terça-feira, 30 de agosto de 2011

Paixão de Torcedor - Sabrina Inácio


Meu amor pelo CRUZEIRO é imenso e infinito! Nunca fui influenciada pra escolher a que time torcer. Meu pai sempre foi cruzeirense e minha mãe atleticana, então eles fizeram um acordo que quando eu crescesse saberia pra qual time torcer. Meu pai sempre me chamava pra ver os jogos com ele, e quando eu não tinha nada o que fazer, eu ia.Assim acabei me identificando com esse time que me enche de orgulho. Mais sabe aqueles torcedores que não sabem nada sobre seu time, não sabem se quer um nome de algum jogador, e só comemoram na vitória? Eu era assim rsrs. 
Mais tudo mudou em 2009, na final do campeonato mineiro, e o meu CRUZEIRO goleou o seu maior rival, o Atlético-MG por 5 a 0  com direito a show de Kleber gladiador e Cia em pleno Mineirão lotado. A partir desse dia eu comecei a acompanhar o futebol e torcer de verdade pro meu time. Nesse mesmo ano eu tive a emoção do cruzeiro chegar à final de uma libertadores, e ter a oportunidade de ser TRI no Mineirão, mas infelizmente não aconteceu e fomos derrotados pelo time argentino do Estudiantes. Foi um dos piores dias da minha vida. Eu chorei tanto, mais tanto, e pensei: Se eu sou cruzeirense nas vitórias, por que não nas derrotas? Eu senti uma emoção imensa, e enxuguei as minhas lagrimas e falei: SOU CRUZEIRENSE ATÉ MORRER! Desde então, as derrotas não me abalam. Eu choro, sorrio, pulo, grito, tenho decepções, tenho alegrias, mas nunca deixo de apoiar, de incentivar. Acima de tudo, nunca deixo de amar, pois ser cruzeiro é ser guerreiro, é ser uma nação, é sentir algo inexplicável! E hoje eu tenho a certeza: cruzeirense não vira cruzeirense nasce cruzeirense! Nós não escolhemos, esse amor é quem nos escolhe. Durante esses meus 15 anos eu tenho orgulho de carregar essas cinco estrelas e de compartilhar meu sentimento, e eu sei que por toda minha vida esse sentimento não vai mudar, e sim aumentar a cada dia mais!

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

A grande rodada!



                 Nesse final de semana acontece a rodada mais aguardada por todos. É um novo teste da CBF para tentar minimizar a entrega, até porque isso não é 100% garantido. A ultima rodada do turno e returno do campeonato de 2011 será marcado por clássicos. Apenas os jogos de América Mineiro e Atlético Goianiense não será um clássico. O jogo entre Ceará e Bahia pode-se dizer que é um clássico regional, já que o povo nordestino também se rivaliza entre eles.
                No sábado teremos apenas três jogos. O clássico carioca entre Fluminense e Botafogo e o clássico paranaense, o famoso “Atle-tiba”. O clássico vovô é bastante equilibrado no Brasileirão, com 11 vitórias para cada. O Botafogo vem demonstrando ter um time melhor, e aposta em mais uma boa atuação do jovem meia Elkeson, já o Flu, após empatar o clássico contra o Vasco e perder para o Santos no jogo atrasado, aposta na boa fase do goleador Rafael Moura. No Paraná a vantagem é do Coritiba, tanto em total de clássicos, quanto no Campeonato Brasileiro. Em melhor fase após subir da segunda divisão, o Coxa confia em sua força no Couto Pereira. Já o Furacão está em ascensão com o novo técnico Renato Gaucho, e confia que com uma vitória no clássico tudo indicará que continuará crescendo.
                No domingo teremos os outros clássicos, como o “Sansão”, Derby Paulista,  Clássico dos Milhões e o Grenal. Destaque especial para o clássico carioca, que além de clássico é uma luta direta por posições na tabela, podendo o Flamengo na melhor hipótese assumir a liderança e o Vasco por sua vez assumir a  vice-liderança que hoje inclusive é do rival. No Grenal, tudo indica que dará vitória colorada, mas como dizem: clássico é clássico. O Grêmio precisa vencer de qualquer forma para embalar uma reação e fugir das proximidades da zona do rebaixamento, já que Atlético GO, Santos e até mesmo o Atlético PR estão demonstrando reação para fugir do Z4. Será uma rodada emocionante para praticamente todos os torcedores e amantes do futebol. Veremos se a estratégia da CBF dará certo.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Que sejam nossa Geração de Ouro!


                Foi uma noite que ficará na memória de 22 jovens talentos brasileiros. Esses jovens que serão o futuro do nosso futebol daqui a uns anos e provavelmente alguns até estarão em Copas futuras, conseguiram conquistar o título de Campeão Mundial sub-20, agora a seleção canarinho tem sua categoria de base igualando a principal com cinco títulos conquistados.
                Foi um jogo difícil, mostrando que o time de Portugal também tem bastante qualidade. Por sinal, o Brasil pode-se dizer que teve sorte, sorte de campeão como dizem. A seleção venceu por 3 a 2, com direito a “tripla” de Oscar. O jovem meia, atualmente no Internacional, fez os três gols, de certa forma um deles contando com a ajudinha do zagueiro, desviando a bola sutilmente e também  decidindo a partida na prorrogação, com um gol inusitado após um cruzamento “errado”.
                Henrique, atacante do São Paulo foi o grande destaque do mundial, levando o premio de Melhor Jogador e de quebra, o de Artilheiro (conseguido no critério de desempate por assistências, já que o mesmo estava empatado com outros dois jogadores com cinco gols cada). Infelizmente não podemos ver o que era esperado do jovem meia Phillipe Coutinho, ex-Vasco da Gama e hoje na Internazionale de Milão. Não teve grande destaque na seleção e ficou muito abaixo do que lhe esperavam.
                Com esse titulo, surge uma nova esperança para o tão sonhado Ouro Olímpico. Temos uma nova geração campeã, talvez a melhor que já tivemos nos últimos anos, superando até mesmo a geração de Robinho, Diego, Nilmar, Dagoberto e outros. Podemos fazer uma projeção para ano que vem, considerando também que nesse grupo podem ser incluídos jogadores como Lucas e Neymar (que inclusive participaram do Sul americano), Paulo Henrique Ganso, Leandro Damião e Alan Kardec que estarão no limite de 23 anos, e até mesmo o jovem Bernardo que vem fazendo boas partidas pelo Vasco da Gama apesar de reserva. É esperar e torcer para que finalmente chegue a nossa Geração de Ouro e conseguimos conquistar o único titulo que falta para a melhor seleção do mundo historicamente.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Onde está Paulo Henrique Ganso?


               Paulo Henrique “Ganso”, meia armador do Santos Futebol Clube, tido como um dos melhores jogadores do mundo, grande promessa do futebol brasileiro e dito muitas vezes como “gênio”, onde você está? Chega a ser irônico uma situação dessas, mas vamos rever os fatos.  Ganso estreou no time profissional em fevereiro de 2008 e naquele ano mal foi notado devido a fraca campanha do Santos, brigando constantemente contra o rebaixamento no Brasileiro.
                Em 2009, Paulo Henrique apareceu para o mundo como uma grande promessa, principalmente por algumas boas atuações no Campeonato Paulista daquele ano, ajudando a levar a equipe que até então ninguém acreditava para final. Naquele mesmo ano, teve atuações regulares na competição nacional e chegou até a ser indicado como revelação do campeonato, mas perdeu o prêmio para Fernandinho (na época no Barueri e hoje no São Paulo).
                Começo de 2010 foi o seu grande momento. Com atuações magníficas levou o time da baixada santista ao título Paulista e da Copa do Brasil. Todos o chamaram de gênio por essas atuações, o colocando a cima até mesmo de grandes jogadores bem rodados e experientes na Europa. O comparavam com Xavi, considerado hoje o melhor armador do mundo. Pediram ele na Copa do Mundo na África, e naquele vexame dado contra a Holanda disse que ele mudaria a situação.
                Irônico o ver jogar absolutamente nada com a camisa amarela e os mesmo que tanto pressionaram o ex técnico Dunga na seleção pedindo ele, hoje pedir calma. Se não basta-se essa situação apenas com a amarelinha, mas também em seu clube. No fim de 2010, logo após a Copa ele sofreu uma operação no joelho, e só voltou a jogar futebol em 2011, ou pelo menos voltou a campo, tendo em vista que ainda não jogou nem mesmo ¼ do esperado.
                Durante todo esse tempo mesmo machucado, ele teve cadeira cativa na seleção, com vaga garantida, indiferente de aparecer outro jogador jogando bem. Estamos falando de Seleção Brasileira, na qual por muito tempo e ainda historicamente é a melhor seleção do mundo, e é inadmissível uma situação dessas. Sim, ele é muito bom jogador, mas se formos fazer um balanço de sua carreira, ele ainda não demonstrou ser esse gênio que todos falam, então porque o transformá-lo em um jogador essencial?
                Falava-se em “Gansodependencia” enquanto ele estava machucado e o armador era Jadson (Shaktar Donetsk), mas será mesmo? Bons eram os tempos que o camisa 10 da seleção era Rivaldo, naquele tempo nós tínhamos um armador de verdade. Novamente foi convocado por Mano Menezes, mesmo jogando muito abaixo da média por alguém que possa merecer uma convocação para a seleção, isso nos faz pensar que jogadores que estão tendo boas atuações não serão convocados se não tiver bons empresários, ou serem amigos da CBF, como no caso de Thiago Neves, Diego Souza e Dagoberto. Antes que critiquem esses nomes, não digo que é a solução, mas é só uma pequena comparação do momento dos jogadores.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Enquanto isso na Série B



                Falando um pouco de série B do Campeonato Brasileiro 2011, afinal somos democráticos. Nessa terça-feira, dia 16 de Agosto, houve rodada "cheia" e inclusive cheia de emoções e surpresas. O lanterna Duque de Caxias conseguiu conquistar sua primeira vitória na competição após 17 rodadas, em casa contra o Asa, deixando o time alagoano um pouco mais distante da zona de acesso, o famoso G4. O Vitória continua em baixa e inconstante na competição, após golear o time paulista Americana, sofreu uma derrota para o Criciúma, se mantendo no meio da tabela e não dando muitas esperanças de acesso para seus fanáticos torcedores, que em menos de um ano viram seu time ir do céu ao inferno, de uma final de Copa do Brasil a serie B.

                Outro time inconstante na competição é o esmeraldino de Goiânia. O Goiás em 17 partidas possui exatas 8 vitórias e 8 derrotas, com apenas 1 empate, mostrando claramente que é um time de dois momentos opostos. Apesar de ocupar a 6ª colocação, o esmeraldino precisa definitivamente se tornar mais regular se deseja ansiar por coisas maiores na competição. Mesmo vencendo o Bragantino dentro de casa, no futebol o time não convenceu, mas tem uma nova chance contra o Icasa, fora de casa, que briga contra o rebaixamento.

                A surpresa da rodada fica por conta da Lusa. O time paulista que está sendo a sensação da serie B e batizado por alguns com o apelido de Barcelusa, perdeu dentro de casa o Vila Nova. Com isso a Portuguesa acabou também perdendo uma invencibilidade de 7 jogos, sendo a ultima contra o Asa no dia 02 de Julho. Apesar do resultado adverso, a liderança está mantida, podendo ainda tropeçar na próxima rodada, mas todos sabem como essas pequenas "pedras" podem virar "montanhas" no caminho da Lusa, devido a "traumas" no passado. Aguardemos os próximos capítulos dessa briga para volta a elite.