terça-feira, 25 de outubro de 2011

Seca no Nordeste!


               O que está acontecendo com o futebol do Nordeste? É triste ver a situação em que se encontram os clubes daquela região do país. Já vimos grandes times do Nordeste do país de forma muito mais participativa nos campeonatos, mas hoje pelo visto parecem que estão lá apenas para serem candidatos ao rebaixamento. De tempos para cá, dos 20 times que atuam na série A, em média apenas dois são daquela região. E até mesmo na série B, nem mesmo a metade dos times são de lá.
                O pouco investimento aplicado na região acaba refletindo também em seus times e o surgimento de “times empresas” na parte sudeste do país onde a visão é maior acaba diminuindo ainda mais as chances que esses times tradicionais poderiam ter. Bons tempos que poderíamos ver times como Bahia disputando títulos a nível nacional de igual para igual contra os times do chamado “eixo”.
                Ano passado uma grata surpresa, que por muitos foi encarado como zebra. A presença do Vitória na final da Copa do Brasil, porém, do outro lado havia a sensação do ano, o Santos de Neymar e Ganso e o time baiano de nada pode fazer. Infelizmente essa boa faz durou apenas no começo do ano e o time foi rebaixado para a série B. Hoje o rubro negro briga pra subir, e apesar de estar apenas 3 pontos da zona de classificação, não será fácil o acesso.
                Na série B vemos além do Vitória, Sport e Náutico com chances também de acesso. O segundo por exemplo ocupa a terceira colocação com 53 pontos. Infelizmente na série A, as coisas como na maioria das vezes não vão bem para o futebol nordestino. O Ceará está em décimo sétimo, o primeiro que ocupa a zona do rebaixamento, tendo uma grande queda de rendimento após um bom inicio e ganhando apenas 1 jogo nesse segundo turno. O tradicional Bahia também não está muito longe da zona mais temida do campeonato, com um futebol irregular e com os próximos quatro jogos sendo complicados: a luz vermelha também acende.
                O que muitos esperam e gostariam de ver é uma melhora no futebol do Nordeste, quem sabe com melhores investidores. E que para ano que vem pelo menos essa média de apenas 2 representantes seja superada, e podemos ver mais times tradicionais ao invés de “times empresas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário