terça-feira, 23 de julho de 2013

Ligue 1 2013/2014

                Uma liga nacional que promete atrair muitos olhares nessa próxima temporada é a Ligue 1 ou simplesmente o Campeonato Francês. Recentemente, PSG e Mônaco (que estava na segunda divisão) foram comprados por ricos sheiks e vem gastando valores exorbitantes e trazendo grandes nomes, como Ibrahimovic na temporada passada e nesta Falcão Garcia.
                O Campeonato Francês é o que considero entre as principais ligas, o mais equilibrado ao longo dos anos, sempre tendo campeões diferentes e sem aquela distancia gritante que vemos nas outras principais ligas europeias. O maior campeão é o Saint-Étienne, com 10 títulos, sendo o último conquistado a mais de 30 anos e não sendo igualado até agora por ninguém. Ele é seguido pelo Olympique de Marseille com 9 títulos e considerado por muitos o maior clube francês. Depois temos o Mônaco e o Lyon com 7 títulos cada, destacando-se o segundo, que conseguiu os sete títulos de maneira seguida na década passada (2001/2002 até 2007/2008).
                Nesta temporada de 2013/2014 a disputa na Ligue 1 já começou, pelo menos para dois clubes. PSG e Mônaco duelam fora do campo para ver quem tem o maior poder de compra. Ambos devem gastar nessa janela valores recordes, principalmente o Mônaco e movimentarem o maior número de Euros de toda a janela. O PSG gastou rios de dinheiro em Cavani e no jovem zagueiro brasileiro Marquinhos, que estava na Roma, mas também devemos ressaltar a contratação de Lucas Digne, que veio do Lille por 15 milhões de Euros. O jovem lateral esquerdo de 20 anos foi destaque no Campeonato Francês ano passado e tem um grande potencial. Já o Mônaco, gastou 130 milhões de Euros com Falcão Garcia, James Rodriguez e João Moutinho, além disso, tivemos a contratação de Toulalan e Martial, e também as contratações livres de Abidal e Ricardo Carvalho, que com toda certeza não terão salários pequenos.

Estrutura:

                Conta com 20 clubes na primeira divisão. Os três últimos colocados são rebaixados e os três primeiros da Ligue 2 (segunda divisão) são promovidos para a temporada seguinte. O campeão e vice-campeão se classificam diretamente para a Liga dos Campeões na fase de grupos, o terceiro entra na 3ª pré-eliminatória. Na Liga Europa são duas vagas que a Ligue 1 da a vaga. Para o quarto colocado que entra na fase chamada de playoffs que antecede a fase de grupos, e o quinto na terceira eliminatória, que antecede a fase de playoffs.

Times:



Primeira Rodada:



Candidatos a artilheiros:

  
              Na temporada passada o atacante do PSG, Ibrahimovic ganhou disparado a artilharia da Ligue 1, com 30 gols e 11 a frente do segundo colocado, o atacante do Gabão hoje no Borussia Dortmund, Aubameyang. Nesta temporada o craque sueco ganha dois fortes concorrentes e um deles jogará em seu time. Cavani e Falcão Garcia prometem “dar trabalho” na briga pela artilharia do Campeonato Francês. O novo companheiro de clube de Ibra, marcou 29 gols no Campeonato Italiano na ultima temporada e foi artilheiro do mesmo, já o Colombiano Falcão Garcia que chega ao Mônaco nesta temporada, marcou 28 gols no Campeonato Espanhol, sendo o terceiro melhor marcador, atrás apenas de Messi e Cristiano Ronaldo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário