quinta-feira, 18 de julho de 2013

Eredivisie 2013/2014

                Uma Liga Nacional pouco acompanhada pelos brasileiros, mas que vem revelando ao longo dos anos muitos craques que hoje vemos em grandes clubes. A Eredivisie (Divisão Honorária) é a primeira divisão do Campeonato Holandês e conta hoje com 18 times participantes. O maior campeão da competição é o Ajax com 32 títulos e que já teve em sua história momentos de glórias no mundo. Ele é seguido por PSV com 21 títulos e Feyenoord com 14 títulos.
                Uma curiosidade é que desde 1965 estes três times “revezam” a conquista do Campeonato Holandês, com exceção das temporadas de 1980/81 e 2008/09 conquistadas pelo AZ e em 2009/10 conquistada pelo Twente. O atual tricampeão da competição é o clube da capital Ajax.
                Pelo Campeonato Holandês já tivemos grandes craques, inclusive brasileiros, como: Romário e Ronaldo, ambos no PSV. A Holanda também costuma sempre ter seleções fortes e com grandes jogadores, e muitos são revelados ainda na base dos clubes holandeses. O Ajax é um grande revelador de talentos.

Estrutura:

                Com 18 clubes, a competição costuma começar em agosto e tendo seus últimos jogos em maio, com exceção em anos que temos Copa do Mundo ou Eurocopa que ela termina antes. O campeão holandês tem vaga direta para a Liga dos Campeões da UEFA, já a segunda vaga que entra na fase eliminatória que antecede a de grupos fica com o segundo colocado. Existem ainda cinco vagas para a Liga Europa, sendo que o terceiro e quarto colocado se classificam direto e de 5º à 8º disputam duas vagas nos playoffs.
                O rebaixamento é feito da seguinte forma: o ultimo colocado é rebaixado direto para a segunda divisão holandesa. Enquanto os 16º e 17º colocados disputam uma vaga nos playoffs contra o 2º e 3º colocados da Eerste Divisie (segunda divisão) para permanecer ou garantir o acesso à primeira divisão.

Times:



Primeira Rodada:



Favorito:

                Obviamente o favorito mais uma vez a ficar com o caneco é o atual tricampeão Ajax. O clube que já venceu por 4 vezes a Liga dos Campeões, sendo a ultima dela na temporada de 1994/95 quando derrotou o Milan por 1 a 0 em Viena. Neste mesmo ano, o Ajax venceu o Grêmio pela Mundial, nos pênaltis.

                Neste ano o principal clube holandês até o momento contratou em destaque o atacante Bojan, por empréstimo junto ao Barcelona. Bojan deverá ser a principal arma do clube de Amsterdã para as competições nacionais e europeia. Outro reforço que vale destaque é do jovem Mike van Der Hoorn, vindo do Utrecht por 3,8 milhões de euros. O zagueiro foi destaque na ultima temporada e tem um grande futuro pela frente. O meia dinamarquês, Cristian Eriksen por outro lado, pode estar deixando o clube devido ao grande assédio de outras equipes

Nenhum comentário:

Postar um comentário