo, mas depois de um tempo essa rivalidade nos fez forte e nos mostrou muito sobre questões do respeito e da paz entre as torcidas. Sofremos muito até hoje por uma espécie de preconceito por está questão da rivalidade, mas isto só nos faz refletir que é um tipo de pensamento em que gera muitas vezes a violência dentro e fora dos estádios. Não é porque somos de torcida diferentes que o nosso AMOR não seja o mesmo, afinal este amor é pelo velho e bom futebol, apenas os sentimentos são por clubes opostos, de cores diferentes, histórias diferentes mas com um objetivo em comum: Tornar o Futebol Paranaense mais FORTE!
            Não sei se todos sabem, mas o significado da palavra torcedor vem da história da década de 30, em que as mulheres torciam lenços quando ficavam nervorsas nas partidas de futebol, desta forma elas indicavam o time em qual tinha mais simpátia falando eu estou "torcendo', no caso o lenço, para tal time. Essa história tem muito haver com a questão das torcedoras apaixonadas, se até mesmo o significado da palavra torcedor vem por nós mulheres quando acompanhavam o futebol nas décadas passadas, acredito que participando dessa história nós mulheres merecemos muito respeito pois muitas sabemos de futebol tanto quanto os homens e nosso amor é tão igual quanto o deles. Neste mundo somos todos iguais, mas de formas diferentes, no futebol o que nos une é mágia que está em cada canto do campo, das arquibancadas e do amor que existe entre esse esporte que move multidões.

segunda-feira, 24 de março de 2014

Ataques em 2014!

               
               Como em 2013, o Geral FC volta com o levantamento de estatísticas sobre os ataques e defesas dos clubes da Série A em 2014. O ano começou faz pouco tempo, mas os estaduais e Copas Regionais já estão chegando a fases decisivas, a fase de grupos da Libertadores já passou de sua metade e alguns já estrearam na Copa do Brasil. Começaremos com os ataques, já que o gol é a principal elemento dentro de uma partida de futebol.
                Faz pouco tempo que a equipe Santista encantava os amantes do futebol com um futebol extremamente ofensivo e repleto de gols, o destaque foi justamente no Paulista e na Copa do Brasil, em 2010, com o quarteto formado por Robinho, Neymar, Ganso e André. Neste inicio de ano os Santistas podem voltar a sonhar com um ataque parecido, se não com tanta classe e técnica, mas em números, afinal, eles são hoje o principal ataque entre os clubes da Série A no Brasil. Foram 15 jogos, todos eles apenas do Paulista, mas já marcaram 39 gols e possuem uma média de 2,6 gols por partida. E pra quem diz que o nível é baixo dos estaduais, realmente, mas a maioria só disputou os estaduais e continuam atrás, fora que em dois clássicos o Santos marcou sete gols, passando em branco apenas contra o São Paulo. Uma marca deste Santos inclusive é que não depende apenas de um único jogador para marcar seus gols, sendo que os artilheiros até o momento são quatro jogadores (Cícero, Gabriel, Thiago Ribeiro e Geuvãnio) com seis gols cada.
                Outro clube que pode comemorar a boa fase do ataque é o Flamengo. Em números de gols marcados, é o principal entre os clubes que disputarão a Série A este ano, com 42 gols, porém na média, fica atrás do Santos, com 2,21 gols por partida. O artilheiro é Alecsandro, recém-contratado junto ao Atlético Mineiro, marcando 9 gols em 8 partidas. Já o querido Hernane marcou 6 gols em 11 partidas. Os números do Flamengo refletem bem o momento da equipe, potência no Campeonato Carioca e um time que deixa a desejar na Libertadores. Foram só seis gols em quatro jogos na principal competição da América, colocando um pouco em cheque se o Flamengo está preparado para níveis maiores.
                Em contra partida, dois clubes catarinenses precisam se preocupar com seus ataques, ainda mais que entraram no Campeonato Brasileiro buscando se manter na elite. Criciúma e Figueirense tem dois, dos três piores ataques entre os 20 clubes que jogarão a Série a este ano. O Criciúma tem a média de apenas um gol por partida, marcando 14 gols em 14 jogos, sendo o pior entre os 20, já o Figueirense é o terceiro pior ataque, marcando 18 gols em 13 partidas, como uma média de 1,38.
                O Botafogo tem o segundo pior ataque entre os 20 clubes, marcando apenas 25 gols em 21 jogos, com uma média de 1,19 gols por partida, marcando apenas nove gol na Libertadores em seis partidas. Como sabemos que a equipe abandonou a disputa do estadual e não é de hoje, talvez esses números não sejam tão preocupantes, mas será interessante observar como o Botafogo reagirá de hoje em diante, com foco total na Libertadores, inclusive dos reservas.

Confira abaixo a tabela completa:


Ø  TIMES
JOGOS
GOLS
Ø  MÉDIA
Santos
15
39
2,6
Flamengo
19
42
2,21
Internacional
17
37
2,18
Cruzeiro
16
32
2
Fluminense
16
32
2
Goiás
15
30
2
Vitória
17
33
1,94
Atlético MG
16
30
1,87
São Paulo
16
29
1,81
Grêmio
20
36
1,8
Palmeiras
16
28
1,75
Corinthians
16
26
1,62
Sport
18
26
1,44
Chapecoense
14
20
1,43
Coritiba
14
20
1,43
Atlético PR
19
27
1,42
Bahia
15
21
1,4
Figueirense
13
18
1,39
Botafogo
21
25
1,19
Criciúma
14
14
1

quarta-feira, 19 de março de 2014

Raio-X: Hummels x Kompany

                
               Mais um Raio-X especial de Copa do Mundo e neste mês teremos dois dos principais zagueiros do mundo. O Belga Vicent Kompany que atua no Manchester City e o Alemão Mats Hummels do Borussia Dortmund.
                Vicent Jean Mpoy Kompany nasceu em 10 de abril de 1986 em Bruxelas na Bélgica. Aos 27 anos defendeu três clubes apenas na carreira e defende as cores de seu país desde as divisões de base. Começou jogando no Arderlecht, fazendo sua estreia profissional em 2003 e atuando por 3 anos no clube antes de se transferir para o Hamburgo da Alemanha. No clube alemão também não demorou muito para chamar a atenção e ser contratado pelo Manchester City por cerca de 8,5 milhões de euros.
                No Manchester City, apesar de ter apenas 22 anos, Kompany assumiu o posto de titular e não largou mais, sendo uma das principais chaves neste começo de crescimento do clube inglês após a sua compra. Está a cinco anos no clube e é o capitão. Zagueiro muito forte e preciso em seus desarmes, compensa um pouco a sua falta de velocidade pelo seu posicionamento. Possui alguns títulos pelos clubes e individualmente, entre eles, estão o Campeonato Inglês de 2011/2012 e o prêmio de Melhor Jogador da Premier League em 2012.
                Na seleção belga, Kompany foi o jogador mais jovem a estrear na seleção principal com apenas 17 anos em 2004 contra a França. Uma das suas primeiras aparições que os brasileiros podem se lembrar são dos jogos Olímpicos de 2008, em que na primeira rodada Brasil e Bélgica se enfrentaram e o zagueiro acabou sendo expulso, comprometendo a equipe que perdeu por 1 a 0. Virou capitão da equipe em julho de 2013, na mesma partida em que quebrou o nariz, mas continuou jogando. Uma curiosidade, é que Vicent é presidente do BX Bruxelas, clube que disputa a Divisão de Promoção Belga (quarta divisão).
                Mats Julian Hummels nasceu em Bergisch Gladbach em 16 de dezembro de 1988. Com 25 anos, o alemão que é hoje o melhor zagueiro de sua seleção e certamente um dos melhores do mundo (se não o melhor neste momento) começou curiosamente a carreira em um dos principais rivais do clube em que hoje defende. Ao contrário de Gotze e de Lewandowski, Hummels começou a carreira no Bayern de Munique e depois foi contratado pelo Borussia Dortmund. No clube da Baviera desde 1995, Hummels ficou 10 anos nas categorias de base do Bayern até que passou a integrar o time B. Fez apenas um jogo pelo time principal na temporada de 2006/2007, atuando somente 38 minutos.
                Na mesma temporada foi emprestado ao Dortmund, aonde teve mais participações, mas nem tantas. Em 2008 seria titular juntamente com o parceiro Subotic e teria jogado mais se não tivesse sofrido uma lesão na reta final da temporada. Foi comprado em definitivo em 2009, por cerca de 4 milhões de euros e se tornou peça chave da equipe na conquista dos dois Campeonatos Alemães em 2010/2011 e 2011/2012. Além destes dois títulos, a grande campanha da Liga dos Campeões passada foi em boa parte graças a seus desarmes.
                Na seleção Alemã, Hummels se destacou primeiramente no sub-21, no qual foi campeão europeu em 2009, vencendo a Inglaterra na final por 4 a 0. Teve sua estreia no profissional em maio de 2010 no amistoso contra Malta, entrando no segundo tempo no lugar de Sedar Tasci. Na Eurocopa de 2012 participou por completo de todos os jogos da Alemanha, até a sua eliminação nas semifinais perante a Itália.
                É uma difícil comparação entre dois dos melhores zagueiros do mundo. Kompany é um zagueiro com mais força física e um senso de liderança nato, já Hummels é bastante técnico. Hoje, eu consideraria Hummels o melhor zagueiro do mundo e por tanto a frente de Kompany, porém os dois seriam um grande reforço para qualquer equipe do mundo.

terça-feira, 18 de março de 2014

Copa do Mundo 2014: Chile x Austrália


População: 17,2 milhões.
Área: 756 950 km².
Moeda: Peso Chileno.
Capital: Santiago.
Idiomas: Espanhol.

                O Chile é um país da América do Sul, que ocupa uma longa e estreita faixa costeira encravada entre a cordilheira dos Andes e o oceano Pacífico. Faz fronteira ao norte com o Peru, a nordeste com a Bolívia, a leste com a Argentina e a Passagem de Drake, a ponta mais meridional do país. É um dos dois únicos países da América do Sul que não tem uma fronteira comum com o Brasil, além do Equador.
                O Pacífico forma toda a fronteira oeste do país, com um litoral que se estende por 6 435 quilômetros. O território chileno inclui alguns territórios ultramarinos, como o Arquipélago Juan Fernández, as Ilhas de Sala y Gómez, as Ilhas Desventuradas e a Ilha de Páscoa, localizada na Polinésia. O Chile possui uma reivindicação de 1 250 000 quilômetros quadrados de território na Antártida.
Antes da chegada dos europeus no século XVI, o norte do Chile estava sob o domínio Inca, enquanto os índios mapuches (também conhecidos como araucanos pelos colonizadores espanhóis) habitavam o centro e o sul do território. Embora o Chile tenha declarado sua independência em 1817, a vitória decisiva contra o controle espanhol não foi alcançada até 1818. Na Guerra do Pacífico (1879-83), o país venceu o Peru e a Bolívia e conquistou as regiões do norte. O Chile, que até então parecia estar relativamente livre da instabilidade política e do surgimento de governos autoritários que atingiam o resto do continente sul-americano, suportou 17 anos de uma rígida ditadura militar(1973-1990), uma das mais sangrentas do século XX na América Latina, que matou mais de três mil pessoas.

FUTEBOL:

                A Seleção Chilena de Futebol é responsável por um dos atos mais lamentáveis da história do futebol em se tratando de atitudes antidesportivas. Tudo ocorreu nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 1990, em uma partida contra o Brasil. A Seleção Brasileira vencia por 1 a 0 e sobrando apenas 23 minutos de jogo, os chilenos não teriam mais chances de se classificarem para a Copa.  O goleiro Roberto Rojas fingiu ser atingido por um rojão, atirado pela torcida brasileira, forçando o fim da partida. Analisando as imagens, a FIFA ao ver que o rojão estourou longe do arqueiro e tudo não passou de uma encenação, baniu o jogador para sempre do futebol e o Chile não pode disputar uma partida oficial por cinco anos, assim ficando de fora das Copas de 1990 e 1994.
                A melhor colocação do Chile foi em seu próprio país, em 1962, quando ficou em terceiro lugar, vencendo a Iugoslávia por 1 a 0 na disputa pela terceira colocação. Na Copa América sua melhor colocação foi o vice-campeonato, conquistado quatro vezes (1955, 1956, 1979 e 1987). A seleção chilena ainda possui uma medalha olímpica, a de bronze conquistada em Sidney, mesma edição que Iván Zamorano foi o artilheiro com seis gols.

PRINCIPAL JOGADOR:

                Arturo Vidal é hoje o principal jogador da equipe chilena. O volante de 26 anos atua na Juventus da Itália e é um dos principais jogadores no mundo em sua posição. Foi revelado pelo Colo-Colo do Chile, foi destaque em edições do Mundial sub-20 e teve boa passagem pelo Bayer Leverkusen, aonde chamou a atenção de gigantes mundiais e foi contratado pela Juventus. Está no meio de sua terceira temporada no clube, titular absoluto e um dos artilheiros da equipe (e o principal volante artilheiro no mundo nesta temporada) e caminhando para ser um dos protagonistas do tricampeonato da equipe e dele mesmo.

FAVORITA?

                Recentemente surgiu na mídia um estranho comentário de uma pessoa muito famosa no futebol, principalmente pelas “bobagens” que costuma dizer. O Rei Pelé em uma visita a Paris foi questionado sobre os principais times da Copa do Mundo, e entre alguns ele citou o Chile, dizendo que o país possuí a melhor equipe sul-americana. Discordando completamente dessa afirmação, não vejo o Chile nem entre as três principais seleções do continente e muito menos favorita a ir longe na competição. Possui excelentes jogadores em algumas posições, como o próprio Vidal, Alex Sanchez, Vargas e Matías Fernandez, mas em outros setores tem sérios problemas, principalmente no defensivo. Além de tudo, nossos vizinhos precisarão superar “somente” uma das duas ultimas finalistas em Copas do Mundo, Espanha e Holanda.



População: 23,5 milhões.
Área:  7 692 024 km².
Moeda: Dólar Australiano.
Capital: Camberra.
Idiomas: Inglês.

                A Austrália é o principal país localizado na Oceania, o continente com menor área territorial do mundo. Durante cerca de quarenta mil anos antes da colonização europeia iniciada no final do século XVIII, o continente australiano e a Tasmânia eram habitadas por cerca de 250 nações individuais de aborígenes. Após visitas esporádicas de pescadores do norte e pela descoberta europeia por parte de exploradores holandeses em 1606, a metade oriental da Austrália foi reivindicada pelos britânicos em 1770 e inicialmente colonizada por meio do transporte de presos para a colônia de Nova Gales do Sul, fundada em 26 de janeiro de 1788. A população aumentou de forma constante nos anos seguintes, o continente foi explorado e, durante o século XIX, outros cinco grandes territórios autogovernados foram estabelecidos.
                O país apesar de ser constituído por bastantes áreas semiáridas e desérticas, possuí uma bastante diversidade animal e também de habitats (de charnecas alpinas a florestas tropicais). Dois animais comuns da Austrália são os cangurus e coalas, além do que, é rotineiro encontrar “criaturas exóticas” para não dizer estranhas em solo australiano, tornando-se até uma brincadeira. No país, a preocupação com o meio ambiente é algo grande, principalmente devido as constantes mudanças climáticas que vem ocorrendo nos últimos anos. O derretimento das geleiras, por exemplo, teria um impacto enorme não só na Austrália, mas como em todo Continente da Oceania.

FUTEBOL:

                A Seleção Australiana disputou a vaga nas Copas do Mundo pelas eliminatórias de seu continente até 2006, classificando-se duas vezes. A equipe mesmo ficando em primeiro ainda precisava disputar uma vaga na repescagem. A partir de 2006, buscando maiores desafios, o país se associou a Federação Asiática de Futebol e desde então disputa a qualificação através das eliminatórias da Ásia. Em 2010 e agora em 2014 ela conseguiu se classificar atuando nesta eliminatória e estará em sua quarta Copa do Mundo.
                Diferente de muitas seleções, as cores da equipe australiana não representam as cores da bandeira de seu país, já que a mesma é composta por Azul, Vermelho e Branco e a seleção joga de Verde e Amarelo. Isso se deve por basear-se nas cores da acácia, planta típica do país, cujas folhas são verdes e as flores amarelas. A maior goleada na história do futebol entre seleções foi da Austrália: o placar muito elástico de 31 a 0 sobre a seleção da Samoa Americana.

PRINCIPAL JOGADOR:


                A seleção Australiana não é composta por muitos jogadores de qualidade e até mesmo o seu principal jogador está longe de ser um destaque mundial, mas o veterano Luke Wilkshire até tem um bom destaque. Aos 32 anos o lateral que também costuma atuar no meio de campo, foi revelado pelo clube inglês Middlesbrough e defende atualmente a equipe do Dínamo de Moscou.