sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Onde está Paulo Henrique Ganso?


               Paulo Henrique “Ganso”, meia armador do Santos Futebol Clube, tido como um dos melhores jogadores do mundo, grande promessa do futebol brasileiro e dito muitas vezes como “gênio”, onde você está? Chega a ser irônico uma situação dessas, mas vamos rever os fatos.  Ganso estreou no time profissional em fevereiro de 2008 e naquele ano mal foi notado devido a fraca campanha do Santos, brigando constantemente contra o rebaixamento no Brasileiro.
                Em 2009, Paulo Henrique apareceu para o mundo como uma grande promessa, principalmente por algumas boas atuações no Campeonato Paulista daquele ano, ajudando a levar a equipe que até então ninguém acreditava para final. Naquele mesmo ano, teve atuações regulares na competição nacional e chegou até a ser indicado como revelação do campeonato, mas perdeu o prêmio para Fernandinho (na época no Barueri e hoje no São Paulo).
                Começo de 2010 foi o seu grande momento. Com atuações magníficas levou o time da baixada santista ao título Paulista e da Copa do Brasil. Todos o chamaram de gênio por essas atuações, o colocando a cima até mesmo de grandes jogadores bem rodados e experientes na Europa. O comparavam com Xavi, considerado hoje o melhor armador do mundo. Pediram ele na Copa do Mundo na África, e naquele vexame dado contra a Holanda disse que ele mudaria a situação.
                Irônico o ver jogar absolutamente nada com a camisa amarela e os mesmo que tanto pressionaram o ex técnico Dunga na seleção pedindo ele, hoje pedir calma. Se não basta-se essa situação apenas com a amarelinha, mas também em seu clube. No fim de 2010, logo após a Copa ele sofreu uma operação no joelho, e só voltou a jogar futebol em 2011, ou pelo menos voltou a campo, tendo em vista que ainda não jogou nem mesmo ¼ do esperado.
                Durante todo esse tempo mesmo machucado, ele teve cadeira cativa na seleção, com vaga garantida, indiferente de aparecer outro jogador jogando bem. Estamos falando de Seleção Brasileira, na qual por muito tempo e ainda historicamente é a melhor seleção do mundo, e é inadmissível uma situação dessas. Sim, ele é muito bom jogador, mas se formos fazer um balanço de sua carreira, ele ainda não demonstrou ser esse gênio que todos falam, então porque o transformá-lo em um jogador essencial?
                Falava-se em “Gansodependencia” enquanto ele estava machucado e o armador era Jadson (Shaktar Donetsk), mas será mesmo? Bons eram os tempos que o camisa 10 da seleção era Rivaldo, naquele tempo nós tínhamos um armador de verdade. Novamente foi convocado por Mano Menezes, mesmo jogando muito abaixo da média por alguém que possa merecer uma convocação para a seleção, isso nos faz pensar que jogadores que estão tendo boas atuações não serão convocados se não tiver bons empresários, ou serem amigos da CBF, como no caso de Thiago Neves, Diego Souza e Dagoberto. Antes que critiquem esses nomes, não digo que é a solução, mas é só uma pequena comparação do momento dos jogadores.

Um comentário: