sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Promessas Mundiais - Martin Odegaard

               
               Martin Odegaard nasceu em Drammen na Noruega em 17 de dezembro de 1998, tendo apenas 15 anos de idade e atuando como meia- atacante no Stromsgodset e pela seleção Norueguesa.
                Formado nas categorias de base do próprio Stromsgodset, o jovem começou a treinar com o time principal em 2013, quando ainda tinha 14 anos. Esse é um grande feito em todo mundo, até para os times menos estruturados. Ele também teve passagem por Bayern de Munique e por Manchester United em períodos de teste. Em janeiro de 2014 ele foi integrado ao time principal, mas sem assinar um contrato profissional, podendo treinar duas vezes por semana no Mjondalen, clube no qual seu pai é assistente técnico.
                Em abril desde ano, Odegaard fez a sua estreia profissional contra o Aalesunds, tornando-se o jogador mais jovem a atuar em uma partida da Tippeligaen (primeira divisão norueguesa). Seu gol não demorou muito para sair, marcando um mês depois de sua estreia contra o Sarpsborg 08, fechando a goleada de 4 a 1 e  também se tornando o mais jovem jogador a marcar em uma partida da Liga Norueguesa. Sua primeira partida por uma competição europeia aconteceu nesta ultima temporada, pela Liga dos Campeões contra o Steaua Bururesti.

                A sua ascensão na seleção norueguesa foi extremamente rápida. O jogador estreou pelo sub-17 em janeiro deste ano, em um torneio amistoso na Turquia e agora em agosto foi convocado para a seleção principal, disputando uma partida amistosa contra os Emirados Árabes, se tornando o jogador mais jovem à atuar pela seleção norueguesa com 15 anos e 253 dias de idade. Ele também se tornou o jogador mais jovem à atuar em uma partida oficial de Campeonato Europeu, ao entrar no jogo contra a Bulgária válido pelas Eliminatórias da Eurocopa de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário