domingo, 21 de julho de 2013

História dos Clássicos: Clássico dos Gigantes


              O confronto entre Fluminense Football Club e o Clube de Regatas Vasco da Gama é conhecido popularmente como Clássico dos Gigantes. Os dois clubes cariocas costumam se enfrentar diversas vezes em fases decisivas de campeonatos e sempre levando um bom público nesses jogos. É um confronto que temos 10 títulos nacionais na “mesa”, cinco para cada lado, sendo quatro Campeonatos Brasileiros e uma Copa do Brasil para ambos. Podemos ainda colocar mais dois títulos nacionais, uma Série C pelo lado do Fluminense e uma Série B pelo Vasco.
                O último clássico que ocorreu no Maracanã, antes do fechamento para as obras para a Copa das Confederações foi entre Vasco x Fluminense, sendo um empate em 2 a 2 em 22 de agosto de 2010, com um público de 80.080 presentes. E coincidentemente, o clássico que inaugurará os clássicos no Maracanã será também entre Vasco e Fluminense, no dia 21 de Julho de 2013, quase três anos depois. Deverá ter um bom público, afinal será um momento histórico.

Dados Gerais:

Total de jogos: 352.
Total de gols: 1010.
Vitórias do Fluminense: 117.
Gols do Fluminense: 486.
Vitórias do Vasco: 135.
Gols do Vasco: 524.
Empates: 100.
Maior público pagante: 128.781 (Fluminense 0 x 0 Vasco) – 27 de Maio de 1984.
Maior artilheiro do clássico: Roberto Dinamite (Vasco) – 36 gols.

A maior goleada:

                A maior goleada do clássico também é a favor do Vasco.  O fato ocorreu no Carioca de 1930, quando os vascaínos aplicaram o sonoro placar de 6 x 0 em cima do time das Laranjeiras, em São Januário. Confira a ficha da partida.

VASCO 6 X 0 FLUMINENSE

Data: 09/11/1930

Campeonato Carioca

Local: São Januário

Gols: Sant’Anna (2), Mário Mattos (2), Russinho e Tinoco.

VASCO – Jaguaré, Brilhante, Itália, Tinoco, Fausto, Mola, Bahianinho, Oitenta e Quatro, Russinho, Mário Mattos e Sant’Anna. Técnico: Harry Welfare

FLUMINENSE – Adalberto, Albino, David, Nélson, Fernando, Ivan, Ripper, Ary, Alfredo, Preguinho e De Mori. Técnico: Luiz Vinhaes.

Dinamite:


                Bastante conhecido por todos no mundo do futebol, o maior artilheiro do clássico é o maior ídolo da história do Clube de Regatas Vasco da Gama e atual presidente. Em sua carreira de 22 anos como jogador profissional, 21 destes foram servindo o clube cruzmaltino. Não é só o maior goleador deste clássico, mas também como da história do Vasco, com 702 gols e também aquele que mais vestiu a camisa vascaína, em 1110 oportunidades.
                Roberto Dinamite é sinônimo de gols. Afinal é o maior goleador do Campeonato Brasileiro com 190 gols e do Campeonato Carioca com 279 gols. Além disso, é eleito pela IFFHS o quinto maior artilheiro da história de uma competição nacional de primeira divisão, com 470 gols em 758 jogos.
                Teve uma passagem bem apagada pelo Barcelona, muitos dizem pela falta de oportunidade dada pelo técnico recém-chegado, Helenio Herrera. Essa passagem durou apenas três meses e o atacante voltou a vestir a camisa do Vasco. Como dirigente, Dinamite vive de momentos opostos. Uma hora elogiado e outras tantas apedrejado.

A volta do Gigante:

                O Clássico dos Gigantes “inaugurará” o Gigante Estádio do Maracanã para os clubes brasileiros. Depois de quase 3 anos fechados para a reforma e modernização para a Copa das Confederações e Copa do Mundo, o Estádio será usado pelos clubes brasileiros e o jogo promete ter um bom público.
                Teremos Deco de volta ao time titular do Fluminense e a volta de Juninho “Reizinho” Pernambucano para o Vasco. Pelo atual momento dos dois times acredito que o Fluminense tem um ligeiro favoritismo, apesar da má fase, tem um time melhor tecnicamente. Entretanto, clássico é clássico e tudo pode acontecer.

Escalações:

FLUMINENSE - Diego Cavalieri, Bruno, Gum, Digão e Carlinhos; Edinho, Jean, Deco e Wagner; Rafael Sobis e Fred.


VASCO - Diogo Silva, Nei, Renato Silva, Rafael Vaz, Henrique; Sandro Silva, Wendel, Pedro Ken e Juninho; Eder Luis e André.

Nenhum comentário:

Postar um comentário